A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
escrita
Fotografia: lilartsy/ Unsplash

Os melhores cursos de escrita em Lisboa e online

De caneta na mão ou com o teclado pronto a ser martelado, aprenda com os melhores cursos de escrita.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Nem sempre é fácil dar largas à imaginação quando à sua frente está uma folha em branco, quer seja de papel ou digital. Mas é preciso preenchê-la com alguma história, real, assim-assim ou toda ela ficção. Nestes cursos desenvolve tanto a parte criativa, como a técnica – sim, porque há truques que facilitam a redacção de um texto. Se está a pensar dar largas à imaginação, nestes cursos de escrita em Lisboa, alguns com opção online, pode aprender de tudo, sem ter de passar por crises de criatividade.

Recomendado: Os cursos e workshops que não pode perder em Lisboa

Os melhores cursos de escrita

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Baixa Pombalina

Localizado em plena Baixa Pombalina desde 2007 (antes morava no Chiado), o Nextart — Centro de Experiências Artísticas tem uma panóplia de opções de estudo, para adultos e crianças, na área das artes plásticas e não só. Na área das palavras há os cursos de Escrita Criativa — Introdução e Narrativas ao Acaso, ambos online, e Short Story e Micro-Conto, presencial. Se não for a tempo de se inscrever nos cursos já agendados, há sempre uma próxima oportunidade. Fique atento.

  • Coisas para fazer
  • Chiado

Escrever, escrever. O nome desta escola de escrita diz tudo: na Rua do Alecrim 47, aprende-se a escrever, da ficção ao humor, passando pela imprensa, política, teatro ou cinema. Os cursos de Escrita Criativa são a estrela da companhia, disponíveis para todas as idades, online ou presenciais, mas há sempre muito por onde escolher neste porto seguro das palavras.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Belém

As acções de formação profissional do CENJOR destinam-se, prioritariamente, a jornalistas e outros profissionais da área da comunicação, mas também há propostas para quem tem outra formação, como é o caso das oficinas de Escrita Criativa. Volta e meia aparecem no cardápio, divididas entre os níveis 1 e 2.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Estrela/Lapa/Santos

A EC.ON é uma entidade privada que desenvolve actividades de formação e de assessoria literária. O objectivo da EC.ON é proporcionar formações na área da escrita criativa de índole literária, comunicacional e técnica. Além de sessões presenciais, em Lisboa, oferecem várias formações online, individuais e personalizadas. É o caso, por exemplo, do curso de Escrita de Romance com João Tordo (10 semanas/300€).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lumiar

Na Academia Gerador, o que não faltam são cursos relacionados com escrita. Agora são quase todos online, mas continuam a valer a pena. Só tem de escolher entre Escrita para Intérpretes e Criadores, Práticas de Escrita, Comunicação Cultural, ou mesmo Jornalismo e Crítica Musical, estes dois últimos em sistema híbrido, online e presencial.

Aprender mais em Lisboa

  • Coisas para fazer

O homem, a mulher, os miúdos, os amigos. Todos queremos comer e beber bem. Estamos sempre prontos para sermos arrebatados por um prato feito como mandam as regras, um petisco inesperado ou uma bebida artesanal. Mas verdade seja dita: nem todos somos mestres da culinária, como canta um certo cantor popular. E por isso o melhor é arregaçar as mangas e meter as mãos à obra para aprender a fazer do bom e do bonito e dar conforto às nossas barrigas, sedentas de fome (e gula). Mas já chega de conversa: vamos aos cursos de cozinha antes que a vontade esfrie.

  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops

De dia, de noite, às voltas, a subir ou a descer. A arte fotográfica para amadores não se esgota nos filtros do Instagram. Para revelar o seu lado artístico, explore a sua veia mais objectiva com estes cursos de fotografia em Lisboa: se não conseguir entrar já na próxima turma (nos casos em que se aplica), pode sempre esperar pela próxima edição do curso ou do workshop, uma vez que acontecem regularmente. Vá lá, esqueça a lente dos smartphones de uma vez por todas e brilhe nas redes sociais com fotografias que parecem profissionais.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade