A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Made in Portugal, H&M
©DR

Conheça estas marcas estrangeiras que têm peças made in Portugal

Na hora de comprar, faça aquele exercício de olhar para a etiqueta e ler o que vem à frente de "Made in". Se for Portugal, compre.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
e
Francisca Dias Real
Publicidade

Somos bons a produzir, somos bons a transformar em peças únicas aquilo em que tocamos, e esse nosso dom de saber fazer é reconhecido além fronteiras na indústria da moda, por marcas que, possivelmente, nem lhe passam pela cabeça. Portugal tem o savoir faire, o know-how – o que lhe queira chamar e na língua que preferir – e isso é levado muito a sério lá fora. Se quer apoiar a economia nacional mas ainda não está preparado para abandonar totalmente as grandes cadeias e as marcas estrangeiras, temos uma ideia: compre produtos produzidos em Portugal. Descobrimos etiquetas surpreendentes para o inspirar. 

Recomendado: As marcas portuguesas que apostam no essencial: t-shirts

Marcas estrangeiras que têm peças made in Portugal:

Armedangels

Esta marca de roupa alemã só usa materiais sustentáveis, como algodão orgânico, poliéster reciclado, tencel ou linho orgânico, baseando-se em regras de comércio justo – tudo explicadinho na descrição de cada peça. É lá também que pode consultar onde é feita a roupa, sendo muita dela produzida em Portugal. Além do local, indica-lhe ainda a fábrica – esta é made in Barcelos, na Becri. 

H&M

Sabia que a colecção de cerâmica em grés da H&M Home é feita na fábrica familiar Val do Sol, em Pedreiras?

Publicidade

Pangaia

A tendência de streetwear deu novo alento à Pangaia, uma marca de causas empenhada em reduzir a pegada ambiental ao máximo. A roupa é quase toda produzida com materiais naturais – de t-shirts de fibra de algas a sapatos feitos de desperdício de uvas – e grande parte da produção é feita em Portugal. Este hoodie é um exemplo.

Ikea

A gigante sueca tem fábricas espalhadas por todo o mundo. A IKEA Industry em Paços de Ferreira produz as famosas gamas Kallax, Micke e Lack

Publicidade

COS

O designer Luís Onofre integra a supplier chain oficial do grupo H&M, que inclui a marca COS. 

Inditex

Portugal é o maior fornecedor europeu do Grupo Inditex, que detém marcas como a Zara, a Pull&Bear, a Massimo Dutti ou a Uterqüe, com mais de mil fábricas destacadas sobretudo para confecção, mas também para corte, tinturaria, estamparia e acabamentos. Esta camisola da Zara da linha dedicada a Keith Harring, da actual colecção, é um exemplo.

Publicidade

Gant

Quem diria que tudo o que é roupa de cama, toalhas de banho e de praia, almofadas de decoração, colchas, mantas, roupões e chinelos de quarto da Gant é produzido em Portugal? Isso e muitas camisas de homem e mulher da marca que nasceu nos Estados Unidos. 

 

 

Barbour

As t-shirts e pólos desta marca clássica inglesa, nascida em 1894 e actualmente presente em mais de 40 países, vêm de Guimarães; e os sapatos de São João da Madeira.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade