A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há visitas guiadas no Museu dos Coches que são uma viagem ao tempo da realeza

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Levar os miúdos ao museu pode ser uma dor de cabeça. Eles correm de um lado para o outro, tocam em tudo e acabam por ficar aborrecidos. Mas a Coolture Tours promete visitas guiadas ao museu bem divertidas. Os pais agradecem e as crianças ainda saem de lá a saber quem foi o rei mais vaidoso de Portugal. A próxima visita ao Museu dos Coches é já no próximo domingo, 17. 

Brincar aos reis e às rainhas é a especialidade de Felisa Perez. Felisa soube dar resposta ao caos que pode ser levar crianças a museus e ensinar-lhes coisas, por isso criou a Coolture Tours que proporciona visitas guiadas pelo Museu dos Coches vestida de rainha, uma brincadeira que é levada muito a sério pelas crianças.

"Já trabalhei no serviço educativo do Castelo de São Jorge e no do Museu do Oriente, para o qual continuo a colaborar, por isso sei quais são as necessidades das crianças”, explica Felisa à Time Out. “Agora sou mãe, mas antes disso já tinha sobrinhos e a minha irmã pedia-me sempre para levar os miúdos ao museu porque comigo era completamente diferente”.

Felisa diz que é preciso ter sensibilidade para levar as crianças a estes sítios para que se entusiasmem com o que estão a ver. Para isso, veste-se de rainha e faz a visita pelo museu contando uma história às crianças (que são sempre acompanhadas por um adulto). “Para captar a atenção de crianças é muito melhor vestir-me à época, eles acreditam mesmo que sou uma rainha e não querem ir embora do museu”, conta. “Não só há um personagem histórico como também toda uma história a ser contada ao longo de toda a visita”.

As visitas duram 45 minutos e, no final, Felisa entrega um quantos-queres (sim, aquele jogo feito de papel com que  adorávamos brincar quando éramos pequenos) com informação sobre o museu para a criançada não ficar esquecida do que viu e ouviu. “Não quero enchê-los com demasiada informação porque não vão reter nada. Prefiro que levem com eles o nome de um rei do que esquecerem-se de tudo”.

As visitas da Cooltures regressam este domingo, às 16.00, e vão fazer-se todos os domingos à mesma hora. Felisa quer alargar as visitas a mais locais em Lisboa, e já tem um confirmadíssimo: o Palácio da Ajuda. Agora é esperar por datas.

Museu Nacional dos Coches. Avenida da Índia,136. Domingos 16.00. 5,5€ (crianças maiores de 3 anos e acompanhante adulto + preço do bilhete do Museu 5€).

Mais coisas para entreter os miúdos na cidade:

+ Antiprincesas: a história de Violeta Parra para ler a miúdos

+ Uma aldeia em Lisboa para miúdos e graúdos

Últimas notícias

    Publicidade