A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lontra
© DRLontra

Lontras regressaram ao rio Uíma, em Vila Nova de Gaia

Uma lontra foi vista a nadar no rio Uíma pela primeira vez em anos. Este regresso é um sinal do reequilíbrio dos ecossistemas, resultado da requalificação ambiental do rio.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

No dia 27 de Janeiro, elementos da empresa municipal Águas de Gaia registaram em imagem a presença de uma lontra no rio Uíma, em Vila Nova de Gaia. Este regresso das lontras é o "resultado da recuperação do ecossistema e melhoria da qualidade da água do rio", anunciam em publicação nas redes sociais. É a primeira vez em anos que este mamífero é avistado neste curso de água.

O rio Uíma, afluente da margem esquerda do Douro, é o principal curso fluvial do concelho de Santa Maria da Feira, desaguando em Vila Nova de Gaia. Está a ser alvo de uma profunda requalificação ambiental, com intervenções que incluem a "recuperação da qualidade das massas de água, a protecção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e da defesa contra cheias de pessoas e bens”, lê-se no site da Câmara de Gaia. Ao todo, são 35 quilómetros que nascem no lugar de Duas Igrejas, em Santa Maria da Feira, desaguando a jusante da barragem de Crestuma-Lever.

O regresso da lontra "é um sinal de recuperação das espécies, do reequilíbrio dos ecossistemas e de que a água do rio está despoluída", diz Miguel Lemos, presidente do concelho de administração da Águas de Gaia, em declarações à Lusa. Além deste mamífero, "tem-se observado um retomar das espécies, algumas até autóctones daquela zona – a maior parte peixes, mas também aves".

O responsável destacou a importância dos investimentos de Vila Nova de Gaia nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lever e de Crestuma, mas também a "colaboração entre Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia num projecto comum de reabilitação deste rio, de margens e de ecossistemas, tudo através de processos de engenharia natural". Os municípios estão "há cerca de três, quatro anos a trabalhar num projecto comum para transformar aquelas zonas em zonas de fruição pública", com trilhos, espaços e lazer e espaços para as famílias.

Mais sobre Vila Nova de Gaia:

+ Gaia vai ter um centro de reciclagem de lixo marinho

+ Gaia inaugura o primeiro parque canino do concelho

+ Gaia tem um novo parque junto ao estuário do Douro

+ Gaia ganha rede de percursos pedestres entre o rio e o mar

+ Gaia instala novos bebedouros onde os animais também podem beber

+ Gaia Innovation City: mil milhões de euros para novo pólo tecnológico

Últimas notícias

    Publicidade