Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Um brinde colorido: quatro cocktails para fazer em casa
Noite, Bar, Monkey Mash, Cocktails, Orchata Sour
©Jorge Simão Orchata Sour do Monkey Mash

Um brinde colorido: quatro cocktails para fazer em casa

Pedimos a receita de quatro cocktails para impressionar família e amigos

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Laranja, branco, verde ou vermelho. Qual é a cor da sua bebida? Enquanto os melhores bares da capital continuam de portas fechadas, os donos partilham receitas de cocktails para fazer em casa e puxar pelo bartender que há em si. Só tem de tratar dos ingredientes e seguir as instruções à risca.

Se não se quiser dar ao trabalho, saiba que a quarentena trouxe novidades nos serviços de entrega ao domicílio e agora até já pode pode encomendar vinho, cerveja ou cocktails prontos a servir para sua casa.

Recomendado: Sete sítios onde já pode beber um copo em Lisboa

Um Brinde Colorido

Noite, Bar, Cocktail, Toca da Raposa, Off Street
Noite, Bar, Cocktail, Toca da Raposa, Off Street
©DR

Toca da Raposa

Bares Chiado

Laranja
Off Street

Constança Raposo Cordeiro, dona da Toca da Raposa, no Chiado, inventou durante a quarentena várias receitas de cocktails para os seus clientes fazerem em casa com nomes sugestivos como Anti-Vírus ou Mata Bicho. Se não se quiser dar a esse trabalho, o bar também já está a funcionar, às sextas e sábados, com margaritas e leitão.

Ingredientes:
30 ml gin
15 ml campari
40 ml sumo de tangerina (ou laranja, em alternativa)
Água com gás

Preparação:
Colocar o gin, o campari e o sumo de tangerina no copo. Juntar gelo e fazer o topping de água com gás. Decorar com um gomo de tangerina.

Noite, Bar, Cocktail, Orchata Sour
Noite, Bar, Cocktail, Orchata Sour
©DR

Monkey Mash

Bares Avenida da Liberdade

Branco
Orchata Sour

O Monkey Mash, dos mesmos donos do Red Frog, em Lisboa, e a funcionar desde o ano passado com um ambiente mais descontraído e cocktails tropicais, está na lista dos 10 melhores novos bares da Europa. Paulo Gomes, um dos donos, partilha a receita desta orchata sour, ideal para os dias quentes de Verão que se avizinham.

Ingredientes:
250 ml de rum escuro
100 ml de xarope de orchata
100 ml de sumo de limão ou lima (para o xarope de orchata)
50 g de arroz
25 g de amêndoa
250 ml de leite de arroz ou água
25 g de tâmaras sem caroço
1 pau de canela
250 g de açúcar

Preparação:
Para preparar o xarope de orchata, misturar num blender os quatro primeiros ingredientes e triturar bem. Deixar 12 horas a infusionar com a canela no frio. Coar o resultado e, numa panela juntar o açúcar. Em lume brando deixar dissolver. Pode guardar o xarope no frio durante 15 dias e utilizar noutro tipo de bebidas ou comida. Juntar o xarope aos restantes ingredientes numa garrafa de 500 ml e guardar no frio por três/quatro dias, no máximo. Agitar bem antes de servir num copo com gelo. Para a bebida ganhar textura, pode juntar-se clara de ovo e com uma varinha mágica misturar bem.

Publicidade
Noite, Bar, Cocktail, Gin Garden, Cinco Lounge
Noite, Bar, Cocktail, Gin Garden, Cinco Lounge
©DR

Cinco Lounge

Bares Chiado/Cais do Sodré

Verde
Gin Garden

O famoso bar de cocktails de Lisboa está fechado pela primeira vez em 15 anos de vida. David Palethorpe, master das bebidas da cidade, dá-nos a receita deste Gin Garden, de 2006, “muito versátil e usado nos treinos” do staff. “Fácil de fazer e não muito forte”, diz. É só estar atento às medidas.

Ingredientes:
60 ml de gin (ou vodka, rum, tequila ou whisky)
40 ml de sumo fresco de limão, lima ou de toranja
20 ml de xarope de açúcar
20 ml de clara de ovo (não é obrigatório)
8 folhas de hortelã (ou manjericão, ou coentros ou poejo)
50 ml de água com gás (ou ginger ale, ou 7up ou tónica ou ginger beer)

Preparação:
Para fazer o xarope de açúcar basta dissolver duas partes de açúcar branco em uma parte de água quente. Mexer, deixar arrefecer e colocar quatro horas no frigorífico. O cocktail deve ser servido num copo largo, com cubos de gelo. O importante é misturar os ingredientes por ordem e respeitando as medidas.

Noite, Bar, Cocktail, Absolute Banger, Red Frog
Noite, Bar, Cocktail, Absolute Banger, Red Frog
©DR

Red Frog

Noite Bares abertos de madrugada Avenida da Liberdade

Vermelho
Absolute Banger

Quando não pode ir ao melhor bar de cocktails de Lisboa, o melhor bar de cocktails de Lisboa vai até sua casa. Bem, pelo menos pode tentar esta receita de um Absolut Banger, uma das bebidas da carta, que já envolve algum grau de dificuldade. Uma boa maneira de testar os truques de bartender que aprendeu na quarentena.

Ingredientes:
125 ml de vodka
125 ml de rum escuro
300 ml de cold brew
50 ml de mel ou agave (para o cold brew)
75 g de grãos de café
250 ml de água fria

Preparação:
Numa french press ou, caso não tenha, num recipiente com tampa, introduzir a água fria e os grãos de café (moídos numa trituradora numa escala média) e deixar em infusão por doze horas. Filtre, e o cold brew concentrado está pronto e pode ser bebido com gelo ou aproveitado para outras receitas. Juntar aos outros ingredientes numa garrafa de 500 ml e guardar no frio por um período máximo de 15 dias. Servir num copo com ou sem gelo, como preferir.

Tchim, tchim!

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade