Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores eventos do ano

Os melhores eventos do ano

Ainda há muito para fazer até ao final do ano. Esteja atento ao calendário e organize a sua agenda para não perder pitada.

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Chefs on Fire
©DR Chefs on Fire

A vida na cidade corre e nós corremos atrás dela  de preferência em passeios amigos do ambiente. E, de passeio em passeio, passámos em revista o que está para acontecer em Lisboa, desde festivais, espectáculos e exposições até à programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Há propostas de um ou mais dias para todos os gostos, feitios e idades – o difícil é, claro está, escolher, mas pode fazer ginástica e tentar “ir a todas as capelinhas”, como se costuma dizer. O importante é não perder pitada do que a capital tem para lhe oferecer.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa

Os melhores eventos do ano

1
Ona
©Inês Félix
Restaurantes

Ona at the Museum

The Art Gate, Chiado

O projecto Ona estreou-se na Costa da Caparica em Maio, na linha da praia, apresentando o formato pop up, uma espécie de residência temporária numa cozinha já existente, e uma aposta em jovens chefs. A nova residência do colectivo Ona, com um grupo de jovens chefs, é no hotel The Art Gate, no centro da Lisboa, arranca a 12 de Dezembro com jantares de degustação e dura até 12 de Fevereiro Fevereiro. Aqui apostam em jantares com menus de degustação que serão uma experiência do início ao fim. Inicialmente terão apenas jantares, com um menu de degustação servido em dois horários (19.00 e 21.30) numa mesa comum e num único horário para a mesa do chefe – é sempre obrigatório reservar, através do site. Tem, no mínimo, dez momentos (75€ sem bebida, com pairing de bebidas alcoólicas, vinhos e cocktails, e não alcoólicas disponíveis à parte). Há também menus de degustação de pequeno-almoço.

2
Disney On Ice - 100 Anos de Magia
©DR
Miúdos, Performance

Disney On Ice - 100 Anos de Magia

Altice Arena, Parque das Nações

Um século é muito tempo, e merece uma celebração à altura. Cinquenta convidados de luxo calçam os patins para fazer a festa em Lisboa: do clássico Mickey às mais populares princesas da Disney, todos prometem revisitar sobre a pista de gelo canções inesquecíveis como “Hakuna Matata”, d’O Rei Leão, ou “Já Passou”, de Frozen – O Reino do Gelo.

Publicidade
3
Blaya
©DR
Música

MIL - Lisbon International Music Network

Lisboa, Lisboa

Para a população civil, o MIL – Lisbon International Music Network é um festival de música. Mas para os músicos, profissionais e curiosos do meio, é mais do que isso. É uma convenção que reúne e aproxima os diferentes intervenientes  do sector, com workshops e conversas pelo meio. E também é um festival. Volta para a quarta edição entre 25 e 27 de Março, dividindo-se durante a noite por oito clubes e salas de espectáculos do Cais do Sodré e acolhendo 70 artistas de todo o mundo.

4
gulbenkian
©João Pimentel Ferreira/Gulbenkian
Coisas para fazer, Conferências e palestras

Urban Future Global Conference

Lisboa, Lisboa

É uma espécie de Web Summit, mas para “city changers” vindos de todo o mundo, pessoas que de forma visionária e apaixonada têm tomado acção para mudar o paradigma de funcionamento das cidades. Afinal, são elas (as cidades) a chave para a sustentabilidade do planeta e é aí que começa a luta contra as alterações climáticas e desigualdades sociais. As conversas vão andar divididas entre o Pavilhão Carlos Lopes, a Estufa Fria e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Publicidade
5
Harry Potter: The Exhibition
DR
Coisas para fazer

Harry Potter: The Exhibition

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações

Depois do enorme sucesso em mais de dez cidades, esta exposição chega a Portugal. Os fãs do feiticeiro mais célebre de todos os tempos, que ainda não tiveram a oportunidade de a visitar, deixam ter desculpas para não aproveitar uma viagem sem precedentes pelas cenas favoritas dos filmes de Harry Potter, como a sala comum de Gryffindor e o dormitório, as salas de aula de Herbologia e Poções, ou a Floresta Proibida.

6
ARCOlisboa, arco, arco lisboa, feira de arte contemporanea
Arte

ARCOlisboa

Cordoaria Nacional, Belém

A ARCOlisboa regressa à Cordoaria Nacional em 2020. Será a quinta edição da feira internacional de arte contemporânea, uma referência do sector que todos os anos reúne na cidade centenas de artistas, representantes de galerias, coleccionadores, comissários e outros profissionais e instituições do meio. Na última edição passaram por lá mais de dez mil visitantes e estiveram representados 17 países.

Publicidade
7
iberanime
Coisas para fazer

Iberanime

FIL - Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações

Ao longo dos anos, o Iberanime impôs-se como o maior evento dedicado à cultura popular japonesa em Portugal. E este ano vai ser mais especial, uma vez que é a décima edição. Ainda não se conhecem os convidados, mas sabe-se que, entre 16 e 17 de Maio, na FIL, vai haver concertos, áreas dedicadas à cultura tradicional japonesa, demonstrações de artes marciais, muito cosplay, anime, manga, e videojogos do país do sol nascente. Sem esquecer o karaoke.

8
exposições
Fotografia: DR
Coisas para fazer

Meet Vincent Van Gogh

Terreiro das Missas, Grande Lisboa

De Amesterdão para Lisboa, depois ter estado em Pequim, Barcelona e Seul: em 2020 será possível visitar uma mostra interactiva dedicada ao pintor Vincent Van Gogh. Haverá projecções, filmes e fotografias ao longo do percurso expositivo, que recria alguns dos principais locais da vida do artista, como o café Le Tambourim, em Paris, o hospital de Saint-Rémy, onde esteve internado, e até o seu famoso quarto, cenário de um dos seus quadros.

Publicidade
9
The National
©Graham Macindoe
Música, Festivais de música

Rock in Rio Lisboa 2020

Parque da Belavista, Marvila

É o festival mais democrático do Verão. Com um programa que transcende a música e um cartaz que quer chegar ao maior número de pessoas ao longo dos seus vários dias, o Rock in Rio Lisboa tenta esbater fronteiras. Ainda não se conhece a maior parte dos nomes desta edição, mas sabe-se que The Black Eyed Peas actuam no primeiro dia, a par de Camila Cabello, e os Foo Fighters e The National tocam no segundo. Xutos & Pontapés e Ivete Sangalo também estão confirmados.

10
System Of A Down
Música, Festivais de música

VOA 2020

Centro Desportivo Nacional do Jamor, Oeiras

O festival outrora de Vagos continua a ser uma referência da pesada. Este ano começa a 2 de Julho e junta logo dois grandes vultos do nu-metal, os System of a Down e os KoRn, ao metal extremo dos Meshuggah e o rock industrial à portuguesa dos Bizarra Locomotiva. No dia seguinte faltam cabeças de cartaz, mas já estão confirmados os Bring Me The Horizon e Of Mice & Men.

Publicidade
11
Nos alive 2015
©Fernando Castelo
Música

NOS Alive '20

Passeio Marítimo de Algés, Oeiras

Nenhum festival português tem a dimensão do NOS Alive. É o que dizem os números: a quantidade de bilhetes vendidos (e o preço dos mesmos), o número de palcos, o volume de concertos, até os cachês dos principais artistas. Mas para além desses valores, encontra-se um cartaz que aposta na diversidade. O festival de Oeiras não tem uma identidade clara, nem um público definido, porque quer chegar a toda a gente. E não há mal nenhum nisso. Entre os principais nomes confirmados para a próxima edição destacam-se Billie Eilish, Taylor Swift e o regresso de Da Weasel. Mas tranquilize-se. Ainda faltam muitos meses, o que é sinónimo de grandes novas confirmações.

12
The Foals
©DR
Música, Rock e indie

Super Bock Super Rock 2020

Herdade do Cabeço da Flauta, Grande Lisboa

O festival do Meco ainda está muito desfalcado. O cartaz resume-se a A$AP Rocky, Foals, Kali Uchis, Local Natives e The Neighbourhood. Mas será uma questão de tempo até a promotora Música no Coração confirmar o primeiro nome de peso.

Publicidade
13
John Legend
©DR
Música

EDPCOOLJAZZ 2020

Hipódromo Manuel Possolo, Cascais

Não é bem um festival de Verão, mas antes uma série de concertos que acontecem ao longo de um mês (Julho, neste caso) numa terra (por agora, Cascais). Mas o que é certo é que são concertos com alguma relevância, dentro do género – que apesar do nome não é só jazz (também há blues e soul). Este ano vão lá os figurões John Legend (a 3 de Julho) e Lionel Richie (a 25). Neneh Cherry também passa por lá, no dia 22.

14
chefs on fire
©Luis Niza
Coisas para fazer, Eventos peculiares

Chefs On Fire

FIARTIL, Cascais

Sabe aquela música d’Os meninos
 à volta da fogueira? Pois, aqui são cozinheiros que se reúnem em torno das chamas. A 2ª edição de Chefs on Fire põe dez chefs a cozinhar lentamente, como no tempo dos homens das cavernas. Alexandre Silva, João Rodrigues, Rodrigo Castelo ou Vasco Coelho Santos são alguns dos convidados que pode ver em acção antes de provar as especialidades (o bilhete dá direito a uma porção por chef e cinco bebidas). Também há música com Lena d’Água ou Dead Combo e conversas sobre sustentabilidade.

Publicidade
15
Casa dos Bicos
Inês Félix
Coisas para fazer

Open House Lisboa

Lisboa, Lisboa

As portas de alguns dos edifícios mais icónicos de Lisboa voltam a abrir-se ao público no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro. Por enquanto, não se sabe quais vão ser os espaços inseridos no intenso programa de visitas, sempre com entrada livre; contudo, a julgar pelas edições anteriores, o número pode chegar perto da centena de edifícios.

16
Web Summit - Paddy Cosgrave
©DR
Coisas para fazer

Web Summit Lisboa'20

Altice Arena, Parque das Nações

A maior conferência de tecnologia e investimento da Europa não troca Lisboa por nada e regressa entre os dias 2 e 5 de Novembro. Ainda não foram revelados os convidados da próxima edição, mas isso acaba por ser secundário. Afinal, para a maior parte dos participantes, o mais importante desta cimeira – que une empreendedores, marcas, investidores e start-ups – são as oportunidades de networking. E essas estão garantidas.

Publicidade
17
Parque Eduardo VII
©DR
Coisas para fazer

Lisboa Capital Verde

Lisboa, Lisboa

A 21 de Junho de 2018, Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. É a primeira vez que uma capital do Sul da Europa recebe a distinção. E são vários os espaços da cidade que já apanharam o comboio sustentável, com programações temáticas para celebrar o ambiente, do Museu de História Natural e da Ciência ao mundialmente famoso Oceanário de Lisboa. Descubra toda a programação aqui.

2020, bora lá

Mosteiro dos Jerónimos
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O que esconde o calendário de feriados para 2020

Os dias do réveillon – de festejo e recobro – são bons para começar a pensar na melhor forma de aproveitar os feriados do próximo ano. Planeando com antecedência, é possível marcar fins-de-semana prolongados para uma ou outra escapadinha. Os feriados são a oportunidade perfeita para estender as férias e passear com a cara-metade, ou juntar a família toda para um programa de festas especial. Para o ajudar, reunimos propostas de coisas para fazer: são 13 dias no total, mas quatro calham ao sábado ou ao domingo. 

Marta Carvalho
Manuel Lino
Música

Música nova para uma década nova: 11 apostas para 2020

A música portuguesa vai bem, obrigado. Da pop de Cláudia Pascoal e Marta Carvalho à badwave da Conferência Inferno, dos sambinhas de tristes de Carol ao fado bicha dos... Fado Bicha, e do hip-hop de Bug e Nenny ao trap de Lon3r Johny e Chico da Tina, passando pelo electro-banjo-punk dos Lonzdale’s Fantasy ou o garage-rock dos Gator, The Alligator, há música nova a brotar dos quatro cantos do país. 

Publicidade
Mulan
DR
Filmes

As estreias de cinema que não pode perder até ao final do ano

Logo a abrir Janeiro, por exemplo, vem Dark Waters, de Todd Haynes, com Mark Ruffalo que produz e interpreta neste filme baseado em factos reais. Mas há também Mulherzinhas, a adaptação ao cinema do clássico de Louisa May Alcott, Mulan, a nova versão do clássico da Disney, um novo 007, o regresso de Top Gun e até um remake de Steven Spielberg do musical West Side Story. 

Publicidade