A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
almedina, livraria, príncipe real, livros, leitura, livro
Fotografia: Inês Félix

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Ler não tem de ser uma actividade solitária. Descubra os melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Há muitos clubes de leitura por onde escolher (e mesmo para ir variando). Desde o Heróides, o clube do livro feminista da actriz e encenadora Sara Barros Leitão, até ao clube de leitura do Instituto Cervantes, para quem faz questão de ler na língua de nuestros hermanos, o importante é encontrar um onde se sinta bem-vindo. Só não se pode esquecer que ler não tem de acontecer só entre trocas de metro, à noite, antes de ir dormir, ou nas férias de Verão. E não, também não precisa de o fazer sozinho. Palavra.

Recomendado: As melhores livrarias em Lisboa

Clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

  • Museus
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

O Clube do Livro de BD surge de uma vontade já antiga. Com participação gratuita, mediante inscrição prévia, a iniciativa vai realizar-se uma vez por mês e o objectivo é criar — com a colaboração de autores, especialistas e entusiastas – um espaço de conhecimento e discussão de BD. Cada sessão será dinamizada por uma pessoa diferente, que indicará um livro que deverá ser lido antes pelos participantes. “Os livros seleccionados são sempre livros disponíveis no mercado e na rede de bibliotecas de Lisboa”, esclarece Tiago Guerreiro. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia (bilheteira@museubordalopinheiro.pt).

Heróides – clube do livro feminista
DR

Heróides – clube do livro feminista

Foi em 2021, na sequência do Prémio Revelação Teatro Nacional D. Maria II/ Ageas, que a actriz e encenadora Sara Barros Leitão decidiu fundar uma estrutura artística onde pudesse desenvolver os seus projectos. Da Cassandra nasceu o Heróides, um clube do livro feminista, que convida a conhecer e a debater obras que se afastem do cânone masculino, branco e europeu. A 3.ª edição realiza-se em 2023: dez cidades do país começaram o ano a ler, com vários exemplares de Não é só sangue espalhados pelas ruas. O livro de Patrícia Lemos, educadora para a saúde menstrual e fertilidade, aborda o ciclo menstrual e os sinais que o corpo dá a quem menstrua. Foi o primeiro de 12. No último sábado de cada mês, os participantes encontram-se para conversar sobre a respectiva leitura. A participação é gratuita e há sempre tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Alvalade

Promovida pela Biblioteca Manoel Chaves Caminha, a Comunidade de Leitores de Alvalade reúne-se todas as terceiras quarta-feiras de cada mês, até Junho, no Espaço Briosos Alvalade. Gonçalo M. Tavares mantém-se na condução das sessões, que são temáticas, têm início para as 18.30 e para as quais o escritor propõe a leitura de um livro relacionado com o tema seleccionado. Para mais informações e pré-inscrições (para recenseados na freguesia de Alvalade, a partir dos 13 anos), deverá enviar e-mail (biblioteca.chaves.caminha@jf-alvalade.pt).

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Costuma ler em espanhol? Se sim ou se nem por isso, mas adorava começar, o Clube de Leitura do Instituto Cervantes reúne-se todos os meses para falar sobre um livro. Trata-se de um espaço de diálogo e intercâmbio cultural, onde todos são bem-vindos. Moderados por Karla Suárez, os encontros são gratuitos e têm uma duração aproximada de duas horas. Para mais informações, envie e-mail (biblis1@cervantes.es).

Publicidade
Grupo de Leitores das Bibliotecas de Oeiras
DR

Grupo de Leitores das Bibliotecas de Oeiras

Todos os meses, uma vez por semana, as Bibliotecas de Oeiras promovem um encontro entre leitores. Para saber mais, basta contactar as coordenadoras dos eventos na Biblioteca Municipal de Algés (maria.cruz@oeiras.pt), na Biblioteca Municipal de Carnaxide (josefina.melo@oeiras.pt) e na Biblioteca Municipal de Oeiras (rute.a.oliveira@oeiras.pt).

Leituras e livrarias

  • Miúdos
  • Eventos literários

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais

Uma livraria independente é uma loja de venda de livros que não está presa a uma cadeia, um franchising, um conglomerado ou qualquer tipo de substantivo colectivo usado para designar agremiações do género. A nossa lista também não inclui alfarrabismos de qualquer espécie.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade