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Desafio Time in: uma marca portuguesa por dia
DR Desafio Time in: uma marca portuguesa por dia

Desafio Time In: uma marca portuguesa por dia

A Time In criou uma série de desafios para ajudar quem esteve fechado em 2020. A segunda ronda está aqui e continua a apostar nas marcas portuguesas

Por Francisca Dias Real e Inês Garcia
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Agora, mais do que nunca, é tempo de olhar para quem nos rodeia, para os nossos e para quem, todos os dias, se esforça para apresentar um produto de qualidade com uma etiqueta made in Portugal. Apoiar os pequenos negócios é uma missão que todos devemos abraçar por estes tempos difíceis, fazer com que, depois de tudo isto, eles ainda estejam lá para nós quando precisarmos de despachar aquele presente especial ou para nos valorizarmos de vez em quando. Do calçado à cosmética, da roupa à joalharia, compre português e orgulhe-se de levar ao peito o que de melhor se faz por cá. Para ajudar na tarefa de se voltar a manter em casa, e em segurança, todos os dias, aqui, voltamos a sugerir-lhe uma marca portuguesa para ter debaixo de olho. 

Veja aqui todos os Desafios Time In

Desafio Time In: uma marca portuguesa por dia

Buzina
Buzina
Buzina

Dia 1: Buzina Brand

Vera Fernandes lançou-se nesta aventura em 2016 e mal ela sabia o que podia vir daí – a marca estreou-se em Março de 2020 na passerelle da ModaLisboa. A Buzina surge como consequência das novas tendências de moda, mas, acima de tudo, da nova mulher, uma mulher que já carrega consigo conceitos como empowerment, igualdade e feminismo. E vestir Buzina é um statement. As formas volumosas fazem parte do ADN desta marca que, por essa razão, todas as peças têm tamanho único de forma a se adaptaram a todos os estilos e corpos. No entanto, todos os detalhes contam: os nós, os laços, as pregas, a textura e o peso dos tecidos (cetins, jacquards, acolchoados ou tafetás) e as silhuetas que não deixam de ser femininas. Ora espreite aqui o Instagram.

 

BRIGADEIRANDO X LE MOT
BRIGADEIRANDO X LE MOT
DR

Dia 2: Le Mot

Se há coisa que as fotografias de moda urbana (leia-se street style) nos ensinam é que uma t-shirt é essencial em qualquer guarda-roupa, feminino ou masculino, e que básico não é sinónimo de sem-graça. E se há sítio onde isso é evidente é em Paris, principal capital de moda. É em francês que é impresso todo o estilo e palavreado da Le Mot, de Susana Santos, que deixou de ter apenas t-shirts e passou a ter também tops, hoodies, uma saia e até um tote bag. A marca só existe online e, por isso, nesta altura continua com toda a pujança de antes. 

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Castelbel
Castelbel
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Dia 3: Castelbel

O marketing olfactivo resulta mesmo, prova disso é a Castebel e as suas lojas que não passam despercebidas a ninguém, onde quer que estejam dão vontade de entrar. Sabonetes e produtos de luxo perfumados são a especialidade desta marca que nasceu em Castelo da Maia, em 1999, para o fabrico artesanal de sabonetes. Entretanto cresceu e é também conhecida pelas velas, papéis perfumados, cremes de mão e corpo. Tudo o que cheire bem, portanto. O universo Castelbel é grande e cabe todo quer nas lojas físicas quer no site, com todas as essências e colecções exclusivas. E já que é para ficar em casa, que seja para ficar tudo cheiroso: a pele e as divisões do lar. 

Latitid '20
Latitid '20
Joel Bessa/Latitid

Dia 4: Latitid

Escapism foi o nome do Verão 2020 da marca portuguesa das irmãs Inês Posser e Marta Fonseca, que se inspiraram na movida e boémia Los Angeles, “um lugar que parece encapsular os nossos sonhos mais profundos”, escrevem, e afinal é disso que nós precisamos agora – escapar até ao confim dos nossos sonhos. Há amarelo mostarda, rosas framboesa, azul eléctrico, tecidos metalizados para brilhar ao sol, tie dye ou estampados a lembrar os azulejos do fundo de uma piscina, tudo (ou quase tudo) ainda disponível na loja online com saldos jeitosos.

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ISTO - Campo de Ourique
ISTO - Campo de Ourique
Melissa Vieira

Dia 5: ISTO

Uma t-shirt e uma camisa: a ISTO começou assim. Agora tem mais uma série de peças disponíveis, ainda que a base se mantenha – ser totalmente transparente com o consumidor. Exemplo disso é a política de preços que mantêm clara para quem compra, e que mesmo assim é competitiva porque não têm tantos intermediários e a produção é local. A ISTO destaca-se pelos seus básicos – a t-shirt é a prata da casa – e pelo facto de tudo ser feito com algodão 100% orgânico. Além da loja na Embaixada no Príncipe Real e a segunda em Campo de Ourique, a ISTO é forte nas encomendas online.

Cata Vassalo e Alice
Cata Vassalo e Alice
Cata Vassalo

Dia 6: Cata Vassalo

Catarina Vassalo ficou conhecida graças aos toucados e grinaldas – para noivas e não só – mas rapidamente percebeu que havia espaço para mais. Arrojou e juntou aos ganchos, coroas, bandoletes, pregadeiras, chapéus e canotiers de todas as cores, também os brincos. A partir daí têm predominado as flores, folhas, pedraria e muitos dourados – um básico que serve para qualquer ocasião, seja para um dia de trabalho, ou para brilhar numa festa. Vá, encha o carrinho no site e comece a sonhar com essas ocasiões especiais.

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Tema Creations
Tema Creations
Tema Creations

Dia 7: Tema

A marca de Teresa Braga tem feito sucesso online e na sua loja multimarca no Bairro Alto, a Nossa. A Tema tem peças delicadas para todo o tipo de mulheres, com combinações improváveis e intemporais para usar num look casual ou noutro mais formal – dos macacões às camisas. As encomendas são embaladas com todo o cuidado e enviadas para a casa de cada cliente.

+351
+351
+351

Dia 8: +351

Já estamos habituados ao indicativo da +351, uma marca bem portuguesa que nasceu das criações minimalistas de Ana Penha e Costa. Com prints associados ao oceano e o logótipo a dar o ar
 da sua graça, as peças são simples e quase todas elas unissexo – há t-shirts, sweats, calças e casacos, os básicos necessários em que deve apostar. Há tudo isto online e pronto a ir até sua casa para adoptar aquele estilo de "pouco esforço mas sempre em bom". 

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Friday
Friday
Friday

Dia 9: Friday

Paredes brancas, vazias, despidas e insípidas deixaram de fazer parte do nosso vocabulário decorativo – do nosso e do da Friday, uma marca portuguesa de posters. Assumem-se como uma espécie de galeria de arte para quem procura uma decoração mais alternativa. Dentro das temáticas abstracto, fotografia, pop art, ilustração, infantil ou geométrico, vai encontrar uma solução para aquele cantinho lá em casa. Cada poster está identificado pelo artista que o fez, servindo também de plataforma para muitos deles, que não têm onde expor o seu trabalho. Ora espreite.

Tigers At Play
Tigers At Play
Fotografia: Manuel Manso

Dia 10: Tigers At Play

Pequenina, minimalista e com uma grande janela, onde é fácil espreitar e ter uma amostra do pode encontrar nesta loja em São Vicente. A Tigers At Play foi feita à medida dos mais novos e trouxe para o mercado peças feitas à mão e em Portugal, dos vestidos de linho às mantas bordadas. São roupas boas para viajar e boas para brincar, o conforto é a premissa base. Com roupas dos 2 aos 8 anos, encontra por aqui vestidos floridos ou mais neutros, camisas, camisolas com pêlo, calções, mantas bordadas à mãos e gorros de caxemira. A produção é feita em Portugal e em pequenas quantidades, pondo de lado qualquer produção em massa, sendo que também muitos dos tecidos são portugueses. A marca recorre a pequenas fábricas e muitas das peças são feitas por uma costureira.

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Cantê 2020
Cantê 2020
Cantê

Dia 11: Cantê

A loja da Cantê está escondida mas os fatos de banho e biquínis não passam despercebidos: estampas florais ou mais discretas e alguns padrões geométricos – é de aproveitar todo o ano. Em 2020, a Cantê embarcou numa viagem até ao calor tropical do Brasil para trazer para cá a alegria do seu povo e a beleza da Bahia, tudo trazido na nova colecção Bonita, que já está disponível no site, assim como a linha My First Cantê, para os mais pequenos. Fique a saber que há também uma linha de lingerie, a My Intimate Cantê, para dar outro ânimo àquela gavetinha lá de casa. 

Mahrla
Mahrla
Mahrla

Dia 12: Mahrla

Quando Sílvia Pereira começou nestas andanças não achou que a sua marca ganhasse as dimensões que tem agora. Coloca amor em tudo o que faz e as criações para a marca não são excepção – a Mahrla tem design próprio e confecção 100% nacional, no norte do país, com peças minimalistas que assentam a todo o tipo de mulheres. É comum as peças serem dominadas pelos folhos, pelas cores sólidas e pela fluidez dos tecidos.

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Benamor
Benamor
Manuel Manso

Dia 13: Benamôr

O charme da art déco continua a ser um dos pilares da marca e da decoração das suas lojas, mas não precisa de entrar em nenhuma para sentir esta inspiração: basta-lhe o packaging de cada uma das gamas Benamôr. Da Alantoíne à Jacarandá, do Gordíssimo à Rose Amélie, ou até do famoso creme de rosto, que mantém a mesma fórmula desde 1925, veja-se, mas agora sem parabenos. Tanto nas lojas como no site pode viajar pela história da marca e consultar algumas receitas desta cozinha de beleza, além de poder abastecer-se de produtos: gel de banho, óleos, bálsamos, manteigas de corpo ou até a mais recente água micelar. 

armazém das malhas, lojas antigas, graça, roupa, loja
armazém das malhas, lojas antigas, graça, roupa, loja
Fotografia: Duarte Drago

Dia 14: Armazém das Malhas

Se está farto de borbotos na roupa à segunda lavagem, este é o sítio a que se deve dirigir. Hoje são os netos de Durbalino Figueiredo, o fundador da casa, que mantêm o espírito de bairro, a qualidade dos artigos e dão um cheirinho de inovação ao negócio de família. Tomás e Tiago Marques são novos, mas têm um saber antigo, trabalhando com os produtores fabris de sempre, que põem amor em cada peça que vai parar às prateleiras da loja ou à montra online – a novidade mais recente. É fácil atirar-se às sweaters e aos cardigans feitos de lã de carneiro, daqueles que duram uma vida.

 

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Baseville
Baseville
Baseville

Dia 15: Baseville

São básicos e são sustentáveis, quer melhor? A marca de Ana Ferreira e Ana Costa foca toda a sua atenção nos básicos para mulher com qualidade, desde a escolha do design à das matérias-primas, tudo para que não caia na teia do fast-fashion, coisa que é fácil hoje em dia. A Baseville está atenta a tudo aquilo que muitas vezes esquecemos na hora de comprar uma peça de roupa: os recursos gastos como a água e energia, ou até as etiquetas de composição e lavagem das peças, onde constam a quantidade de fibras vegetais, animais ou sintéticas. As peças, maioritariamente em algodão orgânico, são produzidas em Portugal, e durante o processo são assegurados os direitos dos trabalhadores, um comércio justo e com igualdade de oportunidades. Há tops, t-shirts e mangas compridas para adicionar às gavetas lá de casa. 

FORA Sunglasses Baixa
FORA Sunglasses Baixa
Manuel Manso

Dia 16: Fora Sunglasses

A Fora tapa o sol não com a peneira mas com uns óculos cheios de pinta, dos mais moderninhos aos outros mais retro. A marca mantém, desde a sua criação, o ADN que combina a produção artesanal e portuguesa com aquilo a que gostam de chamar de “qualidade acessível”. Têm várias lojas em Lisboa, e até uma oficina própria para personalização dos modelos de sol e os de óptica. O site, ainda assim, continua a ser veículo forte para as compras.  

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Açaí com Granola
Açaí com Granola
Açaí com Granola

Dia 17: Açaí com Granola

Tem a sustentabilidade como mote e vê-a como um comportamento desde a sua fundação. E isso nota-se em diferentes aspectos, desde a escolha da produção local, o fair trade e, claro, a escolha de materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, como redes de pesca antigas e outros objetos poluentes, ou até mesmo peças criadas a partir de deadstock, ou seja, lã e algodão que estão parados em fábrica e que seriam destruídos. Além de uma linha de fitwear e outra de swimwear, a marca portuense tem também roupa sustentável para o dia-a-dia, dos vestidos aos macacões, das calças às blusas. 

Juliana Bezerra X Drizinha
Juliana Bezerra X Drizinha
DR

Dia 18: Juliana Bezerra

Podem não ser as jóias que mais dão nas vistas, mas que Juliana Bezerra soube agarrar-se bem ao conceito que ela própria definiu para as suas peças, isso até os adeptos do bling bling conseguem reconhecer. A inspiração vem directamente da botânica. Sementes, folhas, cascas ou flores - a natureza está por todo o lado, mesmo em referências quase microscópicas, apenas visíveis aos olhos dos mais atentos. Apesar do novo ateliê no Restelo, Juliana continua em força no site. Aproveite para deitar o olho às colecções recentes e às colaborações que vai fazendo.

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 Claus Porto Baixa
 Claus Porto Baixa
Duarte Drago

Dia 19: Claus Porto

Caíram as monarquias e as repúblicas, instauraram-se ditaduras e fizeram-se revoluções. Tudo mudou, menos a Claus Porto, a marca de sabonetes portuense que se manteve firme, de pedra e cal, ao longo destes 130 anos. São muitos anos a virar aromas, colónias, cremes e sabonetes, é um luxo podermos chamar esta marca de nossa. E esta questão de lavarmos as mãos regularmente pede que usemos material de qualidade e, preferencialmente, cheiroso, como estes da Claus Porto. O site continua bem abastecido para lhe poderem bater à porta com uma encomenda que cheira bem. 

conscious
conscious
conscious

Dia 20: Conscious

Quando foi mãe, Joana Silva aproveitou o tempo livre da licença para fazer outras coisas como cerâmica e até costura. Nesta última, do curso que fez, acabou por nascer a Conscious Swimwear, uma marca de swimwear sustentáveis cujo tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos e por costureiras, tudo de forma controlada e justa. Mas a coisa cresceu e a Conscious deixou de ser só para a praia e passou a ter roupa. A novidade do final de 2020 foi a Confy Collections, uma colecção de fatos-de-treino feitos de algodão orgânico.

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citadin shoes, lojas homem
citadin shoes, lojas homem
DR

Dia 21: Citadin Shoes

A Citadin Shoes é uma marca de sapatos para homens, feitos em Portugal e que está no mercado nacional e internacional desde 2014. Funcionavam só online até abrirem a sua primeira loja na Rua Duques de Bragança, onde quando a pandemia assim o permitir pode encontrar as várias propostas de cada colecção – tudo com inspiração nas cidades mais emblemáticas do mundo. A Citadin Shoes por agora continua a vender online.

Naz - Lx Factory
Naz - Lx Factory
Manuel Manso

Dia 22: Näz

Cristiana Costa costura a Näz com linhas 100% portuguesas e grande parte da produção é feita em pequenas confecções familiares. As peças são inspiradas por estéticas minimalistas (também para reduzir os custos de produção), como a japonesa e a belga, aplicada aos vestidos, camisolas, calças e casacos – feitos a partir de fibras recicladas do desperdício pré-consumo. A marca ganhou em 2019 loja própria na Lx Factory, mas durante estes tempos pode continuar a comprar online.

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Crush Lush
Crush Lush
DR/Crush Lush

Dia 23: Crush Lush

Um básico nunca é demais e Mónica Nascimento, criadora da Crush Lush, tratou de lhe dar um upgrade. A marca lançada em Fevereiro tem t-shirts unissexo e tote bags simples com pequenos bordados e frases motivacionais – e há lá altura melhor do que esta para isso?  É tudo produzido em Felgueiras. 

 



Spry
Spry
Spry

Dia 24: Spry

Começou forte na outra quarentena, a dar tudo nos treinos online, mas está agora a perder o entusiasmo? A comida está a falar mais alto? Pode retomar o ânimo (e a forma) com umas roupinhas próprias para o efeito – a Spry, marca portuguesa de activewear, além de uma loja no Amoreiras Shopping Center, tem uma loja online com conjuntos completos de leggings e soutiens (com diferentes tipos de suporte), ou as peças soltas, em diversas cores. São sem costuras, portanto não há marcas indesejadas, pode focar-se completamente no exercício. Todas as peças são produzidas em fábricas portuguesas, sendo feitas em fibras que as tornam leves e permitem uma secagem rápida.

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Paparina
Paparina
Paparina

Dia 25: Paparina

Para começar, a produção é toda feita no ateliê da marca, em Setúbal. E a ligação à zona costeira não acaba aqui. Os materiais com que são feitos a lingerie e o swimwear da Paparina são reciclados a partir de redes de pescadores encontradas no oceano e de garrafas de plástico PET – sustentabilidade mais uma vez na mira. As peças da Paparina são ajustáveis ao corpo de cada compradora, desde a lingerie com rendas aos fatos de banho coloridos e, mais recentemente, às colecções de loungewear. Estas peças que se traduzem em sweats e calças, principalmente, são de algodão grande parte delas e há também algumas em lã feitas à mão pela mãe da fundadora da marca com lã virgem italiana. A qualidade e a sustentabilidade estão lá. O conforto também.

Imago
Imago
Imago

Dia 26: Imago

De Lisboa para o mundo, a Imago nasceu em 2017 para provar que é possível andar cheio de pinta com peças minimalistas e feitas por cá. "E que venham as viagens, os mergulhos no mar, os fins de tarde no campo e as saídas à noite vindas da praia" – a Imago dita o mote e dá-lhe as ferramentas para viver estes momentos vestido a rigor.  As peças são unissexo e vão das t-shirts às sweats e aos bonés com expressões. 

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Sanjo
Sanjo
Sanjo

Dia 27: Sanjo

Define-se agora como a “New Old Brand”, que é como quem diz a nova velha marca. Se houve necessidade de se reinventar em algum momento da sua longa vida, a Sanjo conseguiu fazê-lo carregando o peso de ser a primeira marca de sapatilhas portuguesas. Viam-se nos pés dos portugueses nos anos 40, 50, 60 e 70, quase como parte do uniforme oficial do nosso país. O ADN original da marca continua muito presente, basta olhar para o selo lateral em cada par ou até mesmo para as icónicas solas riscadas dos modelos K100 e K200, que já trazem consigo mais de 80 anos desde a sua primeira versão. Ainda assim, há outros modelos com design diferente, para quem gosta de ter as tendências todas no armário. Resta referir que a produção se mantém 100% portuguesa, como se quer. 

Cecile Mestelan
Cecile Mestelan
Cecile Mestelan

Dia 28: Cécile Mestelan

Pratos grandes, outros mais pequenos, taças, chávenas de café, copos, caixas ou bules – todas as peças de Cécile Mestelan são feitas cuidadosamente à mão, o que faz com que nunca haja duas peças iguais. São minimalistas, com pequenos detalhes geométricos, as cores são maioritariamente suaves e muitas das peças têm textura, culpa da mistura de areia da praia no barro. A loja na Calçada da Estrela foi uma das vítimas da Covid-19 mas a ceramista continua no activo com um ponto de venda no seu atelier, no número 74 da Rua Poiais de São Bento, no mesmo bairro. 

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Burel Factory
Burel Factory
Burel Factory

Dia 29: Burel Factory

Foi entre montes, vales e montanhas que a Burel Factory chegou até nós. Isabel Costa e João Tomás abraçaram em tempos o bucolismo da Serra da Estrela e desde então não se despegaram desta região do país onde retomaram a actividade da fábrica de Lanifícios Império, que é agora a Burel Factory. Puseram os novos a trabalhar com técnicas antigas de tear, deram cor ao burel e espalharam-no pelas bocas de todos os que não conheciam este material nobre, que resulta de um processo longo de transformação da lã.Têm lojas em Guimarães, Manteigas, Porto e Lisboa bem recheadas de produtos para a casa, os mais requisitados, como mantas, tapetes, cortinados ou almofadas. A par disto, há calçado, mochilas, encharpes, algumas peças de vestuário, bancos e baloiços para o quarto dos miúdos, e para quem quiser também vende burel a metro.  

Augustha
Augustha
Augustha

Dia 30: Augustha

Se as aulas de História de Portugal lhe deixaram resquícios de informação que sejam coisas como saber que a cidade de Braga se chamava dantes Bracara Augusta. Isto só para não ser apanhado de surpresa quando lhe dissermos que Mónica Amaral se inspirou nessa nomenclatura para dar nome à sua marca de sapatos, a Augustha. São todos feitos em Portugal e conseguem unir o melhor de dois mundos: a qualidade intocável e a arte do que é feito minuciosamente à mão. Querem-se nos armários durante longos e largos anos, que a intemporalidade é característica que os marca, dos saltos altos aos mules ou sandálias. 

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Majatu.Studio
Majatu.Studio
Majatu.Studio

Dia 31: Majatu.Studio

Sara Sampaio e Jorge Ribeiro, dois amigos de infância, atiraram-se de cabeça para o conforto e o luxo que é poder vesti-lo em casa e na rua. Juntos criaram a Majatu.Studio, uma marca portuguesa onde a estrela da casa é a loungewear, tudo feito em Portugal e com a sustentabilidade na ponta da língua, com base no conceito de slow fashion. A marca tem camisas, calças, casacos, hoodies e t-shirts para homem e para mulher, contando até com uma colecção sem género. 

captain socks
captain socks
DR

Dia 32: The Captain Socks

As meias são para esta marca uma “expressão de amor”. Aqui não há padrões extravagantes, que nem toda a gente gosta de dar nas vistas, mas sim desenhos minimalistas para quem também não quer ser o aborrecido da meia básica azul e preta. Relógios, patos, esquadros, aviões, gelados ou copos de vinho são alguns dos motivos da marca criada por Tiago Monteiro, em 2018. O objectivo é poderem ser usadas num contexto formal ou mais descontraído. Feitas com 200 agulhas com algodão penteado, as Captain Socks são reforçadas nos dedos e calcanhares, tudo sem costura e com punho jackard.

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Beatriz Jardinha
Beatriz Jardinha
Beatriz Jardinha

Dia 33: Beatriz Jardinha

Irreverência – se há palavra que define as criações de Beatriz Jardinha é essa mesmo. A designer desenha jóias que “aproximam técnicas antigas e rudimentares a conceitos etéreos”, pode ler-se no seu site. As peças são feitas à mão depois da encomenda, e ganham aquela forma artesanale única. 

Jangada
Jangada
Jangada

Dia 34: Jangada

É mais uma que nasceu em plena quarentena, apesar de a ideia já estar plantada na cabeça da fotógrafa de moda Matilde Travassos há mais tempo. A Jangada é uma nova loja online de básicos de qualidade para criança (dos dois aos dez anos), uma marca nostálgica que nos lembra de como era brincar no antigamente. As colecções, criadas para usar, abusar e ainda passar de geração em geração, não têm estação – são clássicos reinventados, dos pólos de malha aos pullovers, dos cardigans às jardineiras. É tudo meio vintage e produzido em pequena escala, numa fábrica no Norte do país. As caixas que chegam das encomendas transformam-se em jogo de tabuleiro. Ah, a infância.

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Ramos Cerâmica
Ramos Cerâmica
DR

Dia 35: Ramos Cerâmica

Peças toscas, rugosas e minimalistas – é como a Ramos Cerâmica se mostra ao mundo, a nova marca que traz cerâmica de autor e peças de edição limitada a um preço justo e acessível, ao mesmo tempo que quer combater o desperdício. Patrícia Gonçalves é o rosto e as mãos que trabalham a argila da Ramos Cerâmica, que produz peças limitadas e únicas de forma artesanal. Para combater o desperdício, Patrícia criou também uma colecção composta pelas peças maquete, que vai produzindo ao longo do processo criativo até chegar às peças da colecção final. Estão para venda no site e algumas lojas, mas quem quiser deitar-lhes o olho pode marcar uma visita ao ateliê em Lisboa através do email hello@ramosceramica.com

 Light Yeears Away
 Light Yeears Away
Light Yeears Away

Dia 36: Light Yeears Away

Ser uma empresa do bem é a máxima que, desde sempre, esteve (e está) na base da Light Years Away. A equipa está envolvida em todos os passos da produção das peças, de modo a garantir que os processos são sustentáveis, éticos e inclusivos. A sustentabilidade é, sem dúvida, a bandeira que a marca se orgulha de hastear – as malhas e os tecidos da marca são de Econyl, um tecido feito de nylon regenerado que provém do desperdício plástico. A produção é local, num ateliê com costureiros, e as peças são desenhadas e produzidas de forma a reduzir a pegada ambiental. Também as embalagens das encomendas são compostáveis e as etiquetas são feitas de papel semente, para os clientes poderem plantar. A gama de produtos não é extensa mas toca em todas as necessidades: cycling shorts, leggings, tops e t-shirts. É entrar no site e espreitar. 

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Ticotico
Ticotico
Ticotico

Dia 37: Ticotico

O pinho proveniente de florestas sustentáveis é o material principal da colecção de transportes artesanais da Ticotico. É a fundadora, Marina Gomes, quem faz tudo à mão, do desenho à construção, com materiais ecológicos como a madeira e o papel reciclado, e à pintura, com tintas aquosas. Criados a partir de um imaginário nostálgico, os barcos, aviões e carros desta marca portuguesa, disponível online na plataforma Etsy e na loja portuense Papa-Livros, não precisam de pilhas que se gastam num instante e são a desculpa perfeita para os pais se juntarem às brincadeiras e fazerem uma viagem pelas suas memórias de infância. 

IVORY
IVORY
IVORY

Dia 38: Ivory Lisbon

Ainda a Covid-19 não era conhecida e já estava a ser preparada a Ivory Lisbon, uma marca solidária cujo objectivo é criar colecções de roupa e acessórios e associá-las a causas sociais e ambientais. Cada peça está ligada a uma cor específica correspondente a uma determinada causa – podem ser os oceanos, o desperdício alimentar, a protecção dos animais ou até a saúde mental. A compra equivale assim a um contributo de 10% do seu valor para a causa associada à cor da peça em questão. A Ivory prima pelos acessórios comos os totes e os bonés, tem sweats também, mas são as t-shirts a prata da casa. Básicas, coloridas e feitas com algodão orgânico.

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MPL beauty
MPL beauty
MPL beauty

Dia 39: MPL’ beauty

Mafalda Pinto Leite é dona e senhora da MPL’ beauty, uma marca de produtos de beleza biológica, natural, sustentável e vegan. Mafalda dedica-se a ajudar a promover uma filosofia para melhorar a beleza de dentro para fora com ferramentas que ajudam a gerar mudanças na sua saúde, confiança e criatividade. A marca tem séruns, cápsulas para cabelo, rolos de massagem, esfoliantes, pau santo, e até ingredientes e superalimentos para juntar à sua alimentação. 

iUKIYO
iUKIYO
iUKIYO

Dia 40: iUKIYO

A iUKIYO é uma marca 100% portuguesa que nasceu das mãos das influencers portuenses Mariana Machado e Mariana Castro Moreira. A ideia surgiu durante o confinamento e a filosofia acabou a dar nome à marca: UKIYO é uma palavra japonesa que significa "viver o momento, desligando dos problemas da vida". A primeira colecção é uma linha de training em algodão orgânico e em cores leves, como o menta, rosa, off white e azul.  

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Coisas para fazer

Todos temos aquele amigo que perante uma dúvida existencial ou um problema do quotidiano responde que “há uma app para isso”. Há sempre uma app que soluciona os problemas de gestão de tempo, de arrumação, de fitness, de meditação, de comédia, de streaming, de jogos, de ciência, de pintura, de comida, enfim. Poderíamos ficar aqui durante algum tempo a discorrer sobre categorias de aplicações que teríamos pano para mangas. Pano esse que vai alimentar este desafio ao longo de 30 dias. 

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Desafio Time In: uma curta-metragem por dia

Filmes

Enquanto estivermos confinados aos nossos lares, há todo o mundo na Internet por desbravar. A Time Out transformou-se em Time In por uns tempos e aqui vai encontrar uma selecção de curtas-metragens, nacionais e internacionais, disponíveis online em todo o seu esplendor. Há de tudo um pouco: drama, comédia, terror, animação e imagem real, documentário ou ficção. Só não vai poder ver tudo de uma assentada só. 

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