A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Padaria da Né
Filipe Vera-Cruz

O melhor pastel de nata de Lisboa fica na Damaia

Padaria da Né venceu o concurso de 2021. Em segundo lugar ficou a Pastelaria Aloma, em Lisboa, e em terceiro a Pastelaria Pattyanne, em Castanheira do Ribatejo.

Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Depois de uma pausa imposta pela pandemia, o concurso mais guloso (e também o que mais discussão gera) atribuiu o título de melhor pastel de nata à Padaria da Né, na Damaia (Amadora). Em 2019, o prémio tinha sido entregue à Pastelaria Santo António, no bairro do Castelo. 

Para chegar ao vencedor, foi feita uma prova cega em que se avaliou o aspecto, toque da massa, sabor e consistência da massa, recheio e sabor global. Em segundo lugar ficou a Pastelaria Aloma, em Lisboa, e em terceiro lugar a Pastelaria Pattyanne, em Castanheira do Ribatejo. 

"Alegremente, todos os jurados se confessam satisfeitos pela qualidade apresentada pelos estabelecimentos participantes. Apesar de o concurso apenas premiar os três melhores classificados, todos os finalistas apresentaram pastéis de nata de excelência", reagiu o presidente do júri, Virgílio Gomes.

O grupo de jurados contou ainda com a consultora gastronómica Teresa Vivas, o enólogo Domingos Soares Franco, o foodie Duarte Lebre de Freitas, os chefes de pastelaria Andreia Moutinho e Carlos Fernandes, a blogger e autora de livros de culinária Isabel Zibaia Rafael e os chefes de padaria Mário Rolando e Maria Urmal. 

Ao receber o prémio, o responsável da padaria da Damaia mostrou-se orgulhoso, destacando o "trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos". 

Na disputa estavam, além das três mencionadas acima, o Altis Belém Hotel e a Pastelaria Fim de Século; a Nilo Pastelaria, em Benfica; o Cantinho da Nata, em Queijas; a Casa do Preto, em Sintra; a Pastelaria Casa do Padeiro, na Pontinha; a Pastelaria Nata Morango, na Pontinha; e a Pastelaria Viriato, na Ramada. 

A prova final aconteceu esta segunda-feira, no segundo e último dia do Congresso dos Cozinheiros, no Nirvana Studios, em Oeiras.

+ Casa de pastéis de nata substitui loja histórica no Chiado

+ Lisboa tem finalmente pastéis de nata vegan certificados

Últimas notícias

    Publicidade