Belém
Gabriell Vieira | Belém
Gabriell Vieira

Coisas grátis para fazer em Lisboa

Não ter dinheiro é chato mas não é desculpa para ficar no sofá. Eis 15 coisas grátis para fazer em Lisboa.

Publicidade

Não sabe o que fazer em Lisboa? De passeios pela Mata de Alvalade até ver as vistas de outro ângulo, temos uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade. São dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa: afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia. Há muito para fazer à borla em Lisboa. Não acredita? Então espreite a lista que se segue. Não se vai arrepender. Já dissemos que é grátis?

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Coisas grátis para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

São 1000 hectares de natureza, com espaço para correr, fazer slackline, treinar uns toques no skate, mandar bolas ao cesto, subir às árvores ou deitar na relva. Deve haver pouca gente a conhecer o Parque Florestal de Monsanto por inteiro, pelo que uma boa missão é fixar objectivos de cada vez que lá se vai. Do Panorâmico de Monsanto ao miradouro Keil do Amaral, do parque infantil do Alvito ao da Serafina, passando pelos Montes Claros ou pelo Parque de Merendas da Escarpa, há oferta é grande. Há ainda percursos pedestres a cumprir. Com sorte, pelo meio há-de vislumbrar ouriços-cacheiros, saca-rabos, coelhos, esquilos-vermelhos e até raposas. 

2. Conhecer a cidade por dentro

Que tal uma visita guiada a um hotel, a um convento ou à escola de calceteiros? Todos os meses, a Câmara de Lisboa organiza um programa de visitas comentadas a vários locais da cidade. Todas elas são gratuitas, com o único inconveniente de os procrastinadores nunca conseguirem lugar: as vagas costumam esgotar rapidamente, pelo que deve inscrever-se com antecedência. Este mês de Julho, há visitas ao Museu do Benfica ou ao Teatro Taborda, mas também a locais como o Museu do Lactário ou à Fábrica de Água de Beirolas. As novas programações são sempre divulgadas na Agenda Cultural de Lisboa.

Publicidade
  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Santa Maria Maior

A Casa de Alentejo é a verdadeira casa da região do Alentejo em Lisboa. O edifício do antigo Palácio Alverca merece uma visita, graças ao estilo neo-árabe, marcada pela azulejaria, bem como nos trabalhos na arcada e escadaria. Subindo ao primeiro piso, o Salão dos Espelhos exibe a sua decoração à Luís XVI, bem como os painéis de Benvindo Ceia. Um palco que dá para os dois lados separa este de outro salão, com pinturas românticas de Domingos Costa. 

  • Coisas para fazer

Na Grande Lisboa, de Massamá a Odivelas, são vários os lugares tomados pela comunidade do skate, mas também pelos iniciados que não têm medo de um bom malho. É claro que a Time Out tem uma lista dos melhores sítios para andar de skate ou patins, onde não falta a oficiosa e centralíssima Praça da Figueira, sem subidas ao estilo "onda", mas, garantidamente, com muitos saltos. Também o Miradouro das Portas do Sol, no meio da massa turística que procura o paraíso entre Alfama e o Castelo, já sabe da arte do skate e o Campo das Cebolas tornou-se local regular de patinagem. Encontrou um sítio novo? É pôr o pin no mapa.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Uma coisa é certa: a parede vai sair sempre a ganhar, por isso este desporto não é aconselhável a quem tem mau perder. Ainda assim, e em vez de andar a bater com a cabeça sem nada para fazer, bata com uma bola de ténis numa das três paredes bate-bolas do Jamor.

6. Ir a um museu

A disponibilidade nem sempre permite visitar um museu em dia de entrada livre. No entanto, preparámos um guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa. De segunda a domingo, é possível reequilibrar o saldo cultural, com arte contemporânea ou azulejaria do século XVII.  

Publicidade
  • Atracções
  • Torres e miradouros
  • São Vicente 

É o ponto mais alto do centro histórico de Lisboa e é melhor ainda do que um mapa da cidade, com um painel de azulejos que permite localizar os principais monumentos. Com vista da Baixa às Avenidas Novas, o Miradouro da Senhora do Monte, na Graça, vale a subida, a descida, a parada e em muitos casos o brinde.

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

A construção do equipamento que liga a Rua dos Lagares ao Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen começou em 2016, mas tornou-se uma espécie de obra de Santa Engrácia, primeiro devido aos achados arqueológicos que obrigaram ao redesenho do projecto e, mais recentemente, a atrasos na entrega de materiais. Por fim, em Março de 2024, o Funicular da Graça começou a andar (todos os dias, salvo os imprevistos, das 9.00 às 21.00, e com uma capacidade máxima de 14 pessoas). Em 2024, foi distinguido com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura e com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Publicidade
  • Atracções
  • Edifícios e locais religiosos

Há 120 igrejas para descobrir na cidade. Foi difícil, mas conseguimos escolher os templos católicos que nem o mais convicto ateu pode contornar. As igrejas são odes à arquitectura e guardam muitas histórias entre vitrais, azulejos, pinturas e talhas douradas. Não é possível viver em Lisboa e não conhecer pelo menos estas igrejas, sempre de porta aberta para que possa entrar sem pedir permissão. Siga este roteiro de igrejas em Lisboa para ficar mais perto do céu, sem tirar os pés da terra.

Publicidade

11. Andar de bicicleta

as melhores ciclovias de Lisboa, mas há também os grupos que por aí andam a espalhar charme sobre duas rodas. Vão da velhinha Massa Crítica, que se encontra todas as sextas-feiras no Marquês de Pombal, à Kidical Mass (com encontros sobretudo em Maio e Junho), passando pelo Lisbora, que parte do Saldanha rumo ao desconhecido, à terça-feira. 

  • Coisas para fazer
  • Castelo de São Jorge

Ir ao cinema tem quase sempre o seu custo, mas em Lisboa há algumas salas que fazem projecções de filmes gratuitas. Não conte com as últimas estreias, mas é muito possível que se cruze com ciclos de cinema temáticos, clássicos controversos ou películas revolucionárias. Às segundas-feiras, tem a forte possibilidades de encontrá-las na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio. Às terças, o cenário fica contemporâneo e rápido, com as competições de curtas-metragens na Cossoul.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Bem-vindo a um arquivo sem fim de livros, monografias, fonogramas, incunábulos, periódicos e muito, muito mais. Temos museus e recantos municipais, espaços que nos fazem recuar à época medieval e outros que ainda cheiram a fresco. Apresentamos algumas das melhores bibliotecas em Lisboa para pôr na sua lista de “próximos locais a visitar na cidade”. Resta-nos desejar boas leituras a todos os bibliófilos desta Grande Alface. Ah, se ainda está a pensar na palavra “incunábulo” aqui vai uma pequena ajuda: trata-se de um livro impresso nos primórdios da imprensa, com recurso a tipos móveis.

  • Coisas para fazer

Grátis é a palavra mágica que todos gostamos de ouvir. Felizmente, uma das vantagens de viver em Lisboa (e são bastantes) é ter à disposição um calendário de iniciativas gratuitas que lhe dá poucos argumentos para ficar a preguiçar em casa. Por isso mesmo, todas as semanas, trazemos-lhe sugestões para aproveitar, à borla, o que Lisboa tem para oferecer, da música ao cinema, passando por visitas guiadas. 

Publicidade
  • Arte
  • Arte urbana

A sugestão poderia começar com algo "MontyPythoniesco" como "And now for something completely different..." A ideia é percorrer uma das vias mais longas da cidade, onde cabem três freguesias (Penha de França, Beato e Marvila), para dali ver o comboio passar, o Palacete da Quinta da Conceição mas também as recentes obras de Bordalo II, Vhils, Okuda, Aka Corleone ou Kampus, que ocuparam a crua Estrada de Chelas a partir de um movimento iniciado pelo primeiro artista. Até já há visitas guiadas de tuk-tuk e curiosos que decidem perder umas horas de Chiado para ver o que se passa aqui. E o que se passa é street art. A ajudar à vida crescente deste eixo, não esqueçamos, estiveram também a mudança da escola artística Ar.Co, em 2017, para o antigo mercado municipal de Xabregas e, mais recentemente, a instalação da Oficina do Cego no edifício da Imprensa Municipal

Mais coisas para fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer

Escolher um sítio para uma refeição incrível, assistir a um concerto, ver uma exposição a não perder, fazer uma visita para se deixar guiar ou explorar um festival onde se pode perder, porque há sempre muito para ver. Parece simples, mas às vezes dá muito trabalho ou não tivesse Lisboa muito por onde escolher. Não dê mais voltas à cabeça a decidir o que fazer no fim-de-semana, nós damos uma ajuda para que tenha três dias perfeitos de actividades. Tem dúvidas? Então espreite esta lista que lhe deixamos, com propostas para todos serem mais felizes.

  • Filmes

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais. Para não perder nada, todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa, em salas muito especiais.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A Avenida de Igreja, em Alvalade, é o eixo à volta do qual gira a vida do bairro. Uma pessoa pensa que vai só à Avenida da Igreja, mas acaba por parar em tudo o que é comércio local, variado e muitas vezes uma delícia. Na Avenida da Igreja, que liga a Igreja de São João de Brito, no, Largo Frei Heitor Pinto, ao Campo Grande, ao longo de pouco mais de um quilómetro, há muito para fazer. Nós dizemos-lhe as doze paragens obrigatórias nesta que é uma das grandes avenidas da freguesia de Alvalade.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade