A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Parque Ribeirinho Oriente
Fotografia: Duarte Drago

O Parque Ribeirinho Oriente está nomeado para um prémio internacional

O grande parque verde da frente ribeirinha foi nomeado para o Prémio Internacional da Paisagem Rosa Barba, um dos mais relevantes em todo o mundo para a arquitectura paisagista.

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Parque Ribeirinho Oriente, do ateliê F|C Arquitectura Paisagista (de Filipa Cardoso Menezes e Catarina Assis Pacheco), foi um dos onze projectos seleccionados para o 11.º Prémio Internacional da Paisagem Rosa Barba, um dos mais importantes galardões para os arquitectos paisagistas de todo o mundo.

Inaugurado em Fevereiro de 2020, precisamente um ano após o arranque das obras, o Parque Ribeirinho Oriente inicia-se junto aos armazéns da Doca do Poço do Bispo e estende-se para norte ao longo de 600 metros, ocupando uma área total de quatro hectares junto ao rio Tejo. Este projecto da Câmara Municipal de Lisboa, desenhado pelo atelier agora nomeado, terá ainda uma segunda fase que se estenderá até ao Parque das Nações e que se irá fundir com o futuro Parque Interior da Matinha.

Parque Ribeirinho Oriente
Fotografia: Duarte Drago

Entre mais de 360 árvores plantadas, há dois percursos pedonais: um ribeirinho e um percurso interior no meio da zona verde. Durante o passeio encontra cinco “esculturas solares”, concebidas especificamente para o lugar, formas geométricas que projectam sombras na sua envolvente e também funcionam como relógio solar. Há um parque infantil, contentores marítimos convertidos em duas cafetarias, um espaço para aluguer de bicicletas, instalações sanitárias públicas, um módulo de biblioteca e ainda um para apoio de manutenção do parque.

Na lista dos onze finalistas do Prémio Internacional da Paisagem Rosa Barba encontra ainda o projecto da Frente Fluvial Poente de Antuérpia (Bélgica), dos arquitectos paisagistas João Ferreira Nunes e Iñaki Zoilo, membros da sociedade portuguesa PROAP - Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista.

O Prémio Internacional da Paisagem Rosa Barba está integrado na Bienal Internacional de Arquitectura Paisagista, marcada para os dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2021, no Petit Palau Música Catalana, em Barcelona. Esta edição estava planeada acontecer em Setembro de 2020, mas acabou por ser adiada devido à pandemia.

+ Leia a edição desta semana: Mexe e remexe

+ O Jardim do Caracol da Penha irá ser inaugurado no final de 2021

Últimas notícias

    Publicidade