Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Desligue-se do mundo com a ajuda destas apps de meditação
Meditation at PAMM
Photograph: Shutterstock

Desligue-se do mundo com a ajuda destas apps de meditação

Alinhar corpo e mente para controlar a ansiedade – estas apps de meditação ajudam.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Vai ter de deixar os preconceitos de lado, porque é provável que tenha uma ideia errada sobre o que é a meditação. Qualquer um é capaz de meditar, mesmo quem acha que não consegue deixar de pensar em mil e uma coisas ao mesmo tempo. Ter a capacidade de desligar-se do mundo, por breves instantes que sejam, vai ajudar a reduzir os níveis de ansiedade – que nesta altura de confinamento atingem os píncaros – e a focar-se no que realmente importa. Até porque nem tudo tem de se transformar num problema, tudo pode ser relativizado para que consiga equilibrar a saúde emocional, física e mental. Portanto, o ideal será aproveitar este período de isolamento para poder mudar de rotinas e torná-las mais saudáveis, e estas apps de meditação podem ajudar na tarefa. A meditação é um ginásio mental, por isso concentre-se. 

Recomendado: Mexa-se: apps para ficar em forma

Desligue-se do mundo com estas apps de meditação

medite.se
medite.se
medite.se

Medite.se

Depois de criar o perfil, todas as sessões já feitas ficam registadas para que possa acompanhar o seu percurso e perceber se evolui ao longo do tempo. Há um módulo de iniciação, várias sessões para crianças, meditações avançadas ou até músicas para relaxar, com sons de pássaros ou de água em movimento, por exemplo. Esta aplicação é narrada pelo terapeuta brasileiro Tadashi Kadomoto e todo o acesso é gratuito.

Grátis. IOS e Android

headspace
headspace
headspace

Headspace

Começar a meditar é muito mais fácil com a ajuda desta aplicação. O plano para iniciantes é gratuito e inclui sessões de três, cinco ou dez minutos e diferentes tipos de meditação. Há versões para pessoas mais ansiosas ou para ouvir antes de dormir, e pode até escolher uma voz masculina ou feminina. O único ponto menos positivo é que só está disponível em inglês. Se assim o permitir, a aplicação também lança no ecrã mensagens motivacionais durante o dia, o que é uma mais-valia em tempos de crise.

Download gratuito, preço varia confome a subscrição escolhida dos pacotes premium. IOS e Android

Publicidade
lojong
lojong
lojong

Lojong

Esta app apresenta-se como uma espécie de escola da vida mas versão meditação. Oferece-lhe meditações guiadas de diferentes métodos e tradições, num percurso de várias etapas. A proposta desta app é que cada utilizador ganhe capacidades para se focar o máximo possível e atingir a atenção plena para poder reduzir os níveis de depressão, ansiedade e stress. É também possível activar o modo de meditação offline, para poder ligar o modo avião e deixar as interrupções do telefone para outra altura. 

Grátis. IOS e Android

STOP, BREATHE & THINK
STOP, BREATHE & THINK
STOP, BREATHE & THINK

Stop, Breathe & Think

“Agora vai fechar os olhos e imaginar…” – esta é provavelmente a melhor forma de descrever a Stop, Breathe & Think, uma app de meditação guiada. Além da meditação, tem um “mood tracker” que o utilizador usa para ver o progresso a acontecer. Para quem sofre de insónias, há ainda uma secção com sons que ajudam a adormecer. Para os mais ansiosos, é possível fazer exercícios de respiração de poucos minutos que ajudam a controlar possíveis ataques de ansiedade ou momentos de stress máximo. 

Download gratuito, com pacotes a partir de 9,19€. IOS e Android

Publicidade
calm
calm
calm

Calm

É uma app campeã: ganhou o Apple App of the Year 2017 e o Google Play Editor’s Choice 2018. A par disso, a Calm é uma app de meditação que ajuda também quem tem dificuldades em dormir e passa horas a contar ovelhinhas. Inclui histórias para adormecer, programas de respiração, músicas relaxantes e meditações guiadas. Estas estão disponíveis em sessões de 3, 5, 10, 15, 20 ou 25 minutos, para cada utilizador poder escolher o que melhor se adapta ao seu dia. 

Download gratuito, preço varia confome a subscrição escolhida dos pacotes premium. IOS e Android

Insight Timer
Insight Timer
Insight Timer

Insight Timer

Enfrentar a ansiedade, gerir o stress ou dormir melhor, seja qual for a necessidade o Insight Timer consegue responder. O arquivo de cursos, áudios e guias é a maior riqueza desta app, uma das mais descarregadas do mundo na área da meditação. Pode escolher ouvir alguns dos maiores especialistas em mindfulness, neurocientistas, psicólogos e professores de meditação de Stanford, Harvard, Dartmouth e da Universidade de Oxford, em meditações e palestras guiadas. Tem uma vertente que funciona como uma espécie de rede social da meditação, onde se abrem fóruns de discussão de práticas de meditação e mindfulness.

Download gratuito, preço varia confome a subscrição de alguns pacotes. IOS e Android 

Publicidade
rituals
rituals
rituals

Rituals

Fazer o spa em casa é fácil com a Rituals. A sua app, onde é possível comprar os produtos da marca, dá acesso a aulas de yoga gravadas, quer seja para ter mais energia, melhor equilíbrio ou relaxar depois de um dia de trabalho. Além disso, é possível aceder a exercícios de meditação guiada – há sessões de apenas cinco minutos.

Grátis. IOS e Android

Buddhify
Buddhify
Buddhify

Buddhify

Rohan Gunatillake apaixonou-se pela prática da meditação durante a universidade e, vai na volta, criou uma app com o que lhe fazia falta. Há mais de 200 exercícios meditativos para combater a ansiedade, sono e stress, com sessões para iniciantes e outras mais avançadas. O círculo colorido vai ajudá-lo a escolher qual o tipo de meditação que quer e quanto tempo quer que dure, porque esta é uma app que pode ser usada em qualquer momento e em qualquer lugar – não precisa de estar no conforto do lar. 

4,19€. IOS e Android

Publicidade
Cíngulo
Cíngulo
Cíngulo

Cíngulo

As questões emocionais que atrapalham determinados momentos do seu dia, provocando aquele stress desnecessário, são tidas como a matéria-prima desta app, que aplica técnicas da psicologia moderna e de metodologias de desenvolvimento pessoal. Um dos detalhes da app são as sessões guiadas de meditação, que ajudam ao aprimorar o autoconhecimento, cuja evolução pode ir anotando no diário emocional do Cíngulo.

Os primeiros sete dias da terapia guiada são gratuitos. IOS e Android.

Mais apps para se entreter

produtividade, apps para ser produtivo, apps, aplicações, teletrabalho
Fotografia: Mia Baker/ Unsplash

Sete apps de produtividade para dias bem aproveitados

Coisas para fazer

Se não está habituado a trabalhar em casa, é provável que tudo seja fonte de distracção. Nós percebemos. É que já não é apenas a televisão, a repetir os filmes de sempre, a que, não sabe explicar porquê, continua sem conseguir resistir. Nem sequer tem a mania das limpezas, mas de repente aspirar o pó, organizar a gaveta das cuecas por cores e até mudar as lâmpadas lhe parece mais urgente. Com miúdos em casa, a distracção triplica, mas o problema é o mesmo. 

apps
MariusMB/Pixabay

Sente-se sozinho? Estas apps sociais são uma festa em família e entre amigos

Coisas para fazer

Hoje em dia, é mais fácil encurtar distâncias e matar saudades, nem que seja virtualmente. As videochamadas não são novidade e há uma série de redes sociais e apps que o permitem – mas e temperar essas chamadas com algum divertimento? Estas apps sociais são uma festa em família ou com amigos. Pode jogar trivia, cartas, ver um episódio em conjunto mas em casas diferentes, fazer um DJ set ou adivinhar letras de canções. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade