Organii Eco Market: três dias para comprar, aprender e comer ecológico

E o como o que é bom se repete, o Eco Market regressa à Lx Factory para uma segunda edição. E com muitas novidades.

Publicidade

As eco-manas voltaram e trouxeram mais um Eco Market, um ano depois da primeira edição. Sexta, sábado e domingo vá em direcção à Lx Factory que é por lá que se montam arraiais ecológicos para que tenha um fim-de-semana onde os verbos de acção são: comprar, aprender e comer.  

Cátia e Rita Curica, fundadoras da Organii Bio, não têm mãos a medir no que toca a toda a temática da ecologia e, se pudessem, usavam em tudo o prefixo “eco”. Compras, workshops, talks, degustações e showcookings, tudo para experimentar ao longo de três dias.

“A primeira edição no ano passado acabou por ser experimental, não sabíamos bem como é que as pessoas iam reagir”, confessa-nos Cátia Curica. “O feedback foi óptimo e percebemos que isto fazia falta na cidade, claro que tínhamos de repetir.”

Cátia não hesita em dizer que encara estes dias “como uma espécie de festival, uma vez por ano”. São dois pavilhões da Lx Factory divididos entre o mercado — com mais de 80 marcas com selo eco —, palestas, um bio bar, um espaço do it yourself, uma zona de restauração e uma área dedicada às crianças.   

“Conseguimos ter uma programação mais vasta e chegar a todos, porque estamos em constante contacto com marcas que se regem por princípios e práticas ecológicas”, diz. “Vamos ter essas pequenas coisas que vão fazer as pessoas pôr as mãos na massa.”

E novidades? Esta edição vai ter, na sexta, um jantar desperdício zero, onde quem vai liderar as tropas é Joana Limão, do blog Lemonaid, que vai ensinar as pessoas a preparar uma refeição onde se aproveita desde as cascas da comida à água de cozedura. Nada vai para o lixo. A outra grande novidade é o sorteio daquele que as manas dizem ser “o maior goodie bag” de sempre, que os visitantes se podem habilitar a ganhar sempre que comprarem um goodie bag pequeno, sendo que o dinheiro reverte a favor de causas solidárias.

Três dias e tanto que fazer que o melhor é guiar-se pelo nosso roteiro, para que nada lhe escape. 

Organii Eco Market: três dias para comprar, aprender e comer ecológico

Compras para que te quero

São mais de 80 marcas com os selos de eco, de faire trade e cruelty free, e ainda está em jogo "o maior eco goodie bag do planeta". Mas vamos por partes: roupa, decoração lá para casa, acessórios, cosmética biológica – um tema que está cada vez mais a dar que falar –, brinquedos ou artigos de puericultura, há de tudo no Eco Market.

A Montra, Bamboo & Love, Bicla, Boa Safra, Casa do Bosque,, Flaska, Green Boots, Herbas, Isto (de que já falámos aqui), Jinja, Joplins, Mazurca, Maria Descalça, Miss Castelinhos, NAE vegan shoes, Naz, Noocity, o Antigo Talho (novo projecto de João Manzarra), Organii (na foto), GHome e Saber Fazer são apenas algumas das marcas que vão marcar presença no evento.

Goodie bag:

A novidade este ano impera aqui. As manas Rita e Cátia Curica dizem ter "o maior eco goddie bag do planeta", um prémio que toda gente estará habilitado a ganhar se fizer o seu contributo. Como? Basta adquirir um goodie bag mais pequeno – cuja receita reverte a favor de causas solidárias – e entra automaticamente no sorteio. Há presentes como uma estadia no Martinhal Family Hotels & Resorts com tratamentos de SPA, um cabaz de cosméticos Organii, um aspirador MIELE, mega vouchers do Celeiro e da Go Natural, um porta bebés da Ergo Baby, cabazes Iswari e Shine ou um kit desperdício zero de A Montra. 

Todos os dias a aprender

Tanto Rita como Cátia, as irmãs que organizam todo este aparato ecológico, não querem que vá em vão, querem que aprenda alguma coisa e saia da Lx Factory com um nível de conhecimento no que toca ao tema da sustentabilidade mais elevado do que aquela com que entrou. Então atente nas nossas escolhas de programação. 

Sexta (dia 3):

 - 19.30 talk com João Manzarra - "A minha experiência com o veganismo"

Sábado (dia 4):

- 10.30 showcooking com Marta Ferreira, da página Martilicious, sobre pequenos-almoços

- 11.00-12.00 workshop do it yourself de cerâmica da oficina criativa Volta

- 15.00-16.00 workshop do it yourself de serigrafia da oficina criativa Volta (na foto está o ateliê na Lx Factory)

- 17.30 talk com Tim Vieira - "Love=Sustainability"

 Domingo (dia 5):

- 10.00-14.00 massagens para grávidas e bebés no espaço Organii Bio Day Spa

- 10.30-12.00 workshop do it yourself de macramé para pais e filhos

- 11.15-12.00 talk com Tamara Castelo - "A importância dos rótulos"

- 14.00-15.00 talk com Cátia Curica - "A cosmética a partir da despensa"

- 14.00-19.00 pinturas faciais para os miúdos

- 16.30 workshop do it yourself da pedagogia Montessori com Ludmilla Cordeiro Caldas

Publicidade

A comer é que a gente se entende

Há uma série de marcas que falámos acima que terão espaço próprio para poder comprar, comer e andar, como é o caso da Casa do Bosque, com os chocolates de sabores 100% vegetarianos. Na zona de restauração pode aconchegar o estômago na banca do Aloha Café (na foto), no The Cru, no The Food Printz Cafe ou no The Love Food (tem umas bolinhas de quinoa no forno de chorar por mais).,

Outras novidades:

A primeira noite de Eco Market termina com Joana Limão, do blog Lemonaid, no leme da cozinha e no púlpito explicativo de que tudo se pode aproveitar quando se está a cozinhar. Com ela estará Cátia Curica, da Organii, Joana Tadeu d'A Montra, Eunice Maia da Maria Granel, Bárbara Leão da Biovilla, Ana Milhazes da Desperdício Zero Portugal, e Ana Ferreira, consultora editorial da Pulpo e moderadora da conversa. Falamos aqui de um jantar de desperdício zero, onde nada se estraga tudo se transforma, das cascas à água de cozedura. Capte bem estas dicas que lhe vão dar jeito quando estiver em casa. Inscreva-se em lojaorganii@organii.com.

No domingo, há um brunch biológico também ele preparado por Joana Limão. É preciso, no entanto, que se inscreva previamente através de lojaorganii@organii.com. 

Lisboa ecológica

  • Compras
  • Mercearias

Os melhores cabazes de frutas e legumes de Lisboa fazem-lhe a papinha toda. Quer dizer, a sopa não aparece cozinhada, nem a salada preparada, mas as idas ao supermercado ou à feira passam a ser quase desnecessárias. É que estes cestinhos cheios de verduras e frutas frescas estão à distância de um clique da porta da sua casa. 

  • Compras

Como ter a certeza de que se leva para casa carne, fruta e legumes fresquinhos, saborosos e livres de químicos bons para fabricar pneus? Fácil: todos os produtos bio estão identificados com o logótipo europeu de Agricultura Biológica. É só procurar a folhinha verde nas lojas biológias. Ponha-se num destes mercados para encontrar produtos biológicos em Lisboa.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade