Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Os eventos continuam cancelados, mas há uma agenda cultural a nascer online. Siga as nossas sugestões, sem sair de casa

eventos online
Fotografia: Annie Spratt/ Unsplash
Por Editores de Time Out |
Publicidade

A ordem (ainda) é para ficar em casa o máximo possível e evitar aglomerados de pessoas. Abraçando o espírito de comunidade, são muitos os eventos cancelados ou adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os bons e velhos hábitos de ir ao teatro, apreciar uma boa exposição, ver um concerto ou simplesmente matar saudades de um brunch incrível. Nada tema: é olhar para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que acontecem noutras geografias, de norte a sul do país e até ao estrangeiro.

Recomendado: Leia ou descarregue aqui a última edição da revista Time In Portugal

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

1
teatro
Câmara Municipal de Torres Vedras

Emergência Cultural

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a promover um programa de emergência cultural, com vários conteúdos a serem transmitidos na página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras. A programação, disponível para consulta no site da autarquia, inclui peças de teatro, mas também música, dança, ciclos de conversa e oficinas para todas as idades. De segunda a domingo, o que não faltam são propostas para ver no conforto da sua casa.

2
museu da farmácia
Fotografia: Pedro Loureiro/ Museu da Farmácia

Um Mundo de Máscaras

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, o Museu da Farmácia inaugurou a exposição “Um Mundo de Máscaras”, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia. Disponível online até ao final de Agosto, pretende ser o rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povo, sob a perspectiva de um dos mais relevantes testemunhos da antropologia: a máscara.

Publicidade
3

Festival de Ciência Online

O Festival de Ciência Online realizou-se no passado sábado, 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas. Agora há uma emissão inteira para ver, produzida pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Ouvir o astrofísico José Afonso, o astronauta Andreas Mogensen ou a bióloga Maria Mota. Conhecer a estação de pinguins da Antárctida, visitar o mar profundo ou ver experiências em directo nos vários Centros Ciência Viva espalhados pelo país. São mais de três horas de ciência.

4
Teatro Nacional D. Maria II
Fotografia: Arlindo Camacho

D. Maria II em Casa

Numa altura em que a maioria das pessoas se encontra em casa e sem possibilidade de acesso a espaços culturais, o Teatro Nacional D. Maria II, encerrado ao público temporariamente, não desiste de estar perto dos espectadores. Até à reabertura, prevista para Setembro, há D. Maria II em Casa, com a estreia de um espectáculo online todas as sextas-feiras e sábados à noite. Para ver no aconchego do lar. O calendário destes espectáculos, que vai sendo revelado no site do teatro nacional, é composto por produções e co-produções do D. Maria II que estrearam nos últimos anos e podem ser vistas em casa pela primeira vez. Há ainda uma Salinha Online, para famílias com crianças entre os três e os oitos anos de idade, onde são partilhados vídeos com leituras de histórias e contos infantis.

Publicidade
5
Metallica
DR

#MetallicaMondays

Os Metallica querem que faça uma pausa da Netflix (eles é que disseram) para assistir a uma nova série de concertos online, mas de arquivo, que pode ver em streaming no YouTube e também no Facebook da banda norte-americana. O primeiro streaming, que ainda pode ver, ficou disponível a 24 de Março, um concerto em Slane Castle, República da Irlanda, em Junho do ano passado. A ideia é disponibilizar um novo concerto dos Metallica todas as segundas-feiras.

6
The Rolling Stones
Fotografia: Øderud

Extra Licks

À semelhança dos Metallica, também os Rolling Stones anunciaram que vão disponibilizar concertos históricos no Youtube. “Extra Licks” é o nome dado à série de conteúdos que vão ser colocados em streaming todos os domingos entre 3 de Maio e 7 de Junho. Mas, atenção, cada concerto ficará disponível apenas durante uma semana.

Publicidade
7
tiago bettencourt
Tiago Bettencourt
Notícias, Vida urbana

Tiago na Toca

Tiago Bettencourt lançou Tiago na Toca e os Poetas em 2011, para dar voz a poemas de autores portugueses. Quase uma década depois, o músico reanima o projecto com o lançamento de “Tiago na Toca” em formato de rubrica online. Todas as segundas-feiras, às 22.00, vai dar um concerto ao vivo no Instagram. Este novo formato online terá sempre o mesmo modelo: três canções suas, uma do projecto “Tiago na Toca” e ainda três versões de um outro artista.

8
Lux Streaming
DR
Notícias, Vida nocturna

Lux em casa

O clube lisboeta tem-se mantido operacional com uma programação online de segunda a domingo. Nestes novos tempos, e sabe-se lá até quando, vamos matando saudades como podemos: essencialmente a ver live streamings de DJs a partir das suas casas ou de clubes. Mas as actuações ao vivo são apenas a ponta de um icebergue que inclui playlists feitas pelos residentes e cúmplices do Lux, disponibilizadas regularmente no Youtube, e ainda um programa de rádio, a partilha de DJ sets de artistas internacionais, gravados ao vivo no Lux, e muitos outros conteúdos.

Publicidade
9
Tin Hill Social’s Pub Quiz League
DR
Notícias, Eventos e festivais

Quiz às Quartas

Apesar do confinamento, continua a haver forma de testar os conhecimentos de cultura geral com quizes online. Um deles é o Quiz às Quartas, organizado por Elise Constantino e Ricardo Baptista, todas as quartas-feiras, às 22.00. A sessão realiza-se através do Google Meet, onde é apresentado um PowerPoint com as perguntas. Paralelamente, é partilhado um Google Form que serve para registar as respostas. Feitas as correcções, são anunciados os vencedores.

10
rodolfo tristão, wine hour at home
© DR
Notícias, Bebida

Wine Hour at Home

O projecto Wine Hour at Home, uma parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor, surgiu de forma a que todos os portugueses possam juntar-se, ainda que virtualmente, para um copo de vinho. Os “encontros” acontecem às 17.00 no Instagram, duas a três vezes por semana, e contam sempre com a presença dos produtores. Cada produtor será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la.

Publicidade
11
central gerador
Fotografia: Manuel Manso
Notícias, Vida urbana

Gerador

Já que não pode continuar a receber eventos na sua Central, a plataforma cultural Gerador vai levar a cultura até casa de todos com concertos, workshops, cursos online e conversas. A equipa do Gerador pôs mãos à obra e traçou uma agenda caseira para poder chegar a todos os que estão em casa. Todas as segundas o Gerador convida um músico português a falar em directo, no site, sobre as suas dez músicas portuguesas preferidas; às quintas é dia de leituras encenadas por actores portugueses que lêem autores nacionais, sobre os temas que desejarem; e as sextas-feiras são dia de duetos, onde artistas portugueses de áreas culturais diferentes fazem uma actuação em conjunto. Siga a agenda, que vai sendo actualizada, no site oficial da Gerador.

12
Vitor Adao
Sebastião Almeida
Notícias, Comida

Vítor Adão cozinha no Instagram

A ligação entre consumidor final e produtor está danificada, mas Vítor Adão, chef do Plano em Lisboa, quer dar-lhe um novo impulso e aproximar uns e outros para que se compre local e com qualidade com o projecto “Por Detrás de um Chef”Às quartas e sábados, às 19.00, Adão convida produtores no Instagram para falarem sobre as suas matérias-primas, enquanto elabora uma receita utilizando os seus produtos. Ao mesmo tempo que Adão cozinha, os produtores dão-se a conhecer, tal como aos seus produtos. Quem assiste pode fazer perguntas. E no final, o anfitrião facilita o contacto com o produtor, para quem estiver interessado.

Publicidade
13
Whisky & Words
Whisky & Words
Notícias, Eventos e festivais

Ciclo de entrevistas World Class Portugal

Enquanto não há shows nos bares, há conversas sobre comida, bebida ou botânicos. A World Class, empresa responsável pela maior competição de bartending do mundo, vai juntar numa sala virtual figuras do sector da cockteleria, gastronomia e hospitalidade. Todas as terças e quintas-feiras, às 17.00, há encontro marcado na plataforma Zoom para uma série de entrevistas em directo conduzidas por Honório Oliveira, embaixador da World Class em Portugal. O código de acesso para entrar em cada uma destas conversas na plataforma Zoom é dado nas páginas de Facebook e Instagram da World Class Portugal antes de cada sessão.

14
time out market rock in rio
©Joana Freitas
Notícias, Vida urbana

Rock in Rio Innovation Week Live Talks

No seguimento dos tempos que se vivem e das recomendações para ficar em casa, o Rock in Rio decidiu dar um cheirinho virtual da sua Innovation Week, marcada para Junho, com palestras sobre inovação, tecnologia, relações humanas e outras temáticas. As conversas estão previstas para todas as quartas-feiras, às 19.00, na página de Instagram do projecto e os convidados vão sendo anunciados semana a semana.

Publicidade
15
Hong Kong Ballet HKBallet@Home
Photo by Nihal Demirci
Notícias, Teatro e artes performativas

Companhia Nacional de Bailado

Enquanto não é possível sair de casa para assistir a espectáculos, a Companhia Nacional de Bailado vai disponibilizar algumas das suas peças online. A cada sete dias, é publicada uma nova obra para ver, que fica disponível para ver durante uma semana, em qualquer horário. Os títulos são anunciados semanalmente nas redes sociais e no site da Companhia. Mas esta não é a única iniciativa para o entreter durante a quarentena. Por exemplo, diariamente são lançados vídeos dos artistas da Companhia Nacional de Bailado a fazer alguns exercícios para que os possa acompanhar. Já para os mais novos, foram disponibilizadas ilustrações, criadas por Bárbara R para o espectáculo Planeta Dança.

16
mOstra

mOstra

A plataforma mOstra nasceu em 2014 para aproximar o público da arte contemporânea e, mesmo em tempos de isolamento social, não desiste. Suspensa a 5.ª edição (14 de Março a 17 de Junho), na porta 30 da Avenida Almirante Coutinho, a exposição colectiva passou para o online e em grande força. No site oficial é possível explorar todas as salas em modo 3D e ver obras de dezenas de artistas portugueses. Entre eles o fotógrafo André Príncipe ou o Atelier Contencioso em peso, das artistas plásticas Ana Velez, Xana Sousa e Joana Gomes.

Publicidade
17
Henrique Sá Pessoa
© João Saramago
Notícias, Comida

Sá Pessoa ensina receitas simples

Henrique Sá Pessoa criou um novo programa no seu atelier de cozinha, em Marvila. Em Conversas no Atelier, o chef do Alma, restaurante com duas estrelas Michelin, convida semanalmente personalidades e elabora uma receita tendo como base um dos seus ingredientes favoritos. Os produtos escolhidos são sempre simples e acessíveis, de modo a permitir que as pessoas em casa possam replicar a receita. Haverá um episódio novo todas as semanas, com meia hora dedicada às receitas e dez minutos de conversa com os convidados.

18
Filminhos Infantis à Solta pelo País
DR
Notícias, Filme

Zero em Comportamento

Com as salas de cinema temporariamente encerradas, a Zero em Comportamento decidiu criar um videoclube online. Estão lá os Filminhos Infantis à Solta Pelo País, bem como programas temáticos para os diferentes níveis de ensino. E cada vez mais longas-metragens para os mais velhos. Qualquer dos filmes e programas de filminhos poderá ser alugado, durante 48 horas por 3€, existindo também a possibilidade de subscrição anual (5€ por mês ou 45€) ou semestral (25€). Em caso de subscrição, os conteúdos ficam disponíveis sem limite de tempo ou de visualizações.

Publicidade
19
Exercício, Aulas ao Ar Livre, Raba Power
©Henrique Neves
Notícias, LGBT

Aulas online de Raba Power

Chamam-se Raba Power, começaram em Lisboa e pretendem desenvolver os movimentos da zona pélvica e libertar o corpo. Populares na comunidade queer, as aulas são agora dadas online, na plataforma Zoom, duas vezes por semana. No fim costuma haver um momento de partilha, onde se debatem vários temas. As aulas duram uma hora e acontecem às terças e quintas-feiras às 18.00. O custo é de 6€/aula, 20€/mês uma vez por semana, 40€/mês duas vezes por semana. Para mais informações, basta enviar um e-mail.

20
Salle de cinéma
© Unsplash / Denise Jans
Notícias, Filme

We Are One

Organizado, ou pelo menos apoiado, por 20 dos principais festivais de cinema do mundo, o We Are One é um novo festival internacional de cinema e acontece no YouTube, durante dez dias, a partir de 29 de Maio. A programação incluirá longas e curtas-metragens, documentários, debates, música e comédia, com transmissão gratuita para todo o mundo, através do Youtube e sem publicidade associada. Quem quiser, poderá, no entanto, fazer doações que serão encaminhadas para a Organização Mundial de Saúde e outras entidades que apoiam o combate à Covid-19.

Publicidade
21
wasted rita
Underdogs Gallery
Notícias, Arte

Exposição Underdogs

Depois de ter fechado portas, a par de muitas outras galerias e museus na cidade, a Underdogs, em Marvila, apresenta uma exposição colectiva online. “Right Now” inaugurou a 15 de Maio e reúne trabalhos feitos durante o período de confinamento. Os artistas que dão vida à mostra fazem parte do habitual portefólio expositivo nacional e internacional da Underdogs, como é o caso de Wasted Rita, Tamara Alves, ±MaisMenos±, Add Fuel & Halfstudio, AkaCorleone, André Saraiva, Antonyo Marest, Bráulio Amado, Maria Imaginário, Mário Belém, Pedrita Studio, Teresa Esgaio, Vasco Mourão ou Vhils. A exposição ficará online no site da galeria até 13 de Junho. 

Cinema em Casa

Feud: Bette and Joan
©IMDB
Filmes

As melhores séries do momento

Não param de se estrear novas e boas séries. Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro. Tente evitar as maratonas nocturnas – ou não –, tenha atenção aos spoilers que aqui vai ver e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento. 

The Two Popes
©IMDB
Filmes

Os filmes originais Netflix que tem de ver

Era quase impossível encontrar melhor timing para lhe darmos conteúdo deste. Sim, deste que requer pouco mais do que agarrar no comando, sentar-se ou deitar-se, ajeitar as almofadas, escolher o conteúdo e carregar. Fácil ao nível do exercício físico, talvez não tanto ao do psicológico. É que são 22 filmes originais Netflix, o que quer dizer que há muita coisa à qual deitar o olho e, depois de começar, dificilmente vai querer voltar atrás. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade