Os melhores bares em Alcântara

Não é a zona lisboeta com mais oferta nocturna, isso não é. Mas é Alcântara, que já teve discotecas históricas e que continua a ter sítios com bons copos. São os melhores bares em Alcântara.
Rio Maravilha
Fotografia: Manuel Manso Rio Maravilha
Por Miguel Branco |
Publicidade

Há capítulos que jamais se encerram, ainda que os seus actores possam já não sobreviver. Lugares como o Paradise Garage ou o Alcântara-Mar ficarão sempre na história da noite lisboeta, como espaços de culto, onde se viveram momentos que por lá ficaram. Hoje Alcântara é outra, com alguma zona residencial, uma densa rede de transportes e alguns bares de qualidade. Estes que aqui lhe sugerimos são bares com bebidas tratadas com cuidado e bom gosto, às quais juntam, quase todos, uma razoável programação musical que sempre anima as hostes. Do Rio Maravilha à Quimera Brewpub, não faltam bons motivos para ir a Alcântara à noite. 

Recomendado: O melhor de Alcântara 

Os melhores bares em Alcântara

1
Microclub
©DR
Noite, Clubes

Microclub

icon-location-pin Alcântara

“Provavelmente somos o mais pequeno clube de Lisboa, mas não vamos ficar aqui a gabar-nos disso.” É assim que o Microclub se apresenta e ainda vai mais longe. Dizem que o amor à música (electrónica) é talvez maior que noutros espaços da cidade, “por estar assim mais concentrado”. A sua programação, sempre em torno dos DJs, merece a nossa visita. 

2
Bosq
©DR
Noite

Bosq

icon-location-pin Alcântara

A Lx Factory tem um género de bosque encantado, com duas pistas e muita vontade de diversificar ritmos e públicos. As festas variam entre estilos diversos, do I Love Baile Funk a episódios mais dedicados ao r&b e ao hip-hop ou até a ideais mais comerciais. Cabem todos no Bosq. 

Publicidade
3
Noite

Radio-Hotel

icon-location-pin Alcântara

No princípio era o programa de rádio (www.radio-hotel.com). Depois surgiu o espaço. Fica em Alcântara, tem um toque cosmopolita, e o bar aposta a todo o gás nos cocktails e carta de gins. Chill-out, electrónica ou house ditam o cardápio de sons emanados da cabine. 

4
Chimera Brewpub
©DR
Bares, Pubs

Quimera Brewpub

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Um túnel que no século XVIII servia de passagem da Cavalaria Real para o Palácio das Necessidades é desde a Primavera de 2016 o Quimera Brewpub, um bar/restaurante com cervejas artesanais e sandes inspiradas nos delis de Nova Iorque. Em tempos foi o wine bar, o Retiro de Baco. Agora o néctar dos deuses passou a ser a cerveja, com half pints e pints de cerveja artesanal escolhidas a dedo e uma vasta selecção de cervejas locais, da Passarola à Musa. Também costumam apostar na programação cultural, com música ao vivo anunciada com antecedência no Facebook.

+ Os 14 melhores sítios para beber cerveja artesanal em Lisboa

Publicidade
5
Cocktail Beterraba Rio Maravilha
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes, Fusão

Rio Maravilha

icon-location-pin Alcântara

Sempre se assumiu como restaurante/bar e é difícil dizer em qual das duas vertentes se sai melhor. O terraço trouxe muita gente à procura de festa – e é ver um dia de calor e lá está ele a abarrotar – mas o restaurante é mais do que um sítio giro para almoçar ou jantar. O chef que assumiu a cozinha do restaurante em Abril de 2018 dispensa apresentações: é Hugo Dias de Castro, da Casa de Pasto. No bar há uma data de cocktails clássicos e de autor. É só escolher o que quer beber enquanto vê o sunset.

A Time Out diz

Mais Alcântara

Pistola y corazón
©Manuel Manso
Restaurantes

Os melhores restaurantes no Cais do Sodré

O bairro não pára de crescer e se há coisa que não lhe falta são sítios para comer e beber à grande. Temos já uma panóplia de bons restaurantes de peixe, de carne ou de comida do mundo que tornam possível comer de tudo um pouco sem sair do quarteirão. Decida onde vai almoçar ou jantar com esta lista dos melhores restaurantes no Cais do Sodré. 

Ingri, um dos pratos do Tantura
© Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores restaurantes no Bairro Alto

Corremos o Bairro Alto e cruzámo-nos com mais de 100 restaurantes pelo caminho, nem todos merecedores de nota, é certo. Da cozinha de autor ao restaurante israelita, estes são os oito melhores restaurantes no Bairro Alto. 

Publicidade
Publicidade