Cinco passeios gratuitos em São Paulo

Se acha que em São Paulo é só gastar dinheiro, então anote estas cinco dicas que os editores da Time Out São Paulo têm para lhe dar. Aproveite algumas jóias da cidade sem gastar um tostão.

DR/Luiz Coelho L&C

Não importa a situação financeira, fazer um passeio gratuito é sempre uma boa ideia. Afinal, quem não gosta de sair da rotina e fugir dos roteiros clichês sem gastar muito? Está na hora de espreitar estes passeios gratuitos.

Cinco passeios gratuitos em São Paulo

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo. Conserva refúgios no meio da cidade e nem parece que se encontra na imensa Avenida Matarazzo – não estranhe se encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves no meio dos visitantes. Ideal para ler um livro, fazer exercícios ao ar livre, meditar ou fazer um piquenique nas mesas de madeira no meio de árvores e muito verde.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 05.00 às 20.00

Galeria Vermelho

Cansado dos mesmos passeios e exposições com filas quilométricas? A Galeria Vermelho é uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, já que o espaço incentiva a novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos. Ao todo são três casas no bairro Higienópolis que foram restauradas e formam o ambiente perfeito para quem quer sair da rotina e conhecer lugares novos.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10.00 às 19.00; sábados, das 11.00 às 17.00.

Publicidade
Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade, sem contar com as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local. Está localizada num lugar privilegiado, ao lado da Estação da Luz e do Parque da Luz, uma incrível área verde da capital. Para estender o passeio, almoce na charmosa Cafeteria Flor Café, que possui uma área externa incrível.

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10.00 às 17.30 (com permanência até às 18.00). Entrada gratuita aos sábados

Solo Sagrado

O Solo Sagrado é um daqueles passeios que fazem com que qualquer um se encante pelas belezas da natureza – até parece que estamos fora de São Paulo. O local foi construído em 1945 para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, deixando para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Ao todo são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhadas. As visitas acontecem apenas na 4ª semana do mês e não é preciso marcar.

Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 7.30 às 15.00 (apenas na quarta semana do mês).

Publicidade
Cinemateca Brasileira

Cinemateca Brasileira

O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por São Paulo no início do século XX, é hoje o local onde muitas histórias são contadas através do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projecção, conservação e restauro de filmes. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique. Para fazer piquenique por lá, é preciso preencher o formulário no site da instituição.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9.00 às 18.00.

Escapadinhas pelo mundo

Cinco castelos onde pode dormir em Inglaterra

É verdade que não pode ficar no Palácio de Buckingham ou no Castelo de Windsor mas nestes hotéis não ficará muito longe disso. Viva como a realeza britânica ao ficar num destes castelos históricos, alguns dos quais datam ainda de 1100. Esta é a experiência mais próxima que terá de Downton Abbey.

Ler mais
Por Kate Lloyd
Publicidade

Comentários

0 comments