Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Ler não tem de ser uma actividade solitária. Saia da toca e conheça outras pessoas que gostam de passar horas com os livros apontados à cara, nos melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa
Titanic Sur Mer
Fotografia: Ana Luzia No Titanic sur Mer pode dançar ou ler
Por Luís Leal Miranda |
Publicidade

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, tem muito por onde escolher na cidade: eis alguns clubes de leitura e tertúlias em Lisboa. 

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Camera
Coisas para fazer, Eventos literários

Leituria

icon-location-pin Lisboa

A Leituria é uma das livrarias mais activas da cidade neste momento. Para além do habitual Lançamento do Livro, praticam-se outras modalidades de divulgação literária: há um clube de leitura (esta sexta-feira debate-se O Meças, de José Rentes de Carvalho), uma mostra de fanzines de dia 20 deste mês a 4 de Março e uma tertúlia, com os Tertúlia dos Devoradores de Livros. A próxima é no dia 23 e tem como convidado o argumentista Tomás Múria, da série Ministério do Tempo.

Camera
Atracções

Culturgest

icon-location-pin Avenidas Novas

A mais antiga e vigorosa comunidade de leitores está na Culturgest. De 15 em 15 dias, às 18.30, vários bibliófilos debatem uma obra anunciada meses antes. Dia 23 vai discutir-se O Céu é dos Violentos, de Flannery O’Connor, e a 9 de Março a conversa vai andar à volta de O Fantasma de Canterville, romance de Oscar Wilde. A Comunidade de Leitores tem sempre um tema para cada temporada e a que está a decorrer dedica-se à literatura gótica.

Publicidade
Camera
Compras, Livrarias

Livraria Almedina

icon-location-pin Lisboa

Não é um clube de leitura, mas encaixa bem na agenda das pessoas que gostam de livros – ou das pessoas que odeiam árvores e querem vê-las abatidas para fazer papel. A livraria Almedina organiza uma vez por mês uma conversa chamada Recordar os Esquecidos em que dois convidados falam de livros e autores que se perderam no caminho para a fama e imortalidade. Este sábado, dia 18, conhecemos as escolhas de Afonso Cruz e Ana Margarida de Carvalho.

Camera
Restaurantes

A Viagem

icon-location-pin Cais do Sodré

Se o que procura é um sítio com gente a declamar poesia – é, infelizmente, o mais parecido que há com uma discoteca a passar audiolivros – o Cais do Sodré tem várias opções. O bar A Viagem organiza este sábado uma noite de Leituras de Escárnio para quem gosta de mandar os outros à fava – e comê-las. É que por mais 8€ os convivas podem jantar umas favas com entrecosto.

Publicidade
Camera
Noite

Titanic Sur Mer

icon-location-pin Cais do Sodré

As terças-feiras no Titanic Sur Mer são dias de Poesia Clandestina. No próximo dia 21 há leituras, música e performances, como Se Repetir Muitas Vezes, um exercício de liberdade contra Trump de Zé Luís C.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com