Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Harry Potter: explore o universo mágico de Hogwarts online
Harry Potter
Fotografia: Rae Tian/ Unsplash

Harry Potter: explore o universo mágico de Hogwarts online

A carta ainda não chegou? Não faz mal: divirta-se com estas actividades online para fãs de Harry Potter, da maratona de filmes ao escape room.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há fãs de Harry Potter por aí? Pequenos ou crescidos, não interessa: prepare-se para explorar o universo mágico de Hogwarts. É verdade, não precisa de nenhuma carta para frequentar a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts e muito menos para aprender ainda mais sobre os seus feiticeiros preferidos. Desde visitas virtuais aos locais nos quais J. K. Rowling se inspirou para a saga de Harry Potter até exposições online sobre a História da Magia, passando por um escape room digital e uma colecção inteira de filmes para uma maratona caseira, não há falta de coisas mágicas para fazer em casa.

Recomendado: Pronto para uma maratona de leitura? Espreite estas sagas literárias

Harry Potter: coisas para fazer em casa para fãs do jovem feiticeiro

Harry Potter
Harry Potter
©DR

1. Acha que sabe tudo sobre os filmes de Harry Potter?

Filmes Fantasia

Sabe o que é um Muggle, uma mandrágora e para que servem as palavras Wingardium Leviosa? E se aumentarmos a parada para o que é um bezoar, uma bludger ou um Grindylow? A memória já começa a falhar ou mantém-se firme como um verdadeiro Potterhead? As respostas a estas questões diferenciam os verdadeiros fãs dos que não entendem como um elfo pode levar um adulto às lágrimas. Se acha que se encaixa na primeira categoria, teste os seus conhecimentos neste quiz que preparámos para si. Não prometemos que vá ser fácil, mas pelo menos não vai ter de enfrentar Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado para conseguir chegar ao fim.

Christ Church Great Hall
Christ Church Great Hall
Fotografia: Chensiyuan

2. Tour virtual: explore os locais que inspiraram a saga de Harry Potter

Notícias Transporte e viagens

A ferramenta Voyager, do Google Earth, tem uma nova experiência virtual com imagens reais em 360º dos locais que inspiraram a saga de Harry Potter. Tudo começa na plataforma 9 ¾ em King’s Cross, mas a viagem virtual na Voyager do Google Earth, uma plataforma especializada em contar histórias, passa por muitos outros locais que inspiraram as aventuras de Harry Potter. Nesta tour virtual, destaca-se sobretudo o salão principal da Christ Church, uma das faculdades da Universidade de Oxford, que serviu de inspiração para o famoso Salão de Hogwarts. Pode visitar também o mercado britânico de Leadenhall e reviver a Diagon Alley, que se tornou uma das ruas mais famosas do cinema e da literatura, ou entrar no The Elephant House, um café em Edimburgo onde J. K. Rowling escreveu partes da sua obra (não, não foi apenas entre cimbalinos, no Porto, que a escritora rabiscou as aventuras do jovem feiticeiro). Ao todo, são uma dúzia de referências, a maior parte no Reino Unido, mas também na Escócia e EUA.

Publicidade
hogwarts, harry potter
hogwarts, harry potter
Photograph: Unsplas/Artem Maltsev

3. Hogwarts is Here: um jogo e curso online

Não recebeu a sua carta de Hogwarts? Não se preocupe, pode tentar na mesma fazer uns feitiços: há agora uma Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts virtual. A plataforma “Hogwarts is Here”, criada por fãs para fãs, mistura cursos online gratuitos com um jogo de role-playing, onde poderá criar a sua personagem e ajudar a sua casa a ganhar a Taça da Equipa. Há mais de dez aulas online nas quais se pode inscrever, desde Astronomia e Feitiços até Herbologia e Estudo dos Muggles. Para passar de ano, terá de fazer os trabalhos de casa, responder a quizzes e até ter boas notas em testes. Está a pensar baldar-se? É possível, mas só se não se importar de ficar no primeiro ano para sempre, com os feitiços e encantamentos mais básicos. Se estiver mais interessado no jogo de role-playing, há várias salas virtuais, desde a Sala Comum de Slytherin até ao campo de Quidditch, onde pode dar largas à sua imaginação e interagir com outros utilizadores.

Harry Potter
Harry Potter
Manuel Manso

4. Hogwarts Digital Escape Room

Já perdeu a conta a quantas vezes leu a saga de livros e filmes do Harry Potter? Se sim, está na hora de testar o seu conhecimento através de uma série de quebra-cabeças. A proposta é da bibliotecária Sydney Krawiec, da Biblioteca Pública de Peters Township, em McMurray, Pensilvânia, que criou uma sala de fuga virtual inspirada no universo mágico do nosso jovem feiticeiro preferido. Tudo começa no primeiro ano da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, depois da cerimónia com o Chapéu Seleccionador. De volta à Sala Comum das respectivas casas, os prefeitos anunciam um exercício em equipa, mas de repente tudo fica escuro, as portas fecham-se e ninguém encontra as suas varinhas. Para escapar é preciso responder a uma série de perguntas de escolha múltipla, ilustradas por imagens. 

Publicidade
Imagen de la película Harry Potter y la piedra filosofal
Imagen de la película Harry Potter y la piedra filosofal
Foto: Warner Bros

5. Harry Potter at Home

Há um novo mundo de experiências de Harry Potter para viver em casa: J. K. Rowling criou um novo hub online, a pensar nas crianças mais pequenas e lançado no Wizarding World, o site oficial para fãs de Harry Potter e da série de filmes spin-off Monstros Fantásticos. “Harry Potter at Home” dá acesso grátis a dezenas de desenhos, quizes, jogos e muitas outras novidades para o entreter nesta época de isolamento social.

harry potter no coliseu do porto
harry potter no coliseu do porto
© DR

6. “Harry Potter: Uma História da Magia”

Realizada pela British Library para comemorar o 20.º aniversário do primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, a exposição “Harry Potter: Uma História da Magia” está disponível para uma visita virtual na plataforma Google Arts & Culture. Além de rascunhos e desenhos originais nunca antes vistos, da autoria de J. K. Rowling mas também do ilustrador Jim Kay, a mostra inclui ainda livros raros, manuscritos e objectos da colecção da British Library que ilustram tradições folclóricas e mágicas. Desde dez factos estranhos sobre a história da magia até ao manuscrito de Ripley, que descreve uma receita para fazer a Pedra Filosofal, há tudo um universo mágico por descobrir.

Publicidade
Harry Potter
Harry Potter
©DR

7. “Accio” Harry Potter: a saga toda na Netflix

Oito anos após o fim da saga, todos os filmes ficaram disponíveis na plataforma de streaming Netflix. Se ainda não fez a tão desejada maratona, pouse a vassoura – as tarefas domésticas ficam para outra altura – e mate saudades dos seus feiticeiros preferidos. A franquia cinematográfica – composta por Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem de Fénix, Harry Potter e o Príncipe Misterioso e a primeira e segunda parte de Harry Potter e os Talismãs da Morte – foi baseada nos setes livros homónimos, publicados entre 1997 e finais dos anos 2000. O enredo acompanha as aventuras de um jovem que recebe um convite, no seu 11.º aniversário, para estudar na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Aparentemente normal (isto é: míope e com uma família disfuncional), Harry (Daniel Radcliffe) é afinal filho de um feiticeiro e está destinado a grandes feitos, sempre acompanhado pelos seus fiéis companheiros Hermione Granger (Emma Watson) e Ron Weasley (Rupert Grint).

Mais coisas para fazer em casa

Tiago Bettencourt
©Duarte Drago

Os eventos que pode ver na internet, em streaming

Coisas para fazer

Abraçando o espírito de comunidade, são muitos os eventos cancelados ou adiados, na esperança de brevemente podermos todos recuperar os (bons) velhos hábitos de ir ao teatro, apreciar uma boa exposição, ver um concerto ou simplesmente matar saudades de um brunch incrível. Nada tema: é olhar para o copo meio cheio. Há pelo menos uma grande vantagem. Agora pode usufruir de eventos que acontecem noutras geografias, de norte a sul do país.

viajar sem sair de casa
Fotografia: Frank Vessia/ Unsplash

Sete dicas para viajar sem sair de casa

Coisas para fazer

Não vale a pena entrar em discussões. Viajar é das melhores coisas do mundo. É praticamente inquestionável. Mas infelizmente nem sempre é possível. Ainda assim, não há razões para desesperar. Mesmo sem sair de casa é possível viajar. Duvida? Então lembre-se do poder do cinema, da música, da gastronomia, da literatura e das tecnologias. E depois espreite esta lista com dicas para viajar sem sair de casa, que o desafiam a começar pelos cursos de línguas online.

Publicidade
Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade