Global icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O vintage hoje: os eventos para ter debaixo de olho

O vintage hoje: os eventos para ter debaixo de olho

Feiras, festivais e mercados. Marque na agenda.

Vintage Festival
©DR Vintage Festival
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Segue-se uma agenda que não cheira a mofo, mas podia pelo tempo a que cada evento remete. São feiras, festivais e mercados para se entreter e olhar para a frente, com um pé no passado. Dos grandes bólides e carros desportivos aos vinis, uma das mais notáveis expressões de culto do vintage. Se quiser enfeirar, tem sempre mercados fixos na cidade, seja no primeiro fim-de-semana do mês ou todas as terças, as banquinhas e charriots com trapinhos em 2.ª mão e vintage estão lá prontos para serem levados para casa. 

Aqui tem uma mão cheia de oportunidades de olhar para trás e fazer agora. 

Recomendado: As lojas vintage em Lisboa que tem mesmo de conhecer

O vintage de hoje: os eventos para ter debaixo de olho

Coisas para fazer

Anjos70

icon-location-pin Lisboa

O mercado mais conhecido dos Anjos mantém a sua regularidade no primeiro fim-de-semana de cada mês, portanto o próximo é já este sábado e domingo. Durante dois dias, das  às , vão estar à sua espera mais de uma centena de bancas, muitas delas com moda vintage e artigos em segunda mão, tesourinhos que foram dos nossos avós e vêm directamente do baú – do casaco de cabedal à máquina fotográfica, ou aos óculos de sol cat eye. Vale a pena deitar o olho por aqui, se quer fazer umas adições ao armário lá de casa.

Regueirão dos Anjos, 70. 1º fim-de-semana do mês. 11.00-19.00.

Vintage Sale - Vinil
©Clem Onojeghuo
Coisas para fazer

Feira do Vinil

icon-location-pin Mercado de Santa Clara, São Vicente 
icon-calendar

O Mercado de Santa Clara recebe a repetente Feira do Vinil, com duas edições já marcadas no calendário: de 3 a 5 de Maio e de 1 a 3 de Novembro. Há bancas cheias de discos revivalistas (LPs, singles e raridades) prontos a serem levados para casa para juntar à colecção que tem ao lado do gira-discos. E se é um aficionado por cápsulas fonocaptoras e agulhas e todos os elementos que compõem um gira-discos fique a saber que haverá também venda de peças – caso tenha o aparelho lá de casa em baixa forma – e dos próprios gira-discos, para que não lhe falte nada.

Publicidade
Feira da Ladra
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer, Mercados e feiras

Feira da Ladra

icon-location-pin São Vicente 

Há coisas que nunca mudam e ainda bem. Falamos da selecção ecléctica e absurda que a Feira da Ladra mostra todas as semanas às terças e sábados. O clássico lisboeta não passa de moda e continua a ter uns quantos achados daqueles, basta ter paciência para correr tudo a pente fino. Armas, moedas e selos antigos são as peças mais procuradas por coleccionadores, umas quantas bancas de roupa vintage e bibelôs que desafiam a criatividade dos decoradores mais atrevidos.

Campo de Santa Clara. Ter e Sáb 08.00-14.00.

 

Coisas para fazer, Mercados e feiras

Vintage Festival

icon-location-pin FIL - Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações
icon-calendar

A máquina do tempo liga-se para o levar 
até ao passado com o Vintage Festival. O evento acontece todos os anos na FIL e serve de montra a todo o universo vintage que possa imaginar, dos cabelos e fatiotas aos carros e bicicletas. Também pode fazer algumas aquisições para renovar a artilharia lá de casa Máquinas de escrever antigas, máquinas de jogo, móveis recuperados, roupa ou acessórios de época.

Publicidade
Coisas para fazer

Avenida da Liberdade

icon-location-pin Avenida da Liberdade

A Feira da Avenida da Liberdade também apresenta uma oferta diversificada do que é vintage, no segundo fim-de-semana do mês. Há por ali muito artesanato urbano, identificável à distância pelas bolsinhas de retalhos e pela bonecada em papel mâché, mas depois tem achados vintage, sobretudo no que toca a peças decorativas como molduras, candeeiros ou jarros. Junto do Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Segundo fim-de-semana do mês 10.00-18.00 (de Maio a Outubro - 4.º sábado do mês e a quinta-feira antes)

Lisboa Vintage

Toy Department
Fotografia: Francisco Santos
Compras

Roteiro vintage em Lisboa

Já lá vai o tempo em que os lisboetas ficavam de pé atrás com a segunda mão. A moda do vintage chegou, viu e venceu — e não quer arredar pé da cidade. 

More to explore

Publicidade