A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
arte na rua
Gabriell Vieira

Os melhores eventos do ano

A vida na cidade está diferente, mas vale a pena estar atento ao calendário. Organize a agenda e tente não perder estes eventos.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A vida na cidade corre mais devagar, mas nós continuamos a correr atrás dela. Passámos em revista o que está para acontecer em Lisboa, desde exposições até festivais de Verão (que, como sabemos, podem ser adiados ou cancelados a qualquer momento). Há propostas de um ou mais dias para todos os gostos, feitios e idades – o difícil é, claro está, escolher, mas pode fazer ginástica e tentar “correr todas as capelinhas”. O importante é não perder pitada do que a capital, apesar de todas as limitações impostas pela pandemia, continuar a ter para oferecer.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa

Os melhores eventos do ano

  • Teatro
  • Chiado

A partir de um texto de Wole Soyinka, Zia Soares encena este espectáculo sobre O Morto e A Morta. De volta à vida pelas mãos do deus Aroni, os “dois espíritos dos mortos inquietos”, que em vida foram marido e mulher, trazem consigo as feridas de um outro tempo e confrontam os seus carrascos num estranho ritual de morte, expiação, desobediência e renascimento.

  • Música
  • Festivais de música

Depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia, o Lisb-On vai voltar a dar música ao Parque Eduardo VII entre os dias 2 e 4 de Setembro. O festival de música electrónica (e não só) ganhou foi um novo nome: Jardim Sonoro, até agora uma espécie de alcunha. No cartaz destacam-se DJs como Jeff Mills, figura histórica do techno de Detroit, ou o também norte-americano (apesar de ter nascido na boa e velha União Soviética) DVS1, outro homem do techno.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Festivais

Lisboa tem um novo festival. Entre 1 e 3 de Setembro de 2022 realiza-se no Parque da Bela Vista o Kalorama, um "festival de música, arte e sustentabilidade". Há já confirmações de peso: além de Arctic Monkeys, que colocam assim Portugal na rota da tour mundial, também The Chemical Brothers, Kraftwerk, Ornatos Violeta, Chet Faker, Moderat, Blossoms, Peaches e The Lathums vão actuar nesta extensa área verde lisboeta. 

  • Teatro
  • Santa Maria Maior

Sendo o Teatro Meridional uma companhia vocacionada para a itinerância, a influência dos lugares faz-se sentir nas suas criações. Com encenação de Miguel Seabra, Ilhas mergulha nas idiossincrasias do arquipélago dos Açores, transformando em matéria cénica a singularidade identitária deste território português e apresentando um modo de comunicar inspirado nos seus hábitos, ritos e mitos.

Publicidade
  • Arte
  • Belém

O primeiro Magical Garden do OCUBO estreou-se no final do ano passado no Jardim Botânico Tropical, em Belém, com várias paragens temáticas pelo mundo. Agora, o atelier português apresenta uma nova versão. Chama-se Magical Garden – Alice e promete evocar algumas das mais famosas e mirabolantes personagens do fantástico mundo criado por Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas, como o Coelho Branco, o Gato Risonho, a Lagarta Azul ou a Rainha de Copas.

  • Coisas para fazer
  • Festivais

O festival catalão vai ter uma versão lisboeta. O Sónar Lisboa deverá acontecer de 8 a 10 de Abril com Thundercat, Nicola Cruz, Floating Points ou Charlotte de Witte entre os artistas apontados para o evento de música, criatividade e tecnologia, que existe em Barcelona desde 1994.

Publicidade
  • Filmes

Se no ano passado o IndieLisboa aconteceu no Verão, por causa da pandemia, em 2022 o festival volta ao tempo de Primavera para a sua 19ª edição. Os filmes começam a 28 de Abril e a festa continua até 8 de Maio. A programação completa ainda está por revelar, mas sabe-se já que haverá um concerto de Carlos Zíngaro, e um filme de Inês Oliveira, A Escutadedicado à carreira do violinista, instrumentista e compositor. O evento faz parte da habitual secção IndieMusic.

  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos

O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos, tecnologia e entretenimento em Portugal. A edição deste ano acontece em Novembro e estende-se ao longo de 30 mil metros quadrados de exposição e actividades, postos de experimentação de videojogos, conferências, torneios, concursos de cosplay e lojas. São as sessões de autógrafos com os youtubers a parte mais concorrida deste evento.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Festivais

O ID NO LIMITS foca a actualidade da música electrónica e urbana, ligando-se às artes e tendências contemporâneas. Para a edição de 2022 estão confirmados os nomes de Rejjie Snow, Branko, Major League DJz, Mr Carmack, Poppy Ajudha, Nenny, T-Rex, Regula, Lex Amor, Pedro da Linha, Jamz Supernova, David Bruno, Tristany, Flaca, Mynda Guevara, Pedro Mafama, Moses Boyd, Rita Vian, Fumaxa, Mike El Nite (DJ set), DJ Dadda, Chunga Daddy, Mazarin e Yakuza, entre muitos outros.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Parque das Nações

O direito humano à água e ao saneamento foi reconhecido pela ONU em 2010. Mas, para cerca de um terço do planeta, um gesto tão banal como abrir uma torneira e ter água potável continua a ser um sonho impossível. É urgente torná-lo realidade: eis o que diz a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, que convida as famílias a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso deste bem essencial. Do “Ciclo Desequilibrado”, que desafia a rever o impacto da acção humana no ciclo da água, até à “Mercearia da D. Rosália”, onde a factura, que podemos mesmo imprimir e levar para casa, apresenta o nosso perfil de consumidor hídrico, há muito para descobrir sobre a regalia que é viver num “Presente com acesso a água”.

Publicidade
  • Música
  • Festivais de música
  • Oeiras

Num festival com a dimensão do NOS Alive, há sempre muita música por onde escolher, para todos os gostos. Para já, foram confirmados nomes como Florence + the Machine, Jorja Smith, alt-J, Caribou, Da Weasel, Dino D’Santiago, Faith No More, Fontaines D.C., Glass Animals, Hobo Johnson and The Lovemakers, Imagine Dragons, Inhaler, Manel Cruz, Metallica, Modest Mouse, Moses Sumney, Parcels, Phoebe Bridgers, Royal Blood, Seasick Steve, St. Vincent, The Strokes, Tom Misch, Two Door Cinema Club e Parov Stelar.

 

  • Filmes
  • Animação

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa começa a sua 21ª edição a 16 de Março e continua até dia 27 do mesmo mês, numa programação que tem como tema "A Animação analógica e digital". Este ano, a Bulgária é o país homenageado. Haverá formações, exposições e curtas e longas-metragens para fazer uma "retrospetiva profunda a uma cinematografia pouco divulgada, mas cheia de 'pérolas' narrativas, estéticas e cinematográficas, com nomes que ficaram, e são conhecidos internacionalmente", lê-se na nota do festival.

 

Publicidade
  • Música
  • Festivais de música
  • Mafra/Ericeira

O Sumol Summer Fest, na Ericeira, já foi um festival de reggae e outras especialidades jamaicanas. Nos últimos anos, no entanto, assumiu-se como um festival para um público maioritariamente adolescente e reinventou-se com um cartaz mais virado para o hip-hop, electrónica e respectivas derivações. Depois de duas edições canceladas à conta da pandemia, o evento está de regresso. Burna Boy, IAMDDB, Piruka, T-Rex, Nenny, Phoenix RDC são alguns dos nomes já confirmados. 

  • Música
  • Festivais de música

Depois de uma temporada no Parque das Nações, o Super Bock Super Rock volta ao Meco, em Sesimbra. Como já é costume, não é só rock que se vai ouvir aqui. Em destaque encontram-se figuras como A$AP Rocky, Brockhampton, Foals, Hot Chip, Leon Bridges e Flume. 

 

Publicidade
Iberanime
  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Ao longo dos anos, o Iberanime impôs-se como o maior evento dedicado à cultura popular japonesa em Portugal. Ainda não se conhecem os convidados, mas sabe-se que, entre 21 e 22 de Maio, na FIL, vai haver concertos, áreas dedicadas à cultura tradicional japonesa, demonstrações de artes marciais, muito cosplay, anime, manga e videojogos do país do sol nascente. Sem esquecer o karaoke, claro.

  • Coisas para fazer

A primeira edição realizou-se em 1985, no Brasil, e hoje o evento é um dos mais importantes na história da música mundial. Em Portugal, o Rock in Rio vai continuar no Parque da Bela Vista, em Lisboa, pelo menos até 2022. O cartaz deste ano conta com nomes internacionais como Foo Fighters, Black Eyed Peas, Duran Duran, Post Malone, Jason Derulo, Anitta, mas também artistas nacionais, como HMB e David Carreira. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Medricas, olhem só quem aí vem: o MOTELx. Ainda não se conhecem os filmes da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, mas já há datas para dias e noites de sustos: de 6 a 12 de Setembro, no Cinema São Jorge. 

  • Coisas para fazer
  • Eventos cinematográficos
  • Avenida da Liberdade

Lisboa acolhe o regresso do seu festival de cinema mais antigo, o Queer Lisboa. O festival internacional de cinema queer ainda não tem a programação revelada, mas já se sabe que acontece em Setembro, semanas antes de rumar ao Porto. 

2022, bora lá

  • Compras

2021 foi o rescaldo da reviravolta de 2020 e demorou ainda até a agenda da cidade voltar a animar. Mas não desista já de 2022. Pode ser que queira ser seu amigo e o convide a sair mais vezes. Para o ajudar, temos uma lista de agendas, para todos os gostos e carteiras. A ideia é começar a planear os eventos a que não vai faltar e tudo o que quer realmente fazer em 2022. Desta é que é.

  • Coisas para fazer

No total são 13 os feriados nacionais, mas este ano só quatro vão dar azar – que é como quem diz que calham ao fim-de-semana. Mas planeando com antecedência, é possível marcar fins-de-semana prolongados para uma ou outra escapadinha. Os feriados são a oportunidade perfeita para estender as férias e passear com a cara-metade, ou juntar a família para um programa de festas especial. Para o ajudar, reunimos propostas de coisas para fazer. Como bónus, temos também ideias para os feriados municipais de Lisboa e arredores.

Publicidade
  • Viagens

Em 2022 não vão faltar razões para dar a volta ao mundo. Aberturas de museus impressionantes, exposições campeãs de likes nas redes sociais, peças de teatro imersivas, festivais de música e até um parque temático de Game of Thrones: todas são óptimas desculpas para apanhar um avião e conhecer uma nova cidade ou revisitar um sítio onde fomos felizes. Seleccionámos 22 destinos e coisas para descobrir em 2022, um género de bucket list do ano novo, em tom de esperança no que aí vem.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade