A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Natal no World of Wine
© DRNatal no World of Wine

Natal no Porto: roteiro para os dias 24 e 25 de Dezembro

Se não quiser passar o dia entre o sofá e a mesa, saiba o que está aberto no Porto nos dias 24 e 25 de Dezembro. Há muito para fazer na época mais mágica do ano.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Ainda não é desta que vamos ter o Natal a que estávamos habituados, mas o espírito natalício está bem vivo no Porto. Nas montras das lojas, nas luzes que iluminam as ruas, nos presépios que ornamentam as igrejas, nos espectáculos que preenchem a agenda cultural da cidade, nas acções de solidariedade, nos mercados de rua e nas casas do comércio tradicional, que nos recebem como se fôssemos família. Seja qual for a sua ideia do que é o espírito natalício, encontrará certamente bons motivos para descobrir a cidade com novas cores, luzes e perspectivas. Se quiser sair do sofá ou da mesa de jantar durante umas horas, descubra o que pode fazer no Porto, mas também em Vila Nova de Gaia, nos dias 24 e 25 de Dezembro. Para viver esta quadra com mais segurança, consulte a lista de centros onde pode fazer testes antigénio gratuitos no Porto.

Recomendado: As melhores coisas para fazer no Porto no Natal

24 de Dezembro

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Se quiser apoiar os pequenos produtores, artesãos e criadores, visite os mercados de Natal espalhados pelo distrito do Porto, que estarão abertos no dia 24 de Dezembro. Aqui vai encontrar produtos de doçaria e padaria, queijos e enchidos, frutos secos e frutas desidratadas, especiarias e ervas aromáticas, mel e compotas, vinhos e licores, roupa e calçado, luvas e cachecóis, brinquedos e bonecas, têxteis de mesa, peças de arte e ainda figuras para adornar o presépio e colorir a sua casa com a magia do Natal. Tudo isto em mercados iluminados e decorados a rigor, para se embrenhar no espírito natalício. Consulte a lista de mercados de Natal no distrito do Porto.

  • Compras
  • Porto

O Mercado Temporário do Bolhão é sempre uma boa opção para visitar durante todo o ano, mas no Natal ganha ainda mais cores, sabores e aromas. Pode escolher os melhores ingredientes para a consoada – do bacalhau às couves, do bolo-rei aos frutos secos –, mas também encontrar boas sugestões para as prendas de Natal. Aqui encontra soluções totalmente personalizadas, como montar um cabaz com os produtos e nos tamanhos que pretender, até artigos mais convencionais como perfumes e cosméticos, sapatos e carteiras, brinquedos tradicionais e roupas infantis, sem esquecer as clássicas meias e pijamas. No dia 24 de Dezembro, vai estar aberto entre as 08.00 e as 17.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O Pai Natal vai vestir-se de azul e trocar o trenó por uns mergulhos no Sea Life Porto, para desejar um Feliz Natal às tartarugas, aos tubarões e a quem visitar o aquário. Os mergulhos acontecem nesta semana de Natal, entre os dias 20 e 24 de Dezembro, às 12.00, durante cerca de 30 minutos. Pode também aproveitar para visitar o presépio decorativo debaixo de água. No dia 24, o Sea Life encerra às 16.00, com a última entrada até às 15.15.

  • Compras
  • Cedofeita

No coração do quarteirão das artes, o CC Bombarda é um espaço especial, que combina moda, joalharia, gastronomia e cultura, dando espaço a criadores emergentes do Porto. No dia 24 de Dezembro estará de portas abertas das 11.00 às 15.30. Aproveite para descobrir o Bazar de Natal, com a participação da Zouri Vegan Shoes, Espiga Reverso, Ana João Cerâmica, Piel Canela e Mónica Santos Studio.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Porto
No Museu de Serralves, há duas exposições imperdíveis de Ai Weiwei e Mark Bradford. Fora das suas paredes, há uma galeria de arte a céu aberto para descobrir. Enquanto percorre os 18 hectares do parque – entre jardins, matas e uma quinta –, descubra as obras escultóricas que propõem diálogos entre a arte e a natureza. Serralves encerra no dia 25, mas no dia 24 de Dezembro pode passear à vontade até às 16.00.
  • Coisas para fazer

O espaço subterrâneo da Alfândega do Porto está transformado numa galeria de arte digital imersiva com três instalações do atelier OCubo. "Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci" é dedicada às obras mais icónicas destes artistas renascentistas e "Impressive Monet & Brilliant Klimt" convida a mergulhar no universo artístico destes pintores. Já "O Fabuloso Circo de Natal" é um circo virtual com diversos números artísticos, animais virtualmente ferozes, malabarismos, truques de mágicos e patetices de palhaços. Poderá visitar todas estas instalações, em diferentes horários, no dia 24 de Dezembro.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Não precisa de ter as habilidades de um patinador profissional para desfrutar das pistas de gelo que se encontram espalhadas pelo distrito do Porto. O objectivo é que possa viver um programa diferente, entre piruetas e trambolhões. Aventure-se e vai ver que até tem queda para a coisa, salvo seja. No dia 24 de Dezembro, poderá divertir-se nas pistas da Maia, Santo Tirso, Leça da Palmeira, Póvoa de Varzim, Rio Tinto e Gaia – esta última também estará aberta a 25 de Dezembro. Conheça aqui todas estas pistas de gelo (e mais algumas no Norte do país).

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

O presépio que se julga ser o mais antigo da cidade do Porto, datado do século XVIII, está na Igreja de São José das Taipas, onde pode ser visto até 6 de Janeiro. A autoria desta obra de arte é atribuída à escola de Machado de Castro, um dos grandes escultores europeus do barroco. Tem uma particularidade: em vez dos habituais três reis magos, tem um quarto rei, na figura de um chefe índio sul-americano. A igreja estará encerrada no dia 25, mas no dia 24 de Dezembro pode visitar das 11.00 às 12.30 e das 15.30 às 17.00.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Este ano, o Porto volta a ter a Árvore de Natal em frente à Câmara Municipal. Na Praça General Humberto Delgado está uma árvore com 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, revestida por aproximadamente 50 mil LEDs e animada por tecnologia vídeo. Assim, além de assumir diferentes tonalidades, exibirá um conjunto de animações, sincronizadas com música, a cada 30 minutos. As iluminações de Natal foram instaladas em 80 localizações, entre ruas, praças, largos e jardins da cidade. 

25 de Dezembro

  • Restaurantes
  • Cafés
  • Galerias

Inspirado no norte que lhe dá nome (de Portugal e dos países escandinavos), este espaço serve, diariamente, pequenos-almoços e brunches. Tudo pode ser acompanhado por várias bebidas de cafetaria, desde o clássico espresso a um beterraba soja latte. Nas traseiras do espaço fica uma esplanada coberta, muito bonita e confortável, onde pode relaxar, rodeado de plantas. O café continua aberto na época festiva – no dia 24 de Dezembro, das 09.00 às 15.00, e no dia 25 de Dezembro, das 09.00 às 16.00

Publicidade
  • Atracções
  • Monumentos e memoriais
  • Baixa

Mês de Natal e de aniversário, Dezembro é uma época de várias celebrações nos Clérigos. Além das habituais missas na Igreja, nos dias 24 e 25 de Dezembro pode ouvir os concertos do carrilhão, às 11.30. Se quiser gastar as calorias da consoada, nada melhor do que subir a Torre dos Clérigos. São 225 degraus até ao topo, mas lá em cima encontra um dos melhores miradouros do Porto, com uma vista a 360º.  Vai estar aberta no dia 24 de Dezembro, das 09.00 às 14.00, e no dia 25 de Dezembro, das 11.00 às 19.00.

  • Coisas para fazer

O Natal é tempo de família, de diversão e de comer muitas coisas boas – e Vila Nova de Gaia tem o plano ideal para festejar tudo isto. A Praça de Natal está de volta ao Centro Cívico de Gaia, perto do edifício dos Paços do Concelho. Pode contar com a Casa do Pai Natal, o carrossel francês, a pista de gelo, o comboio de Natal, casinhas com oferta gastronómica variada e o habitual mercado, com produtos artesanais, livros, doces de Natal e brinquedos. A Praça de Natal vai estar aberta no dia 24 de Dezembro, das 10.00 às 16.00, e no dia 25 de Dezembro, das 16.00 às 20.00. A entrada é gratuita.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A exposição “Dinosauria Experience”, uma colecção de dinossauros animatrónicos, dispositivos robóticos que simulam o aspecto e o comportamento destes extintos animais, vai estar em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, junto ao cemitério, na alameda. Esta colecção pré-histórica, que percorreu várias cidades dos Estados Unidos, é da autoria das famílias Cujean-Durand, que se dedicam desde 1972 à produção de exposições sobre répteis. Abre a 25 de Dezembro, entre as 15.00 e as 18.00, e vai continuar por aqui a 26 de Dezembro e nos dias 1, 2, 8 e 9 de Janeiro. 

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Vila Nova de Gaia

Com vista para o rio Douro, o quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia está decorado a rigor, iluminado com uma árvore gigante e com uma programação especial nos dias 24 e 25 de Dezembro, que inclui concertos, workshops, mercados e um brunch. O Pai Natal vai estar a receber as crianças na alameda no dia 24 (10.00-17.00) e 25 (11.00-19.00), onde pode também visitar um mercado com marcas portuguesas. Se ainda não tiver entrado numa overdose de doces, participe nos workshops de degustação de chocolate que acontecem às 11.30, em ambos os dias. No dia de Natal, às, 15.00, haverá um workshop especial de chocolate para crianças dos 4-12 anos. Das 12.30 às 14.30, o restaurante VP vai servir um brunch natalício com música ao vivo. Consulte a agenda de Natal do WoW.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Os parques e jardins públicos do Porto são sempre boas opções para passear ao fim-de-semana, para fazer algum exercício físico ou até para descansar no final de um dia longo. Se precisar de relaxar nesta época festiva, passe algum tempo no meio da natureza.

  • Teatro
  • Circos

É um dos grandes clássicos do Natal portuense. Com acrobacia, humor, malabarismo, trapézio, equilibrismo, dança, ilusionismo, música original e uma banda sci-fi, o Circo de Natal vai espalhar magia e diversão intergaláctica no palco do Coliseu, com números que aliam práticas do circo tradicional à estética do circo contemporâneo. No dia 25 de Dezembro, há uma sessão às 17.30.

Publicidade
  • Viagens
  • Transporte e viagens

A cerca de 30 minutos do Porto, há uma aldeia que por estes dias está transformada num pequeno refúgio natalício. Na freguesia de Lagares, no concelho de Penafiel, a aldeia rural preservada de Quintandona está integrada na Rota do Românico e conquista pelo charme das suas casas típicas, construídas em xisto, granito amarelo, ardósia e pedra de lousa, agora ainda mais belas. Pela primeira vez, transformou-se numa Aldeia Natal, com luzes e decorações feitas de materiais da natureza. 

Mais para fazer no Natal no Porto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade