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Bastidores da 52ª ModaLisboa 25
Manuel Manso

ModaLisboa Comunidade: tudo o pode ver e fazer nesta edição

A ModaLisboa volta à cidade, mas só a podemos ver através de um ecrã. Prepare-se para os desfiles, conversas, workshops e compras.

Escrito por
Francisca Dias Real
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A ModaLisboa já há muito que é mais do que uma simples passerelle onde passam modelitos – a indústria da moda tornou-se foco de atenção e discussão e a Associação ModaLisboa torna esse universo mais democrático a cada edição.  A próxima edição da ModaLisboa sob o mote Comunidade decorre entre 15 e 18 de Abril, mantendo-se online em todas as suas vertentes. A parceria com a Altice Portugal mantém-se nesta edição, que apoia a organização na app TV (para clientes MEO), um dos suportes onde será possível acompanhar o evento, além do renovado site e app mobile (para iOS e Android).

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ModaLisboa Comunidade: tudo o pode ver e fazer nesta edição

Compras a dobrar

“Vivemos em pandemia há um ano. Lojas intermitentemente fechadas, coleções permanentemente embargadas, e o produto criativo à nossa espera nas prateleiras”, escrevem. A verdade é que a propósito de todos estes imprevistos a ModaLisboa decidiu voltar a ter não apenas uma, mas duas plataformas de compras digitais: o Wonder Room e a ferramenta de See Now, Buy Now. Entre 15 e 18 de Abril, a loja pop up que privilegia as marcas emergentes e os criadores nacionais regressa ao programa das modas, desta vez com 64 marcas. A versão digital do Wonder Room será uma montra seleccionada de peças das marcas com moda, acessórios, design de produto e criações dos designers que passam e já passaram pela ModaLisboa. O destaque de cada marca reencaminha assim os consumidores para as respectivas lojas online dos designers e das marcas, onde poderá ser feita a compra. Renova-se também a parceria com a Gow Public, uma nova revista digital, para activar a ferramenta See Now, Buy Now, que vai permitir ao público comprar as peças apresentadas por alguns dos designers da ModaLisboa. Como? Depois da transmissão dos respectivos desfiles nas plataformas digitais, os looks seleccionados ficam assim disponíveis para compra imediata, sendo o consumidor, mais uma vez, reencaminhado para a loja online dos criadores.

Montra de talentos

A Workstation continua a servir de montra a novos artistas de diversas áreas e terá nesta edição a presença de figuras do design de moda, fotografia e ilustração. No campo dos criadores de moda serão Carolina Raquel, Federico Protto, Filipe Augusto e Saskia Lenaerts os responsáveis por Fashion Films, um projecto-estudo que mostra a viagem possível ao processo criativo de quem se viu impedido de viajar. No campo da fotografia destacam-se os nomes de Francisco Narciso e Gabriela Ferreira, que vão dar o seu olhar sobre a moda e, mais concretamente, sobre esta edição da ModaLisboa. Na ilustração chegam-se à frente Catarina Morais, Gustavo Carmo, Márcia Gomes, Rocky Beeson e Susana Soares, prontos para, através de ilustração digital, a pintura ou a colagem, desconstruirem a imagem da moda. Os trabalhos de todos estes artistas poderá ser visto numa exposição virtual de vídeos e imagens nas plataformas digitais da ModaLisboa Comunidade. 

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Com as mãos na massa

Nesta edição, a ModaLisboa avança também com dois workshops e masterclasses especiais, desenhados sobretudo para novos criativos e marcas emergentes, para oferecer uma série de ferramentas de acção focadas no design e no negócio, de forma a abrir a discussão entre especialistas e a comunidade. O primeiro acontece a 15 de Abril (14.00) sob o tema “Aesthetics Intelligence strategy And Sustainability”, com os oradores Ricardo Preto, designer de moda, e Cláudia Ribeiro, merchandiser. Nesta sessão o objectivo é criar “uma metodologia de trabalho que actue como estratégia de construção de uma ponte entre criadores e indústria” e perceber como se trabalha uma marca através do lifestyle merchandising  e da própria sustentabilidade.

O segundo workshops acontece no dia seguinta, a 16 (14.00), cujo tema será “The Commercial Flow from Merchandising to Distribution” conduzido por Alex Albini, CEO e fundador da Idee Brand Platform, e Stefano Sacchi, consultor de Moda & Merchandising na Idee Brand Platform. Aqui pretende-se perceber todo o processo comercial que envolve o lançamento de uma colecção. Ambos os workshops são interactivos e de inscrição obrigatória aqui.

Hora do conto

A Comunidade tem histórias para contar na primeira pessoa, e a ModaLisboa não as pode guardar só para si e lança nesta edição das #StorySessions, abordando temas como o negócio e o sistema da moda, comunicação e responsabilidade social e ambiental. No dia 16, a primeira sessão é dedicada à “Inspiração”, e terá o seu foco na importância da criatividade e na gestão de carreiras com Alexandra Pisco, da Pisco & Co, Alexandre Fonseca, da Altice Portugal, Charlene Prempeh, da A Vibe Called Tech, Nuno Marinho, da AORP, Risto Kuulasmaa, da Omega, e Silvia Tolaro, da Polimoda. A segunda sessão, ainda nesse dia, está entregue a Ana Costa, da Catalyst, Catarina Jorge, do WOW, Guilherme Braz, da HUUB, Mico Mineiro, da Twintex, Sylvie Pourrat, da Who's Next & Première Classe, que discutem o “Fashion System” e a cadeira de valor da moda. A 17 de Abril, o tema será “Fashion Business” e serão abordadas tendências, serviços e possibilidades para os negócios de moda com Helen Lambert, da The Style Pulse, Luís Onofre, da APICCAPS, Manuel Teixeira, da ModaPortugal, Sara Lamúrias e Pedro Noronha-Feio, da Pecegueiro & F.Os, e Sónia Jesus, e-merchandiser Louis Vuitton South Asia. Na #StorySessions4, no mesmo dia, discute-se “Communication”, ou seja, as formas de promoção e tendências de comunicação digital neste universo – falam sobre isto Gabriele Moschin, da Polimoda, Patrick Duffy, da Global Fashion Exchange, Teresa Fonseca, da Moche, Thiago Carrapatoso, da Art and Technology Researcher, e Vanda Jorge, do Ecoolhunter by Jornal Eco. A última sessão, a 18 de Abril, foca-se no “Environmental and social responsibility” com Catarina Gomes, do Manicómio, Guto Carvalho Neto , designer de moda, Henrique Prucha, da Água Monchique, Liz Ricketts, da The Or Foundation, Marcelo Nico, da Tabaqueira, e Ricardo Silva, da Tintex Textiles.

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Falam, falam, falam e dizem muito

As #FastTalks já são um habitué na agenda e nesta edição são vários os temas trazidos para cima da mesa digital directamente para casa dos espectadores. O arranque dá-se com a #FastTAlk&Beyond onde se discutirá a 15 de Abril os novos moldes de consumo e como é importante educar as próximas gerações de criativos. Patrícia Barnabé modera o debate com Suza Vos, do The Fabricant, Alex Albini, da Sustainable Brand Platform, Massimiliano Giornetti, da Polimoda, e Liz Ricketts, da The OR Foundation.

No mesmo dia, está no calendário também a #IndustryTalk, um debate moderado por Graziela Sousa, sobre quem cria e quem produz, designers e caras da indústria numa conversa com Joana Duarte, da Béhen, Pedro Noronha Feio, da Capelista Design Studio e Pecegueiro & F.os, César Araújo, da ANIVEC e Calvelex / Fabrics4Fashion, Tadeu Pinto, da Trimalhas, e Ana Pedrosa, da Pedrosa & Rodrigues. A ModaLisboa traz de volta as #DesignerTalks com três conversas com designers, desde o Sangue Novo às marcas já consolidadas. A primeira acontece a 16 de Abril, com Sandra Dias como moderadora de uma conversa com Filipe Augusto, Carolina Raquel e Inês Manuel Baptista. A segunda talk vai para o ar dia 17 com dois designers da plataforma LAB, Ana Duarte e João Magalhães, numa conversa moderada por Mauro Gonçalves. A 18 de Abril acontece a terceira conversa com Luís Carvalho, Gonçalo Peixoto e Valentim Quaresma com moderação de Miguel Somsen.

Além disso, a Associação ModaLisboa tem este ano uma uma conferência sobre comunicação, branding e destreza de pensamento –  “Betclic: are you a fashion player?”. Aqui estão reunidas na mesma sala digital várias marcas nacionais e estrangeiras num debate de ideias para discutir posicionamento, valor da comunidade e sustentabilidade: são elas a Moche, Betclic, Red Bull, Isto, Stella Artois/Budweiser, tudo moderado por Joana Barrios. 

Por essa passerelle fora

À semelhança da última edição, a ModaLisboa volta a não impor estação aos criadores e a dar-lhes  total liberdade de criação para estes tempos, no mínimo, diferentes. O primeiro dia, 15, arranca com Carolina Raquel na Workstation (18.30), segue com apresentação dos designers Sangue Novo (Andreia Reimão, Ari Paiva, Arndes, Fora de Jogo e Rafael Ferreira; 19.00), Federico Protto na Workstation (21.00), Béhen (21.30) e a Ricardo Andrez (22.00) a fechar a noite.

No dia 16, Awaytomars (19.00) marca o passo, seguidos de Carolina Machado (LAB, 19.30), Filipe Augusto na Workstation (21.00), HIBU (LAB, 21.30) e, por último, Nuno Baltazar (22.00). A 17 de Abril as modas começam com Buzina (LAB, 19.00), Duarte (LAB, 19.30), Constança Entrudo (LAB 21.00) seguida da sua apresentação na Semana da Moda de Paris (21.10), logo depois Valentim Quaresma (21.30) e Carlos Gil (22.00). 

O último dia deixa a abertura entregue a Saskia Lenaerts na Workstation (18.00), Aleksandar Protic (19.00), João Magalhães (LAB, 19.30), Gonçalo Peixoto (20.00), Luís Carvalho (20.30) e Ricardo Preto (21.00).

Mais que fazer

  • Compras

Agora, mais do que nunca, é tempo de olhar para quem nos rodeia, para os nossos e para quem, todos os dias, se esforça para apresentar um produto de qualidade com uma etiqueta made in Portugal. Apoiar os pequenos negócios é uma missão que todos devemos abraçar por estes tempos difíceis, fazer com que, depois de tudo isto, eles ainda estejam lá para nós quando precisarmos de despachar aquele presente especial ou para nos valorizarmos de vez em quando.

  • Coisas para fazer

Há quem atire a toalha ao chão e quem questione mesmo o aquecimento global, mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa. Estas são algumas das ideias sustentáveis que deve conhecer.

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