Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Comic Con 2019: guia para não se perder

Comic Con 2019: guia para não se perder

Onde há reis, princesas, dragões... Perdoa-nos Leopoldina, mas o mundo encantado da cultura pop é a Comic Con

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Comic Con
Duarte Drago

Desceu do Porto para Lisboa e reuniu na sua primeira edição na capital mais de 108 mil visitantes, 242 convidados e 420 actividades ao longo de quatro dias. Este ano, regressa ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, de 12 a 15 de Setembro, para confirmar o óbvio: é o maior evento da cultura pop do país.

Nesta que será a sexta edição, o espaço surge renovado e presta-se tributo a um dos mais notáveis criadores de histórias de banda desenhada, que morreu em Novembro do ano passado: Stan Lee. Com a Comic Con a assumir na sua identidade visual o universo de super-heróis e cidades criadas pelo criador norte-americano, os visitantes vão ser recebidos por um pórtico a recriar Nova Iorque, com representações de edifícios presentes em diferentes filmes do Universo Marvel, como a famosa Torre Stark, da personagem Homem-de-Ferro.

O festival continuará ainda a apostar em actividades relacionadas com cinema e televisão, música, literatura, gaming e new media, sem esquecer os miúdos, que vão vibrar com os desafios de construção e criatividade da LEGO, por exemplo. No ano passado, também foram muitas as celebridades que por lá passaram – e este ano não será excepção. Para não perder pitada, espreite os destaques de cada secção entre sessões de perguntas e respostas, exposições temáticas, antestreias, torneios de videojogos, concursos de cosplay, venda de merchandising e muitas outras surpresas.

Recomendado: Mini-roteiro geek de Lisboa

O que não pode perder na Comic Con

1
Stranger Things
Netflix

Cinema & TV

Os grandes destaques da área de Cinema e Televisão vão para a presença, em sessões de perguntas e respostas e de autógrafos e fotografias, de Millie Bobby Brown (dia 15), conhecida pelo seu papel como Eleven, no drama de ficção científica da Netflix Stranger Things (na foto); e Itziar Ituño e Esther Acebo (dias 12 e 13), que interpretam Raquel Murillo e Monica Gaztambide, com os nomes de código Lisboa e Estocolmo, na série espanhola da Netflix La Casa de Papel. Mas também para Anthony Carrigan (dia 15), nomeado ao Emmy pela sua actuação na série de tragicomédia da HBO Barry.

Esta é uma das áreas mais requisitadas do evento, que conta com convidados nacionais como Joaquim de Almeida (dia 15), que é um dos actores de Warrior Nun, uma das grandes apostas da Netflix para 2020. Lá de fora vêm, ainda, Tricia Helfer (dias 13 e 14), das séries Battlestar Galactica e LuciferAlexander Ludwig (dias 14 e 15), da série Vikings e do sucesso de bilheteira The Hunger Games; Avi Nash (dia 14), que se tem destacado pela sua participação em The Walking Dead; Kevin McNally (data a confirmar), o pirata Joshamee Gibbs no Pirata das Caraíbas; e Benedict Wong, conhecido pelo papel de Wong no Universo Cinematográfico Marvel (dias 14 e 15).

Poderá ainda assistir ao painel “Rambo: A Última Batalha”, com a presença do actor Óscar Jaenada, que interpreta Victor Martinez no filme.

A 15 de Setembro, às 11.15, a Comic Con receberá ainda quem dá voz, em português, às dobragens da sequela de Frozen, que se estreou em 2013 e foi o filme de animação com maior receita mundial de sempre. Luísa Barbosa modera um painel que contará com a presença de Mário Redondo, director musical do filme, Maria Camões, que dá voz a Elsa, Bárbara Lourenço (na voz de Anna), Bruno Ferreira (Olaf) e Filipe Gonçalves, que canta nas músicas de Kristoff. Os convidados vão responder a todas as perguntas sobre o processo de dobragem de Frozen II, que se estreia a 21 de Novembro.

Para os miúdos, haverá também antestreia de A Ovelha Choné O Filme: A Quinta Contra-ataca, com a presença de dois realizadores e de um produtor, a 14 de Setembro, antes de chegar aos cinemas portugueses em Dezembro.

2
Luís Louro
DR

Banda Desenhada & Literatura

Além da entrega dos Galardões de Banda Desenhada, a decorrer entre os dias 12 e 14, poderá contar com a presença, por exemplo, do multi-premiado Ed Brubaker, um dos mais aclamados e populares argumentistas de comics da actualidade, responsável por grandes sagas de super-heróis que todo o mundo conhece, como Capitão América: O Soldado do Inverno. Mas também de Kass Morgan, autora da série de livros The 100, um best-seller do New York Times e a inspiração para a série televisiva pós-apolíptica da CW. Entre os portugueses presentes encontram-se, por exemplo, Susa Monteiro, responsável pela linha gráfica e co-organizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e Luís Louro (na foto), da série Jim Del Monaco, que se tornou mítica no panorama da banda desenhada portuguesa.

Destaca-se ainda a presença dos convidados Joe Prado (de 12 a 15), que trabalha para o mercado americano de banda desenhada e esteve envolvido no relançamento da série Superman, com Brian Michael Bendis e Ivan Reis. Este último, que é actualmente artista exclusivo da DC Comics, também estará presente na Comic Con. 

Publicidade
3
lego
DR

Comic Con Kids

Como a Comic Con é um encontro de gerações, os miúdos têm uma área só para eles. Este ano, haverá um espaço LEGO, com workshops e desafios de construção e criatividade, onde estará presente (nos dias 13 e 14) o designer de modelos César Carvalhosa Soares, que tem trabalhado na linha Star Wars, em Billund, Dinamarca, para a qual já criou modelos icónicos como o X-Wing Star Fighter (75218), a Cabana do Yoda (75208) e Tantive IV (75218).  Mas pode contar ainda activações da Ovelha Choné, família Adams e Frozen, com ofertas e a oportunidade de fazerem pinturas faciais.

4
Escola dos Youtubers
DR

New Media

Esta área junta trailers, curtas e web séries às novas realidades de produção, realização e distribuição, como o YouTube e outros canais de streaming. Entre os convidados, encontram-se, por exemplo, a actriz Olivia Ortiz (dia 13), que já participou em mais de cinco novelas da TVI, e Yolanda Tati (dia 13), locutora de rádio na Cidade FM, comentadora em programas de televisão e criadora de conteúdos e formatos digitais. Se preferir gamers, o youtuber Tiago Saramago, mais conhecido por Tiagovski, estará presente no dia 14, numa sessão de perguntas e respostas sobre gaming e num meet & greet. Os youtubers Mafalda Creative (dia 13), Miglu Santos (dia 13), João Sousa (dias 14 e 15) e Diogo Costa (dia 15) também fazem parte do alinhamento, que inclui ainda um painel sobre a série Escola dos Youtubers, inspirada nos musicais juvenis dos anos 200 e que é um dos mais recentes sucessos no Youtube. 

Publicidade
5
cosplay
Manon Ramires

Cosplay

A personificação de heróis de banda desenhada, cinema e videojogos é sempre um dos pontos altos de um evento como este. Haverá, por exemplo, desfiles de modelitos, que culminam no concurso “Heróis do Cosplay”, para premiar as melhores caracterizações. O vencedor irá a uma das maiores competições de cosplay europeias, a “Magic Cosplay Masters”, que se realiza no festival Magic Monaco, no Mónaco. Por outro lado, também pode contar com a presença de Leonor Grácias (na foto), fundadora da Associação Nacional da Arte do Cosplay, que apresentará no dia 13 o seu Manuel de Cosplay, com curiosidades e dicas práticas para começar ou aprimorar a arte de nos fantasiarmos. Se for fã das músicas dos filmes da Disney, As Musas, um grupo de amigas que se conheceram no Coro da Universidade de Lisboa, vão cantar a capella os hits de Hércules, mas não só, durante os quatro dias do evento.

Entre os convidados internacionais, destacam-se os cosplayers Han Jones, conhecido principalmente pelo seu cosplay de Capitão América que ele encarna desde o lançamento do primeiro filme dos Vingadores em 2012; Calypsen, que trabalha ocasionalmente na indústria de jogos e já esteve no Overwatch All Stars, na Polônia, onde foi a cosplayer oficial do jogo Bladebound; e Neko Yona, que representou a equipa Suiça na competição Clara Cows Cosplay Cup 2018.

6
gaming

Gaming

Esta área conta essencialmente com arenas de eSports, para que jogadores de todo o país se esfolem virtualmente nas competições. Darão certamente um dedinho por esta ou aquela novidade da indústria e é provável que fiquem ainda mais ansiosos com o pré-lançamento de novos videojogos. 

Integrado num ambiente descontraído e de festa, com pufes em vez de cadeiras e num auditório em que se pode comer um snack, enquanto se aguarda a nossa vez de jogar, poderá contar também com o palco “Split Screen”, que quer trazer para a Comic Con Portugal os videojogos que, geralmente, jogamos em casa com a família ou vários amigos. Entre os oito jogos a concurso, seleccionados pelo público e fãs da Comic Con Portugal nas redes sociais, haverá uma competição para definir qual o jogo mais divertido. Todos os participantes e espectadores vão poder votar na qualidade do jogo que estão a ver e jogar. No final do dia, os jogos com pior classificação são eliminados, num processo de selecção que culmina com um frente-a-frente entre os três jogos mais votados.

A ASUS também volta a marcar presença, com um espaço composto por três áreas. No Espaço 30th Years of Fighter, criado com o apoio da Capcom, conte com um ecrã gigante, uma edição especial para comemorar o 30.º aniversário do jogo Street Fighter, prémios para os vencedores e direito a desforra para os perdedores. Poderá ainda ficar a conhecer um jogo nacional que será lançado apenas em 2020 e ganhar prémios, assim como visitar a pop-up store da marca, onde encontrará produtos que normalmente não encontra nas lojas físicas e promoções criadas para a Comic Con Portugal.

Por último, mas não menos importante, a XBOX dará acesso a seis jogos: Rocket League, um jogo de futebol em estilo arcada; Forza Horizon 4, para explorar a Grã-Bretanha, num mundo aberto partilhado, em que é possível conduzir mais de 450 carros; Mortal Kombat 11, um clássico totalmente optimizado para a Xbox One X; NBA 2K20, para viver o verdadeiro espírito do basquetebol; Gears 5, de uma das sagas mais aclamadas da história dos jogos; e PES 2020, o reconhecido jogo de futebol, que continua a melhorar em realismo e autenticidade.

Se preferir, poderá experimentar em primeira mão um dos títulos mais aguardados para o PlayStation®VR, o Marvel’s Iron Man VR. 

A Nintendo também estará presente com alguns dos jogos mais aguardados deste ano. Será possível jogar e rejogar, pela primeira vez em Portugal, Pokémon Sword e Pokémon Shield, Mario and Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, DAEMON X MACHINA e outras novidades para a Nintendo Switch.

Publicidade
7
Variações (2019)
©João Pina

Música

Pela primeira vez na Comic Con Portugal, haverá um palco dedicado à música, em que vão decorrer várias actividades. A Rádio Comercial fará a transmissão em directo daqui durante os quatro dias do evento. O palco irá ainda receber sessões de storytelling, em que diversos nomes da música portuguesa, como Fernando Daniel (dia 13) e SEA3P0 (dia 15), vão partilhar um pouco do seu percurso profissional com os fãs. Poderá contar ainda com grandes êxitos das bandas sonoras de filmes e séries icónicas, assim como acesso a conteúdos musicais relacionados com a cultura pop. Mas destaca-se sobretudo o concerto da banda do filme Variações, a 15 de Setembro. No palco, o protagonista Sérgio Praia estará acompanhado por Armando Teixeira e pelos músicos Vasco Duarte (guitarra), David Santos (baixo) e Duarte Cabaça (bateria), para interpretarem vários dos famosos temas do autor de “O Corpo É Que Paga”.

O Canal Hollywood, através da Lisbon Film Orchestra, levará também a palco algumas das melhores bandas sonoras de sempre, no Auditório Golden Theatre, dia 14 Setembro, às 11h00.

8
Frozen 2

CCPT Experience e Activações

São várias activações de marca do universo pop, desde filmes a livros que marcaram gerações. O Fox Comedy Club, por exemplo, estará presente todos os dias em espectáculos de stand up comedy ao vivo, com duração de cerca de uma hora e meia, a partir das 20.15. Poderá contar com actuações de Eduardo Madeira, Guilherme Fonseca e Duarte Correia da Silva (dia 12); Guilherme Duarte, Hugo Subtil e Pedro Sousa (dia 13); Guilherme Geirinhas, Diogo Abreu e Daniel Carapeto (dia 14); e ainda Manuel Cardoso, Carlos Vidal e Catarina Matos (dia 15). 

Além da Fox, também a NOS marcará presença, com activações do próximo filme da Disney, Frozen II – O Reino do Gelo. No recinto estará disponível um estúdio móvel, onde irá decorrer um casting exclusivo para seleccionar a voz de uma das personagens. Mas o grupo de comunicações e entretenimento tem mais cartas na manga. Haverá ainda, por exemplo, réplicas de um Gyrosphere e do dinossauro Blue – inspiradas no filme Mundo Jurássico: Reino Caído, que tem estreia no canal de filmes exclusivo da NOS a 29 de Setembro – onde os participantes vão poder fazer um registo fotográfico da experiência, como se estivessem no parque jurássico.

Nos espaços dos Canais TVCine, destaca-se a temporada 6 da série Vikings, promovida através da instalação de um barco viking, onde será possível realizar penteados e tatuagens. Poderá usufruir ainda do banco TVCine, bastante útil para poder descansar durante o seu passeio pelo recinto.

Publicidade
9

Área Comercial

As grandes marcas da indústria vão montar o estaminé e apresentar merchandising, muito dele exclusivo. Mas também há uma Artists’ Alley, onde vários talentos, independentes ou convidados, expõem e vendem o seu trabalho ao público. Poderá encontrar, por exemplo, ilustradores e designers como Uma Joana e Sandro Delgado.

Nesta área, encontrará ainda a Fnac, com um espaço de 225 mdedicados a artigos de gamingmerchandising de filmes, séries e cultura japonesa, colecionáveis, livros de banda desenhada e música K-POP. A 13 de setembro, será o lançamento exclusivo da novidade Batman Maldito, uma compilação das três revistas limitadas. Para além deste título, vão estar disponíveis, também em exclusivo, os livros: Manual de Cosplay, Sentinel Versão A, Sentinel Versão B e os Cavaleiros de Heliopólis.

10
fundação oriente
©DR

Pop Asia

Cenário ideal para todos os fãs de animação e comics asiáticos, terá vários conteúdos dedicados à anime e manga. Há ainda K-Pop e J-Pop, géneros musicais da Coreia do Sul e do Japão, respectivamente, para quem se quiser entreter e abanar o esqueleto.

Manual de cosplay

comic con portugal
Fotografia: Manon Ramires

Três dicas da cosplayer Leonor Grácias

Leonor Grácias vai aproveitar a Comic Con Portugal para o lançamento do seu livro Manual de Cosplay (Sex 18.30), onde inclui tutoriais sobre fatos, maquilhagem, perucas e como fazer uma yukata, uma espécie de quimono para o Verão. Mas antes partilha com os leitores da Time Out três dicas úteis (e fáceis) para assegurar o melhor cosplay.

Aposte no eyeliner

“Os olhos são o espelho da alma e o eyeliner é muito importante, porque nos permite moldar a expressão do nosso olhar através de diferentes tipos de risco. Pessoalmente, o meu preferido é o Nyx Epic Ink Liner, porque é uma caneta fina, muito pigmentada, fácil de aplicar e, o melhor, não é nada caro.”

Compre uma peruca com diferentes fibras

“É muito importante apostar numa boa peruca, para estarmos confortáveis e porque são muito vistosas e complementam o fato, sobretudo quando é mais simples. Não deve ser muito brilhante e é importante ter fibras de várias cores, porque é muito mais realista.”

Relaxe

“Apesar de levarmos a sério o cosplay e a competição, é importante lembrar por que é que o cosplay foi criado. Não é para nos chatearmos, é para nos libertarmos dos nossos problemas, para termos prazer e para partilhar esta arte com a comunidade e com o público, porque somos performers. Enjoy yourself.”

Mais em Lisboa

Coisas para fazer

Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa

Juntámos três dezenas de ideias e criámos uma lista com sugestões de coisas para fazer. Entre uma ida a um restaurante que mantém a sua própria lavandaria, até à tarefa de subir ao pilar 7 da Ponte 25 de Abril, veja aquilo que ainda lhe falta conhecer.

Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica
Fotografia:Ana Luzia
Coisas para fazer

Coisas grátis para fazer em Lisboa

Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia até às estrelas, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade.

Publicidade