A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Parallel Intersection Lisboa: a plataforma portuguesa de apoio à fotografia contemporânea

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Promover a fotografia e oferecer aos artistas e fotógrafos emergentes uma plataforma de apoio: é este o propósito da Parallel Lisboa, uma plataforma europeia de fotografia contemporânea que tem o seu arranque na capital portuguesa. A Parallel Intersection Lisboa vai reunir 41 artistas da fotografia contemporânea nacionais e internacionais a partir desta quinta-feira, 23, numa exposição no Convento da Trindade, e irá promover o debate sobre a massificação da imagem.

“Queremos promover a chegada dos artistas emergentes ao mercado das artes, aos espaços expositivos e ao mesmo tempo fazer com que os espaços positivos se renovem com novos conceitos”, afirma à Time Out Nuno Ricou Salgado, director artístico do projecto. “O mercado não se renova de forma natural e estes artistas têm problema em entrar na profissão.”

A iniciativa partiu da associação Procur.arte, que se candidatou aos fundos do programa Europa Criativa, e recebeu apoio para coordená-lo durante quatro anos através do Parallel-European Photo Based Platform.

Durante esses quatro anos vai decorrer anualmente um Intersection, em diversas cidades europeias, onde os artistas envolvidos nesta plataforma vão mostrar os seus trabalhos desenvolvidos ao longo de cada ano. Esta quinta-feira, acontece o primeiro momento, com a inauguração da exposição de 23 fotógrafos no Convento da Trindade com a presença de alguns como Monica Alcazar Duarte, João Grama, António Júlio Duarte, Phil Toledano ou Gaël Bonnefon. Neste dia haverá também um debate sobre os novos paradigmas da fotografia na Europa e questões ligadas à massificação da imagem.

Na sexta-feira, dia 24, haverá uma apresentação da plataforma na Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, que começa nesse dia e decorre até domingo, 26, no Arquivo Fotográfico de Lisboa.

Convento da Trindade. Rua Nova da Trindade, 20. Inaugura Qui até 10 de Dezembro. Qua-Seg 14.00-20.00. Entrada livre.

Mais que fazer em Lisboa: 

+ Vem aí a 8ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

+ Exposição "Attero" de Bordalo II vai ser prolongada

+ Este fim-de-semana há um festival de yoga à sua espera

Últimas notícias

    Publicidade