Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Ler não tem de ser uma actividade solitária. Descubra os melhores clubes de leitura e tertúlias em Lisboa.

Por Luís Leal Miranda e Raquel Dias da Silva |
Publicidade
almedina, livraria, príncipe real, livros, leitura, livro
Fotografia: Inês Félix

O maior e mais antigo clube de leitura do mundo chama-se missa e repete-se todos os domingos, sempre com o mesmo livro: a Bíblia. Mas quem procura alternativas laicas e gosta de variar, há muito por onde escolher: da livraria Baobá, um projecto da editora Orfeu Negro, com sessões de histórias aos sábados, à biblioteca de Alvalade com serões conduzidos por Gonçalo M. Tavares. Há poesia, contos infantis, banda desenhada e muitos romances. Não se esqueça: ler não tem de acontecer só entre trocas de metro, à noite antes de ir dormir ou nas férias de Verão. E não precisa de o fazer sozinho, palavra de escuteiro.

Recomendado: As melhores livrarias em Lisboa

Gosta de livros? Descubra os clubes de leitura e tertúlias em Lisboa

Biblioteca de Marvila
Fotografia: José Fernandes
Atracções, Bibliotecas, arquivos e fundações

Biblioteca de Marvila

Marvila

O novo ano começa com a inauguração do Clube de Leitores de Marvila, promovido pela editora Imaginauta, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Lisboa. Todos os meses há um tema e recomendações de obras, de preferência em português e disponíveis na Biblioteca de Marvila, onde decorrem as sessões todas as últimas quintas-feiras do mês, às 19.00. A primeira está marcada já para Janeiro, dia 30, e o tema é “Futuros”, sim, no plural. Conte ainda com chá, bolachas e um convidado especial: neste caso, um escritor de ficção científica. Caso não possa comparecer nesta actividade, é possível preparar-se para as próximas (são sempre gratuitas). Basta consultar a programação no site da Imaginauta.

clubes de leitura
Fotografia: Jessica Ruscello/ Unsplash
Coisas para fazer, Centros culturais

Instituto Cervantes

Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Costuma ler em espanhol? O Clube de Leitura do Instituto Cervantes reúne-se todos os meses para falar sobre um livro. Trata-se de um espaço de diálogo e intercâmbio cultural, onde todos são bem-vindos. Os encontros são gratuitos e têm uma duração aproximada de duas horas. A próxima sessão está marcada para 28 de Janeiro, às 18.30, no Auditório. A obra em foco é La memoria donde ardía (2019), da escritora e editora mexicana Socorro Venegas.

Publicidade
Espaço Cultural do Cinema Europa
Fotografia: Manuel Manso
Atracções, Bibliotecas, arquivos e fundações

Espaço Cultural do Cinema Europa

Campo de Ourique

Já foi uma sala de espectáculos incrível, mas também um edifício abandonado. Agora, o Espaço Cultural do Cinema Europa, em Campo de Ourique, é uma biblioteca. Além de dispor de uma colecção de milhares de livros, também oferece programação cultural, como as sessões do Clube de Leitura. Para não perder nenhuma, basta estar atento aos eventos na página de Facebook.

A Sala
Duarte Drago
Restaurantes

a Sala

Grande Lisboa

Daniela, Vasco, Selma e Joseph, quatro amigos, queriam um sítio onde pudessem receber as pessoas e que estas ficassem a fazer sala sem o sentido pejorativo da palavra. Fazer sala com gosto. Por isso abriram a Sala, em São Bento, que não é um restaurante, é mais “uma petiscaria”, mas também pode ser galeria de arte e sítio para workshops. No último mês de Outubro tornou-se também poiso do Clube de Leitura “Em Busca Do Tempo Para Ler”, com o apoio da Viral Agenda. Ao longo deste novo ano, as leituras continuam a centrar-se em autoras e autores que escrevem sobre mulheres. Até ao Verão, seguem-se as obras O da Joana (2010), de Valério Romão (Janeiro); Anna Karenina (1877), de Lev Tolstoi (Fevereiro); A Mulher Certa (1941), de Sándor Márai (Março); Perto do Coração Selvagem (1943), de Clarice Lispector (Abril); Madame Bovary (1856), de Gustave Flaubert (Maio); e Memórias de Adriano (1951), Marguerite Yourcenar (Junho).

Publicidade
clubes de leitura
Fotografia: Ler Por Aí
Compras, Livrarias

Ler Por Aí

Lisboa

Neste café, que é também livraria e espaço cultural, o Clube de Leitura Geográfica reúne-se uma segunda-feira por mês, sempre às 19.00. Com dinamização de Margarida Branco, o ponto de partida é sempre “o livro do mês”, anunciado na página de Facebook. A ideia é partilhar impressões sobre esse livro em particular e sobre outros que nos transportam para a mesma geografia. Com um bom chá ou um bom vinho.

Coisas para fazer

Biblioteca Manoel Chaves Caminha

Alvalade

Depois de ter encerrado para obras de reabilitação, a Biblioteca Manoel Chaves Caminha reabriu em 2019 com melhores condições e uma agenda preenchida. A maior novidade foi a aposta nas actividades para toda a família e a criação de uma Comunidade de Leitores, moderada pelo escritor Gonçalo M. Tavares. Se quiser participar, pode enviar um e-mail à Junta de Freguesia de Alvalade a mostar interesse em inscrever-se (é gratuita).

Publicidade
Coisas para fazer

Colectivo 71.86

São Sebastião

Chama-se “Um Livro Debaixo da Asa” e tem morada no Colectivo 71.86, perto de Picoas. Este clube de leitura nasceu pelas mãos de Joana Clara, do blogue “Ás Cavalitas do Vento”. Para participar, basta inscrever-se e escolher um livro inspirado no tema, que muda todos os meses. Nos encontros para discutir as leituras costuma haver convidados surpresa e ser sorteado um livro. Há ainda bolos e chá. No início deste novo ano, a organizadora promete muitas novidades. Basta estar atento à página de Instagram do projecto.

Coisas para fazer

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Chiado

De Abril a Dezembro há, por norma, pelo menos uma sessão do clube de leitura, sempre conduzida pelo jornalista Carlos Vaz Marques. Para a reflexão de cada livro (duas sessões) só podem participar, no máximo, 25 pessoas. A programação deste ano ainda não foi anunciada, mas, para não perder nada, basta estar atento à agenda ou mandar e-mail (clubedeleitura@scml.pt).

Publicidade
vhils, teatro d maria
©DR
Teatro

Teatro Nacional D. Maria II

Santa Maria Maior

No Teatro também há livros e nem todos são peças de Shakespeare ou de Gil Vicente. Em 2020, regressam as terça-feiras reservadas à poesia com o Clube dos Poetas Vivos, uma parceria com a Casa Fernando Pessoa no Teatro Nacional D. Maria II. A primeira sessão está marcada para 4 de Fevereiro, às 19.00, no Átrio, com a presença de Ana Paula Inácio, autora dos livros de poesia 2010-2011 (2011) e Anónimos do Século XXI (2016).

Baobá Livraria
©DR
Compras, Livrarias

Baobá Livraria

Campo de Ourique

A Baobá abriu pelas mãos da Orfeu Negro, portanto pode contar com todo o catálogo da editora, mas também da Tcharam e do Planeta Tangerina. O principal foco está no encantado mundo dos livros ilustrados do universo infanto-juvenil. Embora não tenha um clube de leitura formal, a livraria organiza sessões de histórias aos sábados. O calendário de eventos está sempre em constante actualização: basta estar atento à página de Facebook.

Publicidade
Galeria Liminare
Galeria Liminare
Coisas para fazer, Exposições

Galeria Liminare

Lumiar

Situada no belíssimo Palacete da Quinta das Conchas, a Galeria Liminare surgiu para dinamizar o panorama cultural da zona. Espaço de acolhimento de exposições temporárias, também recebe o Clube de Leitura do Lumiar, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Lumiar em parceria com a Biblioteca Orlando Ribeiro. As sessões acontem às 21.00, na terceira quarta-feira de cada mês. É estar atento à página de Facebook da junta.

Teatro Passagem de Nível
Teatro Passagem de Nível
Coisas para fazer, Performances

Teatro Passagem de Nível

Grande Lisboa

Em Alfornelos desde 1997, a história deste teatro amador remonta a 1981 e desde o início que peregrina um pouco por todo o país, sempre com peças de autores portugueses. Não tem um clube de leitura, mas quase: o Serão dos Poetas acontece na última sexta-feira de cada mês, das 21.30 às 23.00. Quem aparecer é convidado a ler ou a declamar de cor (se tiver treinado em casa para o efeito ou estiver cheio de coragem). Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O'Neill, um qualquer autor obscuro de que nunca ninguém ouviu falar mas é o seu preferido. A escolha é sua.

Publicidade
Casa do Alentejo
©DR
Restaurantes

Casa do Alentejo

Santa Maria Maior

O edifício do antigo Palácio Alverca merece, só por si, uma visita, graças à bonita decoração com traços árabes. Para além do restaurante, é palco de apresentações de livros, sessões de poesia, exposições e muitos outros eventos. É lá também que, nas primeiras terças de cada mês (salvo raras excepções), decorre a Tertúlia BD de Lisboa, das 20.00 às 23.00. O nome denuncia a temática: banda desenhada.

Leituras e livrarias

Miúdos, Eventos literários

Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

A leitura é uma peça-chave para a educação dos miúdos e uma das melhores formas de os entreter. Um-dó-li-tá: o difícil é escolher onde comprar. Mas veja estas sugestões de livrarias para crianças, para não perder o fio à meada e deixar que elas tenham as prateleiras do quarto recheadas de letrinhas.

leituria
Duarte Drago
Coisas para fazer, Centros culturais

Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Uma livraria independente é uma loja de venda de livros que não está presa a uma cadeia, um franchising, um conglomerado ou qualquer tipo de substantivo colectivo usado para designar agremiações do género. A nossa lista também não inclui alfarrabismos de qualquer espécie.

Publicidade