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Desafio Time in: uma marca portuguesa por dia
DR Desafio Time in: uma marca portuguesa por dia

Desafio Time In: uma marca portuguesa por dia

A Time In criou uma série de desafios para ajudar quem está fechado. Está na hora de pôr os olhos naquilo que é pensado, desenhado e fabricado por cá – as marcas portuguesas

Por Francisca Dias Real e Inês Garcia
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Agora, mais do que nunca, é tempo de olhar para quem nos rodeia, para os nossos e para quem, todos os dias, se esforça para apresentar um produto de qualidade com uma etiqueta made in Portugal. Apoiar os pequenos negócios é uma missão que todos devemos abraçar por estes tempos difíceis, fazer com que, depois de tudo isto, eles ainda estejam lá para nós quando precisarmos de despachar aquele presente especial ou para nos valorizarmos de vez em quando. Do calçado à cosmética, da roupa à joalharia, compre português e orgulhe-se de levar ao peito o que de melhor se faz por cá. Para ajudar na tarefa, todos os dias, aqui, vamos sugerir-lhe uma marca portuguesa para ter debaixo de olho. 

Veja aqui todos os Desafios Time In

Desafio Time In: uma marca portuguesa por dia

Buzina
Buzina
Buzina

Dia 1: Buzina Brand

Vera Fernandes lançou-se nesta aventura em 2016 e mal ela sabia o que podia vir daí – a marca estreou-se em Março de 2020 na passerelle da ModaLisboa. A Buzina surge como consequência das novas tendências de moda, mas, acima de tudo, da nova mulher, uma mulher que já carrega consigo conceitos como empowerment, igualdade e feminismo. E vestir Buzina é um statement. As formas volumosas fazem parte do ADN desta marca que, por essa razão, todas as peças têm tamanho único de forma a se adaptaram a todos os estilos e corpos. No entanto, todos os detalhes contam: os nós, os laços, as pregas, a textura e o peso dos tecidos (cetins, jacquards, acolchoados ou tafetás) e as silhuetas que não deixam de ser femininas. A mais recente colecção, Sentir, prova tudo isto e prova também que mesmo em casa é possível sacar o coelho da cartola e lançar uma colecção cápsula através de uma campanha digital de produção caseira. Inspirada no filme Butterfield 8, em que Elizabeth Taylor deixa uma mensagem no espelho com batom, também aqui várias mulheres, vestidas com peças da colecção o fazem, cada uma na sua casa. Ora espreite e aqui o Instagram.

 

Le Mot
Le Mot

Dia 2: Le Mot

Se há coisa que as fotografias de moda urbana (leia-se street style) nos ensinam é que uma t-shirt é essencial em qualquer guarda-roupa, feminino ou masculino, e que básico não é sinónimo de sem-graça. E se há sítio onde isso é evidente é em Paris, principal capital de moda. É em francês que é impresso todo o estilo e palavreado da Le Mot, de Susana Santos, que deixou de ter apenas t-shirts e passou a ter também tops, hoodies e até uma saia. A marca só existe online e, por isso, nesta altura continua com toda a pujança de antes. É altura de aproveitar os saldos de meia estação, com algumas peças com frases a evocar o verão (venha daí la piscine, uma bon voyage ou au board de la mer) a 30%. Os portes são, neste momento, gratuitos para todo o mundo. 

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castelbel
castelbel
castelbel

Dia 3: Castelbel

O marketing olfactivo resulta mesmo, prova disso é a Castebel e as suas lojas que não passam despercebidas a ninguém, onde quer que estejam dão vontade de entrar. Sabonetes e produtos de luxo perfumados são a especialidade desta marca que nasceu em Castelo da Maia, em 1999, para o fabrico artesanal de sabonetes. Entretanto cresceu e é também conhecida pelas velas, papéis perfumados, cremes de mão e corpo. Tudo o que cheire bem, portanto. O universo Castelbel é grande e cabe todo quer nas lojas físicas quer no site, com todas as essências e colecções exclusivas. E já que é para ficar em casa, que seja para ficar tudo cheiroso: a pele e as divisões do lar. 

Neste período, a Castelbel doou milhares de produtos para ajudar os profissionais de saúde a combater a desidratação da pele causada pela constante desinfecção e uso de equipamento de protecção. Contemplados estiveram hospitais e centros de saúde do Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Maia, Penafiel, Braga, Espinho, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Guimarães. Receberam cremes hidratantes, dispensadores vazios para carregamento de solução desinfectante e ainda sabonetes sólidos e líquidos da marca portuense.

Latitid '20
Latitid '20
Joel Bessa/Latitid

Dia 4: Latitid

A Latitid não deixou cair por terra a nova colecção e trouxe-a a bom porto através do Instagram, numa apresentação em directo. Escapism é o nome do Verão 2020 da marca portuguesa das irmãs Inês Posser e Marta Fonseca, que se inspiraram na movida e boémia Los Angeles, “um lugar que parece encapsular os nossos sonhos mais profundos”, escrevem, e afinal é disso que nós precisamos agora – escapar até ao confim dos nossos sonhos. Esta é a colecção mais colorida da marca, admitem. Há amarelo mostarda, rosas framboesa, azul eléctrico, tecidos metalizados para brilhar ao sol, tie dye ou estampados a lembrar os azulejos do fundo de uma piscina. No total são 20 modelos diferentes (que vão estar disponíveis faseadamente, na loja online), com cortes rectos inspirados nos anos 70. Além dos modelitos de biquíni e fato-de-banho para mulher, há uma colecção Latitid Mini onde colaboraram com Joana Soares, a Violeta Cor-de-Rosa, e o primeiro fato-de-banho preto para adolescentes até aos 14 anos. Este ano apresentam ainda bonés e mais saídas de praia. 

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Isto.
Isto.
Duarte Drago

Dia 5: ISTO

Uma t-shirt e uma camisa: a ISTO começou assim. Agora tem mais uma série de peças disponíveis, ainda que a base se mantenha – ser totalmente transparente com o consumidor. Exemplo disso é a política de preços que mantêm clara para quem compra, e que mesmo assim é competitiva porque não têm tantos intermediários e a produção é local. A ISTO destaca-se pelos seus básicos – a t-shirt é a prata da casa – e pelo facto de tudo ser feito com algodão 100% orgânico. Além da loja na Embaixada no Príncipe Real, agora fechada, a ISTO está forte nas encomendas online e com novas t-shirts para deitar o olho.

Cata Vassalo e Alice
Cata Vassalo e Alice
Cata Vassalo

Dia 6: Cata Vassalo

Catarina Vassalo ficou conhecida graças aos toucados e grinaldas – para noivas e não só – mas rapidamente percebeu que havia espaço para mais. Arrojou e juntou aos ganchos, coroas, bandoletes, pregadeiras, chapéus e canotiers de todas as cores, também os brincos. A partir daí têm predominado as flores, folhas, pedraria e muitos dourados – um básico que serve para qualquer ocasião, seja para um dia de trabalho, ou para brilhar numa festa. A última colaboração foi com a influencer Alice Trewinnard numa a colecção cápsula e limitada que conta com quatro brincos, dois toucados, uma pulseira, três clutches e três bandoletes, tudo inspirado nas viagens de Alice por São Francisco, Islândia, Açores, Chile e Dinamarca. Vá, encha o carrinho no site e comece a sonhar com essas ocasiões especiais.

A marca é uma das fundadoras do movimento #UmaSóMarca, que junta pequenos negócios portugueses numa só plataforma.

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Tema Creations
Tema Creations
Tema Creations

Dia 7: Tema

A marca de Teresa Braga tem feito sucesso online e na sua loja multimarca no Bairro Alto, a Nossa. A Tema tem peças delicadas para todo o tipo de mulheres, com combinações improváveis e intemporais para usar num look casual ou noutro mais formal – dos macacões às camisas. As encomendas são embaladas com todo o cuidado e enviadas para a casa de cada cliente. Aproveite que há promoções no site.  

+351
+351
+351

Dia 8: +351

Já estamos habituados ao indicativo da +351, uma marca bem portuguesa que nasceu das criações minimalistas de Ana Penha e Costa. Com prints associados ao oceano e o logótipo a dar o ar
 da sua graça, as peças são simples e quase todas elas unissexo – há t-shirts, sweats, calças e casacos, os básicos necessários em que deve apostar. Há tudo isto online – o segundo lançamento da nova colecção também já lá está – e pronto a ir até sua casa para adoptar aquele estilo de "pouco esforço mas sempre em bom". Acrescente o código keeponsmiling no final da compra para 20% de desconto.



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Friday
Friday
Friday

Dia 9: Friday

Paredes brancas, vazias, despidas e insípidas deixaram de fazer parte do nosso vocabulário decorativo – do nosso e do da Friday, uma marca portuguesa de posters. Assumem-se como uma espécie de galeria de arte para quem procura uma decoração mais alternativa. Dentro das temáticas abstracto, fotografia, pop art, ilustração, infantil ou geométrico, vai encontrar uma solução para aquele cantinho lá em casa. Cada poster está identificado pelo artista que o fez, servindo também de plataforma para muitos deles, que não têm onde expor o seu trabalho. Ora espreite.

Tigers At Play
Tigers At Play
Fotografia: Manuel Manso

Dia 10: Tigers At Play

Pequenina, minimalista e com uma grande janela, onde é fácil espreitar e ter uma amostra do pode encontrar nesta loja em São Vicente. A Tigers At Play foi feita à medida dos mais novos e trouxe para o mercado peças feitas à mão e em Portugal, dos vestidos de linho às mantas bordadas. São roupas boas para viajar e boas para brincar, o conforto é a premissa base. Com roupas dos 2 aos 8 anos, encontra por aqui vestidos floridos ou mais neutros, camisas, camisolas com pêlo, calções, mantas bordadas à mãos e gorros de caxemira. A produção é feita em Portugal e em pequenas quantidades, pondo de lado qualquer produção em massa, sendo que também muitos dos tecidos são portugueses. A marca recorre a pequenas fábricas e muitas das peças são feitas por uma costureira.

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Cantê 2020
Cantê 2020
Cantê

Dia 11: Cantê

A loja da Cantê está escondida (e temporariamente fechada) mas os fatos de banho e biquínis não passam despercebidos: estampas florais ou mais discretas e alguns padrões geométricos – é de aproveitar todo o ano. Este ano, a Cantê embarcou numa viagem até ao calor tropical do Brasil para trazer para cá a alegria do seu povo e a beleza da Bahia, tudo trazido na nova colecção Bonita, que já está disponível no site, assim como a linha My First Cantê, para os mais pequenos. Fique a saber que há também uma linha de lingerie, a My Intimate Cantê, para dar outro ânimo àquela gavetinha lá de casa. Os portes de envio são gratuitos para compras acima dos 40€. 

Mahrla
Mahrla
Mahrla

Dia 12: Mahrla

Quando Sílvia Pereira começou nestas andanças não achou que a sua marca ganhasse as dimensões que tem agora. Coloca amor em tudo o que faz e as criações para a marca não são excepção – a Mahrla tem design próprio e confecção 100% nacional, no norte do país, com peças minimalistas que assentam a todo o tipo de mulheres. É comum as peças serem dominadas pelos folhos, pelas cores sólidas e pela fluidez dos tecidos.

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Benamor
Benamor
Manuel Manso

Dia 13: Benamôr

Rua dos Bacalhoeiros, Príncipe Real e Lx Factory – as três moradas da Benamôr levam qualquer um ao imaginário de antigamente. O charme da art déco continua a ser um dos pilares da marca e da decoração das suas lojas, mas não precisa de entrar em nenhuma para sentir esta inspiração: basta-lhe o packaging de cada uma das gamas Benamôr. Da Alantoíne à Jacarandá, do Gordíssimo à Rose Amélie, ou até do famoso creme de rosto, que mantém a mesma fórmula desde 1925, veja-se, mas agora sem parabenos. Tanto nas lojas como no site pode viajar pela história da marca e consultar algumas receitas desta cozinha de beleza, além de poder abastecer-se de produtos: gel de banho, óleos, bálsamos, manteigas de corpo ou até a mais recente água micelar. Os portes são gratuitos para a Europa e EUA (FREEBENAMOR) na primeira encomenda.

armazém das malhas, lojas antigas, graça, roupa, loja
armazém das malhas, lojas antigas, graça, roupa, loja
Fotografia: Duarte Drago

Dia 14: Armazém das Malhas

Depois de uma pausa de seis semanas, o Armazém das Malhas voltou a abrir as portas da sua loja no número 50 da Rua do Forno do Tijolo esta segunda-feira, dia 4 de Maio, o primeiro dia do desconfinamento gradual. E é um dos sítios a ir se está farto de borbotos na roupa à segunda lavagem. São Tomás e Tiago Marques, netos do fundador Durbalino Figueiredo, que mantêm o espírito de bairro, a qualidade dos artigos e dão um cheirinho de inovação ao negócio de família, apostando em designers emergentes. Se ainda se sente mais seguro em casa, pode espreitar a oferta e comprar através da loja do Facebook



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Baseville
Baseville
Baseville

Dia 15: Baseville

São básicos e são sustentáveis, quer melhor? A marca de Ana Ferreira e Ana Costa foca toda a sua atenção nos básicos para mulher com qualidade, desde a escolha do design à das matérias-primas, tudo para que não caia na teia do fast-fashion, coisa que é fácil hoje em dia. A Baseville está atenta a tudo aquilo que muitas vezes esquecemos na hora de comprar uma peça de roupa: os recursos gastos como a água e energia, ou até as etiquetas de composição e lavagem das peças, onde constam a quantidade de fibras vegetais, animais ou sintéticas. As peças, maioritariamente em algodão orgânico, são produzidas em Portugal, e durante o processo são assegurados os direitos dos trabalhadores, um comércio justo e com igualdade de oportunidades. Há tops, t-shirts e mangas compridas para adicionar às gavetas lá de casa. 

FORA Sunglasses Baixa
FORA Sunglasses Baixa
Manuel Manso

Dia 16: Fora Sunglasses

A Fora tapa o sol não com a peneira mas com uns óculos cheios de pinta, dos mais moderninhos aos outros mais retro. A marca mantém, desde a sua criação, o ADN que combina a produção artesanal e portuguesa com aquilo a que gostam de chamar de “qualidade acessível”. Têm várias lojas em Lisboa, e até uma oficina própria para personalização dos modelos de sol e os de óptica. O site, ainda assim, continua a ser veículo forte para as compras.  

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Açaí com Granola
Açaí com Granola
Açaí com Granola

Dia 17: Açaí com Granola

Tem a sustentabilidade como mote e vê-a como um comportamento desde a sua fundação. E isso nota-se em diferentes aspectos, desde a escolha da produção local, o fair trade e, claro, a escolha de materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, como redes de pesca antigas e outros objetos poluentes, ou até mesmo peças criadas a partir de deadstock, ou seja, lã e algodão que estão parados em fábrica e que seriam destruídos. Além de uma linha de fitwear e outra de swimwear, a marca portuense tem também roupa sustentável para o dia-a-dia, dos vestidos aos macacões, das calças às blusas. 

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra

Dia 18: Juliana Bezerra

Podem não ser as jóias que mais dão nas vistas, mas que Juliana Bezerra soube agarrar-se bem ao conceito que ela própria definiu para as suas peças, isso até os adeptos do bling bling conseguem reconhecer. A inspiração vem directamente da botânica. Sementes, folhas, cascas ou flores - a natureza está por todo o lado, mesmo em referências quase microscópicas, apenas visíveis aos olhos dos mais atentos. Com o ateliê fechado, Juliana continua em força no site que tem portes gratuitos em Portugal. Aproveite para deitar o olho às colecções recentes: uma em parceria com a marca de doces Brigadeirando, com colares e brincos com formas de bolo, ou a colecção Herbário, inspirada numa viagem a São Miguel, nos Açores.

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 Claus Porto Baixa
 Claus Porto Baixa
Duarte Drago

Dia 19: Claus Porto

Caíram as monarquias e as repúblicas, instauraram-se ditaduras e fizeram-se revoluções. Tudo mudou, menos a Claus Porto, a marca de sabonetes portuense que se manteve firme, de pedra e cal, ao longo destes 130 anos. São muitos anos a virar aromas, colónias, cremes e sabonetes, é um luxo podermos chamar esta marca de nossa. E esta questão de lavarmos as mãos regularmente pede que usemos material de qualidade e, preferencialmente, cheiroso, como estes da Claus Porto. O site continua bem abastecido para lhe poderem bater à porta com uma encomenda que cheira bem. E olhe que para Portugal os envios são grátis.

Conscious Swimwear
Conscious Swimwear
Conscious Swimwear

Dia 20: Conscious Swimwear

Quando foi mãe, Joana Silva aproveitou o tempo livre da licença para fazer outras coisas como cerâmica e até costura. Nesta última, do curso que fez, acabou por nascer um biquíni. Apanhou-lhe o gosto e juntou-lhe as preocupações ambientais para fazer nascer a Conscious Swimwear, uma marca de biquínis cujo tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos. A partir daí é confeccionado por costureiras de forma controlada para aproveitar cada centímetro e não haver excedentes. A colecção que tinha apenas três conjuntos de biquíni cresceu para um fato de banho e mais recentemente para mais três modelitos de parte de cima e outros três de baixo – todos mix & match, ou seja, pode comprar em separado e conjugar como bem lhe apetecer. Além disso, a nova colecção trouxe com ela vestidos e blusas de linho, para um Verão fresco e minimalista. Para encomendar, só mesmo no site, ora espreite.

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citadin shoes, lojas homem
citadin shoes, lojas homem
DR

Dia 21: Citadin Shoes

A Citadin Shoes é uma marca de sapatos para homens, feitos em Portugal e que está no mercado nacional e internacional desde 2014. Funcionavam só online até abrirem a sua primeira loja na Rua Duques de Bragança, onde quando a pandemia assim o permitir pode encontrar as várias propostas de cada colecção – tudo com inspiração nas cidades mais emblemáticas do mundo. A Citadin Shoes por agora continua a vender online e com portes gratuitos para entregas em todo o país. 

Naz - Lx Factory
Naz - Lx Factory
Manuel Manso

Dia 22: Näz

Cristiana Costa costura a Näz com linhas 100% portuguesas e grande parte da produção é feita em pequenas confecções familiares. As peças são inspiradas por estéticas minimalistas (também para reduzir os custos de produção), como a japonesa e a belga, aplicada aos vestidos, camisolas, calças e casacos – feitos a partir de fibras recicladas do desperdício pré-consumo. A marca ganhou em 2019 loja própria na Lx Factory, mas durante estes tempos pode continuar a comprar online.

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Crush Lush
Crush Lush
DR/Crush Lush

Dia 23: Crush Lush

Um básico nunca é demais e Mónica Nascimento, criadora da Crush Lush, tratou de lhe dar um upgrade. A marca lançada em Fevereiro tem t-shirts unissexo e tote bags simples com pequenos bordados e frases motivacionais – e há lá altura melhor do que esta para isso? A última a ser lançada tem o mote da quarentena: “Your comfort zone will save us”, esqueça o “kill you”, aqui rasurado a vermelho, com um sofá amarelo à vista. Há mais quatro modelos (29€), todos em algodão, e um saco de pano XL (17€), bom para as compras. É tudo produzido em Felgueiras. 

 



Spry
Spry
Spry

Dia 24: Spry

Começou forte nesta quarentena, a dar tudo nos treinos online, mas está agora a perder o entusiasmo? A comida está a falar mais alto? Pode retomar o ânimo (e a forma) com umas roupinhas próprias para o efeito – a Spry, marca portuguesa de activewear, além de uma loja no Amoreiras Shopping Center (que deverá reabrir no início de Junho, seguindo as normas da DGS), tem uma loja online com conjuntos completos de leggings e soutiens (com diferentes tipos de suporte), ou as peças soltas, em diversas cores. São sem costuras, portanto não há marcas indesejadas, pode focar-se completamente no exercício. Todas as peças são produzidas em fábricas portuguesas, sendo feitas em fibras que as tornam leves e permitem uma secagem rápida.

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Paparina
Paparina
Paparina

Dia 25: Paparina

Para começar, a produção é toda feita no ateliê da marca, em Setúbal. E a ligação à zona costeira não acaba aqui. Os materiais com que são feitos a lingerie e o swimwear da Paparina são reciclados a partir de redes de pescadores encontradas no oceano e de garrafas de plástico PET – sustentabilidade mais uma vez na mira. As peças da Paparina são ajustáveis ao corpo de cada compradora, desde a lingerie com rendas aos fatos de banho coloridos. A nova colecção de swimwear já está disponível – Jarana tem peças intemporais e cores sóbrias para quem as quer, mas há glitter lilás pelo meio para as mais arrojadas.

Imago
Imago
Imago

Dia 26: Imago

https://www.imagoportugal.com/?page=3De Lisboa para o mundo, a Imago nasceu em 2017 para provar que é possível andar cheio de pinta com peças minimalistas e feitas por cá. "E que venham as viagens, os mergulhos no mar, os fins de tarde no campo e as saídas à noite vindas da praia" – a Imago dita o mote e dá-lhe as ferramentas para viver estes momentos vestido a rigor.  As peças são unissexo e vão das t-shirts às sweats e aos bonés com expressões. A nova colecção tem uma produção 100% orgânica e sustentável no que toca às peças de roupa, mas há uma novidade maior ainda: as máscaras sociais. São feitas com o mesmo ADN da marca e na venda de cada unidade, 1€ reverterá para o projeto Portugal ComVIDas, uma rede de voluntariado de combate à pandemia com especial atenção aos idosos. As compras online vencem nestes tempos e os portes são gratuitos.

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Sanjo
Sanjo
Sanjo

Dia 27: Sanjo

Define-se agora como a “New Old Brand”, que é como quem diz a nova velha marca. Se houve necessidade de se reinventar em algum momento da sua longa vida, a Sanjo conseguiu fazê-lo carregando o peso de ser a primeira marca de sapatilhas portuguesas. Viam-se nos pés dos portugueses nos anos 40, 50, 60 e 70, quase como parte do uniforme oficial do nosso país. O ADN original da marca continua muito presente, basta olhar para o selo lateral em cada par ou até mesmo para as icónicas solas riscadas dos modelos K100 e K200, que já trazem consigo mais de 80 anos desde a sua primeira versão. Ainda assim, há outros modelos com design diferente, para quem gosta de ter as tendências todas no armário. Resta referir que a produção se mantém 100% portuguesa, como se quer. 

Cecile Mestelan
Cecile Mestelan
emmymartens

Dia 28: Cécile Mestelan

Pratos grandes, outros mais pequenos, taças, chávenas de café, copos, caixas ou bules – todas as peças de Cécile Mestelan são feitas cuidadosamente à mão, o que faz com que nunca haja duas peças iguais. São minimalistas, com pequenos detalhes geométricos, as cores são maioritariamente suaves e muitas das peças têm textura, culpa da mistura de areia da praia no barro. A loja na Calçada da Estrela foi uma das vítimas da Covid-19 mas a ceramista continua no activo com um ponto de venda no seu atelier, no número 74 da Rua Poiais de São Bento, no mesmo bairro. 



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Burel Factory
Burel Factory
Burel Factory

Dia 29: Burel Factory

Foi entre montes, vales e montanhas que a Burel Factory chegou até nós. Isabel Costa e João Tomás abraçaram em tempos o bucolismo da Serra da Estrela e desde então não se despegaram desta região do país onde retomaram a actividade da fábrica de Lanifícios Império, que é agora a Burel Factory. Puseram os novos a trabalhar com técnicas antigas de tear, deram cor ao burel e espalharam-no pelas bocas de todos os que não conheciam este material nobre, que resulta de um processo longo de transformação da lã.Têm lojas em Guimarães, Manteigas, Porto e Lisboa bem recheadas de produtos para a casa, os mais requisitados, como mantas, tapetes, cortinados ou almofadas. A par disto, há calçado, mochilas, encharpes, algumas peças de vestuário, bancos e baloiços para o quarto dos miúdos, e para quem quiser também vende burel a metro.  

Augustha
Augustha
Augustha

DIA 30: Augustha

Se as aulas de História de Portugal lhe deixaram resquícios de informação que sejam coisas como saber que a cidade de Braga se chamava dantes Bracara Augusta. Isto só para não ser apanhado de surpresa quando lhe dissermos que Mónica Amaral se inspirou nessa nomenclatura para dar nome à sua marca de sapatos, a Augustha. São todos feitos em Portugal e conseguem unir o melhor de dois mundos: a qualidade intocável e a arte do que é feito minuciosamente à mão. Querem-se nos armários durante longos e largos anos, que a intemporalidade é característica que os marca, dos saltos altos aos mules ou sandálias. 

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desafio time in: uma app por dia
DR

Desafio Time In: uma app por dia

Coisas para fazer

Todos temos aquele amigo que perante uma dúvida existencial ou um problema do quotidiano responde que “há uma app para isso”. Há sempre uma app que soluciona os problemas de gestão de tempo, de arrumação, de fitness, de meditação, de comédia, de streaming, de jogos, de ciência, de pintura, de comida, enfim. Poderíamos ficar aqui durante algum tempo a discorrer sobre categorias de aplicações que teríamos pano para mangas. Pano esse que vai alimentar este desafio ao longo de 30 dias. 

Desafio - uma curta por dia
DR

Desafio Time In: uma curta-metragem por dia

Filmes

Enquanto estivermos confinados aos nossos lares, há todo o mundo na Internet por desbravar. A Time Out transformou-se em Time In por uns tempos e aqui vai encontrar uma selecção de curtas-metragens, nacionais e internacionais, disponíveis online em todo o seu esplendor. Há de tudo um pouco: drama, comédia, terror, animação e imagem real, documentário ou ficção. Só não vai poder ver tudo de uma assentada só. 

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