A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Punchdrunk, The Burnt City, 2022
Photograph: Julian Abrams

Ano novo, tanta coisa nova: os melhores destinos para 2022

De inaugurações épicas a eventos de música, arte e teatro imperdíveis, não faltam razões para correr o mundo no novo ano. Eis 22 destinos incontornáveis para 2022.

Escrito por
Time Out editors
Publicidade

Teletrabalho obrigatório. Escolas encerradas. E nós a pensar em viagens. Claro – vale tudo para não desanimar. E em 2022 não vão faltar razões para dar a volta ao mundo. Aberturas de museus impressionantes, exposições campeãs de likes nas redes sociais, peças de teatro imersivas, festivais de música e até um parque temático de Game of Thrones: todas são óptimas desculpas para apanhar um avião e conhecer uma nova cidade ou revisitar um sítio onde fomos felizes. Seleccionámos 22 destinos e coisas para descobrir em 2022, um género de bucket list do ano novo, em tom de esperança no que aí vem.

Recomendado: Precisa de ajuda para cumprir as suas resoluções de ano novo? Aqui vai

Ano novo, tanta coisa nova

Entre na sala de estar de uma estrela excêntrica
Credit: Alexis Raimbault

1. Entre na sala de estar de uma estrela excêntrica

Paris, França

A casa onde o louvado (e mais do que ocasionalmente polémico) cantor francês Serge Gainsbourg passou os últimos 20 anos de vida já é uma espécie de santuário não oficial ao seu legado. O interior foi completamente fechado ao público desde a sua morte, em 1991, mas, na próxima Primavera, vai finalmente abrir portas como museu dedicado à sua vida e obra. O projecto foi levado a cabo pela filha – a actriz e cantora Charlotte Gainsbourg – e a atracção principal será, certamente, a famosa e excêntrica sala de estar que conta com o piano do cantor, um bar art déco e uma enorme colecção de esculturas.

https://d32dbz94xv1iru.cloudfront.net/customer_photos/4f9aa895-b787-449f-b3b9-f8e299bed18e.jpg
Houssine Bouchama
Rédacteur en chef, Time Out Paris
Desperte os sentidos numa sala de concertos deslumbrante
Photograph: Liget Budapest Project

2. Desperte os sentidos numa sala de concertos deslumbrante

Budapeste, Hungria

Um telhado esburacado pode ser uma razão para viajar? Pode, pois – e bem boa. O do topo da Casa da Música, de Sou Fujimoto, no Parque da Cidade de Budapeste, é especial, com as suas cerca de 100 aberturas que permitem que a luz natural, as árvores e o som se infiltrem pelas duas salas de espectáculos, espaços de exposição e biblioteca, que estão ligados por umas magníficas escadas em espiral. O exterior integralmente em vidro recorre a energias renováveis. Com inauguração prevista para o início de 2022, esta é a iniciativa de destaque do projecto Liget Budapest, que pretende recuperar os terrenos históricos à volta de Peste – um novo Museu de Etnografia deverá ser a próxima novidade.

Publicidade
Diga “olá” a Coco Chanel
Photograph: Sean Fennessy

3. Diga “olá” a Coco Chanel

Melbourne, Austrália

Em exibição até 25 de Abril na Galeria Nacional de Victoria está uma exposição que é a primeira na Austrália a concentrar-se exclusivamente na vida e obra da designer francesa Gabrielle (também conhecida como Coco) Chanel. Em colaboração com o principal museu de moda de Paris, o Palais Galliera, Melbourne é a primeira cidade fora de França a receber esta exposição em tournée. Vão ser mais de 100 peças do vestuário de Coco Chanel a vestir os corredores da galeria, explorando a sua influência eterna na moda, perfumaria, joalharia e design de acessórios – tudo com o toque único de multimédia deste museu australiano.

Visite esta exposição de flores – ou espere por 2032
Photograph: Floriade

4. Visite esta exposição de flores – ou espere por 2032

Almere, Países Baixos

Espectacular não chega para descrever a ambição da exposição internacional de horticultura Floriade, um evento tão grande que acontece apenas uma vez de 10 em 10 anos. A edição de 2022, que arranca a 14 de Abril na cidade holandesa de Almere, apresentará vários tópicos sob a bandeira "cidades verdes em crescimento", com pavilhões que nunca mais acabam, um arboreto, um magnífico complexo de estufas e um programa rico em arte e cultura. O novo espaço à beira-mar, construído à medida do local, vai contar com a representação de pavilhões de 40 países, música ao vivo, workshops e um passeio de teleférico que sobrevoa o parque. Não é à toa que esta é conhecida como a maior exposição de flores do mundo.

https://media.timeout.com/images/105820508/image.jpg
Derek Robertson
Contributing journalist, the Netherlands
Publicidade
Descubra os cineastas negros que mudaram o cinema
Image: The Nicholas Brothers – Fayard Nicholas (left) and Harold Nicholas (right) – in a scene from Stormy Weather (USA, 1943), gelatin silver print, Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Margaret Herrick Library, courtesy of Twentieth Century Fox

5. Descubra os cineastas negros que mudaram o cinema

Los Angeles, EUA

Cinéfilos do mundo, uni-vos com destino a Los Angeles. Embora se possa traçar um gráfico linear de décadas de vencedores de Óscares, o mesmo não se pode fazer com a história do cinema: é que há muitas histórias que impulsionaram o meio, como a nova colecção do Museu da Academia declara com competência. Portanto, para acompanhar a retrospectiva do animador Hayao Miyazaki, o museu de L.A. vai concentrar-se em quase um século inteiro de cinema geralmente esquecido. Uma colaboração com o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana de Washington, “Regeneration” mergulha nas obras de cineastas negros desde o nascimento da indústria cinematográfica até à era dos direitos civis. Com estreia prevista para o segundo semestre de 2022, a exposição conta com os cineastas Ava DuVernay e Charles Burnett entre os assessores.

https://d32dbz94xv1iru.cloudfront.net/customer_photos/134be1d4-dd59-4d53-8df1-cf55924a68e0.jpg
Michael Juliano
Editor, Time Out Los Angeles
Sinta-se minúsculo num museu gigantesco
Photograph: Borre Hostland

6. Sinta-se minúsculo num museu gigantesco

Oslo, Noruega

Em Junho de 2022, o novo Museu Nacional da Noruega vai tornar-se no maior museu da Escandinávia (consolidando Oslo como uma das grandes capitais culturais da Europa). A colecção do museu inclui 100 mil peças, em que se destacam a tapeçaria norueguesa Baldishol, de 1150, O Grito de Munch e uma série de paisagens da Idade de Ouro da pintura flamenga. Mas o destaque principal do novo edifício é o Light Hall, de 2400 metros quadrados, com o seu vidro de padrão mármore cintilante, que o torna num cenário verdadeiramente deslumbrante para as muitas obras-primas do museu. Bem perto da movimentada área do porto de Aker Brygge, o edifício também foi elogiado pela eficiência energética e baixa pegada ecológica.

https://media.timeout.com/images/105820929/image.jpg
Rodrigo Braz Vieira Contributing journalist, Norway
Publicidade
Espreite para trás das cortinas da Broadway
Photograph: Paul Bennett Architects

7. Espreite para trás das cortinas da Broadway

Nova Iorque, EUA

No próximo Verão, recomenda-se que os espectadores cheguem algumas horas antes dos espectáculos da Broadway. Dessa forma, poderão passar algum tempo a explorar o novo Museu da Broadway, a primeira instituição dedicada à história do Great White Way. O novo museu estará dividido em três partes. A primeira, uma sala de mapas, mostra como a cena teatral da cidade se foi deslocando ao longo dos anos, antes de aterrar em Times Square; a segunda ilustra o desenvolvimento da arte da Broadway por meio de vários artefactos e obras de arte; e a terceira, a área de bastidores, mergulha no trabalho dos profissionais que fazem com que os espectáculos aconteçam todos os dias. Espreitar para trás da cortina vai ser mais divertido e informativo do que nunca.

https://d32dbz94xv1iru.cloudfront.net/customer_photos/b20db166-2aa2-4b93-bcd8-18b43b89731f.jpg
Will Gleason
Editor, Time Out New York
Dance na discoteca mais remota do mundo
Photograph: Detour Discotheque

8. Dance na discoteca mais remota do mundo

Pingeyri, Islândia

Farto de pisos pegajosos, tectos a pingar e de pagar um balúrdio para regressar a casa da discoteca? A Detour Discotheque pode bem ser o remédio de que precisa. Na vila de pescadores de Pingeyri, nos Westfjords da Islândia, vai encontrar a 29 e 30 de Abril uma discoteca pop-up inspirada nas discotecas de Nova Iorque dos anos 1970. A lotação desta “festa no limite do mundo” será de apenas 160 pessoas, por isso a noite promete ser íntima. A música ficará a cargo de um line-up de DJs da Islândia, EUA e Reino Unido, e a sala será decorada com uma bola de espelhos giratória gigante (como é óbvio). Esta será a primeira de uma série de festas em locais remotos do mundo.

https://media.timeout.com/images/105843968/image.jpg
Sophie Dickinson
Freelance contributor
Publicidade
Assista a um espectáculo num teatro colossal
Photograph: Chris Stowers Photography

9. Assista a um espectáculo num teatro colossal

Taipei, Taiwan

Não há dúvidas que, sete anos depois, o Taipei Performing Arts Center, com 59.000 metros quadrados e um custo de 172 milhões de euros, vai impressionar os visitantes quando for finalmente inaugurado no Verão de 2022. A fazer lembrar um bolo industrial com uma esfera prateada gigante e saliente, e voltada para a estação de metro adjacente, esta estrutura impressionante chama a atenção de quem passa há anos, à medida que a construção foi avançando. Um teatro de 800 lugares acomoda-se confortavelmente na bola, enquanto duas saliências igualmente surpreendentes em formato de caixa abrigam outra grande sala de 1500 lugares e um teatro multiusos de 800 lugares. Mas o melhor deste projecto dos arquitectos Rem Koolhaas e David Gianotten é a passadeira que liga os três auditórios, com janelas viradas para espaços ocultos (e a que o público terá livre acesso). Mal podemos esperar.

https://media.timeout.com/images/105908960/image.jpg
Dinah Gardner
Contributing journalist, Taiwan
Refaça a Rota da Seda… de comboio
Photograph: Uzbekistan Ministry of Tourism

10. Refaça a Rota da Seda… de comboio

Tashkent para Khiva, Uzbequistão

No próximo ano, vai ser possível refazer a famosa rota de Marco Polo através do Uzbequistão, desde a capital, Tashkent, à arenosa cidade de Khiva, no Oeste, tudo num comboio de alta velocidade. A extensão dos caminhos de ferro do Uzbequistão vai colocar Khiva – cujas 94 mesquitas e 63 madraças fazem dela Património Mundial da Unesco – ao alcance de qualquer visitante. Mas há mais. Tanto o novo museu Silk Road Samarkand quanto o Museu Nacional de Artes têm inauguração prevista para 2022, mais duas razões para pôr esta viagem na sua bucket list de 2022.

https://media.timeout.com/images/105843615/image.jpg
Huw Oliver
UK Editor, Time Out
Publicidade
Perca-se no mundo de Hans Christian Andersen
Photograph: H.C. Andersen’s House, Laerke Beck Johansen

11. Perca-se no mundo de Hans Christian Andersen

Odense, Dinamarca

A apenas 90 minutos de comboio de Copenhaga fica a pequenina e charmosa Odense. Conhecida por ter sido o local onde Hans Christian Andersen nasceu, será, a partir de agora, também o lar da recente maravilha arquitectónica que é o Museu HCA, uma homenagem ao mestre dos contos de fadas. Com exposições biográficas inovadoras – incluindo imagens teatrais dos seus livros de memórias e projectos que ganham vida (muito como nas suas histórias), este divertido museu sem dúvida teria encantado o próprio autor de A Pequena Sereia e A Rainha da Neve.

Alex Hayward
Contributing journalist, Denmark
Desforre-se num festival de música de 11 dias
Photograph: Christian Bertrand / Shutterstock.com

12. Desforre-se num festival de música de 11 dias

Barcelona, ​​Espanha

Quando os bilhetes para o Primavera Sound 2022 foram postos à venda, instalou-se a histeria. Mas há uma razão para tanto hype. Se o festival já costuma transformar Barcelona numa enorme festa na praia, atraindo o público mais divertido dos quatro cantos do mundo, no próximo ano será maior do que nunca: acontece em dois fins-de-semana de Junho, com espectáculos extra agendados pelo meio e uma sessão de DJs no final. Prepare-se para uma maratona dourada pelo sol e pelos nomes mais quentes da música. Entre os mais de 400 confirmados para o festival estão já os Strokes, Tyler the Creator, Pavement, Gorillaz, Lorde e Dua Lipa, além dos DJs Jamie XX, Jeff Mills, LCY e Shanti Celeste.

https://media.timeout.com/images/105874301/image.jpg
Chiara Wilkinson
Chief Features Writer, UK
Publicidade
Mergulhe no mais inspirador teatro imersivo
Photograph: Julian Abrams

13. Mergulhe no mais inspirador teatro imersivo

Londres, Reino Unido

Momento viagem-ao-passado-recente, mais precisamente a 2013, altura em que os londrinos puderam ver um espectáculo imersivo épico: The Drowned Man dos deuses do teatro envolvente Punchdrunk. A espera está a chegar ao fim. E vale a pena ir a Londres para ver o que a companhia de teatro voltou a tramar. The Burnt City, com estreia marcada para 22 de Março (em cena até 28 de Agosto), promete superar em escala e ambição, acontecendo não em um mas em dois antigos edifícios de armamento militar. Será uma espécie de adaptação de duas tragédias gregas durante a Guerra de Tróia e uma viagem ao mundo inspirador e onírico de Punchdrunk.

Alimente as redes com a exposição mais colorida
Photograph: Cody Bless

14. Alimente as redes com a exposição mais colorida

Chicago, EUA

Na Primavera de 2022, as impressionantes instalações caleidoscópicas do museu interactivo e itinerante Color Factory assentam arraiais em Chicago. Aquela que é a maior exposição de sempre do projecto ocupará a Willis Tower, com infinitas possibilidades para encher o feed de Instagram com um grande alarido de cor e luz fluorescente. As exposições anteriores da Color Factory incluíram salas cor-de-rosa e piscinas de bolas com o tema da NASA.

https://d32dbz94xv1iru.cloudfront.net/customer_photos/f0521433-d5bd-4071-97da-9b2594932b7a.jpg
Emma Krupp
Editor, Time Out Chicago
Publicidade
Entre no maravilhoso universo do Studio Ghibli
Photo: ©Studio Ghibli

15. Entre no maravilhoso universo do Studio Ghibli

Nagoya, Japão

Prepare-se para o filme de despedida de Hayao Miyazaki no primeiro parque temático do Studio Ghibli do mundo, previsto para o Outono de 2022, perto de Nagoya (a cerca de três horas de comboio de Tóquio). O parque vai contar com cinco espaços principais, todos cheios de atracções baseadas nos filmes mais famosos do estúdio; além de lojas, exposições e jardins, todos inspirados em sucessos de anime como O Meu Vizinho Totoro (1988), Princesa Mononoke (1997) e o vencedor do Óscar A Viagem de Chihiro (2001). As imagens do projecto são maravilhosas e elevaram as expectativas para este Ghibliland acima do céu.

Assista a O Fantasma da Ópera num lugar especialmente dramático
Photograph: Opera Australia

16. Assista a O Fantasma da Ópera num lugar especialmente dramático

Sydney, Austrália

A produção da famosa obra de Andrew Lloyd Webber O Fantasma da Ópera não será encenada na Sydney Opera House, mas sim nas águas do porto da cidade, de 25 de Março a 24 de Abril. Lloyd Webber é conhecido por dar luz verde a muito poucas produções inéditas do Fantasma, mas alinhou nesta reinterpretação dirigida por dois dos mais respeitados nomes do teatro da Austrália, o director Simon Phillips e a cenógrafa Gabriela Tylesova.

https://media.timeout.com/images/105868997/image.jpg
Maxim Boon
Editor, Time Out Sydney
Publicidade
Atravesse a Europa a bordo de um comboio nocturno
Photograph: Anze Furlan / Shutterstock.com

17. Atravesse a Europa a bordo de um comboio nocturno

De Praga, na República Checa, para Bruxelas, Bélgica

Adormece na sempre magnífica Praga e acorda, 800 km depois, na capital da União Europeia e paraíso de waffles e cervejas, Bruxelas. Parece um sonho, não é verdade? Bem, em 2022 deve tornar-se uma realidade, graças a uma nova série de comboios nocturnos operados pela rede Regiojet. Estimulada pela emergência climática, é a maior extensão de rede de comboios nocturnos da Europa dos últimos anos, e faz parte de uma enorme campanha, um pouco por todo o continente, para ressuscitar o bom e velho dorminhoco. A nova rota da Regiojet não só funcionará entre Praga e Bruxelas via Dresden, Berlim e Amesterdão, como todos os comboios terão wifi gratuito, café e pequeno-almoço.

https://media.timeout.com/images/105847330/image.jpg
Ed Cunningham
Contributing writer
Monte um dragão e siga para a tour do estúdio de A Guerra dos Tronos
Photograph: Game of Thrones Studio Tour

18. Monte um dragão e siga para a tour do estúdio de A Guerra dos Tronos

Belfast, Irlanda do Norte

2022 vai ser um ano em grande para os ‘Thronies’. Não só há uma prequela de A Guerra dos Tronos prevista para aterrar nas nossas TVs, como há uma nova peregrinação a Westeros para todos os fãs da série. A Game of Thrones Studio Tour oficial abre a 4 de Fevereiro, nos Linen Mill Studios, nos arredores de Belfast. É, basicamente, a resposta dos Sete Reinos ao studio tour de Harry Potter em Londres, com adereços, trajes e cenários, incluindo o Great Hall de Winterfell. Já estamos a juntar dinheiro para perder a cabeça na loja.

https://media.timeout.com/images/105843636/image.jpg
Phil de Semlyen
Global film editor
Publicidade
Visite o (enorme e novo) lar, doce lar de Tutancamon
Photograph: Wikimedia Commons / AshyCatInc

19. Visite o (enorme e novo) lar, doce lar de Tutancamon

Gizé, Egipto

Quando abrir finalmente, em Novembro de 2022, o Museu do Grande Egipto será o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização. Localizado em Gizé, fica a uma curta distância das grandes pirâmides e a 40 minutos de carro da capital, Cairo. A primeira pedra foi lançada em 2002, mas a Primavera Árabe de 2010 criou uma agitação generalizada e o trabalho foi suspenso. Um exército de construtores está agora de regresso ao local e a trabalhar noite e dia para garantir a inauguração no próximo ano. Com um custo total a rondar os mil milhões de dólares, esta megaestrutura não estará muito longe do tamanho do Louvre, em Paris. A exposição rotativa do museu compreenderá 50 mil artefactos, mas, mais importante do que tudo, esta será a primeira vez que todas as cinco mil peças do tesouro funerário do Rei Tutancamon serão exibidas no mesmo lugar – máscara funerária incluída.

Damien Gabet
Descubra uma jóia cultural no coração da Europa
Photograph: Irma eyewink _ Shutterstock.com

20. Descubra uma jóia cultural no coração da Europa

Novi Sad, Sérvia

O EXIT Festival é motivo de peregrinação há anos, mas 2022 representa uma mudança de paradigma. Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia, vai usar a coroa de Capital Europeia da Cultura durante o próximo ano e vai esmerar-se, com mais de 1500 eventos (com mais de quatro mil artistas). Já imaginou visitar uma exposição numa fábrica de massas abandonada? Então a Estação Cultural Mlin está à sua espera. A arquitectura deslumbrante de Novi Sad e sua história única há muito que fazem deste um destino a não perder, mas em 2022 é que vai ser.

Publicidade
Explore a renovada zona à beira-mar de Istambul
Photograph: Istanbul Modern

21. Explore a renovada zona à beira-mar de Istambul

Istambul, Turquia

O Museu de Arte Moderna de Istambul era um ícone da frente ribeirinha do bairro de Karakoy, antes de ser transferido temporariamente para ali ser construído um novo complexo de última geração, projectado pelo arquitecto Renzo Piano. O seu regresso pretende animar esta zona à beira-mar que foi também recentemente palco da inauguração do Galataport, um empreendimento polivalente com um longo passeio pedonal ao longo do Bósforo, bem como uma série de lojas e restaurantes. Com a expansão do espaço, o Museu de Arte Moderna de Istambul terá maior flexibilidade para receber exposições mais inovadoras. O espaço contará ainda com biblioteca, cinema, loja de design e espaços para eventos.

https://media.timeout.com/images/105820503/image.jpg
Katie Nadworny Contributing journalist, Turkey
Pegue num prato e delicie-se no Time Out Market Porto
Photograph: Time Out Market Lisboa

22. Pegue num prato e delicie-se no Time Out Market Porto

Porto, Portugal

É capaz de já conhecer pelo menos um dos nossos mercados (o de Lisboa, claro). Mas há mais: em Nova Iorque, Montreal, Chicago, Boston, Miami e, mais recentemente, no Dubai, também pusemos debaixo do mesmo tecto o melhor de cada cidade. E há novidades para 2022: uma nova localização em Portugal – desta vez no Porto. O Time Out Market Porto vai instalar-se na histórica estação de comboios de São Bento, com um espaço de dois mil metros quadrados configurado para receber 15 restaurantes, quatro bares, quatro lojas, um café e até uma galeria de arte. Pode até não dar para ir para fora, mas uma escapadinha ao Porto tem de arranjar forma de fazer.

https://media.timeout.com/images/105843615/image.jpg
Huw Oliver
UK Editor, Time Out

Mais ano novo

  • Compras

“No próximo ano é que é!” – quantas vezes já ouviu (ou disse) isto? As promessas são sempre em grande número, sobretudo no que toca à organização. Promete-se sempre que é desta que se vai comprar uma agenda para apontar reuniões de trabalho, cafés com amigos, jantares de família, enfim, todos os eventos da vida. Infelizmente 2021 foi o rescaldo da reviravolta de 2020 e demorou ainda até a agenda da cidade voltar a animar. Mas não desista já do próximo sem o ver de perto. Pode ser que queira ser seu amigo e o convide a sair mais vezes. Para o ajudar, temos uma lista de agendas, para todos os gostos e carteiras. A ideia é começar a planear os eventos a que não vai faltar e tudo o que quer realmente fazer em 2022. Desta é que é.

  • Música
  • Música ao vivo

Se há coisa que a pandemia fez foi baralhar calendários. Assim como o Euro 2020 se jogou em 2021, boa parte dos melhores concertos pensados para 2020 só acontecerão em 2022 – alguns deles integrados em digressões que celebram efemérides com delay. Deixamos-lhe aqui uma lista (em actualização) de concertos em nome próprio de artistas internacionais que poderá ver em Lisboa no ano que vem (dos espectáculos de portugueses e dos cartazes de festivais falaremos à parte). Na maior parte dos casos, as datas já mudaram duas vezes e quando os músicos enfim subirem a palco haverá gente a segurar num bilhete há mais de dois anos. É de fã.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade