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Cinco dicas para controlar a ansiedade enquanto está em casa

Estar fechado em casa pode ser complicado, mas tem de relativizar e tentar relaxar. Aproveite e tome notas destas dicas para controlar a ansiedade.

Por Francisca Dias Real
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Entre em modo avião – tal e qual como a postura de yoga ou a opção do telefone que permite cortar as conexões com o exterior. Sabemos que estes são tempos difíceis, mas precisa mesmo de parar para respirar, para definir prioridades, para cuidar de si e relaxar, nem que seja por breves momentos. Para ajudar a controlar e a aliviar a ansiedade que muitos sentem por esta altura, pedimos ajuda a Filipa Veiga, professora de yoga e coach de ayurveda – já foi embaixadora do Wanderlust Festival em Portugal. Não precisa de dominar nenhuma técnica especial, estas dicas são para todos os que precisam de controlar as ânsias, sem excepção.

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Dicas para controlar a ansiedade

1. Meditação

O ideal é acordar meia hora mais cedo que o normal para tratar de si e introduzir a meditação na rotina. Deve sentar-se numa posição confortável e começar a limpar a mente, respirando de forma consciente. “Inspire consciente, expire consciente. Repita o exercício várias vezes. Tente que a inspiração seja igual à expiração. Repita”, explica Filipa. “À medida que respira entenda como funciona a mente que cria pensamento atrás de pensamento. Mas a nossa mente também tem a habilidade de estar presente. É essa habilidade que estamos a praticar.”

2. Journaling

Escrever ajuda a exteriorizar as preocupações, por isso de manhã escreva os sonhos, se passou bem a noite, e o que lhe venha à mente. “Dizem que 90% dos nossos pensamentos são iguais aos do dia anterior”, explica Filipa, dizendo que para quebrar o ciclo devemos escrever sobre nós mesmos. “Ao colocar por escrito, organizamos e entendemos o que queremos dar prioridade. Isso retira a sensação de nervosismo, de culpa e confusão que construímos durante a vida”.

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3. Posturas de yoga

Aposte numa destas aulas aqui, é uma boa receita para ir “sedimentando sensações de calma no corpo e mente, abrindo a consciência e retirando a sensação de stress que fomos acumulando”, diz. “A sequência de yoga fundamental é a saudação ao sol. Faça cinco ou dez sequências e o seu dia vai ser muito melhor”.

4. Ritual

Entre trabalho e outros afazeres, crie um ritual para todos os dias, algo que lhe dê prazer. Filipa refere que é bom começar por abrir a janela e deixar refrescar a casa, para limpar o ar. “ Depois queime um incenso leve ou uma sálvia para um bom cheiro. Ou tome um banho e use óleos na sua pele. Faça uma massagem ao corpo no final do dia. Desenhe. Dance”, sugere. 

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5. Ayurveda

“A prescrição ayurvédica é criar uma rotina que ajude a, gradualmente, ficar mais leve, mental e emocionalmente”, aponta. Para além das dicas anteriores, também deve ter em atenção a alimentação, que deve inspirar-se nas nossas raízes mediterrânicas, e escolher uma dieta de acordo com a fase do ano, “uma dieta sem alimentos processados e com menos produtos animais”. De manhã beba chá de canela e gengibre e à noite chá de camomila. 

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