Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores eventos do ano

Os melhores eventos do ano

Ainda há muito para fazer até ao final do ano. Esteja atento ao calendário e organize a sua agenda para não perder pitada.

almada
Fotografia: João Cautela
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

A vida na cidade corre e nós corremos atrás dela  de preferência em passeios amigos do ambiente. E, de passeio em passeio, passámos em revista o que está para acontecer em Lisboa, desde festivais de música, arte urbana, teatro e cinema às festas da cidade. Há programas de um ou mais dias para todos os gostos, feitios e idades – o difícil é, claro está, escolher, mas pode fazer ginástica e tentar “ir a todas as capelinhas”, como se costuma dizer. O importante é não perder pitada do que a capital tem para lhe oferecer.

Recomendado: Concertos em Lisboa, mês a mês

Filmes

Cinema nas Ruínas

icon-location-pin Museu Arqueológico do Carmo, Chiado
icon-calendar

O Museu Arqueológico do Carmo não deixa que a sua agenda adormeça durante este mês. Até 31 de Agosto, há cinema ao ar livre todos os dias, menos aos domingos (8€). Durante a primeira semana, o ciclo estará dedicado à Grande Arte no Cinema, com filmes que se debruçam sobre as vidas e obras dos maiores artistas do Renascimento – como Michelangelo ou Caravaggio – e outros mais contemporâneos como Van Gogh. A outra metade é dedicada a grandes obras do cinema italiano clássico, como Belíssima, de Luchino Visconti, que passa a 26. 

AJA
©DR
Gay

Trumps Summer Festival

icon-location-pin Trumps, Princípe Real
icon-calendar

O Trumps anunciou o alinhamento do seu festival 
de Verão e os bilhetes já estão 
à venda. A grande surpresa
 vem do Brasil – e do passado, digamos assim: Iran Costa
 será um dos cabeças de cartaz do festival que acontece na discoteca do Príncipe Real entre 29 de Agosto e 1 de Setembro. O evento promete ser concorrido, até porque também contará com Aja (na foto), uma das estrelas de RuPaul's Drag Race. A dupla brasileira Equipe Explosão é outro dos nomes avançados pela organização.

Publicidade
lisboa magica
©Paulo Abrantes
Coisas para fazer

Lisboa Mágica

icon-location-pin Lisboa, Lisboa
icon-calendar

Criada em 2006, esta iniciativa da EGEAC terminou em 2010 mas ressuscitou no ano passado, integrada na programação do Lisboa na Rua. Para esta 7.ª edição, a magia vai voltar a ocupar as ruas da cidade com 168 espectáculos em 12 locais diferentes. Luís de Matos é o responsável pela direcção artística do Festival Internacional de Magia de Rua, que traz 15 artistas de seis países.

Coisas para fazer

Cascais Vela

icon-location-pin Clube Naval de Cascais, Cascais
icon-calendar

Não se farta de ver barquinhos? Desta feita, a festa da vela é 100% portuguesa. Organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube Naval de Cascais, inclui uma grande regata, com a participação de diferentes classes, os melhores velejadores e barcos do país, e a festa com que os cascaenses se despedem da época alta: o Bye-Bye Summer a 1 de Setembro.

Publicidade
bonga
© N'Krumah Lawson Daku
Música, Música ao vivo

Festa do Avante!

icon-location-pin Quinta da Atalaia, Grande Lisboa
icon-calendar

É a grande festa da rentrée política. E um dos mais antigos festivais de Verão portugueses. Com um cartaz abrangente onde política, cinema, teatro e uma oferta gastronómica vasta coexistem com muita e boa música ao vivo. Entre os principais nomes que vão passar pela Quinta da Atalaia, entre os dias 6 e 8 de Setembro, contam-se o histórico Bonga e os portugueses Expensive Soul, Clã (com convidados), Moonspell com Paulo Bragança, Celina da Piedade com João Gil e Vozes do Cante, Cais do Sodré Funk Connection, Mafalda Veiga e Ana Bacalhau e os Throes + The Shine.

Música, Festivais de música

LISB-ON 2019

icon-location-pin Parque Eduardo VII, São Sebastião
icon-calendar

Os anos passam e o Lisb-On continua. Não desarma. Sempre com o intuito de dar mais aos seus jardineiros. Este ano, mais uma vez, a organização vai trazer a Lisboa uma enxurrada de bons nomes (mais ou menos) ligados ao universo da electrónica, como Carl Craig, Idjut Boys, Marcel Dettman, Masters at Work, Ten City, Horse Meat Disco ou Róisín Murphy, entre outros. Todos ao Parque Eduardo VII.

Publicidade
Restaurantes

Uber Eats Battle by Time Out

icon-location-pin Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Princípe Real
icon-calendar

A Time Out juntou-se à Uber Eats para organizar as primeiras grandes batalhas de comida de Lisboa. Frente a frente vão estar restaurantes mexicanos, japoneses e hamburguerias, que fazem parte dos restaurantes disponíveis na plataforma Uber Eats, a competir entre si pelo prémio de melhor da cidade no seu segmento. Os embates acontecem a 6 e 13 de Setembro, no Museu de História Natural, e os vencedores são escolhidos por si. Os bilhetes já estão à venda.

Pulp Fiction
©DR
Filmes

Pulp Fiction no Monumental

icon-location-pin Cinema Monumental, São Sebastião
icon-calendar

O clássico de Tarantino estreou-se em 1994, no Festival de Cannes, de onde saiu vencedor de uma Palma de Ouro. Em Outubro do mesmo ano, chegou às salas norte-americanas e um mês depois às portuguesas, às quais regressa agora pela mão da Medeia Filmes, numa cópia digital restaurada. A primeira sessão está marcada para 24 de Agosto, no Cinema Monumental, em Lisboa.

Publicidade
Comic Con 2018
DR
Coisas para fazer

Comic-Con Portugal'19

icon-location-pin Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
icon-calendar

Durante quatro dias, artistas nacionais e internacionais de cinema, televisão, banda desenhada, literatura, cosplay, videojogos, música e Youtube vão passar pelo maior festival de cultura pop do país e estarão presentes em painéis Q&A com os fãs, sessões de autógrafos e fotografias. Para além disto, vão ainda haver exposições temáticas, antestreias exclusivas, torneios de videojogos, concursos de cosplay, venda de merchandising e muitas outras surpresas.

motelx largo de s carlos
©DR
Coisas para fazer

MOTELx - Festival de Cinema de Terror'19

icon-location-pin Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade
icon-calendar

O Terror espreita no MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, com a exibição dos melhores e mais recentes filmes de terror provenientes dos quatro cantos do mundo, assim como grandes clássicos em retrospectivas e homenagens com a presença dos maiores nomes do cinema de terror mundial. Além de longas-metragens, outro dos destaques da programação do MOTELX são as curtas-metragens nacionais e internacionais, antes de cada longa ou nas sessões “Curtas ao Almoço” com um preço reduzido.

Publicidade
surf
Anton Repponen/ Unsplash
Coisas para fazer

Surf Out Portugal

icon-location-pin FIARTIL, Cascais
icon-calendar

Gostaria de mergulhar no mundo do surf mas tem medo de meter água? No Surf Out Portugal não tem de molhar os pés e não interessa se é praticante, se está a pensar aprender ou se gosta mesmo é de ver os outros a cavalgar o mar. A segunda edição do evento regressa à Feira Internacional de Artesanato do Estoril, nos dias 21 e 22 de Setembro, com actividades para toda a família. Durante dois dias, poderá descobrir o melhor desta prática desportiva, através de um mercado que reúne meia centena de marcas e grandes nomes da modalidade, como Nicolau Von Rupp e Alex Botelho, surfistas de ondas grandes, e Johnny Cabianca, shaper do campeão mundial Gabriel Medina.

Coisas para fazer

Exposição Internacional de Orquídeas

icon-location-pin Mercado de Culturas, Lisboa
icon-calendar

Sabia que há várias espécies de orquídeas? É uma das maiores famílias de plantas do mundo e poderá ficar a conhecê-la um pouco melhor na 5.ª edição da Exposição Internacional de Orquídeas, que regressa já em Setembro ao Mercado de Culturas (antigo Mercado do Forno do Tijolo). Nesta edição, a decorrer entre os dias 27 e 29, vão ser apresentados, pela primeira vez, produtos originais produzidos a partir de orquídeas, desde chocolates e geleias a licores e até jóias. Mas pode contar com, como é habitual, mais de uma dezena de expositores de orquídeas e outras plantas ornamentais. Durante os três dias de exposição, vão decorrer ainda várias palestras e acções de demonstração.

Publicidade
rossio, web summit, evento
Inês Félix
Coisas para fazer

Web Summit Lisboa'19

icon-location-pin Vários locais
icon-calendar

A Web Summit, uma das mais importantes conferências de tecnologia, empreendedorismo e inovação na Europa, é um dos eventos mais apetecíveis do planeta e já foi disputada por grandes cidades europeias: Berlim, Paris, Londres, Madrid, Milão. Mas os organizadores irlandeses decidiram manter a conferência de tecnologia em Lisboa, onde se realiza desde 2016, por mais dez anos. Este ano, até vai ter a companhia da sua “irmã” MoneyConf, uma conferência dedicada à tecnologia financeira, que foi cancelada na Irlanda para vir para Portugal. O resto já se sabe: muitos expositores de startups, palestras com nomes sonantes e uns copos ao final da noite.

Teatro

O Fantasma da Ópera

icon-location-pin Campo Pequeno, São Sebastião
icon-calendar

Le Fantôme de l'Opéra, de Gaston Leroux, é um romance francês de ficção gótica, ofuscado pelo sucesso da sua adaptação a teatro musical, que bateu o recorde de permanência na Broadway – superou os dezoito anos do Cats em cartaz e continua em palco até hoje, desde a sua estreia em 1986. Este ano, chega pela primeira vez, em concerto, a Portugal, com vozes já conhecidas pelo público português, como Sofia Escobar e Lara Martins. Com datas marcadas para o Porto e Lisboa, estará no Campo Pequeno nos dias 22 e 23 de Novembro.

Publicidade
queer 2011 no s jorge
©DR
Filmes, Documentários

Doclisboa

icon-location-pin Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade
icon-calendar

A cidade vai abraçar, pela 17.ª vez,
 o DocLisboa, o festival de cinema documental. Entre centenas de documentários sobre diferentes temas, e de uma seleção tão eclética, um ou muitos certamente chamarão sua atenção.

O melhor de Lisboa

maat, corridas
Fotografia: Manuel Manso
Museus

Os melhores museus em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. 

Restaurantes

Os 149 melhores restaurantes em Lisboa

Os críticos da Time Out visitam os restaurantes anonimamente e pagam pelas suas refeições - o mesmo é dizer, como qualquer cliente – e, na melhor parte dos casos, repetem a visita antes de se pronunciar. Acresce que nenhum restaurante é criticado antes de cumprir três meses de porta aberta e, por princípio, nenhum é aclamado com cinco estrelas ou despachado com apenas uma sem que um segundo crítico subscreva essa avaliação. 

Publicidade