Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os eventos que pode ver na internet, em streaming
zoo de lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Em tempo de desconfinamento, continua a existir uma agenda cultural online. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa.

Por Editores de Time Out
Publicidade

A ordem (ainda) é para ficar em casa tanto quanto possível e evitar aglomerados de pessoas. Apesar da nova e relativa normalidade, muitos eventos continuam cancelados ou foram adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir ao teatro, apreciar uma boa exposição ou ver um grande concerto sem medos. Mas nada tema: olhe para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que se realizam noutras geografias, de norte a sul do país e até no estrangeiro.

Recomendado: Leia as edições digitais da Time Out Portugal

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Herman José
Herman José
©Duarte Drago

1. Ticketline Live Stage

Notícias Eventos e festivais

Se é verdade que a pandemia trouxe dificuldades acrescidas ao meio artístico, também lhe tem permitido reinventar-se. Nos últimos tempos, têm-se sucedido os espectáculos transmitidos online. Agora, a Ticketline resolveu lançar uma plataforma de streaming, que tem como objectivo permitir ao público assistir a eventos em qualquer parte do mundo. O Ticketline Live Stage estreou-se a 18 de Julho com a transmissão do espectáculo “Desconfinando e Rindo”, de Herman José. Mas a nova agenda promete espectáculos de teatro, dança, humor, música e magia.

zoo de lisboa
zoo de lisboa
Fotografia: Jardim Zoológico de Lisboa

2. Quartas-Feiras Selvagens

O Jardim Zoológico de Lisboa tem uma nova série de vídeos para ver em directo no Youtube, entre 22 de Julho e 26 de Agosto, sempre às 14.30. O programa, anunciado no site do parque, conta com conversas com o treinador de aves e répteis mas também com o tratador dos koalas e o dos golfinhos. Está ainda planeada uma sessão de alimentação dos pinguins em tempo real. 

Publicidade
Feng Shui - Museu do Oriente
Feng Shui - Museu do Oriente
DR

3. Workshops virtuais de Feng Shui

Notícias Vida urbana

A energia do Feng Shui invade o Museu do Oriente este Verão. Os já habituais workshops estão de regresso, mas em formato online, e vêm ajudá-lo a iniciar-se ou a aprofundar – se for caso disso – os conhecimentos nesta filosofia milenar chinesa. São três, com temáticas diferentes, e arrancam no dia 22 de Julho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Museu do Oriente. O valor de cada sessão é 26€.

Tomorrowland
Tomorrowland
Time Out Barcelona

4. Tomorrowland Around the World

Notícias Eventos e festivais

O conhecido festival belga de música electrónica mudou-se para a internet. Decorre entre 25 e 26 de Julho, junta artistas como Steve Aoki e Armin van Buuren, mas também Dixon ou Tale Of Us, e conta com oito palcos, especialmente criados e projectados pela equipa criativa e pelos artistas 3D por detrás do Tomorrowland. Além das actuações, será possível assistir a espectáculos de fogo-de-artifício e laser, estando ainda planeadas actividades como webinars, jogos e workshops sobre lifestyle, gastronomia e moda.

Publicidade
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
© Alireza Pakdel

5. José Saramago na Caricatura Internacional

Notícias Arte

A galeria Art Spot, do Alameda Shop & Spot, tem vindo a mostrar regularmente os melhores trabalhos do PortoCartoon – World Festival, resultado de uma parceria com o Museu Nacional da Imprensa. Este mês, e à semelhança do que tem acontecido durante o período de confinamento, há mais uma exposição para ver online no site do centro comercial. E não é uma exposição qualquer. José Saramago na Caricatura Internacional, inaugurada originalmente em 2013, marcou a abertura do “sector de caricaturas sobre grandes figuras nacionais e estrangeiras” e que, actualmente, já acumula nomes como Amália RodriguesCristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira ou Charlie Chaplin.

Desabafos
Desabafos
©DR

6. Assista aos "Desabafos" de André Murraças

Notícias Filme

Cinco lisboetas, isolados em casa, decidiram transformar a câmara num megafone e deixar-nos de frente com as suas preocupações diárias. A ideia, de André Murraças, chegou à Internet a 12 de Junho e todas as sextas-feiras, às 08.00, é lançado um novo episódio. Desabafos é um trabalho guiado pelo humor, leve, uma imagem da cidade fechada que não é só sobre a quarentena mas também o é. É, ainda, sobre uma outra ideia, mais nacional do que universal: a de que todos nós refilamos. A banda sonora ficou a cargo da dupla Fado Bicha, que mistura o fado e a modernidade lisboeta.

Publicidade
Música, Jazz, TGB, Sérgio Carolino, Mário Delgado, Alexandre Frazão
Música, Jazz, TGB, Sérgio Carolino, Mário Delgado, Alexandre Frazão
©Rodrigo Amado

7. Concertos de regresso ao Hot Clube, mas à distância

Notícias Música

A principal razão que levou à fundação do Hot Clube de Portugal em 1948 foi “a divulgação da música jazz”. Como as actuais regras de distanciamento social são incompatíveis com concertos ao vivo, a alternativa encontrada para prosseguir a missão do clube é a transmissão em live streaming de concertos, através da plataforma Crowdcast, todas as quintas e sexta-feiras, entre as 22.00 e as 23.15. O acesso é gratuito para sócios do HCP com as quotas em dia, mas os restantes interessados têm de pagar (7,50€) para ver os concertos.

tiago bettencourt
tiago bettencourt
Tiago Bettencourt

8. Tiago na Toca para ouvir todas as segundas

Notícias Vida urbana

Tiago Bettencourt lançou Tiago na Toca e os Poetas em 2011, para dar voz a poemas de autores portugueses. Quase uma década depois, o músico reanima o projecto com o lançamento de “Tiago na Toca” em formato de rubrica online. Todas as segundas-feiras, às 22.00, vai dar um concerto ao vivo no Instagram. Este novo formato online terá sempre o mesmo modelo: três canções suas, uma do projecto “Tiago na Toca” e ainda três versões de um outro artista.

Publicidade
Lux Streaming
Lux Streaming
DR

9. Lux em casa em qualquer altura

Notícias Vida nocturna

O clube lisboeta tem-se mantido operacional com uma programação online de segunda a domingo. Nestes novos tempos, e sabe-se lá até quando, vamos matando saudades como podemos: essencialmente a ver live streamings de DJs a partir das suas casas ou de clubes. Mas as actuações ao vivo são apenas a ponta de um icebergue que inclui playlists feitas pelos residentes e cúmplices do Lux, disponibilizadas regularmente no Youtube, e ainda um programa de rádio, a partilha de DJ sets de artistas internacionais, gravados ao vivo no Lux, e muitos outros conteúdos.

Tin Hill Social’s Pub Quiz League
Tin Hill Social’s Pub Quiz League
DR

10. Quiz às Quartas

Notícias Eventos e festivais

Apesar do confinamento, continua a haver forma de testar os conhecimentos de cultura geral com quizes online. Um deles é o Quiz às Quartas, organizado por Elise Constantino e Ricardo Baptista, todas as quartas-feiras, às 22.00. A sessão realiza-se através do Google Meet, onde é apresentado um PowerPoint com as perguntas. Paralelamente, é partilhado um Google Form que serve para registar as respostas. Feitas as correcções, são anunciados os vencedores.

Publicidade
rodolfo tristão, wine hour at home
rodolfo tristão, wine hour at home
© DR

11. Wine Hour at Home

Notícias Bebida

O projecto Wine Hour at Home, uma parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor, surgiu de forma a que todos os portugueses possam juntar-se, ainda que virtualmente, para um copo de vinho. Os “encontros” acontecem às segundas e quartas, às 19.00, no Instagram, e contam sempre com a presença dos produtores. Cada produtor será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la.

Vitor Adao
Vitor Adao
Sebastião Almeida

12. Vítor Adão cozinha no Instagram

Notícias Comida

A ligação entre consumidor final e produtor está danificada, mas Vítor Adão, chef do Plano em Lisboa, quer dar-lhe um novo impulso e aproximar uns e outros para que se compre local e com qualidade com o projecto “Por Detrás de um Chef”Às quartas e sábados, às 19.00, Adão convida produtores no Instagram para falarem sobre as suas matérias-primas, enquanto elabora uma receita utilizando os seus produtos. Ao mesmo tempo que Adão cozinha, os produtores dão-se a conhecer, tal como aos seus produtos. Quem assiste pode fazer perguntas. E no final, o anfitrião facilita o contacto com o produtor, para quem estiver interessado.

Publicidade
Whisky & Words
Whisky & Words
Whisky & Words

13. Ciclo de entrevistas World Class Portugal

Notícias Eventos e festivais

Enquanto não há shows nos bares, há conversas sobre comida, bebida ou botânicos. A World Class, empresa responsável pela maior competição de bartending do mundo, vai juntar numa sala virtual figuras do sector da cockteleria, gastronomia e hospitalidade. Todas as terças e quintas-feiras, às 17.00, há encontro marcado na plataforma Zoom para uma série de entrevistas em directo conduzidas por Honório Oliveira, embaixador da World Class em Portugal. O código de acesso para entrar em cada uma destas conversas na plataforma Zoom é dado nas páginas de Facebook e Instagram da World Class Portugal antes de cada sessão.

Henrique Sá Pessoa
Henrique Sá Pessoa
© João Saramago

14. Sá Pessoa ensina receitas simples

Notícias Comida

Henrique Sá Pessoa criou um novo programa no seu atelier de cozinha, em Marvila. Em Conversas no Atelier, o chef do Alma, restaurante com duas estrelas Michelin, convida semanalmente personalidades e elabora uma receita tendo como base um dos seus ingredientes favoritos. Os produtos escolhidos são sempre simples e acessíveis, de modo a permitir que as pessoas em casa possam replicar a receita. Haverá um episódio novo todas as semanas, com meia hora dedicada às receitas e dez minutos de conversa com os convidados.

Publicidade
Exercício, Aulas ao Ar Livre, Raba Power
Exercício, Aulas ao Ar Livre, Raba Power
©Henrique Neves

15. Aulas online de Raba Power

Notícias LGBT

Chamam-se Raba Power, começaram em Lisboa e pretendem desenvolver os movimentos da zona pélvica e libertar o corpo. Populares na comunidade queer, as aulas são agora dadas online, na plataforma Zoom, duas vezes por semana. No fim costuma haver um momento de partilha, onde se debatem vários temas. As aulas duram uma hora e acontecem às terças e quintas-feiras às 18.00. O custo é de 6€/aula, 20€/mês uma vez por semana, 40€/mês duas vezes por semana. Para mais informações, basta enviar um e-mail.

Publicidade
museu da farmácia
museu da farmácia
Fotografia: Pedro Loureiro/ Museu da Farmácia

17. Um Mundo de Máscaras virtuais

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição “Um Mundo de Máscaras”, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia. Disponível online até ao final de Agosto, pretende ser o rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povo, sob a perspectiva de um dos mais relevantes testemunhos da antropologia: a máscara.

El Corte Inglés
El Corte Inglés
Fotografia: El Corte Inglés

18. El Corte Inglés promove cultura à distância de um clique

Apesar das circunstâncias, as galerias comerciais El Corte Inglés não deixaram de promover as suas habituais actividades gratuitas do âmbito cultural. A agenda agora é online, em streaming, no Facebook. Ciência, religião e até a história dos Santos Populares, tudo é motivo para uma conversa ou workshop. 

Publicidade
Metallica
Metallica
DR

19. #MetallicaMondays para ouvir no Youtube

Os Metallica querem que faça uma pausa da Netflix (eles é que disseram) para assistir a uma nova série de concertos online, mas de arquivo, que pode ver em streaming no YouTube e também no Facebook da banda norte-americana. O primeiro streaming, que ainda pode ver, ficou disponível a 24 de Março, um concerto em Slane Castle, República da Irlanda, em Junho do ano passado. A ideia é disponibilizar um novo concerto dos Metallica todas as segundas-feiras.

Há vida lá fora

A Criada Zerlina
©João Tuna

As peças de teatro em Lisboa a não perder em Julho

Teatro

Deixe-se de desculpas e vá ao teatro. A sério, vá. É que, após três meses e meio de paragem, os palcos estão a voltar à vida, com preços apetecíveis e propostas para todos os gostos. Mas precisam, mais do que nunca, de público. Voltamos assim a abrir as portas das principais salas de teatro de Lisboa para lhe dizer o que reserva este bonito mês de Julho.

piscinas naturais em portugal
Fotografia: Claudia van Zyl/ Unsplash

Piscinas naturais em Portugal para mergulhar na natureza

Coisas para fazer

A praia e as piscinas de hotel não são a única opção se quiser dar uns mergulhos ou ir chapinhar com as crianças. As piscinas naturais, por exemplo, têm muitas vantagens e são mais abundantes do que se possa pensar. Normalmente no meio da natureza, permitem-no observar a beleza selvagem que o rodeia, enquanto nada em águas sem cloro. Já para não falar que são excelentes alternativas para fugir de enchentes.

Publicidade
Lima Escape Camping, Gerês
©DR

Dez parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Hotéis

Passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são muitos os encantos em dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural. Desde parques dedicados ao ecoturismo até aos glampings, o difícil será escolher – se existir acesso directo à praia, melhor. Desligue-se do mundo nestes parques de campismo.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade