Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Destinos que o surpreendem em todos os sentidos: Matosinhos
Praia de Matosinhos
Luís Ferraz

Destinos que o surpreendem em todos os sentidos: Matosinhos

“Liga-te de novo. Liga-te à vida”: eis o desafio 5 sentidos do MEO. Um convite para ir, experimentar, sentir. Para despertar de novo para o mundo, para se desafiar e se sentir confortável saindo da sua zona de conforto.

Por Time Out em associação com MEO
Publicidade

É tempo de voltar a sair, com cuidado mas sem medo, tempo de se voltar a ligar, mais e melhor. É tempo de partir à descoberta de lugares que o vão surpreender em todos os sentidos. Esta semana, seguimos viagem para Matosinhos, para acompanhar a final da luta pelo título nacional da Liga MEO Surf. Mas não corra para o areal, que em tempos de pandemia não se querem ajuntamentos. E o MEO vai transmitir tudo em directo nas suas redes.

Matosinhos
Matosinhos
© Câmara de Matosinhos

Veja

A praia na cidade. A brisa do mar e o cheiro a peixe grelhado que não desaparece. Fala-se muito (e justamente) do Porto e de todo o seu encanto, mas nem sempre se dá o destaque merecido a Matosinhos, logo ali ao lado, com fronteiras quase indecifráveis. Começar o dia a apanhar umas ondas (mesmo que não tenha prancha de surf), passear por mercados e parques ao ar livre, comer marisco e peixe sempre frescos e beber cervejas de pé na areia e olhos no mar. Não há Porto sem Matosinhos, nem Matosinhos sem Porto. Consiga o melhor dos dois mundos instalando-se no Gran Cruz House. Tem sete quartos, todos com nomes de vinho do Porto, todos com vista de rio – e todos diferentes entre si. De janelas abertas, a animação da Ribeira toma conta do quarto, tal como a vista de Vila Nova de Gaia, com todas as caves de vinho do Porto no horizonte. Para Matosinhos, a paragem do autocarro 500 fica logo ali ao lado. 

Gran Cruz House. Viela do Buraco, Praça da Ribeira. 22 766 2270. A partir de 99€

Marisqueira de Matosinhos
Marisqueira de Matosinhos
© João Saramago

Prove

Uma vez em Matosinhos, não há volta a dar: tudo o que vem para a mesa é peixe ou marisco. A Marisqueira de Matosinhos é um daqueles clássicos que resulta sempre. É bom seja em que ocasião for. Tudo o que serve, desde que abriu em 1978, é fresquíssimo. Aqui trabalha-se com robalos, chernes, rodovalhos, linguados e muito marisco. Peça a sapateira recheada, uma especialidade, ou delicie-se com os percebes, o camarão da costa e os lavagantes, também muito pedidos. Mais em conta, mas igualmente bom, espreite o Rei da Sardinha, um pequeno restaurante de família onde a sardinha, lá está, nunca falha. As lulas também costumam ter muita saída. Com jeito, por dez euros faz a festa.

A Marisqueira de Matosinhos. Rua Roberto Ivens, 717, Matosinhos. 22 938 1763 | 

Rei da Sardinha. Rua Sul, 91, Matosinhos. 22 938 2695

Publicidade

Desafie os sentidos

Alugue uma prancha e apanhe umas ondas, qual profissional da Liga MEO Surf. Na loja 58 Surf (Rua Roberto Ivens, 1339) há mais de 300 pranchas à venda, para surf, bodyboard, longboard ou paddle. Também as fazem por encomenda e vendem algumas em segunda mão. Mas se não estiver interessado em comprar, alugam-lhe uma para ir apanhar umas ondas. Se não percebe nada do assunto, mas até gostava de se aventurar, nada como aprender com quem sabe. Na Surfaventura, no areal da Praia de Matosinhos, há aulas à medida de cada um com preços a partir dos 20€.

Surf
Surf
DR

Oriente-se

Não é por acaso que o desafiamos a atirar-se ao mar de Matosinhos, ou não fosse esta uma paragem tradicional da Liga MEO Surf, tendo habitualmente uma importância decisiva para as contas do título máximo do surf em Portugal. Os melhores surfistas nacionais vão disputar este fim-de-semana a 4ª etapa da principal competição nacional de surf. Os olhos estão postos nos actuais líderes dos rankings masculino e feminino: o estreante Afonso Antunes, de 17 anos, e Teresa Bonvalot, que soma já quatro triunfos nesta etapa nortenha, um deles o primeiro da carreira, em 2013, com apenas 13 anos. Em anos anteriores, não hesitaríamos em sugerir que rumasse à Praia de Matosinhos para acompanhar a prova de perto, mas em tempos de pandemia, o melhor é acompanhar tudo em segurança e longe de ajuntamentos através do Facebook e do YouTube do MEO. Mas há uma coisa que pode fazer se estiver pela zona: participar no World Clean-up Day no sábado, dia 19. Para marcar a data, a Fundação Altice vai promover uma limpeza na Praia de Matosinhos, a partir das 09.30, aberta a todos os voluntários, incluindo surfistas do MEO H-Team e colaboradores da Altice Portugal.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade