Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os eventos que pode ver na internet, em streaming
zoo de lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Neste período especialmente difícil, a agenda cultural online continua forte. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa.

Por Editores de Time Out
Publicidade

A ordem é outra vez para ficar em casa tanto quanto possível e evitar aglomerados de pessoas. Com o Estado de Emergência em vigor, muitos eventos continuam cancelados ou foram adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir apanhar sol para os jardins ou ver um grande concerto sem medos. Mas nada tema: olhe para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que se realizam noutras geografias, de norte a sul do país e até no estrangeiro.

Recomendado: Leia as edições digitais da Time Out Portugal

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Christmas is Coming
Christmas is Coming
Ticketline Live Stage

1. Ticketline Live Stage

Se é verdade que a pandemia trouxe dificuldades acrescidas ao meio artístico, também lhe tem permitido reinventar-se. Continuam a suceder-se os espectáculos transmitidos online. Agora, a Ticketline tem uma plataforma de streaming, para permitir ao público assistir a eventos em qualquer parte do mundo. O Ticketline Live Stage estreou-se a 18 de Julho com a transmissão do espectáculo “Desconfinando e Rindo”, de Herman José. Mas a agenda continua imparável, com workshops, concertos, espectáculos de magia e até festivais.

Companhia de Dança de Almada
Companhia de Dança de Almada
Fotografia: Marta Romero/ Ca.Da 2020

2. CLASH! Festival Internacional

Notícias Teatro e artes performativas

A Sapienza Università di Roma coordena, a União Europeia co-financia, e cinco companhias de dança asseguram a programação. Assim se faz um festival internacional com transmissão online e gratuita durante seis dias. Entre 8 e 13 de Dezembro, sempre a partir das 17.00, o CLASH! promete workshops, conversas, vídeo-dança e performances, incluindo da Companhia de Dança de Almada, que irá apresentar duas estreias absolutas, uma mesa redonda e um painel com coreógrafos convidados.

Publicidade
Lisbon Film Orchestra
Lisbon Film Orchestra
Lisbon Film Orchestra

3. Concerto de Natal da Lisbon Film Orchestra

Notícias Música

Neste período de incertezas, a música e o cinema continuam a ser o escape perfeito – e “nem o Natal se fazia” sem um concerto da Lisbon Film Orchestra. É a própria que o diz no cartaz de apresentação de Christmas is coming to town, um espectáculo com transmissão em directo, para ver a partir do conforto de sua casa, no primeiro sábado de Dezembro, dia 5, às 21.30.

Europa 6.1
Europa 6.1
A Vida nos Bosques, de Alain Raoust (2019, França, Portugal, Drama, 92’)

4. Festival de cinema Europa 6.1

Notícias Filme

O Europa 6.1, organizado pela Representação da Comissão Europeia e a rede EUNIC em Portugal, propõe uma selecção de filmes para ver online, até 30 de Novembro, na plataforma de streaming Jangada-VOD. O programa inclui sete filmes de diferentes países europeus – Áustria, França, Hungria, Luxemburgo, Polónia, Portugal e República Checa – para ver em casa e sem gastar dinheiro.

Publicidade
Michelin Guide Bangkok 2019
Michelin Guide Bangkok 2019
Phavitch Theeraphong

5. Gala das estrelas Michelin

Notícias Comida

A gala de apresentação do Guia Michelin 2021 para Portugal e Espanha, que estava prevista realizar-se a 30 de Novembro, em Madrid, foi adiada para 14 de Dezembro e será transmitida online, a partir da Casa Real de Correos, na capital espanhola. A decisão de optar por este formato, que já havia sido anunciada em Outubro, é motivada pelo crescimento da pandemia na Europa. É a primeira vez, desde que as cerimónias tiveram início em 2009, que o evento se realiza sem a presença de convidados.

Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
Exposição de caricaturas de José Saramago no Alameda Shop & Spot
© Alireza Pakdel

6. José Saramago na Caricatura Internacional

A galeria Art Spot, do Alameda Shop & Spot, tem vindo a mostrar regularmente os melhores trabalhos do PortoCartoon – World Festival, resultado de uma parceria com o Museu Nacional da Imprensa. Este Verão, lançou mais uma exposição para ver online no site do centro comercial. E não é uma exposição qualquer. José Saramago na Caricatura Internacional, inaugurada originalmente em 2013, marcou a abertura do “sector de caricaturas sobre grandes figuras nacionais e estrangeiras” e, actualmente, já acumula nomes como Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Manoel de Oliveira ou Charlie Chaplin.

Publicidade
exposição mil passáros
exposição mil passáros
Fotografia: Associação Qe (Quinta Essência)

7. Mil Pássaros

Parte do programa educativo da Capital Verde Europeia, o projecto Mil Pássaros, Mil Lugares em Lisboa desafiava a comunidade escolar e respectivas famílias a construir pássaros em papel, que depois seriam integrados numa instalação colectiva – a “Constelação Artístico-Educativa Mil Pássaros”. Com a pandemia, o projecto ficou parado mas a Companhia de Música Teatral decidiu reinventá-lo e abrir o desafio a todos. O resultado virou exposição numa Google Drive de portas abertas.

zoo de lisboa
zoo de lisboa
Fotografia: Jardim Zoológico de Lisboa

8. O Zoo Responde

O Jardim Zoológico de Lisboa continua a lançar diferentes séries de vídeos no seu canal de Youtube, incluindo directos com biólogos. Para aprender mais sobre os animais e até as alterações climáticas, basta subscrever.

Publicidade
Pastelaria Batalha
Pastelaria Batalha
©Pastelaria Batalha

10. Workshops de Natal da Pastelaria Batalha

Notícias Comida

A loja do Chiado fechou portas em Junho, mas a Batalha continua na Venda do Pinheiro (onde ainda se mantém a fábrica) e na Malveira. E online. A famosa pastelaria da zona saloia transferiu os workshops que decorriam no espaço alfacinha para o mundo digital e não há longe nem distância que afaste os gulosos das receitas que a pastelaria não se importa de partilhar. Agora chegou a vez dos workshops alusivos à quadra natalícia, orientados pelo chef João Batalha.

Há vida lá fora

teatro
Fotografia: Teatro Villaret Facebook

As peças de teatro para ver esta semana

Teatro

A classe artística não parou de arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho ao longo desta pandemia. E, enquanto as salas continuarem abertas, há várias peças de teatro para ver em Lisboa. Para todos os gostos e carteiras, de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas e com diferentes intenções. Portanto, não tem desculpa: vá ao teatro.

Lisboa
Fotografia: Jason Briscoe/ Unsplash

Os melhores passeios em Lisboa para fazer esta semana

Coisas para fazer

Quanto ao kit de sobrevivência, calçado e roupa confortável são a recomendação da praxe, à qual acresce agora o álcool-gel e uma máscara, para qualquer eventualidade. Junte a família ou um grupo de amigos e desfrute destes passeios e caminhadas, ao mesmo tempo que aprende umas coisas e pratica algum exercício. E não se esqueça de andar longe dos outros, à distância e sem atropelos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade