A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
NÃO USAR
NÃO USAR

Todos os arraiais da noite de Santo António

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Arraialistas profissionais e amantes de bailaricos, chegámos à noite da grande festa de Santo António. Os fogareiros já estão há meio mês a puxar a brasa à sua sardinha, a música pimba já está mais do que afinada e os barris estão montados, por isso a margem de erro é mínima. Escolha um arraial para jantar e dançar ou, se prefere andar feito barata tonta cidade fora, faça já o roteiro da noite com a ajuda desta lista de arraiais, bairro a bairro. Depois é como diz o Toy no anúncio da IKEA, “faz a festa, faz a festa, vem prá roda e escolhe um par”.

Alcântara

O Duo Compacto andou a ensaiar as letras das músicas todo o mês (e aceita discos pedidos) e esta segunda-feira a festa vai noite dentro no arraial da Academia de Santo Amaro (Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro, 9). Começa as 20.00 e só manda todos para casa às 04.00. 

Alfama

Durante o mês de Junho, Alfama é sempre um arraialódromo. Na noite de Santo António conte com o grande bailarico do Arraial de São Miguel (Largo de São Miguel), do Arraial do Magalhães Lima (Largo do Salvador) do Arraial de São Tomé (Rua de São Tomé) e do Arraial do Adicense (Calçadinha da Figueira). Atenção que em Alfama é só música portuguesa. No Miradouro de Santa Luzia há ainda o Santo António Vegano, das 20.00 às 00.00, com doces e salgados veganos.

Arroios

O Arraial de Arroios (Rua de Arroios, 151A), organizado pelo Clube Atlético de Arroios, chamou Carapaus, Azeite e Alho para a noite de Santo António, que dura até as 02.00. Os restaurantes da Rua de Arroios vão estar abertos até mais tarde e as esplanadas cheias. Já o Grupo Desportivo da Pena (Beco São Luís da Pena, 9) tem Cláudio Filipe até à 00.00.

Avenidas Novas

O grupo Excursionista “Os Económicos” (jardim da Rua Filipe da Mata) tem música ao vivo com Diogo. 

Belém

O 28.º Arraial de Belém, organizado pelo grupo Sportivo de Pedrouços (Largo Luís Alves Miguel), tem o conjunto Alphaband. Os jantares começam a ser servidos às 20.00.

Bica

O miradouro de Santa Catarina, mais conhecido por Adamastor, recebe o Arraial do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa das 17.00 até às 04.00. E tem porco no espeto.

Os reis da Bica, sempre congestionada nesta noite (em que até a marcha da Bica demora meia hora a chegar ao centro do bairro, ainda que ladeada por homens com tochas), são os Pão com Manteiga, empoleirados lá no alto dos andaimes no arraial do Marítimo Lisboa Clube (Calçada da Bica Grande). Parece tudo o mesmo bailarico, mas as organizações são diferentes e há ainda o arraial do Grupo Desportivo Zip Zip (Largo de Santo Antoninho) e, já na Calçada do Combro, os Santos de Santa organizados pelos escuteiros do agrupamento 48 de Santa Catarina. A música aqui fica a cargo de Élio Sequeira. Também na Bica, mais alternativo, há os Santos Populares Vegan (Rua das Chagas), entre as 19.00 e as 22.00. São organizados pela Sapato Verde, pela Green Beans e pela The Love Food – Cozinha Saudável e prometem iguarias saudáveis e 100% vegan.

Cais do Sodré

O Maior Arraial de Lisboa é no Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré. O cartaz é de sonho para os amantes de música popular: hoje há a grande Ágata a partir das 21.00 (com o novo single "Livro de Reclamações"). Às 23.00 entra o DJ Eddie Ferrer.

Campolide

Os Santos à Campolide têm as grelhas todas prontas e o palco é dos Arrebimba o Malho, uma dupla composta por um DJ e um animador que privilegia a música portuguesa. A partir das 01.30. Antes há a Banda Fora de Série.

Campo de Ourique

O arraial do bairro de Campo de Ourique fica nas traseiras do Clube Atlético de Campo de Ourique (Largo Dr. António Viana). Tem tudo o que os grandes arraiais dos bairros históricos têm: grelhas com sardinhas e carne sempre a sair, caldo verde, caracóis. Tem é menos alarido e encontrões.

Carnide

O Arraial do Carnide Clube é no coreto e tem o conjunto Ipanema das 22.00 até às 04.00.

Estrela

O Arraial dos Combatentes (Rua do Possolo) e o arraial da Sociedade Musical Ordem e Progresso também dá para dançar hoje.

Graça

O Arraial da Voz do Operário, vencedor do concurso de melhor arraial votado pela EGEAC em 2016, tem o conjunto Kád’Kasa a partir das 22.00. A festa no arraial mais chique, o da Arraial da Vila Berta, é com Catarina Palma, Ruben Filipe e Cota Ruizadas. No Miradouro da Graça há Santa Babadeira no Arraial de São Vicente, com caldo verde e bifanas para além da babadeira.  

Lumiar

No Alto do Lumiar e no Largo do Paço do Lumiar há música e pé de dança garantido.

Madragoa

A rua da Esperança está fechada e o Esperança Atlético Clube (Rua da Esperança, 144) montou esplanada e grelha no exterior para dar espaço para comes, bebes e danças. Não há uma comissão organizadora de uma grande festa, portanto se andar rua acima, rua abaixo, é possível que encontre um arraial caseirinho pacato, com boa música e comida barata.

Marvila

O Arraial do Bairro dos Alfinetes e Salgadas (Largo das Roseiras) é o único em Marvila que tem baile desenfreado todo o mês. Já o Arraial da Sociedade Musical 3 d’Agosto (Rua de Marvila, 34), que organiza a marcha de Marvila, monta a barraquinha esta segunda-feira.

Mouraria

A Associação Renovar a Mouraria vai sempre além das sonoridades pimba e esta noite tem os Telefonia, que se dedicam à música “retro-pop-imigra-bailariló-laico-portuguesa”, descrevem. E levam convidados para a noite. Também no bairro, tem o Arraial do Grupo Desportivo da Mouraria e as Sardinhas Achadas (Escadinhas da Achada) tem os Tochapestana às 22.00 e DJ Set logo a seguir, que a noite de Santo António não morre cedo.

Olivais

Há três arraiais a competir entre si: o da Associação Desportiva e Cultural da Encarnação, o do Grupo Musical O Pobrezinho e o do Ingleses Futebol Clube.

Praça da Alegria

O Arraial Santo António na Praça de Alegria tem música Nuno Ropio e Luís Rouxinol. A festa está on das 22.00 até às 00.00, sempre acompanhada por bebidas e petiscos.

Príncipe Real
O Arraial ao Largo (Largo Agostinho da Silva), enfeitado com bonitas bandeirolas dos ilustradores Angélica Nóbrega e Caio Kenji do projecto Faísca Gerador, tem cante magano a partir das 20.30 com Nuno e Sofia Ramos. A partir das 22.00 há batida com DJ Sigo que promete “escorregadelas perigosas para a música popular portuguesa”.

+ Noite de Santo António: festas menos populares

+ Os melhores arraiais para toda a família

+ Sardinhadas em Lisboa: as tradicionais e as invenções dos chefs

Últimas notícias

    Publicidade