Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Ler não tem de ser uma actividade solitária. Saia da toca e conheça outras pessoas que gostam de passar horas com os livros apontados à cara, nos melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa
Casa Fernando Pessoa
Fotografia: Ana Luzia Casa Fernando Pessoa
Por Luís Leal Miranda e Raquel Dias da Silva |
Publicidade

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da Casa Fernando Pessoa, com clubes dedicados ao poeta, à livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados. Há sobretudo poesia, mas também contos infantis, banda desenhada, José Saramago e romances. Não se esqueça: ler não tem de acontecer só entre trocas de metro, à noite antes de ir dormir ou nas férias de Verão. E não precisa de o fazer sozinho, palavra de escuteiro.

Recomendado:  Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

vhils, teatro d maria
©DR
Teatro

Teatro Nacional D. Maria II

icon-location-pin Santa Maria Maior

No Teatro também há livros e nem todos são peças de Shakespeare ou de Gil Vicente. Em 2019, regressam as terça-feiras reservadas à poesia com o Clube dos Poetas Vivos, uma parceria com a Casa Fernando Pessoa no Teatro Nacional D. Maria II. No dia 5 de Fevereiro, abre-se a porta para quem quiser ouvir as palavras do poeta Nuno Moura, autor da obra Nova Asmática Portuguesa.

Baobá Livraria
©DR
Compras, Livrarias

Baobá Livraria

icon-location-pin Campo de Ourique

A Baobá abriu pelas mãos da Orfeu Negro, portanto pode contar com todo o catálogo da editora, além de outras como a Tcharam ou a Planeta Tangerina. O principal foco está no encantado mundo dos livros ilustrados do universo infanto-juvenil. Embora não tenha um clube de leitura formal, a livraria organiza sessões de histórias aos sábados. O calendário de eventos está sempre cheio: basta estar atento à página de Facebook.

Publicidade
Casa Fernando Pessoa
Fotografia: Ana Luzia
Atracções

Casa Fernando Pessoa

icon-location-pin Campo de Ourique

A Casa Fernando Pessoa tem pelo menos dois motivos para reunir à volta dos livros do poeta. De 15 em 15 dias, o clube de leitura Ir à estante acontece às quartas, das 18.00 às 19.30, para ler em conjunto e em voz alta. Se é adolescente ou tem adolescentes em casa, há um verso de Pessoa que também é um clube: Ah, já está tudo lido!, com Andreia Brites, responsável pela secção infanto-juvenil da revista Blimunda, publicada pela Fundação José Saramago. 

Galeria Liminare
Galeria Liminare
Coisas para fazer, Exposições

Galeria Liminare

icon-location-pin Lumiar

Situada no belíssimo Palacete da Quinta das Conchas, a Galeria Liminare surgiu para dinamizar o panorama cultural da zona. Espaço de acolhimento de exposições temporárias, também recebe o Clube de Leitura do Lumiar, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Lumiar em parceria com a Biblioteca Orlando Ribeiro. As sessões acontem às 21.00, na terceira quarta-feira de cada mês.

Publicidade
Teatro Passagem de Nível
Teatro Passagem de Nível
Coisas para fazer, Performances

Teatro Passagem de Nível

icon-location-pin Grande Lisboa

Em Alfornelos desde 1997, a história deste teatro amador remonta a 1981 e desde o início que peregrina um pouco por todo o país, sempre com peças de autores portugueses. Não tem um clube de leitura, mas quase: o Serão dos Poetas acontece na última sexta-feira de cada mês, das 21.30 às 23.00. Quem aparecer é convidado a ler ou a declamar de cor (se tiver treinado em casa para o efeito ou estiver cheio de coragem). Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O'Neill, um qualquer autor obscuro de que nunca ninguém ouviu falar mas é o seu preferido: a escolha é sua.

Castelo de São Jorge
© Lydia Evans / Time Out
Atracções, Edifícios e locais históricos

Castelo de São Jorge

icon-location-pin Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge tem duas "Leituras de Inverno" marcadas para 2019. Nos dias 6 de Janeiro e 3 de Fevereiro, às 16.00, irá decorrer uma leitura viva da História do cerco de Lisboa, de José Saramago. A proposta é extrair do texto o arco narrativo, compactando-o em 45 minutos de leitura corrida. A participação é gratuita, mediante inscrição.

Publicidade
culturgest livraria
©DR
Atracções

Culturgest

icon-location-pin Avenidas Novas

A mais antiga e vigorosa comunidade de leitores está na Culturgest. De 15 em 15 dias, sempre às 18.30 de quinta-feira, vários bibliófilos debatem uma obra anunciada meses antes. A Comunidade de Leitores tem sempre um tema para cada temporada e a última foi dedicada aos clássicos, incluindo a cosmogonia brasileira de Machado de Assis, o infindável questionamento ontológico do Ser em Shakespeare, as possibilidades amorosas em Goethe ou a eterna questão da confusão e transmigração dos géneros, com Woolf. Esperamos ansiosos pela programação para 2019.

Casa do Alentejo
©DR
Restaurantes

Casa do Alentejo

icon-location-pin Santa Maria Maior

O edifício do antigo Palácio Alverca merece, só por si, uma visita, graças à bonita decoração com traços árabes. Para além do restaurante, é palco de apresentações de livros, sessões de poesia, exposições e muitos outros eventos. É lá também que, nas primeiras terças de cada mês (salvo raras excepções), decorre a Tertúlia BD de Lisboa, das 20.00 às 23.00. O nome denuncia a temática: banda desenhada. 

Leituras e livrarias

Chiado Literário
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer, Eventos literários

Estas livrarias em Lisboa dão-lhe mais que fazer

Nem só de livros vivem estas livrarias em Lisboa. Eles estão lá, mas logo ao lado há também cartas de vinhos e gins. Outro tipo de literatura, portanto. Estas são livrarias especiais, onde uma visita significa muito mais mais do que virar umas páginas e ler meia dúzia de prefácios na diagonal. Têm exposições de arte, conferências, ciclos de leitura, workshops e até jogos de tabuleiro, para não falar no cafezinho da praxe. Parta à descoberta e boas leituras (ou não). 

Miúdos, Eventos literários

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Se eles precisam de motivação extra, leve-os a estas livrarias para crianças em Lisboa. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Em Lisboa já existem algumas livrarias dedicadas aos mais pequenos, onde a literatura infanto-juvenil é o foco, os livros de editoras independentes têm lugar de destaque e o mundo da ilustração é a chave de ouro. Ora veja estas sugestões de livrarias para crianças em Lisboa, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas. 

Publicidade