Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Chefs cozinham em casa: receitas para ver online
banca de cozinha
©Katie Smith/Unsplash

Chefs cozinham em casa: receitas para ver online

Chefs e cozinheiros puseram mãos à obra e cozinham, a partir de suas casas, receitas para ver online para que a inspiração ao fogão nunca lhe falte.

Por Sebastião Almeida
Publicidade

Ter sempre ideias de novos pratos para cozinhar em casa pode ser difícil. Admita, já deve ter dado por si a repetir a mesma receita à falta de melhor. Quem nunca? O bom de estarmos todos fechados em casa é que podemos aprofundar os nossos talentos, seja a afinar a mão para a culinária ou para outros ofícios. A restauração está parada, mas os grandes nomes da gastronomia continuam a fazer o que melhor sabem a partir de casa: cozinhar. E a tecnologia dá uma ajuda, ao permitir que um sem número dessas criações, pela mão de quem sabe, sejam partilhadas, todos os dias, nas redes sociais. Basta que os siga. Caso tenha esgotado as ideias ou queira algo diferente, eis inspiração para as próximas refeições.

Recomendado: Como fazer pão em casa

Quem lhe traz a inspiração

Vitor Adao
Vitor Adao
Sebastião Almeida

Vítor Adão

O chef do Plano, em Lisboa, lançou uma rubrica de conversas, Por Detrás de um Chef, com pequenos produtores, no seu Instagram, às quartas-feiras e sábados, às 19.00. Durante os lives, Adão põe em prática receitas, utilizando os ingredientes dos produtores.

henrique sá pessoa
henrique sá pessoa
©Estrella Damm

Henrique Sá Pessoa

Conversas no Atelier é a mais recente iniciativa do chef do Alma, que convida personalidades para o acompanharem numa conversa. Os convidados escolhem um ingrediente e o chef elabora uma receita, para que a possa testar em casa.

Publicidade
Alho Francês
Alho Francês
Alho Francês/ Facebook

Nuno Mota

Nuno Mota ou Alho Francês,  assim é conhecido o chef nas redes sociais. É lá que disponibiliza inúmeras receitas, dos mais variados tipos de cozinha. Tudo começou em 2015 e já lá vão cinco anos de receitas vegetarianas.

Mafalda Sena

Senas Saudáveis é a conta de Instagram de Mafalda Sena, arquitecta, que também tem mão para a culinária.  É nesta rede social que partilha receitas saudáveis, com um toque de criatividade.

Publicidade
A Ovelha Negra
A Ovelha Negra
A Ovelha Negra/ Facebook

Teresa Cameira

É a responsável pela Academia Time Out, no Time Out Market, onde dá workshops de cozinha para crianças e de pastelaria. A par da formação, é no site A Cozinha da Ovelha Negra que partilha receitas simples para todos os dias.

Chef, João Rodrigues, Matéria, Feitoria
Chef, João Rodrigues, Matéria, Feitoria
©Manuel Manso

Chefs de Casa

Ao contrário dos restantes, este não se trata de um projecto individual, mas sim de um programa da RTP. Alexandre Silva, José Avillez, João Rodrigues ou Vítor Sobral são os chefs que abrem a porta de casa e elaboram receitas caseiras e tradicionais. Os episódios podem ser vistos ou revisto na RTP Play.

Publicidade

Dom Queijo

O Dom Queijo, restaurante no Campo Grande, em Lisboa, aproveitou os tempos de confinamento para lançar desafios de receitas no Instagram. Pão, risotto, brownies são algumas das sugestões. Claro está, a maior parte delas envolvendo a utilização do ingrediente sagrado, o queijo.

Mais para fazer em casa

The Pizza Project
Photograph: Courtesy The Pizza Project

Aprenda a fazer pizza em casa e torne-se num pizzaiolo

Coisas para fazer

Se há criação gastronómica consensual, em matéria de gosto, entre grande parte da população mundial, poder-se-á dizer que é a pizza. Não é fantástico como um pedaço de farinha, sal e água amassado, levado ao forno com demais ingredientes, causa tanta felicidade no palato de quem prova? Retenha isto: com a pizza não se brinca. E recorrer às opções congeladas não conhece perdão. Para não cair na tentação do caminho mais fácil e menos prazeroso, falámos com três dos melhores pizzaiolos de Lisboa e pedimos-lhes as suas receitas para que, em casa, possa aventurar-se neste mundo delicado. 

Tiago Bettencourt
©Duarte Drago

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Coisas para fazer

A ordem é para ficar em casa o máximo possível e evitar aglomerados de pessoas. Abraçando o espírito de comunidade, são muitos os eventos cancelados ou adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os (bons) velhos hábitos de ir ao teatro, apreciar uma boa exposição, ver um concerto ou simplesmente matar saudades de um brunch incrível. Nada tema: é olhar para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que acontecem noutras geografias, de norte a sul do país. 

Publicidade
Mata Bicho - Toca da Raposa
DR

Quatro receitas de cocktails de Constança Raposo Cordeiro

Bares

Constança Raposo Cordeiro partilhou quatro receitas (com vídeos) de receitas mais simples de cocktails com nomes sugestivos para fazer em casa: AntiVírus, Passa Tempo, Mata Bicho e o Off Street. Se não quiser dar-se a esse trabalho, pode sempre pedir os cocktails inventados pela bartender, que os entrega ao domicílio. Todas as semanas, à segunda-feira, são divulgados dois novos nas redes sociais do bar. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade