A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Histórias da Montanha
©Vinicius FerreiraA Maria Lionça

Nova série adapta Miguel Torga, numa viagem ao passado rural do país

A RTP continua a divulgar a literatura portuguesa com a ajuda da imagem em movimento. Depois de ‘Contado por Mulheres’, chega-nos ‘Histórias da Montanha’, uma série de cinco episódios inspirados em obras de Miguel Torga.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A partir de 4 de Setembro, todas as semanas estreia um novo episódio de Histórias da Montanha inspirado numa história saída das obras Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha, que o médico, poeta e escritor Miguel Torga (1907-1995) escreveu na década de 40 do século passado.

A Maria Lionça, O Leproso, O Alma Grande, A Paga e Mariana são as cinco histórias que chegam à programação da RTP1, alguns meses depois de terem sido emitidos os telefilmes que integram o projecto Contado Por Mulheres, também adaptados de obras literárias portuguesas.

Desta vez, a realização dos episódios ficou nas mãos de Luís Galvão Teles (Refrigerantes e Canções de Amor), enquanto que o argumento adaptado é assinado por Tiago R. Santos (Os Gatos Não Têm Vertigens).

“Um olhar íntimo sobre uma comunidade rural nos anos 40 em Portugal”, descreve a RTP em comunicado, que apresenta “cinco retratos de vidas humildes com uma enorme resistência ao sofrimento, à violência, que por vezes se revela impossível de reprimir, e ao isolamento”.

Histórias da Montanha é uma produção da Fado Filmes, fundada em 1997 pelo realizador e também produtor Luís Galvão Teles. Com um passado mais ligado ao cinema, a primeira série da produtora foi A Rainha e a Bastarda, emitida em 2022 pela RTP1, uma produção de época passada no reinado de D. Dinis, com Rúben Gomes, Maria João Bastos, Madalena Almeida, entre outros.

RTP1. Seg 22.00 (Estreia 4 de Set)

+ Viver na garagem: série imagina um futuro próximo, inspirado na crise da habitação

+ ‘One Piece’, a popular mangá japonesa finalmente em imagem real

Últimas notícias

    Publicidade