A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Pavilhão do Conhecimento põe os miúdos a pensar sobre a poluição nos oceanos

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Sabia que mais de oito mil milhões de quilos de plástico acabam no oceano todos os anos? Isto equivale a 35 contentores cheios de lixo despejados no mar a cada hora que passa. A nova exposição interactiva do Pavilhão do Conhecimento chama-se Ocean Plastics Lab e põe miúdos – e não só – a pensar na saúde do planeta. 

Quatro contentores, uma ideia: salvar os oceanos da poluição causada pelo plástico. A partir desta quarta-feira e até ao dia 26 de Maio, a exposição gratuita ao ar livre Ocean Plastics Lab mostra o cenário assustador do mar e põe os mais novos a dialogar com a ciência através de instalações, animações e módulos interactivos. 

Depois de passar por Turim, Paris, Bruxelas, Washington, Ottawa e Berlim, o Ocean Plastics Lab chega a Lisboa – e a inauguração conta com a presença de Wilfried Kraus, director da Cooperação Europeia em Educação e Investigação do Ministério Federal alemão para a Educação e Investigação, e Sigi Gruber, directora da Unidade de Recursos Marinhos, Investigação e Inovação DG da Comissão Europeia.

Cada contentor tem diferentes propostas para as famílias: o contentor 1 é uma instalação de redes de pesca, garrafas de plástico e outros objectos que mostra a extensão do problema e introduz o tema da exposição; enquanto o contentor 2 desafia a olhar a poluição de frente: chama-se SEE the waste e mostra os métodos usados pela ciência para estudar o impacto do plástico dos mares.

O terceiro contentor faz lembrar um laboratório cheio de placas de Petri sobredimensionadas, fontes de luz, exaustores e superfícies metálicas brilhantes – aqui, os pequenos cientistas podem descobrir de que forma os resíduos plásticos representam uma ameaça para a vida marinha e para os humanos. O último bloco faz mais do que apresentar vários projectos que andam a combater o lixo marinho: mostra como podemos reduzir o consumo individual de plástico no dia-a-dia. Tudo por um planeta melhor.

Zona exterior do Pavilhão do Conhecimento, Largo José Mariano Gago (Parque das Nações). Ter-Sex 10.00-19.00. Sáb e Dom 11.00-20.00. Até 26 de Maio. Grátis. 

+ O Dia dos Museus para crianças

+ Museus para crianças? São mais que as mães e bem divertidos

Últimas notícias

    Publicidade