Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Ler não tem de ser uma actividade solitária. Descubra os melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa.

Por Luís Leal Miranda e Raquel Dias da Silva |
Publicidade
almedina, livraria, príncipe real, livros, leitura, livro
Fotografia: Inês Félix

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados, à nova biblioteca de Alvalade com serões conduzidos por Gonçalo M. Tavares. Há poesia, contos infantis, banda desenhada e muitos romances. Não se esqueça: ler não tem de acontecer só entre trocas de metro, à noite antes de ir dormir ou nas férias de Verão. E não precisa de o fazer sozinho, palavra de escuteiro.

Recomendado:  Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Coisas para fazer

Biblioteca Manoel Chaves Caminha

Alvalade

Depois de ter encerrado para obras de reabilitação no Verão do ano passado, a Biblioteca Manoel Chaves Caminha reabriu com melhores condições e uma agenda preenchida. A maior novidade é a aposta nas actividades para toda a família e a criação de uma comunidade de leitores, moderada pelo escritor Gonçalo M. Tavares. Se quiser participar, pode enviar um e-mail à Junta de Freguesia de Alvalade a mostar interesse em inscrever-se (é gratuita). A próxima sessão decorre no âmbito da “Capital da Leitura”, no dia 21 de Maio, às 18.30. A obra a ler é Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro.

Coisas para fazer

Colectivo 71.86

São Sebastião

Chama-se “Um livro Debaixo da Asa” e tem morada no Colectivo 71.86, perto de Picoas. Este novo clube de leitura nasceu pelas mãos de Joana Clara, do blogue “Ás Cavalitas do Vento”. Para participar, basta inscrever-se (informações na página de Instagram do projecto) e escolher um livro inspirado no tema, que muda todos os meses. Nos encontros para discutir as leituras costuma haver convidados surpresa e ser sorteado um livro; e há sempre bolos e chá. A última edição contou com a presença do escritor João Tordo, o autor de “A Mulher que Correu atrás do Vento”, como convidado surpresa; e Lúcia Vicente, a autora de “Portuguesas com M Grande”. O próximo encontro, a 4 de Maio, já está esgotado, mas no dia seguinte, 5 de Maio, são anunciadas novas vagas. Não deixe passar a oportunidade.

Publicidade
Coisas para fazer

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Chiado

Todos os meses há, por norma, pelo menos uma sessão do clube de leitura, conduzidas pelo jornalista Carlos Vaz Marques. O próximo encontro está marcado para 30 de Abril, das 18.30 às 20.00, e será dedicado a um clássico publicado no final do século XIX por Henry James, um dos mestres da língua inglesa. Para não perder nada, basta estar atento à agenda (há programação até Junho, mês em que há duas sessões, nos dias 18 e 25).

vhils, teatro d maria
©DR
Teatro

Teatro Nacional D. Maria II

Santa Maria Maior

No Teatro também há livros e nem todos são peças de Shakespeare ou de Gil Vicente. Em 2019, regressam as terça-feiras reservadas à poesia com o Clube dos Poetas Vivos, uma parceria com a Casa Fernando Pessoa no Teatro Nacional D. Maria II. As próprias sessões são dia 7 de Maio, com a poetisa Maria Teresa Horta, no mês em que a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa dedica um congresso à sua obra; e 4 de Junho, com Rosalina Marshall, das 19.00 às 20.10.

Publicidade
Baobá Livraria
©DR
Compras, Livrarias

Baobá Livraria

Campo de Ourique

A Baobá abriu pelas mãos da Orfeu Negro, portanto pode contar com todo o catálogo da editora, além de outras como a Tcharam ou a Planeta Tangerina. O principal foco está no encantado mundo dos livros ilustrados do universo infanto-juvenil. Embora não tenha um clube de leitura formal, a livraria organiza sessões de histórias aos sábados. O calendário de eventos está sempre cheio: basta estar atento à página de Facebook.

Galeria Liminare
Galeria Liminare
Coisas para fazer, Exposições

Galeria Liminare

Lumiar

Situada no belíssimo Palacete da Quinta das Conchas, a Galeria Liminare surgiu para dinamizar o panorama cultural da zona. Espaço de acolhimento de exposições temporárias, também recebe o Clube de Leitura do Lumiar, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Lumiar em parceria com a Biblioteca Orlando Ribeiro. As sessões acontem às 21.00, na terceira quarta-feira de cada mês. É estar atento à página de Facebook da junta.

Publicidade
Teatro Passagem de Nível
Teatro Passagem de Nível
Coisas para fazer, Performances

Teatro Passagem de Nível

Grande Lisboa

Em Alfornelos desde 1997, a história deste teatro amador remonta a 1981 e desde o início que peregrina um pouco por todo o país, sempre com peças de autores portugueses. Não tem um clube de leitura, mas quase: o Serão dos Poetas acontece na última sexta-feira de cada mês, das 21.30 às 23.00. Quem aparecer é convidado a ler ou a declamar de cor (se tiver treinado em casa para o efeito ou estiver cheio de coragem). Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O'Neill, um qualquer autor obscuro de que nunca ninguém ouviu falar mas é o seu preferido: a escolha é sua.

Casa do Alentejo
©DR
Restaurantes

Casa do Alentejo

Santa Maria Maior

O edifício do antigo Palácio Alverca merece, só por si, uma visita, graças à bonita decoração com traços árabes. Para além do restaurante, é palco de apresentações de livros, sessões de poesia, exposições e muitos outros eventos. É lá também que, nas primeiras terças de cada mês (salvo algumas excepções), decorre a Tertúlia BD de Lisboa, das 20.00 às 23.00. O nome denuncia a temática: banda desenhada.

Leituras e livrarias

Chiado Literário
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer, Eventos literários

Estas livrarias em Lisboa dão-lhe mais que fazer

Nem só de livros vivem estas livrarias em Lisboa. Eles estão lá, mas logo ao lado há também cartas de vinhos e gins. Outro tipo de literatura, portanto. Estas são livrarias especiais, onde uma visita significa muito mais mais do que virar umas páginas e ler meia dúzia de prefácios na diagonal. Têm exposições de arte, conferências, ciclos de leitura, workshops e até jogos de tabuleiro, para não falar no cafezinho da praxe. Parta à descoberta e boas leituras (ou não). 

Miúdos, Eventos literários

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Se eles precisam de motivação extra, leve-os a estas livrarias para crianças em Lisboa. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Em Lisboa já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Ora veja estas sugestões de livrarias para crianças em Lisboa, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas. 

You may also like

    Publicidade