Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Desafio Time In: uma app por dia
desafio time in: uma app por dia
DR desafio time in: uma app por dia

Desafio Time In: uma app por dia

Descubra muitas e boas apps para resolver alguns problemas da sua vida, da gestão de tempo ao fitness.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Todos temos aquele amigo que perante uma dúvida existencial ou um problema do quotidiano responde que “há uma app para isso”. E o amigo tem alguma razão. Há sempre uma app que soluciona os problemas de gestão de tempo, de arrumação, de fitness, de meditação, de comédia, de streaming, de jogos, de ciência, de pintura, de comida, enfim. Poderíamos ficar aqui durante algum tempo a discorrer sobre categorias de aplicações que teríamos pano para mangas. Pano esse que vai alimentar este desafio ao longo de 30 dias. Pronto? Sugerimos uma app por dia, e a vantagem é que pode desinstalar se não gostar. Sem compromisso. 

Veja aqui todos os Desafios Time In

Desafio Time In: uma app por dia

FitOn
FitOn
FitOn

Dia 1: FitOn

"Best workouts. Always Free. Always On." é assim que a FitOn se apresenta ao mundo. Ser grátis ajuda e todas as possibilidades de personaliação desta app também. Assim que faz o seu registo vão surgir-lhe perguntas sobre os seus objectivos (perder peso, tonificar, ganhar massa muscular ou até pré e pós-parto), colocando também o peso e a altura para que a app contabilize as suas necessidades. A par disso, seleciona a duração dos treinos que quer fazer e a regularidade com que treina. Depois de se dar a conhecer, a app faz o seu trabalho e vai sugerir-lhe um plano de treino adaptado ao seu perfil. E se pensa que naqueles dias em que não está com grande vontade de treinar vai passar despercebido, não vá ao engano. A FitOn envia-lhe alarmes para o relembrar que deve treinar no dia X à hora Y. Vá, deixe lá a preguiça de lado e mexa-se.

IOS e Android. Gratuita.

Forest
Forest
Forest

Dia 2: Forest

Organizar tarefas é fácil para si. O verdadeiro problema é não olhar para o telemóvel de cinco em cinco minutos? Com esta aplicação é possível definir temporizadores e sentir-se realmente mal se não os respeitar. É que, se usar o telefone durante o período de trabalho, mata uma árvore. Caso contrário, eventualmente terá uma floresta verdejante. Por cada árvore plantada recebe moedas, que pode usar para desbloquear diferentes espécies arbóreas na aplicação ou doar para a plantação de árvores reais, pela ONG Trees for the Future. Também existe como extensão para o Chrome.

iOS e Android. Gratuita.

Publicidade
App
App
©DR

Dia 3: Posso Ir?

Fazer fila à porta de um supermercado tornou-se prática comum desde que o surto chegou a Portugal. Muitos dos estabelecimentos que enchem os directórios de comércio local estão também inscritos nesta app que lhe diz se há fila para ir ao supermercado. A "Posso Ir?" funciona à base de dados fornecidos pelos utilizadores e mesmo pelas superfícies comerciais, e é onde pode saber o estado de afluência em tempo real. Desta forma, é possível decidir qual a melhor altura para sair, contando com informações que abrangem desde mercearias a super e hipermercados. 

iOS e Android. Gratuita.

Pigment
Pigment
Pigment

Dia 4: Pigment

Está a ver aqueles livros de colorir que normalmente achamos que são só para crianças? Ora bem, desça do pedestal e dê o braço a torcer à pintura, uma bela forma de relaxar e aumentar a concentração. E se não tem desses livros de mandalas, por exemplo, esta app dá-lhe uma ajuda – é uma espécie de livro digital para colorir no telemóvel ou tablet. Há novos desenhos todos os dias, das flores às paisagens, e pode escolher o modo de pintura, as cores e as texturas (marcadores, pincéis ou canetas). Só não vale pintar fora do risco.

IOS e Android. Gratuita (tem packs de desenhos premium).

Publicidade
Evil Apples
Evil Apples
Evil Apples/App

Dia 5: Evil Apples

Já alguma vez jogou Cards Against Humanity (CAH) – aquele jogo com bolinha vermelha em que cada ronda há um jogador que lê uma carta escura com uma frase incompleta e esta tem de ser completada com palavras ou frases absurdas por cada jogador com uma das suas cartas. Pois bem, isto é tudo muito giro em papel, mas também dá para jogar uma versão semelhante no telemóvel e com os amigos à distância (se tiver muito à vontade com a sua família, força). Pode jogar com grupos de pessoas aleatórias ou convidar os seus amigos através das redes sociais ou SMS. Depois de estarem conectados no mesmo jogo, dispõem de cartas digitais para completar ou responder à carta principal (tal e qual como no CAH). 

IOS e Android. Gratuita.

SkyView® Lite
SkyView® Lite
SkyView® Lite

Dia 6: Sky View Lite

Apontada como uma das escolhas dos editores da Google em 2017, esta app é também uma das aplicações com melhor pontuação atribuída pelos utilizadores. Com recurso a realidade aumentada, permite seleccionar um objecto celeste, como uma estrela ou um planeta, para ficar a saber onde estará nas horas seguintes, através da identificação do seu trajecto diário no céu, disponibilizando ainda informação científica e curiosidades sobre o astro. Já o calendário permite não só conhecer a posição de estrelas e planetas no passado como no futuro. Mas o melhor é nem sequer precisar de consumir dados (Wi-fi ou mesmo rede móvel).

Android e iOS. Gratuito (existem packs premium).

Publicidade
JouleBug
JouleBug
JouleBug

Dia 7: JouleBug

Se tudo o que lhe falta para começar a reduzir a pegada de carbono é motivação, a JouleBug é um bom começo. Na aplicação encontra dezenas de desafios a cumprir: para cada um, há um breve resumo e instruções de como o alcançar, juntamente com o número de pontos que vai arrecadar. Além disto, vai poder controlar de perto as consequências directas do seu "bom comportamento", por exemplo, desligar as luzes ao sair da sala tem o mesmo impacto anual que carregar um portátil 2885 vezes. Quando uma tarefa é concluída, os utilizadores tocam no botão "Buzz" e os pontos são adicionados ao total.

Android e iOS

Good On You – Ethical Fashion
Good On You – Ethical Fashion
Good On You – Ethical Fashion

Dia 8: Good On You – Ethical Fashion

Mais do nunca tem tempo para reflectir sobre os seus hábitos de consumo, sobre o que deve ou não comprar. Mas se há coisa pela qual a indústria da moda não é conhecida é pela sua transparência. Esta aplicação apresenta o trabalho conjunto de equipas de profissionais da moda, cientistas, ativistas, escritores e developers, que o ajudam a desvendar a consciência ecológica das marcas e as suas políticas de produção. A Good On You, da qual a actriz Emma Watson é uma das grandes impulsionadoras, classifica os padrões de trabalho de cada empresa, o ambiente e a consciência animal de mais de duas mil marcas de moda, sendo estas depois classificadas como We Avoid, Not Good Enough, It’s A Start, Good e Great ao nível do comportamento ecológico. Portanto, antes de comprar é mais fácil tomar uma decisão se olhar para aqui antes e procurar a marca em questão. 

Android e iOS

Publicidade
Bubble Wrap
Bubble Wrap
Bubble Wrap

Dia 9: Bubble Wrap

É dessas pessoas, não é? Daquelas que não descansam enquanto não vêem todas as bolhinhas rebentadas daquele invólucro de bolhas de ar. É provável que deixe os nervos em franja de muita gente à sua volta, por isso alguém inventou uma app (que pode ser silenciosa) que lhe dá quase o mesmo prazer. A Bubble Wrap é um simulador dessa acção tão irritante e inútil que é rebentar bolhas, e aqui pode fazê-lo infinitamente e até participar nos desafios. Existe o Blitz Pop, para ver quantas bolhas consegue estoirar num minuto; o Pop 500, que mede a sua rapidez a rebentar 500 bolhas; e Pop All, que o desafia a ser o mais rápido a rebentar uma folha inteira de bolhas de ar e que tem mais coisa, menos coisa duas mil. 

IOS (versão de jogo semelhante para Android aqui)

Cooker Pan
Cooker Pan
Cooker Pan

Dia 10: Cooker Pan

É novinha em folha e tem sangue português, quer ser o ponto de contacto entre chefs amadores e pessoas que procuram pratos mais caseiros. O Cooker Pan é uma app que serve de mercado digital que quer dar a conhecer aquela comidinha com sabor da comida da avó. Para se inscrever, basta instalar o aplicativo, que está disponível tanto para Android como IOS. Pode escolher ser cliente ou cozinheiro (amadores e certificados) – neste caso, basta adicionar uma fotografia do prato que pretende divulgar, escrever uma descrição, escolher o método de entrega e definir um preço. Pode ainda escolher ser cozinheiro e cliente em simultâneo. As entregas podem ser feitas pelo próprio cozinheiro ou acordar entre as partes um local para a levantar. O objectivo é incentivar à proximidade, por isso existe uma funcionalidade de pesquisa por localização, para além de poder guardar os seus cozinheiros preferidos, consultar rankings e categorias. Já com 40 cozinheiros inscritos, prevê chegar ao final do ano com 7500 a 10 mil utilizadores, se mantiverem o ritmo de crescimento.

Android e IOS

Publicidade
splitwise
splitwise
splitwise

Dia 11: Sliptwise

Mesmo estando em casa há sempre aquela conta que fica por saldar, a encomenda conjunta que faz com os amigos, o presente que a sua mãe lhe pediu para comprar e ainda não lhe pagou, enfim, há que pôr as contas em pratos limpos. A Sliptwise é uma app que permite partilhar despesas com amigos e familiares, para que mantenha as finanças organizadas. É ideal para, por exemplo, colegas que dividem despesas numa casa, organização de viagens entre amigos, presentes conjuntos de aniversário, ou empréstimos temporários de dinheiro. Podem ser criados grupos privados para divisão de contas, estando disponível em várias moedas. 

Android e IOS 

I Can’t Wake Up
I Can’t Wake Up
I Can’t Wake Up

Dia 12: I Can’t Wake Up

Se precisa de terapia de choque para acordar, esta app pode ser uma bela descoberta. A I Can't Wake Up! Alarm Clock é uma aplicação que substitui o clássico despertador por uma maratona de tarefas que não vão desaparecer nem desligar o alarme até o dorminhoco em questão as resolver. "Ah e tal vou fechar a aplicação" – não dá. "Ah, vou baixar o volume do telemóvel" – também não vai funcionar. Há oito as tarefas disponíveis que vão mesmo obrigá-lo a abrir a pestana: contas matemáticas, jogo da memória, ordenar peças, jogos de sequência, fazer scan de um código de barras (que tem de estar noutra divisão da cozinha), exercícios de escrita, agitar o telefone ou  combinar palavras. Bem, escolha uma delas e boa sorte para a próxima manhã. 

AndroidIOS

Publicidade
Too Good To Go
Too Good To Go
Too Good To Go

Dia 13: Too Good To Go

Evitar o desperdício alimentar, através da compra dos excedentes dos restaurantes e cafés, é o objectivo desta app que se tem enraizado no dia-a-dia de muitos portugueses – fica com uma bela refeição a preço de amigo. Para ajudar os estabelecimentos, a To Good To Go adaptou-se temporariamente e lançou a iniciativa #WeCare, com refeições confeccionadas com base no menu original e não com excedente alimentar, como habitual. Além disso, continua a ter as mercearias e talhos que estão abertos disponíveis para compras.

AndroidIOS

Headspace
Headspace
Headspace

Dia 14: Headspace

Começar a meditar é muito mais fácil com a ajuda desta aplicação. O plano para iniciantes é gratuito e inclui sessões de três, cinco ou dez minutos e diferentes tipos de meditação. Há versões para pessoas mais ansiosas ou para ouvir antes de dormir, e pode até escolher uma voz masculina ou feminina. O único ponto menos positivo é que só está disponível em inglês. Se assim o permitir, a aplicação também lança no ecrã mensagens motivacionais durante o dia, o que é uma mais-valia em tempos de crise.

IOS e AndroidDownload gratuito, preço varia confome a subscrição escolhida dos pacotes premium.

Publicidade
audible
audible
Audible

Dia 15: Audible

É a maior plataforma de audiobooks que vai encontrar por aí. Ler um livro pode também passar por ouvi-lo, é, aliás, um desafio ainda maior de concentração. Pode ser lido online ou offline (depois de ser descarregado o livro), e ouvido enquanto está a trabalhar ou a descansar no sofá, sem precisar de ter as mãos ocupadas com um um telefone, um tablet ou um calhamaço. E não se preocupe caso faça a escolha errada e não gostar assim tanto do livro que escolher na Audible, pode trocá-lo por outro audiobook gratuitamente.

Android e IOS

SyncMe
SyncMe
SyncMe

Dia 16: SyncMe

O telefone não pára de tocar e quase sempre de números que não tem guardados na sua lista telefónica? A app Sync Me pode não ser a mais pedagógica mas o que é certo é que funciona na maior parte dos casos. A sua função é só uma: identificar chamadas ou mensagens de números que não tem guardados – pode descobrir que afinal o seu amigo mudou de número ou então que aquele número que lhe liga todos os dias é da operadora telefónica ou um simples scam. Quando entra na app com o seu número terá de dar autorização a que aceda à sua lista de contactos, porque é assim que o arquivo se vai construindo. Mas atenção: não é possível procurar por nomes e obter contactos, só o contrário. Se pagar a versão premium pode ter permitir que o seu número não seja identificado.

Android e IOS (há packs premium).

Publicidade
Hours
Hours
Hours

Dia 17: Hours

Como se costuma dizer, tempo é dinheiro. Com a Hours, é possível monitorizar o tempo dispensado em cada projecto e perceber quais as tarefas concluídas em cada dia, para ser possível ajustar da melhor forma a produtividade. Se usado em equipa, é ainda possível acompanhar o fluxo de trabalho de cada membro. Também existe em versão web.

iOS e versão semelhante para Android 

rave
rave
rave

Dia 18: Rave

Juntar quem está longe - é este o mote da Rave. Quer seja a fazer binge-watching na Netflix ou a fazer uma rave através do YouTube, os amigos podem juntar-se através da aplicação e criar um grupo de visualização, ou uma rave, literalmente. Há ainda a opção RaveDJ para os mais festivos, que permite escolher músicas e com elas criar um DJ Set. Tudo é possível, tal como enviar mensagens de áudio e ter um chat para comentar as melhores séries ou músicas com os amigos.

Android e IOS

Publicidade
WasteApp
WasteApp
WasteApp

Dia 19: WasteApp

Resulta de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal e a Quercus, esta aplicação ajuda os utilizadores a separar correctamente o lixo produzido em casa e a encontrar destino para os bens de que se pretendem desfazer. Simplificando o conceito, é uma boa aplicação para quem quer levar a reciclagem a sério, oferecendo soluções para cerca de 50 tipologias diferentes de resíduos.

Android e iOS

Super Slime Simulator
Super Slime Simulator
Super Slime Simulator

DIA 20: Super Slime Simulator

É mais uma daquelas apps que pode não ter um fim tão útil assim, mas que o deixa relaxado e a pensar porque é que nunca se tinha lembrado daquilo antes. Já esteve em contacto com slime? Sim, aquela gelatina viscosa que serve de brinquedo para as crianças e bola anti-stress para os adultos. Pois bem, esta app é um simulador realista de slime que pode esticar, amassar, esmagar, sendo que cada jogo tem uma textuta, cor e som diferente. Se achava que passar os dedos pelo ecrã e ver a gosma mexer não era relaxante junte mais isto à equação: é uma experiência ASMR (opte por fones, claro).

Android e IOS

Publicidade
SMULE
SMULE
SMULE

Dia 21: Smule

Os cinco minutos de fama agarrado ao microfone podem ser prolongados, sobretudo agora que passamos todos mais tempo em casa. O Smule reúne numa app aquilo que queremos para uma noite de karaoke caseira, dos grandes êxitos clássicos às musicalidades modernas e mais recentes no mercado. Pode cantar sozinho ou fazer duetos com os seus amigos que também tenham a app instalada. E, o melhor de tudo, é que pode simular gravações em estúdio e pôr efeitos de áudio na voz enquanto canta ou até mesmo filmar o próprio videoclip. Vá, afine a voz e liberte espaço no telemóvel.

Android e IOS

shoptagr
shoptagr
shoptagr

Dia 22: Shoptagr

Aos viciados em compras online: esta é para vocês. Há quem coleccione cupões de desconto no supermercado (e seja um ninja a fazê-lo), e depois há quem seja um profissional qualificado a fazer compras online de tudo e mais alguma coisa – e há sempre uma outra ferramenta que ajuda, é o caso da Shoptagr. A ideia é guardar os artigos que quiser comprar no Shoptagr, e esperar que a campainha soe quando ele baixar de preço (acontece regularmente), quando o stock estiver reduzido ou, caso esteja esgotado, quando estará de volta à loja. Esta app funciona em mais de 700 marcas e lojas, é o caso da ASOS, H&M, Amazon, Farfetch, eBay, Anthropology ou Forever21. Também está disponível como extensão para Chrome. 

Android e IOS

Publicidade
Estamos ON
Estamos ON
©DR

Dia 23: Estamos ON

É um guia prático lançado pelo Governo português para apoiar os cidadãos e empresas no combate à pandemia. Tanto no site oficial como na app, encontra toda a informação oficial que precisa sobre desconfinamento, medidas de apoio ao emprego e empresas, regresso às aulas, teletrabalho ou iniciativas nacionais, além de disponibilizar estatísticas e contactos úteis.

Android e iOS 

AGIT
AGIT
©DR

Dia 24: Agit

Não foi feita de propósito para o ajudar a ultrapassar o confinamento em forma, mas é nova e chega muito a propósito. Criada pela startup da Universidade do Porto com o mesmo nome, a aplicação móvel AGIT, monitoriza exercício físico em tempo real. A app disponibiliza desafios para os utilizadores executarem e recorre à câmara do telemóvel e a uma tecnologia de reconhecimento do exercício físico para dar feedback aos utilizadores. Depois é criada uma tabela de classificações com vários utilizadores, gerando-se uma espécie de competição saudável.

Android

Publicidade
Ecosia
Ecosia
Ecosia

Dia 25: Ecosia

Plantar árvores em troca de pesquisas. Pode parecer estranho mas esse é precisamente o conceito por detrás do Ecosia, o motor de busca mais verde da internet. Seja no computador, em Android ou iOS, tudo o que tem de fazer é usá-lo como usaria, por exemplo, o Google e uma árvore será plantada num sítio necessário.

Android e iOS

Pocket yoga
Pocket yoga
Pocket yoga

Dia 26: Pocket Yoga

Inspire… e expire. Com o Pocket Yoga, a prática pode ser levada para onde quiser, mas o bom de ter apps no telemóvel é poder fazer isto em casa, sem desculpas. Esta app tem aulas completas de yoga com uma voz (suave, a combinar com os movimentos) a guiar os exercícios e, para os principiantes, dá acesso a um dicionário de poses – ah pois, não é fácil falar com quem já domina. O melhor do Pocket Yoga é  não precisar de ter uma ligação à internet para funcionar. Nunca foi tão fácil “estar” num estúdio de yoga, porque até a imagem ambiente (praia, montanha e até um deserto) do treino pode alterar.

Android e IOS

Publicidade
SPAMFLIX
SPAMFLIX
SPAMFLIX

Dia 27: Spamflix

Esta plataforma de filmes de culto em video-on-demand tem sangue português, e se antes só podia consultá-la num ecrã fixo fique a saber que já há app que o deixa ver um clássico internacional quando quiser no telefone ou tablet. Apelidada de “a Netflix dos fãs de filmes culto” pelo site Geek Spin, o catálogo da Spamflix reúne filmes raros e pouco vistos que, apesar de aclamados em festivais de filmes de autor, mas não conseguiram distribuição internacional. Tem um catálogo de mais de 70 filmes composto por curtas e longas metragens, apostando sobretudo na comédia negra, crime, nonsense e cinema fantástico e olhe que há muito filme português para deitar o olho. A adesão à Spamflix é gratuita e não tem assinatura mensal, pagando-se apenas o aluguer do filme (3€) que fica disponivel por 72 horas.

Android e IOS

Sleep Cycle
Sleep Cycle
Sleep Cycle

Dia 28: Sleep Cycle

Dormiu o suficiente esta noite? Porque é que acordou com sono? Estas são algumas questões que fazemos quase todos os dias antes de implorarmos por mais cinco minutos. A Sleep Cycle é uma app grátis que monitoriza o nosso sono enquanto calcula os seus ciclos  para que o acordar seja na hora certa e com a calma que o deve acompanhar. O telemóvel percepciona o movimento e tenta descodificar se está numa fase de sono profundo ou leve. Vai poder perceber o porquê de acordar cansado, um mal comum a muito boa gente.

Android e IOS

Publicidade
Star Chart
Star Chart
Star Chart

Dia 29: Star Chart

Com recurso a GPS e realidade aumentada, esta app apresenta um planetário pormenorizado, com o cálculo em tempo real da localização exacta de cada estrela e planeta visíveis a partir da Terra, mesmo em plena luz do dia. Basta apontar a câmara do telemóvel para o céu para saber o que está a ver e descobrir que, afinal, o que achava que era uma estrela é afinal um planeta. Durante o dia, ao apontar o dispositivo para o céu, verá o que as pessoas do hemisfério Sul vêem à noite. A função de zoom permite visualizar o céu ao detalhe e, para ficar a saber mais sobre um determinado corpo celeste, basta tocar nele. Mas há mais. A aplicação disponibiliza ainda o Catálogo de Messier, uma lista com mais de uma centena de objectos astronómicos, compilado pelo astrónomo francês Charles Messier entre 1764 e 1781.

Android e iOS

Art Transfer
Art Transfer
Art Transfer

Dia 30: Art Transfer

Se alguma vez deu por si a desejar ser transportado para uma determinada pintura, chegou a sua oportunidade – ou aquilo que é a maneira mais aproximada de o conseguir. A Art Transfer, a mais recente funcionalidade do Google Arts & Culture, permite dar às suas fotografias os estilos das obras de icónicos artistas como Van Gogh, Frida Kahlo, Edvard Munch, Leonardo da Vinci ou Jean-Michel Basquiat. A app, desenvolvida em parceria com o J. Paul Getty Museum, toma como referências pinturas, desenhos, peças de arte decorativa e antiguidades da colecção para aplicá-las nas fotografias tiradas pelos utilizadores. Para experimentar, é só carregar uma imagem para a aplicação e escolher entre as dezenas de obras disponíveis. Depois, enquanto espera que as cores, formas, texturas ou estilos artísticos da obra seleccionada sejam transferidos para a sua fotografia, pode ficar a conhecer uma curiosidade sobre ela.

Android e IOS

Aceita estes desafios?

Desafio Time in: uma marca portuguesa por dia
DR

Desafio Time In: uma marca portuguesa por dia

Compras

Agora, mais do que nunca, é tempo de olhar para quem nos rodeia, para os nossos e para quem, todos os dias, se esforça para apresentar um produto de qualidade com uma etiqueta made in Portugal. Do calçado à cosmética, da roupa à joalharia, compre português e orgulhe-se de levar ao peito o que de melhor se faz por cá. Para ajudar na tarefa, todos os dias, aqui, vamos sugerir-lhe uma marca portuguesa para ter debaixo de olho.  

Desafio Time In: Um livro por dia
DR

Desafio Time In: um livro por dia não sabe bem o que lhe fazia

Compras

Dentro de portas também há muitas coisas para fazer. Uma delas é tentar ler mais do que as cartas com contas para pagar ou os folhetos do supermercado. Para o ajudar, vamos recomendar uma leitura para cada dia do mês. O objectivo é ler uma obra por dia, mas se conseguir um por semana já não está nada mal. Se não encontrar o livro sugerido na sua biblioteca pessoal, pode comprá-lo online e não tem de se preocupar com a entrega. Vamos seleccionar apenas obras com versão digital.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade