Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right A melhor amiga do pão: as nossas cinco manteigas preferidas

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Whitney Wright / Unsplash

A melhor amiga do pão: as nossas cinco manteigas preferidas

Não há nada que o pão goste tanto como de manteigas, e estas cinco são as melhores

Por Ricardo Dias Felner
Publicidade

Melhor que o cheiro a pão acabadinho de sair do forno só mesmo ver a manteiga a derreter no pão ainda quente. Em pão fresco, tostas ou torradas, por mais que se inventem pastas, compotas, enchidos e fiambres, não há nada de que o pão goste tanto como de manteigas. Estas são as nossas cinco preferidas.

Recomendado: As melhores padarias em Lisboa

As nossas cinco manteigas preferidas

1. Uniflores

A manteiga da Ilha das Flores é única, com um sabor poderoso, quase a queijo. Uma das razões para isso é ser batida à mão, mas depois há a matéria-prima. O leite é apenas retirado de vaquinhas autóctones que pastam livremente na ilha e tem um teor de gordura elevado, mesmo bom para fazer nata. Atenção que rança facilmente e por isso deve comer-se depressa e não deixar fora do frigorífico. Fácil.

Rainha do pico
Rainha do pico

2. Rainha do Pico

Vinda directamente da ilha negra do arquipélago dos Açores, é a irmã da Uniflores, embora já recorra a métodos de produção mais industriais. Tem a vantagem de poder ser adquirida em embalagens de 500 gramas, coisa para durar… uma semanita.

Publicidade
Ilha Azul
Ilha Azul

3. Ilha Azul

E como não há duas sem três, eis mais uma manteiga açoreana, desta feita da Ilha do Faial. Pode não ser fácil encontrá-la, mas nas lojas Mercearia dos Açores costumam vendê-la (1,75€/250g). Como é óbvio, estamos perante natas pasteurizadas a partir de leite de vaquinhas cuja principal ocupação é pastar nos verdejantes terrenos insulares.

Marinhas
Marinhas

4. Marinhas

A única excepção às manteigas de vaca dos Açores é esta Marinhas, marca mítica de Esposende. O leite serve também para a produção de queijos da Lacticínios das Marinhas, a partir do qual se separa a nata, razão pela qual muitas vezes falta manteiga Marinhas no mercado.

Publicidade
Manteiga de ovelha de Azeitão Victor Fernandes
Manteiga de ovelha de Azeitão Victor Fernandes

5. Manteiga de Ovelha de Azeitão Victor Fernandes

É um dos produtores de queijo mais credenciados de Azeitão e foi dos primeiros a arriscar fazer a manteiga de ovelha. O sabor é forte, com notas a queijo, mas depois da estranheza inicial pode ser difícil regressar à antiga manteiga de supermercado.

Pão, pão, queijo, queijo

Baguettes & Cornets
Fotografia: Francisco Santos

Os melhores pães em Lisboa

Restaurantes

Dos mais simples – de trigo limpo, farinha amparo –, aos levedados da breca. Das novas padarias artesanais que estão na mó de cima, com o elogio à fermentação natural e lenta, às clássicas com quem ninguém se atreve a fazer farinha.

Padaria Terrapão
©Inês Félix

As melhores padarias em Lisboa

Restaurantes Padarias

Há coisa melhor que o cheiro a pão acabadinho de sair do forno? O pão é um dos alimentos mais democráticos e os mais supersticiosos (ou gulosos) diriam que não há refeição sem pão na mesa. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade