A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Comic Con
Duarte Drago

Comic Con 2021: guia para não se perder

Onde há reis, princesas, dragões... Perdoa-nos Leopoldina, mas o mundo encantado da cultura pop é a Comic Con.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Desceu do Porto para Algés em 2018, bateu todos os recordes em 2019 e foi forçado a realizar-se exclusivamente em formato digital em 2020. Agora, o maior evento de cultura pop do país regressa para mais uma edição, desta vez num novo recinto, no Parque das Nações. Entre quinta-feira, 9, e domingo, 12, a Comic Con invoca “A New Hope”, expressão que os fãs de Star Wars certamente conhecem. “É a nova esperança de que precisamos numa fase tão desafiante para toda a população”, diz o director do festival, Paulo Rocha Cardoso, antes de revelar as restantes novidades.

Este ano, a Comic Con Portugal foi pensada para funcionar quer em espaços interiores, como a Altice Arena e outras estruturas temporárias, quer ao ar livre, na zona circundante, onde encontrará marcas como a FOX, a Disney+, o AXN, a Globoplay ou a Marvel Mission, que instalou um escape room no recinto para colocar à prova os dotes de super-heróis dos visitantes. “Vão também acontecer castings para The Couchers, que traz a comunidade AXN para dentro da televisão”, revela Paulo Rocha Cardoso. O responsável destaca ainda o Hollywood in Concert, “com algumas das melhores bandas sonoras de sempre”, interpretadas pela Lisbon Film Orchestra.

O festival continua ainda a apostar em actividades relacionadas com cinema e televisão, música, literatura, gaming e new media, sem esquecer os miúdos, que vão vibrar com os desafios de construção e criatividade da LEGO, por exemplo. Em 2019, a última edição em formato presencial, também foram muitas as celebridades que por lá passaram – e este ano não será excepção. Para não perder pitada, espreite os destaques de cada secção entre sessões de perguntas e respostas, exposições temáticas, antestreias, torneios de videojogos, concursos de cosplay, venda de merchandising e muitas outras surpresas.

Os bilhetes estão disponíveis para venda no site oficial do evento, na modalidade de bilhete diário ou passe geral para os quatro dias. Cumprindo as regras e recomendações da DGS, será obrigatório o uso de máscara e a apresentação de testes negativos, de antigénio ou PCR, realizados nas últimas 48 ou 72 horas. “Ninguém quer voltar a ficar confinado nem a viver com medo. Queremos transmitir segurança e responsabilidade.”

Recomendado: Mini-roteiro geek de Lisboa

O que não pode perder na Comic Con

Cinema & TV
Comic Con Portugal

1. Cinema & TV

Os grandes destaques vão para a presença, em painéis e sessões de autógrafos, de Misha Collins (9 de Dezembro), intérprete do anjo Castiel, na popular série da CW Sobrenatural; Lana Parrilla (dia 10), a Regina Mills de Era Uma Vez; e Noah Schnapp (dia 11 e 12), conhecido pelo seu papel como Will Byers, em Stranger Things. “Vamos ter ainda vários destaques nacionais”, garante o director da Comic Con, confirmando a presença de membros do elenco da série da RTP Pôr do Sol (dia 11), da primeira série portuguesa original da Netflix, o thriller de espionagem Glória (dia 11), e da longa-metragem de animação Os Demónios do Meu Avô (dia 12).

O programa conta ainda com um painel sobre Duros de Roer (dia 9), a antestreia da curta-metragem Lobo Solitário (dia 11), do filme de Luís Albuquerque Geme...La Vie (dia 12) e do primeiro episódio de 5Starz, a nova série da RTP, que tem estreia prevista para 20 de Dezembro. Lá de fora vêm ainda Manu Bennett (dias 11 e 12), de Spartacus, Arrow e As Crónicas de Shannara, e o italiano Pierpaolo Spollon (dia 11), mais conhecido pelo seu papel em L'Allieva.

Banda Desenhada & Literatura
DR

2. Banda Desenhada & Literatura

O premiado autor de banda desenhada espanhol Miguelanxo Prado, talento assíduo da Comic Con Portugal, é uma das presenças confirmadas; tal como o ilustrador italiano Michele Benevento, conhecido pelos dois volumes da série Gemelos, da Bamboo Édition, e pelo seu trabalho com o famoso cowboy Tex; e a autora norte-americana Jenny Han, conhecida por escrever a série protagonizada pela jovem Lara Jean, A Todos os Rapazes que Amei, adaptada para a Netflix. Entre os painéis previstos, Paulo Rocha Cardoso destaca ainda a presença de Filipe Melo e Juan Cavia, com a premiada Balada para Sophie. “Têm uma surpresa para nós.”

Entre os portugueses presentes, encontram-se, por exemplo, o ilustrador Luís Figueiredo, que não só vai estar presente no Artists' Alley durante os quatro dias de evento, como tem previsto um workshop de desenho; Bruno Martins Soares (escritor), Mónica Cunha (investigadora) e Jorge Borbinha (autor de ficção científica), num painel sobre novos talentos da ficção científica (dia 9); Maria João Lourenço (tradutora e jornalista) e Luís Salvado (antigo editor de cinema da Time Out e escritor), para uma conversa sobre os mundos de Stephen King (dia 10); e Filipe Faria, autor de literatura fantástica, que estará presente no painel “Litortura Nacional” (dia 11).

Destaca-se ainda a presença de convidados como Matthieu Bohome (dias 10 a 12), autor de O Homem Que Matou Lucky Lucke e do novo Procura-se Lucky Lucke; e Richard Morgan, autor de livros de ficção científica, como Carbono Alterado, que deu origem à série homónima da Netflix.

Publicidade
New Media
Comic Con Portugal

3. New Media

Esta área junta trailers, curtas e webséries às novas realidades de produção, realização e distribuição, como o YouTube e outros canais de streaming. Entre os convidados, encontram-se, por exemplo, a influencer Glória Dias e o maquilhador Du, que vão estar juntos num painel sobre o poder da maquilhagem (dia 10); e os youtubers Nuno Agonia, Windoh e Wuant, para uma conversa sobre o futuro do Youtube (dia 11). Se preferir, Gabriel Barge, do canal Maratonando, irá apresentar o Easter Egg Bullet, um novo canal português para amantes de cinema, séries e gaming (dia 9). Já no campo do humor, André Martins e Cristiano Rodrigues, do canal de comédia Imperfecthtus, juntam-se a LiliOnScreen, que produz e reage a vídeos, para conversarem sobre o que é criar humor na Internet (dia 11). Destaca-se ainda a presença de João Mestre (dia 10), do canal Lots of Joker e do podcast Segredos do Bang Bang; e de Kiko Is Hot, Peperan, André Mariño e Soraia Carrega, num painel sobre representatividade (dia 10).

Cosplay
Manon Ramires

4. Cosplay

A personificação de heróis é sempre um dos pontos altos de um evento como este. Haverá, por exemplo, desfiles de modelitos, que culminam no concurso “Heróis do Cosplay”, para premiar as melhores caracterizações; várias actividades promovidas pela Aniplay, que também estará presente com uma loja de coleccionáveis; e até workshops com cosplayers nacionais e estrangeiros, como Ju Tsukino, Kurokaren e Raul Baptista.

Publicidade
Gaming
DR

5. Gaming

Esta área conta essencialmente com arenas de esports, para que jogadores de todo o país se esfolem virtualmente nas competições, como a final mundial do Red Bull Untapped, uma competição de Magic: The Gathering (dias 11 e 12). Estão ainda previstos torneios de Street Fight V (dia 9), League of Legend (dia 9), FIFA 22 (dia 10), Spike Rush Challenge (dia 10), Euronics TFT Challenge (dia 11) e Pokémon (dias 11 e 12).

Música
Lisbon Film Orchestra

6. Música

Pela segunda vez consecutiva na Comic Con Portugal, haverá um palco dedicado à música. Destaca-se sobretudo o Hollywood in Concert, do Canal Hollywood, com a Lisbon Film Orchestra, que levará a palco algumas das melhores bandas sonoras de sempre, no dia 11 de Dezembro.

Publicidade
CCPT Experience e Activações
Fotografia: Manuel Manso

7. CCPT Experience e Activações

São várias as activações de marca do universo pop, desde filmes a livros que marcaram gerações. Para fãs de Star Wars, será possível experimentar um simulador de voo dentro de um cockpit de um The Fighter ou de um X-Wing. Para quem prefere o universo da Marvel, a Marvel Mission estará presente com uma escape room imersiva e interactiva. Mas há mais. Vai ser possível andar no Citroën AMI, um veículo 100% eléctrico, e estão previstos vários workshops promovidos pela nova Academia Comic Con.

Pop Asia
©DR

8. Pop Asia

Cenário ideal para todos os fãs de animação e comics asiáticos, terá vários conteúdos dedicados à anime e manga. Há ainda k-pop e j-pop, géneros musicais da Coreia do Sul e do Japão, respectivamente, para quem se quiser entreter e abanar o esqueleto.

Publicidade
Comic Con Kids
DR

9. Comic Con Kids

Como este é um encontro de gerações, os miúdos têm uma área só para eles. Além de insufláveis gigantes, confirma-se a presença do fenómeno Luccas Neto, um dos maiores criadores de conteúdo brasileiros, cujo canal infantil tem mais de 35 milhões de subscritores. No primeiro dia, Luccas fará o lançamento mundial de seu novo livro, em exclusivo na Comic Con Portugal, e estará acompanhado por Giovanna Alparone, a sua irmã na ficção, para um Meet & Greet no dia seguinte, 10 de Dezembro. Destaca-se ainda a presença da LEGO, com exposições, construções ao vivo e desafios diários. Já no canto da leitura, sobressai a presença de Nuno Bernardo, autor de vários livros infanto-juvenis, incluindo o novo Colégio do Templo. Estão ainda previstos vários workshops de cartão Fantasy Craft.

Manual de cosplay

Três dicas da cosplayer Leonor Grácias
Fotografia: Manon Ramires

Três dicas da cosplayer Leonor Grácias

Leonor Grácias vai aproveitar a Comic Con Portugal para o lançamento do seu livro Manual de Cosplay (Sex 18.30), onde inclui tutoriais sobre fatos, maquilhagem, perucas e como fazer uma yukata, uma espécie de quimono para o Verão. Mas antes partilha com os leitores da Time Out três dicas úteis (e fáceis) para assegurar o melhor cosplay.

Aposte no eyeliner

“Os olhos são o espelho da alma e o eyeliner é muito importante, porque nos permite moldar a expressão do nosso olhar através de diferentes tipos de risco. Pessoalmente, o meu preferido é o Nyx Epic Ink Liner, porque é uma caneta fina, muito pigmentada, fácil de aplicar e, o melhor, não é nada caro.”

Compre uma peruca com diferentes fibras

“É muito importante apostar numa boa peruca, para estarmos confortáveis e porque são muito vistosas e complementam o fato, sobretudo quando é mais simples. Não deve ser muito brilhante e é importante ter fibras de várias cores, porque é muito mais realista.”

Relaxe

“Apesar de levarmos a sério o cosplay e a competição, é importante lembrar por que é que o cosplay foi criado. Não é para nos chatearmos, é para nos libertarmos dos nossos problemas, para termos prazer e para partilhar esta arte com a comunidade e com o público, porque somos performers. Enjoy yourself.”

Mais em Lisboa

Coisas Incríveis Para Fazer em Lisboa
  • Coisas para fazer

Juntámos três dezenas de ideias e criámos uma lista com sugestões de coisas para fazer. Entre uma ida a um restaurante que mantém a sua própria lavandaria, até à tarefa de subir ao pilar 7 da Ponte 25 de Abril, veja aquilo que ainda lhe falta conhecer.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade