A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Projecto Vicente'17: há um zoo a nascer na Travessa da Ermida

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

A Travessa da Ermida já tem andorinhas, patos-mudos e vai ter corvos – está quase um zoo ornitológico. A sexta edição do projecto Vicente, que traduz o sentido da lenda de São Vicente através da arte e do pensamento, dedica o tema deste ano ao corvo, um dos símbolos emblemáticos de Lisboa.

O projecto está inserido no programa do Lisboa na Rua, com muitas mais arruadas pela cidade durante o mês de Setembro. Mas voltemos ao Vicente: a inauguração do projecto é no sábado (2 de Setembro), com início às 18.00, e com a presença dos artistas Dominik Lejman e Diogo Machado (aka Add Fuel) que vão deixar a sua arte viver por aqueles lados. “O Vicente é desde a primeira edição um labor criativo sobre a mitografia sagrada do padroeiro de Lisboa”, explica Mário Caeiro, curador do Vicente, que nesta edição convida toda a gente a pensar a questão da nossa relação com os animais.

Mas vamos por partes e por espaços. Dentro da Ermida Nossa Senhora da Conceição, Dominik Lejman apresenta duas obras de vídeo-pinturas, patentes até 22 de Outubro. No exterior, Diogo Machado vai desconstruir a fachada da Ermida. “Estou a trabalhar na fachada sempre com o meu registo, a repensar o uso do azulejo. O azulejo é um símbolo nacional, muito lisboeta também, da mesma forma que o corvo, e ambos caíram no esquecimento, então quisemos aliar uma coisa à outra”, refere Diogo. “Estou a fazer uma desconstrução da fachada, com rasgos dinâmicos. O desenho em si é feito à volta do corvo e da natureza, mantendo sempre a minha cromática dos azuis”.

Se é fã de arte urbana, esta é uma boa oportunidade para adicionar à lista estas novidades.

Ermida Nossa Senhora da Conceição. Travessa Marta Pinto, 21 (Belém). A partir das 18.00. Entrada livre.

Mais arte urbana na cidade:

+ Diz que é uma espécie de roteiro da arte urbana
+  Três intervenções de arte urbana que não pode perder

Últimas notícias

    Publicidade