Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os eventos que pode ver na internet, em streaming
zoo de lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Neste período especialmente difícil, a agenda cultural online continua forte. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa.

Por Editores de Time Out
Publicidade

A ordem é outra vez para ficar em casa tanto quanto possível e evitar aglomerados de pessoas. Com o Estado de Emergência em vigor, muitos eventos continuam cancelados ou foram adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir apanhar sol para os jardins ou ver um grande concerto sem medos. Mas nada tema: olhe para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que se realizam noutras geografias, de norte a sul do país e até no estrangeiro.

Recomendado: Leia as edições digitais da Time Out Portugal

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Aulas online Nikon
Aulas online Nikon
Fotografia: Shutterstock

1. Aulas de fotografia da Nikon

Para os iniciantes ou para os que andam sempre com a máquina atrás, até dia 31 de Dezembro a Nikon disponibiliza dez aulas online, leccionadas por um fotógrafo profissional, acessíveis em qualquer parte do mundo. Nestes cursos, pode aprender a fazer um vídeo com música ou explorar detalhes minuciosos que por vezes inquietam mesmo os mais experientes, como obter a luminosidade ideal para fazer um disparo. Habitualmente estas aulas custam entre os 12,50€ e os 42€, mas na quadra natalícia a Nikon disponibiliza-as gratuitamente. Para aceder a cada uma delas, precisa apenas de visitar o site e ter à mão papel e caneta. Se tiver uma máquina, melhor ainda.

Tiago Bettencourt
Tiago Bettencourt
©Hassel Mamiya

2. Concerto de Natal Solidário

A Associação VilacomVida, que promove um projecto sustentável de empregabilidade e formação de jovens com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual (PDI), está a preparar um concerto solidário, com transmissão em directo, directamente a partir dos estúdios da AVK, em Lisboa, no dia 19 de Dezembro, pelas 21.30. Tiago Bettencourt, Mafalda Veiga e Frankie Chavez são apenas três dos nove artistas que se associaram à causa. Para assistir ao concerto, basta reservar o seu lugar através de um donativo.

Publicidade
Academia Time Out
Academia Time Out
Fotografia: Manuel Manso

3. Workshops virtuais da Academia Time Out

Notícias Vida urbana

O Time Out Market Lisboa está fechado temporariamente, mas a Academia e os seus workshops continuam a bater à porta dos clientes que querem continuar a meter as mãos na massa. Ao longo do mês de Dezembro haverá workshops online para grupos de amigos, colegas de trabalho ou famílias celebrarem o Natal, cada um à volta da sua mesa e em segurança.

música
música
Fotografia: Julio Rionaldo

4. Almada promove uma semana de concertos online

Notícias Vida urbana

A 6.ª edição do festival de música “Cidade de Almada”, organizado pela Academia de Música de Almada e a associação cultural Almadamúsica, já arrancou e prolonga-se até dia 9. Os concertos são de entrada livre, mas o acesso encontra-se limitado às novas restrições para a capacidade das salas, razão por que este ano também vão ser transmitidos online, no Youtube.

Publicidade
Pastelaria Batalha
Pastelaria Batalha
©Pastelaria Batalha

5. Workshops de Natal da Pastelaria Batalha

Notícias Comida

A loja do Chiado fechou portas em Junho, mas a Batalha continua na Venda do Pinheiro (onde ainda se mantém a fábrica), na Malveira e até online. A famosa pastelaria da zona saloia transferiu os workshops que decorriam no espaço alfacinha para o mundo digital e não há longe nem distância que afaste os gulosos das receitas que a pastelaria não se importa de partilhar. Agora chegou a vez dos workshops alusivos à quadra natalícia, orientados pelo chef João Batalha.

Lisbon Film Orchestra
Lisbon Film Orchestra
Lisbon Film Orchestra

6. Concerto de Natal da Lisbon Film Orchestra

Notícias Música

Neste período de incertezas, a música e o cinema continuam a ser o escape perfeito – e “nem o Natal se fazia” sem um concerto da Lisbon Film Orchestra. É a própria que o diz no cartaz de apresentação de Christmas is coming to town, um espectáculo com transmissão em directo, para ver a partir do conforto de sua casa, no primeiro sábado de Dezembro, dia 5, às 21.30.

Publicidade
Companhia de Dança de Almada
Companhia de Dança de Almada
Fotografia: Marta Romero/ Ca.Da 2020

7. CLASH! Festival Internacional

Notícias Teatro e artes performativas

A Sapienza Università di Roma coordena, a União Europeia co-financia, e cinco companhias de dança asseguram a programação. Assim se faz um festival internacional com transmissão online e gratuita durante seis dias. Entre 8 e 13 de Dezembro, sempre a partir das 17.00, o CLASH! promete workshops, conversas, vídeo-dança e performances, incluindo da Companhia de Dança de Almada, que irá apresentar duas estreias absolutas, uma mesa redonda e um painel com coreógrafos convidados.

Michelin Guide Bangkok 2019
Michelin Guide Bangkok 2019
Phavitch Theeraphong

8. Gala das estrelas Michelin

Notícias Comida

A gala de apresentação do Guia Michelin 2021 para Portugal e Espanha, que estava prevista realizar-se a 30 de Novembro, em Madrid, foi adiada para 14 de Dezembro e será transmitida online, a partir da Casa Real de Correos, na capital espanhola. A decisão de optar por este formato, que já havia sido anunciada em Outubro, é motivada pelo crescimento da pandemia na Europa. É a primeira vez, desde que as cerimónias tiveram início em 2009, que o evento se realiza sem a presença de convidados.

Publicidade
Christmas is Coming
Christmas is Coming
Ticketline Live Stage

10. Ticketline Live Stage

Se é verdade que a pandemia trouxe dificuldades acrescidas ao meio artístico, também lhe tem permitido reinventar-se. Continuam a suceder-se os espectáculos transmitidos online. Agora, a Ticketline tem uma plataforma de streaming, para permitir ao público assistir a eventos em qualquer parte do mundo. O Ticketline Live Stage estreou-se a 18 de Julho com a transmissão do espectáculo “Desconfinando e Rindo”, de Herman José. Mas a agenda continua imparável, com workshops, concertos, espectáculos de magia e até festivais.

Publicidade
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
© Alireza Pakdel

11. José Saramago na Caricatura Internacional

A galeria Art Spot, do Alameda Shop & Spot, tem vindo a mostrar regularmente os melhores trabalhos do PortoCartoon – World Festival, resultado de uma parceria com o Museu Nacional da Imprensa. Este Verão, lançou mais uma exposição para ver online no site do centro comercial. E não é uma exposição qualquer. José Saramago na Caricatura Internacional, inaugurada originalmente em 2013, marcou a abertura do “sector de caricaturas sobre grandes figuras nacionais e estrangeiras” e, actualmente, já acumula nomes como Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira ou Charlie Chaplin.

exposição mil passáros
exposição mil passáros
Fotografia: Associação Qe (Quinta Essência)

12. Mil Pássaros

Parte do programa educativo da Capital Verde Europeia, o projecto Mil Pássaros, Mil Lugares em Lisboa desafiava a comunidade escolar e respectivas famílias a construir pássaros em papel, que depois seriam integrados numa instalação colectiva – a “Constelação Artístico-Educativa Mil Pássaros”. Com a pandemia, o projecto ficou parado mas a Companhia de Música Teatral decidiu reinventá-lo e abrir o desafio a todos. O resultado virou exposição numa Google Drive de portas abertas.

Publicidade
zoo de lisboa
zoo de lisboa
Fotografia: Jardim Zoológico de Lisboa

13. O Zoo Responde

O Jardim Zoológico de Lisboa continua a lançar diferentes séries de vídeos no seu canal de Youtube, incluindo directos com biólogos. Para aprender mais sobre os animais e até as alterações climáticas, basta subscrever.

Há vida lá fora

teatro
Fotografia: Teatro Villaret Facebook

As peças de teatro para ver esta semana

Teatro

A classe artística não parou de arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho ao longo desta pandemia. E, enquanto as salas continuarem abertas, há várias peças de teatro para ver em Lisboa. Para todos os gostos e carteiras, de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas e com diferentes intenções. Portanto, não tem desculpa: vá ao teatro.

Lisboa
Fotografia: Jason Briscoe/ Unsplash

Os melhores passeios em Lisboa para fazer esta semana

Coisas para fazer

Quanto ao kit de sobrevivência, calçado e roupa confortável são a recomendação da praxe, à qual acresce agora o álcool-gel e uma máscara, para qualquer eventualidade. Junte a família ou um grupo de amigos e desfrute destes passeios e caminhadas, ao mesmo tempo que aprende umas coisas e pratica algum exercício. E não se esqueça de andar longe dos outros, à distância e sem atropelos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade