A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Manjerico
©Ana LuziaManjerico

Óióai fomos comprar um manjerico – e trouxemos cinco curiosidades

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Cheira bem, cheira a manjerico! Se há uma planta oficial dos santos populares, é esta. Não está associada a um só santo mas assim que Junho se aproxima, o aroma característico invade mercearias, supermercados e os bairros lisboetas. Na noite de Santo António, há mesmo um local dedicado à compra: quem se quiser aventurar a comprar um manjerico (atenção aos preços inflaccionados desta noite) entre tanta confusão, é procurar as bancas no Largo do Chafariz de Dentro, em Alfama (em anos anteriores ficava no Campo das Cebolas). 

Há uma data de tradições e mitos associados a esta planta. Eis cinco curiosidades e dicas para o fazer viver para além da quadra popular 

1. Não vale a pena pôr ao luar
Esqueça esta ideia. A tia Odete, que está no Largo da Graça há quase 30 anos, chama a clientela com o pregão do costume: “É regar e pôr ao luar”, mas basta trocar dois dedos de conversa com a vendedora de flores para perceber que nem ela acredita nos resultados casamenteiros desta prática. 

2. Ver com o nariz ou com mão? 
Dizem floristas e antigos que não se deve ir pôr o nariz entre as suas folhas, correndo o risco destas murcharem dias depois. Por muito que insistam nesta ideia, não faz mal nenhum. É tudo um mito. Afagá-los desenfreadamente é que pode ser prejudicial às folhas frágeis. “Ainda outro dia me apareceu aí uma espanhola a querer ver com as mãos. Pus-me logo à frente dela”, conta a tia Odete. 

3. A erva dos namorados
O manjerico é também conhecido como “a erva dos namorados” e é tradição popular os rapazes comprarem um para oferecerem à amada. E não estranhe se, na hora de apresentar o namorado aos avós, eles lhe chamarem “manjerico”. É um método eficaz para casar? “Não é manjericos que os namorados querem”, diz a especialista Tia Odete, que da sua barraquinha do Largo da Graça já viu muita coisa. 

4. Ponha num vaso maior
A melhor maneira do dito manjerico ter uma vida longa é mudá-lo de terra para um vaso maior para que possa crescer. Os manjericos que são criados no vaso em que são vendidos têm muitas e fortes raízes, explica a Tia Odete — têm possibilidades de se tornarem pequenos arbustos. Já os que se compram no supermercado… a veterana não confia.

5.Deixe o manjerico em paz
 “Não tem nada que se cuidar” — diz Odete e é música para os ouvidos dos citadinos que não param em casa. É só deixar o manjerico num sítio fresco, onde não haja muito sol directo e ir deitando água no prato. Para lhe dar aquele glow, dê uma borrifadela.

+ De Ágata a Quim: os concertos em arraiais que não pode perder este mês

+ Arraial DIY: monte o seu próprio bailarico

+ Festas de Lisboa: eis a programação

Últimas notícias

    Publicidade