oeste-praia
Fotografia: Arlindo Camacho
Fotografia: Arlindo Camacho

O melhor do Oeste

Da Ericeira à Nazaré, sem nunca perder o mar de vista. Descubra o melhor do Oeste

Publicidade

Andámos pela costa a norte de Lisboa e descobrimos as melhores praias, sítios para petiscar, hotéis para uma escapadinha e outras dicas para aproveitar estas terras cheias de boa onda. Só não lhe damos um corta-vento. 

O melhor do Oeste

  • Viagens

Garret McNamara ganhou na Nazaré quase tanta popularidade como a Nossa Senhora. As peregrinações ao local onde o havaiano surfou o canhão da Nazaré, onda com mais de 30 metros, rivalizam com as visitas ao Santuário. A praia continua a ser uma das estâncias balneares mais populares e até aqui já chegaram os tuk-tuks.  

  • Viagens

Um paraíso para famílias numerosas, São Martinho do Porto é onde os primos e os primos afastados se juntam todos os anos numa barraquinha de praia que serve de abrigo para os dias menos bons (que são muitos).

Publicidade
  • Viagens

Por enquanto continua a ser um segredo bem guardado dos praticantes de desportos náuticos, do kitesurf ao stand-up paddle, e dos que praticam essa grande modalidade do bem comer quase com os pés de molho.

  • Viagens

A capital da onda tornou-se o sítio com mais surfcamps por metro quadrado do país e até o presidente da Câmara foi eleito "o mais cool" pelos surfistas do campeonato do mundo, que desde 2009 ali tem uma etapa em Supertubos. Enquanto contamos os dias para Outubro, qando acontece o evento, contamos-lhe também as muitas coisas para fazer em Peniche. 

Publicidade
  • Viagens

É aqui que fica a famosa Praia Formosa (na imagem), com banquinhos com vista para o mar e toldos vermelhos e brancos, mesmo a fazer jus ao nome. Se a praia não lhe disser nada, talvez o conquistemos pelo estômago, graças a um festival com sapateira à discrição.

  • Viagens

Na Ericeira levantam-se várias questões existenciais e grande parte das vezes também se levanta o nevoeiro que ameaça os dias de praia. Mas tudo está bem quando acaba bem.

Outras escapadinhas

  • Hotéis
Seis escapadinhas no interior de Portugal
Seis escapadinhas no interior de Portugal

Passeios pelas serras, trilhos para seguir (ou por descobrir), doses individuais servidas para saciar uma família de quatro pessoas e até praias fluviais para quem não consegue viver sem água, há de tudo na faixa do território nacional que mais se encosta a Espanha. Sugerimos seis escapadinhas que passam por Viseu, Travancinha, Portalegre, Vouzela, Sabugueiro e Elvas, entre turismos rurais, hotéis de charme, pousadas seculares ou casas no meio do nada. 

  • Coisas para fazer

É sobretudo na planície dourada (mais seca e quente), mas também nos declives das serras (mais húmidos) que crescem as vinhas alentejanas — e cada terroir garante um sabor distinto aos vinhos. Com a região a ser demarcada em 1988, o Alentejo tornou-se numa das zonas mais ricas e interessantes em enoturismo. Conheça as nossas sugestões de enoturismo no Alentejo.

Publicidade
  • Viagens

A Equipa Time Out adora a sua cidade do fundo do coração, mas às vezes sabe-lhe bem ir dar uma volta. Vai daí e fez uma selecção de sete hotéis onde a palavra de ordem é descansar. Seja em quartos com vista para o Douro, em casas nas árvores ou em tendas de luxo, seja para entrar em casas modernas de inspiração nórdica, num spa desenhado por Álvaro Siza ou provar um menu de Ljubomir Stanisic, são várias as sugestões que encontrámos para que possa passar uns dias longe de tudo.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade