Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Noite da Literatura Europeia: siga o roteiro destas leituras nocturnas

Noite da Literatura Europeia: siga o roteiro destas leituras nocturnas

A Noite da Literatura Europeia está maior do que nunca e espalha-se pela Colina de Santana. Saiba como passar o serão

Por Francisca Dias Real |
Publicidade
noite da literatura europeia
©Carlos Porfirio

Estar atento à prosa e verso alheio é uma virtude e um exercício que pode praticar ao longo da Noite da Literatura Europeia (NLE), que chega este sábado e ocupa a Colina de Santana de alto a baixo.

A iniciativa está integrada nas Festas de Lisboa e é organizada pela EUNIC Portugal (rede constituída pelos institutos nacionais de cultura da União Europeia), com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Este ano conta com a participação de 14 países: Alemanha, Áustria, Finlândia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e, claro, Portugal. São 15 os espaços que a Noite da Literatura Europeia vai ocupar ao longo da Colina de Santana, da Galeria Monumental à Biblioteca de São Lázaro.

A Casa Fernando Pessoa é a convidada especial desta edição e será a instituição que se encarrega da inauguração do evento, nas Carpintarias de São Lázaro. As actividades de cada local, que duram entre as 18.00 e as 23.30, serão propostas pelos autores das obras, e recitadas e encenadas por escritores e artistas, com uma duração de 10 a 15 minutos, dando tempo ao público para se deslocar e assistir às várias apresentações.

Recomendado: O melhor dos bairros de Lisboa

Siga o roteiro destas leituras nocturnas

Portugal

A bandeira portuguesa é hasteada por João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago, representado pelo seu mais recente romance A mulher que correu atrás do vento, e que conta a história, ao longo de um século, de quatro mulheres de diferentes origens. Já na biblioteca do Pólo de Investigação da NOVA Medical School entoam-se trechos a duas vozes: a das artistas Ana Jordão e Vanessa Marques Oliveira.

Campo Mártires da Pátria, 130.

Alemanha

Com o apoio do Goethe-Institut, o actor Ulisses Ceia irá apresentar, na Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, excertos do thriller Devias ter-te ido embora (Du hättest gehen sollen), do autor alemão Daniel Kehlmann, vencedor de prémios literários como o Thomas Mann ou o Kleist.

Rua Júlio de Andrade, 3.

Publicidade

Áustria

Na escadaria principal e no pátio da NOVA Medical School, a actriz Patrícia André vai dar voz a excertos de entre (zwischen), a colecção de contos aclamada pela crítica e galardoada com o Buchprämie 2014, da autora austríaca Judith Nika Pfeifer.

Campo Mártires da Pátria, 130.

Croácia

A actriz Sandra Hung será responsável por interpretar algumas passagens da obra As experiências do pequeno Carlos, da poeta e ensaísta Dubravka Oraić Tolić, que desde 2014 é membro regular da Academia Croata de Ciências. As leituras acontecem na Biblioteca de São Lázaro, na Sala de Leitura Infantil.

Rua do Saco, 1.

Publicidade

Espanha

Esta sessão é peculiar e chega pelas mãos do blablaLab, um laboratório de linguagens criado por Alvaro García de Zúñiga e Teresa Albuquerque. O objecto de leitura será a antologia A canção do croupier do Mississípi e outros poemas que reúne os textos mais emblemáticos de Leopoldo María Panero, extraídos de nove livros e escritos entre 1979 e 1994.

Rua Júlio de Andrade, 3.

Itália

A representar Itália estará o escritor Enrico Ianniello, também presente no evento que decorre na Sala dos Passos Perdidos da NOVA Medical School. Irá ler na sua língua materna excertos do seu livro A vida prodigiosa de Isidoro Sifflotin, enquanto o actor Elmano Sancho o fará na língua de Camões.

Campo Mártires da Pátria, 130.

Publicidade

República Checa

O autor checo Kamil Bouška, com obras galardoadas com o Prémio Nacional Magnesia Litera, terá partes do seu Inventário lidos pelo poeta e dramaturgo Tiago Patrício, na Sala dos Conselhos da Faculdade de CIências Médicas da Nova.

Campo Mártires da Pátria, 130.

Roménia

“O livro é, na minha opinião, uma das formas mais bonitas de turismo” – quem o diz é Radu Paraschivescu, o autor romeno representado na Noite da Literatura Europeia. A sua obra Com o coração arrancado do peito será lida por Rui Zink, que agora passa para o lado de intérprete depois de ter sido lido pelo romeno no mesmo evento mas em Bucareste. Não perca o lugar no Pólo de Investigação da NOVA Medical School.

Campo Mártires da Pátria, 130.

Publicidade

Grécia

Galardoado com o Prémio Nacional de Contos na Grécia, Christos Ikonomou é o autor escolhido para representar o seu país na NLE. Efthimios Angelakis será o artista responsável pela leitura de partes da obra As filhas do Vulcão, na Escola Básica do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves.

Largo da Escola Municipal. 

Irlanda

O Paço da Rainha, também conhecido por Palácio da Bemposta, abre as suas portas para receber Inês Lapa e a sua interpretação da obra Mrs Osmond, do irlandês John Banville, membro da The Royal Society of Literature.

Paço da Rainha, 29

Mostrar mais

Mais leituras

Livraria da Travessa
Inês Félix
Coisas para fazer

As melhores livrarias em Lisboa

Estante a estante, lombada a lombada, página a página, lá se vão encontrando aquelas cópias que queremos juntar à colecção lá de casa, sejam eles clássicos da literatura ou aqueles livros mais comerciais que têm estampado uma citação de best seller do The New York Times. Entre livrarias mais conhecidas ainda sobrevivem na cidade outras independentes, onde muitas vezes ainda se sacode o pó das prateleiras.

You may also like

    Publicidade