A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Noite Europeia dos Investigadores: o mundo encantado da ciência trocado por miúdos

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Há ciência. Há investigadores. Há curiosos. A noite mais científica do ano, também conhecida como Noite Europeia dos Investigadores, acontece esta sexta-feira, dia 29 de Setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Jardim do Príncipe Real, onde estão planeadas mais de uma centena de actividades para os miúdos. E é tudo de entrada livre. 

Das 18.00 às 00.00 todas as horas são poucas para se ser cientista. Descomplicar a ciência do dia-a-dia numa só noite é o mote para a Noite Europeia dos Investigadores. Das mais de 100 actividades agendadas, a Time Out destaca cinco. Vá em família que é mais divertido. 

Desenhar Estranhezas 

A Welwitschia é uma planta do tempo dos dinossauros, conhecida como “polvo do deserto”, que só existe no deserto do Namibe, em Angola. O plano é desenhar esta espécie mirabólica ao mesmo tempo que os cientistas explicam cada detalhe.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Cristais Líquidos 

Esta actividade é para pôr mãos à obra. Os miúdos vão perceber como funciona a electrónica transparente, que é como quem diz, os mostradores de cristal líquido, como televisões LCD.

Jardim do Príncipe Real

Mar dos Pequeninos

Pinturas, jogos e origamis, tudo para descobrir os segredos do mar. Há um jogo de tabuleiro gigante, o Mar da Glória, onde os miúdos vão ter de resolver desafios sobre a pesca, animais marinhos e poluição marítima.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Cor do Sangue

Vermelho, vermelhinho, vermelhão, sangue arterial é assim. Mas a criançada não sabe é que quando o oxigénio não está ligado ao cofactor, o sangue muda de cor. Será que eles sabem sequer o que são enzimas e o que fazem?

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

César Garcia

A Mosca da Fruta

A mosca da fruta pode ser má para a fruta mas tem a sua importância na área da saúde, sobretudo no desenvolvimento de novas terapias para o ser humano. A criançada ficará a conhecer melhor este animal com dupla personalidade.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Outras formas de entreter os miúdos:

+ 101 coisas para fazer em Lisboa com crianças

+ Há visitas guiadas no Museu dos Coches que são uma viagem ao tempo da realeza

Últimas notícias

    Publicidade