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Fotografia: Надя Кисільова

Os cursos zen em Lisboa para deixar de stressar

Inspire, expire e fuja do stress urbano com estes cursos zen em Lisboa que o vão ajudar a relaxar.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Francisca Dias Real
e
Raquel Dias da Silva
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É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas de que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender e praticar uma mão cheia de coisas novas. Se também começou o ano a dizer a si mesmo que ia ficar mais zen e relaxado, a stressar menos com tudo  sim, o lufa-lufa de uma cidade como Lisboa não é fácil para ninguém –, é uma boa ideia estar atento às sugestões que por aqui lhe damos. Há yoga, meditação e até olaria (sim, leu bem, amassar o barro também relaxa). Só precisa de perceber a melhor forma de descontrair e aventurar-se nestes cursos zen em Lisboa.

Recomendado: Sete formas de relaxar depois do trabalho

Os cursos zen em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Estrela/Lapa/Santos

O que lhe vem à cabeça quando pensa em ‘cerimónia de chá’? Tranquilidade, paz, harmonia? Ao longo de milhares de anos, esta forma específica de preparar e beber o chá foi considerada na Ásia um ritual meditativo ou um momento de alegria durante a rotina diária. Neste workshop, promovido pela Fundação do Oriente e conduzido em inglês por Ellie Chang, terá oportunidade de olhar para o mundo do chá e a sua história, bem como de aprender a desfrutar da cerimónia do chá na sua vida quotidiana.

  • Coisas para fazer
  • Encarnação

Inês Diana Salgado é ceramista há mais de 30 anos. Já ensinou a sua arte nos Anjos70, mas agora tem um atelier só para si na Encarnação. Neste curso intensivo de 40 horas, Inês convida todos os curiosos a experimentar a arte de amassar e modelar barro. Não só terá oportunidade de estimular o seu espírito criativo e fazedor como poderá descobrir o quão relaxante a olaria pode ser.

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Este “Happiness Program” (20€-90€) ensina uma série de de técnicas de respiração, incluindo a Sudarshan Kriya, que reduz o stress e aumenta a energia, promovendo um estado mental claro e positivo. Os benefícios incluem, entre outros, melhor regulação emocional, com diminuição significativa da ansiedade. De 28 a 30 de Janeiro (Sex 19.30-22.00, Sáb-Dom 10.00-12.30), a professora Ilana Volcov irá ensinar posturas de yoga fáceis, que pode incorporar no seu dia para melhorar a saúde, o foco e o relaxamento.

Nestas oficinas de mindfulness, a decorrer online, através do Zoom, é possíve cultivar a sua prática de meditação com sessões quinzenais (6 e 20 de Jan, 10 e 24 de Fev e 10 e 19 de Mar, 18.30-20.00, 10€/cada). Com a criação de um grupo de partilha de conteúdos e experiências, permitem aos participantes manter e desenvolver a sua prática individual, assim como aprofundar o conhecimento acerca do tema. Mas, atenção: para participar é necessário que já tenha experiência de prática de meditação mindfulness ou tenha realizado um curso de mindfulness de oito semanas (MBSR ou semelhante).

Mais para aprender

  • Coisas para fazer

Nem sempre é fácil dar largas à imaginação quando à sua frente está uma folha em branco, quer seja de papel ou digital. Nestes cursos desenvolve tanto a parte criativa, como a técnica – sim, porque há truques que facilitam a redacção de um texto.

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