Os melhores sítios para correr em Lisboa

Sem ideias para as suas corridas em Lisboa? Temos 15 circuitos para correr daqui para fora e ficar em forma na cidade.

Fotografia: Manuel Manso

Junte-se ao recém-criado Movimento PANO (Pistas de Atletismo Não Oficiais) e chegue ao Verão com umas pernas mais tonificadas que as do Ronaldo.

Matas, parques, zonas ribeirinhas. Basta escolher o cenário mais apelativo para começar, ou continuar, a correr em Lisboa. Decore as paragens que se seguem e fique em forma num instante. 

Recomendado: Este mapa mostra as rotas de corrida mais populares em Lisboa

Os melhores sítios para correr em Lisboa

1
Zona Ribeirinha de Belém

Zona Ribeirinha de Belém

É dos primeiros sítios que vem à cabeça quando nos lembramos de corridas ao ar livre. Do Cais do Sodré até Belém, o Google Maps fala-nos em 7 km, mais uns quantos metros para se desviar dos turistas. Dê corda aos sapatos logo cedo, e vai ver que a corrida é mais descansada.

Se quiser levar a empreitada mesmo a sério, pode sempre juntar-se aos Belém Runners, o grupo de corredores associado ao histórico clube Os Belenenses. 

+ O melhor de Belém

2
Parque de Monsanto

Parque de Monsanto

Em 900 hectares é difícil medir a extensão dos trilhos que existem no parque inteiro. Uma rápida consulta ao mapa de Monsanto mostra uma encruzilhada de estradinhas que só mesmo com muitos meses de corrida deve ficar 100% estudada. Por isso o melhor conselho é: comece a correr, mas decore o caminho (ou vá deitando pedrinhas pelo chão) para voltar em segurança.

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3
Parque das Nações

Parque das Nações

O rio, a ponte, as vias desafogadas. São mais de 300 hectares para conhecer de fio a pavio, assim as forças acompanhem a sua vontade. Uma das sugestões possíveis é ir do Parque das Nações ao Parque Tejo (ainda se lembra quando o Super Bock Super Rock se realizava aqui?), com partida do Passeio de Neptuno. No total, não correrá mais que 6 km bastante agradáveis e acessíveis aos mais novatos. 

+ Coisas para fazer no Parque das Nações

4
Paredão de Cascais

Paredão de Cascais

Não é aconselhável aos domingos por causa das multidões; não é aconselhável às horas em que o sol está forte porque lhe pode dar para se atirar à água (sem falar dos escaldões); e não é aconselhável fazer com fome porque os restaurantes são mais que muitos. De resto, é uma corrida com cerca de 2,8 km com vistas bem agradáveis.

+ Coisas para fazer em Cascais

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5
Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

Desde que evite as datas da Feira do Livro, uma corrida no Parque Eduardo VII será, à partida, tranquila. Uma volta completa ronda os dois quilómetros, mas há que contar com subidas e descidas. Para um treino completo, porém, convém
dar mais que uma volta, ou ir atravessando o parque de um lado ao outro.

6

Estádio Universitário

Às quintas-feiras, às 19.00, em frente ao Pavilhão no1, pode juntar-se ao serviço de aconselhamento gratuito de running do Estádio Universitário de Lisboa, feito por técnicos especializados. Quem já está um nível acima, pode apenas usar os espaços exteriores e a pista de atletismo No 2 (saiba mais em www.estadio.ulisboa.pt).

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7
Jardim da Quinta das Conchas

Jardim da Quinta das Conchas

Tem algumas virtudes, que dão sempre jeito, especialmente quando a resistência física está a milhas dos mínimos olímpicos. É fácil e grátis estacionar por aqui, o percurso não vai além dos três quilómetros, e os atletas ainda contam com zonas de repouso e alguns serviços que atenuam por momentos esta estafa. Tudo boas razões para se meter a caminho do Lumiar.

 

8
Jardim da Estrela

Jardim da Estrela

Se quiser exercitar-se pelas sete da manhã, venha daí. Se pertence ao clube dos que apenas começam a funcionar depois das 11.00, mais vale marcar o encontro com o Jardim da Estrela quando a lua já vai alta. Afinal, o espaço só fecha portas à meia-noite. O circuito é pouco extenso mas isso só o torna ainda mais perfeito para quem prefere caminhadas e corrida em modo lento. 

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9
Jamor

Jamor

É o único sítio que não pode pertencer ao Movimento PANO, por se tratar efectivamente de uma pista de atletismo oficial. Decida-se entre os verdadeiros pisos dos campeões, arrisque na pista de crosse ou faça um treino livre – convém levar companhia ou telefone com bateria.

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11
Parque da Bela Vista

Parque da Bela Vista

Muito boa gente só lá vai de dois em dois anos pelos brindes, ups!, pela música do Rock in Rio. Mas o Parque da Bela Vista é uma excelente pista para corridas. Os sítios que vai pisar são tal e qual os mesmos que pisa para encontrar um lugar com boa vista para o Palco Mundo, mas aqui é seguir sempre em frente.

12
Mata de Alvalade

Mata de Alvalade

Chama-se Parque José Gomes Ferreira, mas pode simplificar a coisa para Mata de Alvalade, onde o esperam cerca de três relaxantes quilómetros. Usamos a expressão relaxante porque aqui o adjectivo é mais que possível. A área é perfeita para trazer a família, para rematar o esforço com uma merenda, para usufruir da sombra, ou para fazer uma paragem no parque infantil. 

 

 

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13
Parque Urbano do Vale da Montanha

Parque Urbano do Vale da Montanha

É o mais recente espaço verde da cidade, parte do Corredor Verde Oriental, que liga o Parque Vinícola de Lisboa (junto à Rotunda do Relógio) ao futuro Parque Ribeirinho Oriente. São nada mais nada menos que 11 hectares, com ciclovia, caminhos pedonais, muita verdura, equipamentos de fitness e até dois parque infantis – e isto é só uma primeira fase. Ou seja, não falta espaço para correrias. 

14

Oeiras - Paço de Arcos

Não precisa de ser um menino da Linha para mudar de ares e ir apanhar a brisa marinha da zona de Oeiras. O piso foi renovado há poucos anos e está feito uma verdadeira pista de atletismo, com uma extensão aproximada de 3,4 km. É só evitar os fins-de-semana e terá uma bela corrida com alguns desníveis entre a Praia da Torre e a de Paço de Arcos.

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15
Ciclovia de Cascais

Ciclovia de Cascais

É verdade que o nome leva para um passeio de duas rodas, mas a ciclovia tem espaço para todos. Com partida do Farol Design Hotel e término no Parque de Campismo do Guincho, são 8,7 km, sempre com o mar à sua esquerda. Duas notas: a primeira parte do percurso tem uma leve inclinação (ler: subida) e em dias de vento (muitos) o nível de dificuldade aumenta consideravelmente.

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