A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
produtividade, apps para ser produtivo, apps, aplicações, teletrabalho
Fotografia: Mia Baker/ Unsplash

Dez apps de produtividade para dias bem aproveitados

Está a trabalhar e distrai-se facilmente? Estas apps de produtividade vão ajudá-lo a aproveitar melhor o dia.

Raquel Dias da Silva
Sebastião Almeida
Escrito por
Raquel Dias da Silva
e
Sebastião Almeida
Publicidade

Se não está habituado a trabalhar em casa, é provável que tudo seja fonte de distracção. Nós percebemos. É que já não é apenas a televisão, a repetir os filmes de sempre, a que, não sabe explicar porquê, continua sem conseguir resistir. Nem sequer tem a mania das limpezas, mas de repente aspirar o pó, organizar a gaveta das cuecas por cores e até mudar as lâmpadas lhe parece mais urgente. Com miúdos em casa, a distracção triplica, mas o problema é o mesmo. Tem de se organizar e não sabe como? Não se preocupe, porque fomos à procura de apps de produtividade.

Recomendado: As músicas para trabalhar em casa

Dez apps de produtividade para dias bem aproveitados

Esta aplicação serve como curadora de conteúdos relacionados com desenvolvimento pessoal, mas também gestão de tempo, resolução de problemas, trabalho de equipa e produtividade. Todos os dias apresenta cinco histórias para serem lidas em mais ou menos cinco minutos, de preferência logo pela manhã, para ficar inspirado e concentrado durante o resto do dia. Grátis e livre de anúncios, está disponível para iOS e Android

Focus Keeper
Focus Keeper

2. Focus Keeper

Já ouviu falar da técnica pomodoro? Criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 consiste num método de gestão do tempo, dividindo os momentos de trabalho em períodos de 25 minutos intervalados por curtas pausas. Esta é uma das muitas apps que adoptam esta metodologia e está disponível para iOS e Android. Se preferir algo mais elaborado do ponto de vista visual, experimente fazer download da Bear Focus, uma aplicação semelhante com ilustrações a preto e branco (disponível também para iOS e Android).

Publicidade

Organizar tarefas é fácil para si. O verdadeiro problema é não olhar para o telemóvel de cinco em cinco minutos? Com esta aplicação é possível definir temporizadores e sentir-se realmente mal se não os respeitar. É que, se usar o telefone durante o período de trabalho, mata uma árvore. Caso contrário, eventualmente terá uma floresta verdejante. Por cada árvore plantada recebe moedas, que pode usar para desbloquear diferentes espécies arbóreas na aplicação ou doar para a plantação de árvores reais, pela ONG Trees for the Future. Gratuita, está disponível para iOS e Android, mas também existe como extensão para o Chrome.

Esta aplicação tem o mesmo propósito da Trello: organizar a sua vida e o seu trabalho. Mas é capaz de ser mais adequada a todas as idades (perfeita para pôr os miúdos a tratar das tarefas domésticas, enquanto trabalha). Porquê? Porque também é um jogo. Cada utilizador tem um personagem, que recebe moedas e experiência à medida que completa tarefas. A experiência serve para subir de nível e as moedas para comprar adereços para o seu avatar. O funcionamento é, por sua vez, ainda mais simples. Existem três secções: uma para hábitos (habits), como, por exemplo, beber mais água; outra para tarefas diárias (dailies), dedicada a objectivos para um determinado dia da semana; e uma terceira (to-dos) para tudo o que precisa de fazer num determinado intervalo de tempo. Para manter tudo controlado, é ainda possível criar prazos e, se não os cumprir, a sua personagem perde vida. Se não for produtivo, pode mesmo morrer, perder dinheiro e até acessórios (tudo virtualmente, claro). Gratuita, está disponível para iOS e Android.

Publicidade
HazeOver
HazeOver

5. HazeOver

Se é daqueles que se perde com um sem-número de janelas abertas enquanto trabalha, esta aplicação transforma o rato num comando de gestos que deixa apenas uma janela iluminada, escurecendo as restantes. É uma espécie de holofote para o que precisa de encontrar. Está disponível para macOS.

Como se costuma dizer, tempo é dinheiro. Com a Hours, é possível monitorizar o tempo dispensado em cada projecto e perceber quais as tarefas concluídas em cada dia, para ser possível ajustar da melhor forma a produtividade. Se usado em equipa, é ainda possível acompanhar o fluxo de trabalho de cada membro. Grátis, com versão profissional paga, está disponível em versão web e para iOS

Publicidade

Se a música atrapalha a sua concentração, mas ainda assim precisa de ruído de fundo, som ambiente pode ser a solução perfeita. Com a Rainymood, é possível ouvir o reconfortante som da chuva a bater na janela, o barulho dos carros a passar por cima de poças ou trovoada. Gratuito na versão web, está disponível está disponível para iOS e Android por 3,29€.

Time In: mais coisas para fazer em casa

  • Música

Há já uns anos que a internet nos trouxe esta lindíssima possibilidade de não ter de sair da cama para despachar serviço. Mas nos últimos anos, por decisão ou obrigação, a tendência tornou-se bastante mais acentuada. Os freelancers foram os grandes pioneiros e, daí em diante, abriu-se a porta já dentro das empresas a fazer o mesmo com o posto remoto. Seja como for, não há nada mais entediante do que trabalhar sem uma banda sonora digna, que nos dê aquele empurrão necessário à criatividade, que nos relaxe ou que nos leve a viajar uns minutos para voltarmos ao trabalho.

  • Filmes

Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa. 

Publicidade
  • Compras

Sentar à mesa ou no tapete fofo da sala para uma noite de jogos em família uma quantas vezes por mês devia ser tradição mundial. Sabe melhor quando está frio lá fora e se ouve a chuva a cair, mas não temos dúvidas: é o programa perfeito para todas as estações. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade