A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lisboa
Fotografia: Kit Suman/ UnsplashParque Eduardo VII, Lisboa, Portugal

Os melhores eventos do ano

A vida na cidade pode ser diferente, mas ainda vale a pena estar atento ao calendário. Organize a agenda e tente não falhar estes eventos

Publicidade

A vida na cidade corre mais devagar, mas nós continuamos a correr atrás dela  de preferência em passeios amigos do ambiente. E, de passeio em passeio, passámos em revista o que está para acontecer em Lisboa, desde exposições imersivas até festivais de Verão (que, como sabemos, podem ser adiados ou cancelados a qualquer momento). Há propostas de um ou mais dias para todos os gostos, feitios e idades – o difícil é, claro está, escolher, mas pode fazer ginástica e tentar “ir a todas as capelinhas”, como se costuma dizer. O importante é não perder pitada do que a capital, apesar de tudo, ainda tem para lhe oferecer.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa

Os melhores eventos do ano

  • Coisas para fazer
  • Eventos cinematográficos
  • Lisboa

Enquanto quase todos os eventos LGBT do país foram cancelados, o Queer fez questão de acontecer presencialmente em Lisboa e no Porto em Setembro e em Outubro de 2020. Criado em 1997 e contemporâneo dos seus festivais congéneres de Madrid e de Paris, o Queer Lisboa prepara-se agora para celebrar a sua 25.ª edição em 2021, como o mais antigo festival de cinema da cidade de Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Belém

Considerado o artista mais popular do mundo em 2020 pelo The Art Newspaper, Ai Weiwei, também conhecido pelo seu activismo político, terá a sua primeira exposição em Portugal este ano. Rapture, que inaugura a 4 de Junho na Cordoaria Nacional, junta peças inéditas, criadas em Portugal, a algumas das obras mais conhecidas do artista chinês. É o caso de Snake Ceiling (2009), uma instalação em forma de serpente constituída por centenas de mochilas de crianças, em memória dos estudantes mortos no terremoto de Sichuan, em 2008.

Publicidade
  • Arte
  • São Sebastião

A propósito das comemorações dos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Galeria do Renascimento do Museu Calouste Gulbenkian, acolhe a exposição Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli, que dará a ver, entre outras coisas, dois excepcionais desenhos sobre pergaminho de Sandro Botticelli (1445-1510) alusivos ao Inferno de A Divina Comédia e também dois manuscritos de Jacopo della Lana e de Boccaccio, cedidos pela Biblioteca Apostólica Vaticana.

  • Arte
  • São Sebastião

A Galeria Principal do Edifício Sede da Fundação Gulbenkian vai ser palco de Hergé, uma exposição que reúne uma importante selecção de documentos, desenhos originais e várias obras criadas pelo célebre autor de Tintim. Apresentada pela primeira vez no Grand Palais, em Paris, e organizada em colaboração com o Museu Hergé de Louvain-la-Neuve, a mostra revela as múltiplas facetas de uma personalidade artística de referência, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa, desenho de moda e artes plásticas.

2021, bora lá

  • Compras

Infelizmente 2020 brindou o mundo com uma reviravolta, e as agendas também: eventos adiados, eventos cancelados, eventos adaptados. Mas não desista já do próximo sem o ver de perto. Pode ser que queira ser seu amigo e o convide a sair mais vezes. Para o ajudar, temos uma lista de agendas, para todos os gostos e carteiras. A ideia é começar a planear os eventos a que não vai faltar e tudo o que quer realmente fazer em 2021.

  • Coisas para fazer

Foi um 2020 difícil, quase totalmente dedicado à contenção e combate de um bicho estranho que nos veio arruinar a vida. Ele ainda não se foi embora, mas 2021 pode ser um ano decisivo para um lento retomar da vida pré-Covid. Será também um ano cheio de planos para a cidade de Lisboa, que vai ganhar um jardim muito verde e bem regado e um novo cais junto ao Tejo.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Jogos e passatempos

A indústria dos videojogos não foi prejudicada pela pandemia em 2020 – antes pelo contrário. E deve continuar a crescer no próximo ano, à medida que mais pessoas conseguirem comprar as novas consolas PlayStation 5 e Xbox Series X/S, e forem lançados exclusivos como Halo Infinite, da Microsoft, ou Gran Turismo 7, da Sony. São dois dos jogos mais aguardados de 2021, mas não são os únicos.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade