A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Natal em Lisboa: luzes a 1 de Dezembro, videomapping e concertos grátis

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Natal em Lisboa vai ser multicultural, tornando-se um espelho da cidade entre visitas guiadas, concertos gratuitos, videomapping ou dança. E o Pai Natal vai-se armar em DJ no Aeroporto Humberto Delgado.

O Verão já vai longe e andamos a ressacar de festas populares na cidade. Mas esta quarta-feira foi apresentado o programa para as festas de Inverno na cidade e há muitas novidades a registar neste Natal alfacinha.

Primeiro os destaques musicais. Templos espalhados por toda a cidade vão ser palco de concertos de música sacra, hispânica muçulmana, gospel ou de motetos. Todos são de entrada livre e o primeiro concerto está marcado para 2 de Dezembro na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Avenida de Berna) com o Coro Gospel Colective e um repertório que vai do "Silent Night" ao "Happy Day" e a canções de adoração de origem africana. Logo no dia seguinte, Os Músicos do Tejo apresentam motetos na Igreja de Santos-o-Velho, um estilo musical polifónico nascido no século XIII e que usa um texto diferente para cada uma das vozes. Se o que quer mesmo é ouvir a cantarolar o "Gloria in excelsis Deo" de Vivaldi, uma das mais conhecidas peças de música sacra, então reserve o dia 7 de Dezembro para se sentar na Igreja de Santo António de Lisboa para ouvir a Camerata Altântica.

Para se juntar literalmente ao coro, então a sua oportunidade reside na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, onde a 8 de Dezembro o Ensemble Vox Angelis termina a digressão do Centenário das Aparições de Fátima. O concerto abre com o "Adagio de Albinoni", usado em inúmeros filmes (do Flashdance ao Manchester by the Sea), um momento em que o público é desafiado a juntar-se ao coro. O programa desenvolvido pela EGEAC descentraliza as comemorações e também vai parar, por exemplo, à Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, onde o Coro Ricercare e o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa se juntam a 17 de Dezembro para apresentar um repertório de vários pontos do mundo.

Mas o programa tem muito mais para ver e fazer. As 85 mil lâmpadas LED das luzes natalícias começam a brilhar a 1 de Dezembro, este ano com algumas novidades: vão acender também em Belém e na Rua da Misericórdia pela primeira vez e, terminadas as obras, estão de regresso à Avenida da República e à Avenida Fontes Pereira de Melo. Já os habituais espectáculos de videomapping saltam do Terreiro do Paço para a Fonte Luminosa da Alameda, mas ainda não há datas definidas para ficar a olhar para a parede entre Dezembro e Janeiro. O Wonderland no Parque Eduardo VII e o Mercado de Natal no Rossio também vão sair à rua este ano, bem como uma parada de Natal – uma novidade que vai animar vários locais da cidade nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro. O teor multicultural deste Natal de Lisboa também chega ao Templo Radha Krishna, onde a Comunidade Hindu de Portugal vai preparar visitas guiadas, modelagem de balões ou mesmo um workshop de Bollywood.

E o Natal não é o mesmo sem o seu grande mentor, o Pai Natal. A celebridade do Pólo Norte vai conduzir um DJ set no Aeroporto Humberto Delgado no dia 14 de Dezembro a partir das 19h. Enquanto os duendes ficaram a tratar do resto das prendas, este Pai Natal DJ vai fazer-se acompanhar por bailarinos de danças africanas, brasileiras e latinas. O átrio das chegadas do aeroporto vai ser uma autêntica pista de dança.

Passado o Natal, chegam os planos para a passagem de ano, perdão, para o Super Ano Novo, o nome oficial dos três dias de festa que assinalam os últimos dias do ano no Terreiro do Paço, sempre a partir das 22.00 e com a curadoria de Luís Varatojo. A 29 de Dezembro há Ana Moura, a 30 de Dezembro Lura e Bonga e a 31 de Dezembro a festa aumenta consideravelmente. Marta Ren & The Groovelvets inauguram a noite, ao que se segue um concerto de Capitão Fausto que só termina perto da meia-noite para dar lugar a um espectáculo piromusical inovador que vai demorar 12 minutos: as músicas são originais da autoria dos DJ’s BeatBombers. Ao momento alto da noite, segue-se um momento único com alguns dos melhores hits do pop rock nacional cantados por Ana Bacalhau, Ana Deus, Lena d’Água, Viviane, Xana, Luís Portugal, Miguel Ângelo, Rui Pregal da Cunha e Samuel Úria.

+ Anjos70 vai ter mercado especial de Natal com mais de 100 bancas

+ Vinhos com mensagens: 7 ideias para um Natal cheio de significado

+ Os melhores mercados de Natal de Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade