A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Pastelaria Santo António
©Manuel MansoPasteis de Nata da Pastelaria Santo António

Qual é o melhor pastel de nata de Lisboa?

Está de volta a competição que elege o melhor pastel de nata. Os 12 finalistas já são conhecidos. O vencedor é anunciado no Congresso dos Cozinheiros, a 18 de Outubro.

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Depois de uma pausa imposta pela pandemia, a competição mais gulosa da cidade, e também uma das que mais discussões fervorosas gera, volta a acontecer este ano. Quem tem o melhor pastel de nata de Lisboa? Em 2019, ganhou a Pastelaria Santo António, no bairro do Castelo.

São 9 os finalistas, saídos de uma prova que aconteceu ao longo de três dias no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, aos quais se juntam os três primeiros classificados de 2019, nomeadamente a Pastelaria Santo António, a Pastelaria Aloma, e a Pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo. 

Em competição estão assim, além dos três finalistas já mencionados, o Altis Belém Hotel e a Pastelaria Fim de Século, em Lisboa, o Cantinho da Nata, em Queijas, a Casa do Preto, em Sintra, a Nilo Pastelaria, em Benfica, a Padaria da Né, na Damaia, a Pastelaria Casa do Padeiro, na Pontinha, a Pastelaria Nata Morango, na Pontinha, e a Pastelaria Viriato, na Ramada. 

Para chegar a esta lista, à qual os estabelecimentos da área metropolitana de Lisboa poderiam concorrer, foi feita uma prova cega em que se avaliou o aspecto, toque da massa, sabor e consistência da massa, recheio e sabor global. O júri, presidido pelo gastrónomo Virgílio Gomes, é composto pela consultora gastronómica Teresa Vivas, o enólogo Domingos Soares Franco, o foodie Duarte Lebre de Freitas, os chefes de pastelaria Andreia Moutinho e Carlos Fernandes, a blogger e autora de livros de culinária Isabel Zibaia Rafael e os chefes de padaria Mário Rolando e Maria Urmal. 

A prova final, de onde sairá o vencedor, está marcada para o segundo dia do Congresso dos Cozinheiros, 18 de Outubro, no Nirvana Studios, em Oeiras. 

Sob o tema “Pessoas, Natureza, Gastronomia”, o Congresso dos Cozinheiros, ponto de encontro entre profissionais de cozinha e restauração, está marcado para os dias 17 e 18 de Outubro, voltando a estar aberto ao público. Os bilhetes estão à venda no site do evento e o preço varia entre os 45€ (um dia) e os 80€ (dois dias), dando acesso a toda programação, que pode ser consultada aqui, entre demonstrações de cozinha, degustações de comida e bebida e debates). 

+ Belcanto, de Avillez, mantém-se entre os 50 melhores restaurantes do mundo

Últimas notícias

    Publicidade