Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Comic Con 2019: onde tudo tem mais fantasia

Comic Con 2019: onde tudo tem mais fantasia

Onde há reis, princesas, dragões... Perdoa-nos Leopoldina, mas o mundo encantado da cultura pop é a Comic Con

Comic Con 2018
DR
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Desceu do Porto para Lisboa e reuniu na sua primeira edição na capital mais de 108 mil visitantes, 242 convidados e 420 actividades ao longo de quatro dias. Este ano, regressa ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, de 12 a 15 de Setembro, para confirmar o óbvio: é o maior evento da cultura pop do país.

Nesta que será a sexta edição, o espaço surge renovado e presta-se tributo a um dos mais notáveis criadores de histórias de banda desenhada, que faleceu em Novembro do ano passado. Com a Comic Con a assumir na sua identidade visual o universo de super-heróis e cidades criadas por Stan Lee, os visitantes vão ser recebidos por um pórtico a recriar Nova Iorque, com representações de edifícios presentes em diferentes filmes do Universo Marvel, como a famosa Torre Stark, da personagem Homem-de-Ferro.

O festival continuará ainda a apostar em actividades relacionadas com cinema e televisão, música, literatura, gaming e new media, sem esquecer os miúdos, que vão vibrar com os desafios de construção e criatividade da LEGO, por exemplo. No ano passado, também foram muitas as celebridades que por lá passaram – e este ano não será excepção. Para não perder pitada, espreite os destaques de cada secção entre sessões de perguntas e respostas, exposições temáticas, ante-estreias exclusivas, torneios de videojogos, concursos de cosplay, venda de merchandising e muitas outras surpresas.

Recomendado: Mini-roteiro geek de Lisboa

O que não pode perder na Comic Con

1

Cinema & TV

É uma das áreas mais requisitadas do evento, com convidados nacionais como Joaquim de Almeida (dia 15), um dos actores de Warrior Nun, a grande aposta da Netflix para 2020. Lá de fora vêm Tricia Helfer (dias 13 e 14), das séries Battlestar Galactica e Lucifer, e Alexander Ludwig (dias 14 e 15), da série Vikings e do sucesso de bilheteira The Hunger Games. Mas será, provavelmente, por Benedict Wong, conhecido pelo papel de Wong no Universo Cinematográfico Marvel, que mais gente espera (dias 14 e 15).

2

Banda Desenhada & Literatura

Além da entrega dos Galardões de Banda Desenhada, a decorrer entre os dias 12 e 14, poderá contar com a presença, por exemplo, de Ed Brubaker, um dos mais aclamados e populares argumentistas de comics da actualidade, responsável por grandes sagas de super-heróis que todo o mundo conhece, como Capitão América: O Soldado do Inverno. Mas também de Kass Morgan, autora da série de livros The 100, um best-seller do New York Times e a inspiração para a série televisiva pós-apolíptica da CW. Entre os portugueses presentes encontram-se, por exemplo, Susa Monteiro, responsável pela linha gráfica e co-organizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e Luís Louro, da série Jim Del Monaco, que se tornou mítica no panorama da banda desenhada portuguesa.

Publicidade
3

Comic Con Kids

E como a Comic Con é um encontro de gerações, os miúdos têm uma área só para eles. Este ano, haverá um espaço LEGO, com workshops e desafios de construção e criatividade, onde estará presente (nos dias 13 e 14) o designer de modelos César Carvalhosa Soares, que tem trabalhado na linha Star Wars™, em Billund, Dinamarca, para a qual já criou modelos icónicos como o X-Wing Star Fighter (75218), a Cabana do Yoda (75208) e Tantive IV (75218).

4

New Media

Esta área junta trailers, curtas e web séries às novas noções de produção, realização e distribuição, como o YouTube e outros canais de streaming. No dia 14, o youtuber Tiago Saramago, mais conhecido por Tiagovski, estará presente numa sessão de perguntas e respostas sobre gaming e num meet & greet promovido pela Axe Portugal. A marca estará também presente no recinto com várias surpresas para os visitantes.

Publicidade
5

Cosplay

A personificação de heróis de banda desenhada, cinema e videojogos é sempre um dos pontos altos de um evento como este. Haverá, por exemplo, desfiles de modelitos, que culminam no concurso “Heróis do Cosplay”, para premiar as melhores caracterizações. O vencedor irá a uma das maiores competições de cosplay europeias, a “Magic Cosplay Masters”, que se realiza no festival Magic Monaco, no Mónaco. Por outro lado, também pode contar com a presença de Leonor Grácias, fundadora da Associação Nacional da Arte do Cosplay, que apresentará no dia 13 o seu Manuel de Cosplay, com curiosidades e dicas práticas para começar ou aprimorar a arte de nos fantasiarmos.

6

Gaming

Esta área conta essencialmente com arenas de eSports, para que jogadores de todo o país se esfolem virtualmente nas competições. Darão certamente um dedinho por esta ou aquela novidade da indústria e é provável que fiquem ainda mais ansiosos com o pré-lançamento de novos videojogos.

Publicidade
7

Pop Asia

Cenário ideal para todos os fãs de animação e comics asiáticos, terá vários conteúdos dedicados à anime e manga. Há ainda K-Pop e J-Pop, géneros musicais da Coreia do Sul e do Japão, respectivamente, para quem se quiser entreter e abanar o esqueleto.

8

Música

Neste stand os fãs vão poder ouvir grandes êxitos das bandas sonoras de filmes e séries icónicas. O público terá ainda acesso a conteúdos musicais relacionados com a cultura pop.

Publicidade
9

CCPT Experience

São várias activações de marca do universo pop, desde filmes a livros que marcaram gerações.

10

Área Comercial

As grandes marcas da indústria vão montar o estaminé e apresentar merchandising, muito dele exclusivo. Mas também há uma Artists’ Alley, onde vários talentos, independentes ou convidados, expõem e vendem o seu trabalho ao público. Poderá encontrar, por exemplo, ilustradores e designers como Uma Joana e Sandro Delgado.

Mais em Lisboa

Coisas para fazer

Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa

Juntámos três dezenas de ideias e criámos uma lista com sugestões de coisas para fazer. Entre uma ida a um restaurante que mantém a sua própria lavandaria, até à tarefa de subir ao pilar 7 da Ponte 25 de Abril, veja aquilo que ainda lhe falta conhecer.

Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Fotografia:Ana Luzia
Coisas para fazer

Coisas grátis para fazer em Lisboa

Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia até às estrelas, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade.

Publicidade