A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Time Out desta semana: Tascas

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Ninguém faz ervilhas com ovos como a minha avó. Ou empadão, carapaus de escabeche, pastéis de massa tenra e arroz doce. Quem não tem memórias à volta da mesa de uma avó, em família, com marcas de vinho tinto na toalha e pão a mergulhar no molho sem cerimónias? A D. Ermelinda, do Maravilhas, o Sr. David, da Merendinha do Arco Bandeira, e os irmãos Luísa e Zé Carlos, da Maçã Verde, estão para os lisboetas como as avós estão para as famílias: nas suas tascas servem comida simples e honesta, em travessas não coreografadas, mesas com toalhas de papel, pratos baços e talheres desirmanados. Dos seus tachos saltam pratos do dia cheios de molho e cheios de história, comida com tempero, que sabe ao que é e não a outra coisa qualquer. Quando se acaba, risca-se da lista com uma Bic sem tampa. A receita não está escrita em lado nenhum porque, não raras vezes, foi herdada da avó.

Catarina Moura e Inês Garcia correram as melhores tascas da cidade e, sem nunca gastarem mais de 12€ numa refeição, trouxeram as histórias de quem está do lado de lá do balcão de inox. Quando voltarem a estes restaurantes despretensiosos e caseiros, serão tratadas pelo nome próprio e nem vão precisar de dizer o que querem comer. Porque as tascas, como as avós, sabem.

Na edição desta semana, vai encontrar ainda os melhores mercados de Natal, o restaurante peruano que foi viver para dentro do Vela Latina, os concertos da semana e cinco actividades grátis a não perder. 

Não perca ainda as ofertas Dois por Um desta semana: incluem uma refeição no Boi-Cavalo, uma noite no Villa Pedra Natural Houses, um menu no Momma's Juice, um livro na Baobá Livraria e uma manicure na Sparkl. 

Últimas notícias

    Publicidade