Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Destinos que o surpreendem em todos os sentidos: Caldas da Rainha
Caldas da Rainha, Estação de Comboio
©DR Caldas da Rainha

Destinos que o surpreendem em todos os sentidos: Caldas da Rainha

“Liga-te de novo. Liga-te à vida”: eis o desafio 5 sentidos do MEO. Um convite para ir, experimentar, sentir. Para despertar de novo para o mundo, para se desafiar e se sentir confortável saindo da sua zona de conforto.

Por Time Out em associação com MEO
Publicidade

Esta semana, seguimos viagem até às Caldas da Rainha, onde o comércio local é a estrela. Aproveite a viagem e mate saudades da praia e das actividades aquáticas, mas antes espreite a MEO Beachcam para não ter surpresas.

Caldas da Rainha, Lago, Barco a Remos
Caldas da Rainha, Lago, Barco a Remos
©DR

Veja

Bem pertinho de Lisboa, as Caldas da Rainha, que ganharam o nome graças às suas termas, descobertas (e bem apreciadas) pela Rainha D. Leonor no século XV, são um óptimo destino para uma escapadinha. Depois de as descobrir, a rainha fundou o Hospital Termal das Caldas da Rainha – o mais antigo do mundo, agora conhecido como Termas das Caldas da Rainha. Ainda hoje pode vir aqui e relaxar com vários tratamentos como banhos de imersão, duche Vichy ou aerossóis simples e sónicos, e sentir-se como realeza. Esta é também a terra da louça, não fosse aqui que Rafael Bordalo Pinheiro, autor do famoso Zé Povinho, tivesse fundado as Fábricas de Faianças das Caldas da Rainha. A moda pegou e encontra esse património um pouco por todo o concelho. Se ainda não conhece a louça mais típica caldense, não se espante com a ousadia.

Caldas da Rainha, Praça da Fruta, Mercado
Caldas da Rainha, Praça da Fruta, Mercado
©DR

Descubra

Há mais de seiscentos anos que as manhãs nas Caldas da Rainha passam pelo mesmo sítio: a Praça da Fruta. É neste mercado matinal que se juntam famílias, cumprimentam-se vizinhos, conhecendo-se cada vendedor e conseguindo sempre o melhor preço nos legumes ou na fruta. Mas as bancas alinhadas em fila trazem também flores, pão, beijinhos e cavacas, artesanato e cestas. Muitas vezes com produtos vindos das aldeias mais próximas. Numa altura em que muitas feiras e mercados se viram obrigados a fechar, nas Caldas da Rainha a Praça da Fruta ainda funciona, seguindo todas as regras de segurança que a situação exige. Guarde tempo para passear pelo Parque D. Carlos I e descubra também o comércio local que dá vida às ruas.

Publicidade
Restaurante, Maratona, Caldas da Rainha
Restaurante, Maratona, Caldas da Rainha
©DR

Prove

Na região Oeste, há vários restaurantes familiares, com doses que sobram no prato a preços bem simpáticos. Já que está pelo centro das Caldas, sente-se à mesa do Maratona. Fundado em 1966, por aqui encontra tanto refeições tradicionais como pratos mais contemporâneos. Há saladas, sandes e tortilhas, mas também bife de novilho, perna de pato confitada ou tataki de atum. Se a sua visita for durante a semana, dê uma vista de olhos pelos pratos do dia – há sempre sopa, prato de carne, peixe e vegetariano. Além do restaurante, o Maratona tem ainda uma esplanada no exterior e uma zona lounge. Em época de festas, o restaurante está a oferecer aos clientes um voucher de desconto (10% aos fins-de-semana e 20% aos dias de semana) em refeições a partir dos 30€. Aproveite.

Maratona. Praça 25 de Abril (Caldas da Rainha). 262 841 483. Seg-Sáb 12.00-15.00/ 19.30-23.00.

Escola de Vela - Lagoa de Óbidos
Escola de Vela - Lagoa de Óbidos
Fotografia: Arlindo Camacho

Desafie os sentidos

Viagens Collection: Escapadas Grande Lisboa

A 15 minutos de carro das Caldas da Rainha, encontra a lagoa de Óbidos. Com vista para a Foz do Arelho, aqui encontra um sítio calmo para mergulhos em dias de Verão (isto se resistir àquele gelar de ossos que causa o mar típico do Oeste). Agora, em dias mais invernosos, também há actividades para fazer. Por exemplo, na Escola de Vela da Lagoa de Óbidos pode aventurar-se pelo mar adentro em qualquer altura do ano – há surf, stand-up paddle, windsurf, kitesurf e até aulas de catamaran e canoa. Para os iniciantes há aulas particulares ou de grupo, já os mais avançados podem alugar o material e fazer-se à água. Se lhe der a preguiça ou preferir ficar só a ver, a Escola de Vela tem um bar com bebidas e refeições ligeiras onde pode ficar pela esplanada ou aconchegar-se no interior, junto à lareira. Rua

Eng. Luís de Paiva e Sousa, 105 (Foz do Arelho). 26 297 8592. 10.00-18.00. De Junho a Agosto Seg-Dom. Setembro e Maio Qua-Seg. De Outubro a Março Sex-Seg. Abril Qui-Seg.

Publicidade
MEO Beachcam
MEO Beachcam
©DR

Oriente-se

Não acredite em quem diz que à praia só se vai no Verão. Pelo contrário, temos mais é que aproveitar a nossa bela costa. Como já lhe escrevemos em cima, há actividades que nunca param. Mas antes de se atirar ao areal, ligue-se à MEO Beachcam, para poder ver através de smartphone e PC em directo como está a praia. Ao mesmo tempo que vê o mar e o areal, tem a informação sobre a temperatura da água, o vento e a ondulação – é perfeito se vai praticar surf ou outros desportos aquáticos. No total, são mais de 80 livecams de norte a sul do país. A aplicação é gratuita e está disponível na área MEO APPs ou no botão azul do comando MEO.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade