A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lisbon by Design
© Francisco NogueiraLisbon by Design

O design e as artes vão cruzar-se pela cidade de 24 a 28 de Maio

À boleia da Lisbon by Design, que se volta a realizar no Palacete Gomes Freire, estreia-se a Lisbon Design Week, que terá lugar nas mesmas datas em vários bairros da cidade.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Lisbon by Design, que tem ocupado o Palacete Gomes Freire desde 2021, vai voltar a reunir debaixo do mesmo tecto artistas, artesãos, estúdios e galerias que elevam o artesanato e o design a novos patamares. As peças, criadas especialmente para esta feira anual, vão estar em exposição durante cinco dias, de 24 a 28 de Maio. Nas mesmas datas, decorrerá um novo evento, criado em parceria com a From My City, uma agência de placemaking criativo. Chama-se Lisbon Design Week, foca-se na criatividade portuguesa e em objectos produzidos no país, e inclui uma programação diversificada, que terá lugar em vários bairros lisboetas, incluindo Príncipe Real, Chiado e Alcântara.

Quando Michèle Fajtmann se mudou de Londres para Lisboa, o seu fascínio por arte e design levaram-na a visitar a Lisbon by Design, que está inserida na programação paralela do ARCOlisboa, a feira internacional de arte contemporânea. Mais tarde, descobriu que a feira havia sido fundada por Julie de Halleux, empreendedora belga a viver em Lisboa, tal como Michèle. Tinham muitos amigos em comum, mas não se conheciam, por isso combinaram encontrar-se e, entretanto, fizeram nascer esta nova mostra, que abrangerá cerca de 50 pontos de encontro com uma série de eventos, desde apresentações exclusivas, palestras, masterclasses, visitas guiadas e exposições.

“Este ano, a minha intenção era seguir a mesma linha que as edições anteriores e mostrar artistas conhecidos e desconhecidos com peças e instalações concebidas em exclusivo para a feira. Mas o mais importante é transformar a Lisbon by Design numa plataforma em que criativos e a indústria se possam juntar e conhecer. E é exactamente isso que estamos a colocar em prática com a Lisbon Design Week também”, diz Julie de Halleux, responsável pela programação da feira, que arranca no dia 23 de Maio, com um evento privado, e abre ao público, das 10.00 às 18.00, no fim-de-semana de 27 e 28 de Maio – o bilhete custa 10€. Entre os nomes e marcas que vão marcar presença, encontram-se Vanessa Barragão, Burel Factory, Carolina Vaz Studio, Krus Studio, Laura Vitorino Rebelo, Oficina Marques e Vago Ceramics e Violaine D’Harcourt, num total de 19 participações.

Já no âmbito da Lisbon Design Week, haverá eventos a acontecer na Estrela, Santos, Campo de Ourique, Príncipe Real, São Bento, Alcântara, Belém, Avenida da Liberdade, Saldanha, Alfama, Graça, Chiado, Bairro Alto, Beato e Marvila. Entre os participantes já confirmados estão Cécile Mestelan, Felipa Almeida, Barracuda Interiors, Galeria Tapeçarias de Portalegre, Garagem Sul, Marco Sousa Santos, Loewe, House of Haeg, Studio Mirante, Anna Westerlund, Burel Factory e Oficina Marques.

Um dos principais destaques da semana, segundo a organização, é uma visita à galeria de fotografia Novobanco, na qual será apresentada uma selecção de trabalhos de fotógrafos portugueses – incluindo Nuno Cera, André Cepeda e Gabriela Albergaria – durante três dias. A exposição conta com a curadoria do colectivo Further Ther, que colocará as fotografias em diálogo directo com objectos feitos em Portugal por um grupo de artesãos e designers, como Alan Louis, Clara T. Rego, Persson & Miller, Julien Labrousse, Miguel Saboya e Almerinda Gillet. A maior parte da programação será aberta ao público e será disponibilizado um mapa online e em papel.

Lisbon by Design: Palacete Gomes Freire. 27-28 Mai, 10.00-18.00. 10€ | Lisbon Week Design: vários locais em Lisboa. 23-28 Mai. Entrada livre

+ Poster Mostra desafia o público e expõe os dez melhores cartazes

+ Vamos passar a Primavera ao balcão. A Time Out Lisboa já está nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade