Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Cursos em Lisboa para meter as mãos à obra

Cursos em Lisboa para meter as mãos à obra

Prepare as mãozinhas para estes cursos de cerâmica, colagem e joalharia. Aprender a mexer é a premissa

©Pixabay
Por Francisca Dias Real e Renata Lima Lobo |
Publicidade

O ponto aqui é simples: não fique a gastar o sofá de casa, que aí não se aprende nada. Quer dizer, até pode aprender uma coisa ou outra, mas há habilidades que o obrigam a ser mais dinâmico e a algum trabalho de mãos – uma certa minúcia, diga-se. Falamos de cerâmica, por exemplo, em que precisa de estar pronto para meter mãos à obra, amassar a coisa, dar-lhe forma (pode ser uma caneca ou um jarrão lá par casa) e conseguir responder ao milagre da criação artística. Não vá mais longe: tome nota destes cursos em Lisboa.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Mãos à obra

oficina do cego
©Oficina do Cego
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Oficina do Cego

icon-location-pin Beato

A ideia de auto-edição parece remeter para aquelas chancelas que inundam as livrarias com entulho literário. É um conceito contaminado. O que a Oficina do Cego propõe, no entanto, é exactamente o contrário. São projectos únicos feitos artesanalmente, misturando todas as técnicas de impressão disponíveis – tipografia, serigrafia, cianotipia, gravura, stencil e até offset. O processo de aprendizagem estende-se por vários meses (para um máximo de oito formandos). Vai aprender a mexer nos prelos, e em toda a maquinaria disponível na oficina, vai ponderar gramagens de papel, escolher cores, pôr as mãos nas tintas, fazer a maquetagem, a encadernação e os acabamentos. Tudo num ambiente descontraído e a respirar camaradagem.

Compras

Sedimento

icon-location-pin Lisboa

É uma loja e um ateliê de cerâmica. Se quer tornar-se num especialista nesta área o melhor é inscrever-se nas aulas da Sedimento, o estúdio criativo criado por Maud Téphany e Ursula Duarte.  Os workshops de cerâmica, para adultos, decorrem quatro vezes por semana e as aulas são realizadas em pequenos grupos para garantir um acompanhamento mais personalizado. 

Publicidade
Fica - Oficina Criativa
@Richard Islands
Coisas para fazer, Aulas e workshops

FICA - Oficina Criativa

icon-location-pin Alcântara

Serigrafia, marcenaria, cerâmica, tapeçaria. Há uma série de técnicas que se julgavam caídas em desgraça, mas afinal parece que estavam apenas a hibernar. A FICA é a oficina criativa onde estes conhecimentos se cultivam através de workshops regulares.

Mercado Ofícios
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer, Aulas e workshops

MOBA - Mercado dos Ofícios do Bairro Alto

icon-location-pin Bairro Alto

A oficina da histórica Latoaria Maciel é uma das estrelas da nova vida do Mercado do Bairro Alto, que agora acolhe oficinas tradicionais portuguesas, entre latoaria, marcenaria, serralharia, cerâmica, têxteis ou pintura decorativa. O mercado reabriu portas com a ajuda da Junta de Freguesia da Misericórdia, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Fundação Ricardo Espírito Santo, especialista na área da formação em Artes e Ofícios. Os mestres das oficinas residentes partilham conhecimentos das suas áreas de especialidade, mas o melhor é ir passando pelo site da Fundação Ricardo Espírito Santo para conhecer a oferta formativa.

Publicidade
ines diana salgado
©DR
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Olaria Lisboa

icon-location-pin Encarnação

Inês Diana Salgado é ceramista há mais de 30 anos e também formadora. Já ensinou a sua arte nos Anjos70, mas agora tem um atelier só para si na Encarnação. Ensina cerâmica, modelagem, pintura em azulejos, entre outra técnicas, e também é versada em espanhol e inglês, uma grande ajuda para alunos de vindos de outras geografias. Para marcar uma aula de cerâmica ou saber mais sobre os workshops regulares, entre em contacto com a mestre por telefone ou email.

Mais para aprender

Maria Modista
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Chegue aqui a sua agulha: os melhores cursos de costura em Lisboa

Ai chegue, chegue, chegue a sua agulha, e nem pense em afastar o seu dedal. Isto é o bê-á-bá do corta e cose. Comece por aí antes de se aventurar por caminhos nunca antes costurados. Quando finalmente conseguir pôr a linha no cu da agulha, faça umas bainhas e vá somando técnicas a partir daí. Passe pela modelagem e teste conhecimentos a fazer um vestidinho (não é tão fácil quanto parece). Preferindo, dedique-se ao tricot, à estampagem em tecido (tudo com técnicas manuais), ao crochet ou até ao macramé. 

Café
Unsplash
Coisas para fazer

Quer ser barista? Espreite estes cursos de café em Lisboa

Quando se fala em café de especialidade, fala-se também de aromas, de acidez, de notas florais, de triagem dos melhores grãos e por aí fora. Aprender tudo sobre café é também tornar-se um pequeno cientista de laboratório, um conhecedor profundo das melhores características do café, da colheita até à chavena. Sabe distinguir um robusta de um arábica? Sabe qual é o ponto de torra ideal para o café de filtro ou café expresso? É mesmo preciso um curso e em Lisboa começa a ter algumas opções para aprender uma das profissões da moda. 

Publicidade