Seis escapadinhas no interior de Portugal para o Verão de 2018

Contrariando a tendência da estação, sugerimos escapadinhas para o interior do país
Publicidade

Aproveite que está toda a gente a caminho da praia para fazer o percurso no sentido contrário: viajar para o interior. Passeios pelas serras, trilhos para seguir (ou por descobrir), doses individuais servidas para saciar uma família de quatro pessoas e até praias fluviais para quem não consegue viver sem água, há de tudo na faixa do território nacional que mais se encosta a Espanha. 

Sugerimos seis escapadinhas que passam por Viseu, Travancinha, Portalegre, Vouzela, Sabugueiro e Elvas, entre turismos rurais, hotéis de charme, pousadas seculares ou casas no meio do nada. 

Recomendado: Os 11 melhores hotéis da Costa Alentejana

Seis escapadinhas para o interior

1
Chão do Rio
Hotéis

Chão do Rio

Parece o shire de Bilbo Baggins: as casas têm telhados de colmo, há lagos onde apetece chapinhar, árvores centenárias e a sensação de que tudo é maior do que nós. A começar pela serra da Estrela, a 15 km de distância e com os seus 1993 metros de altitude, e que vale muito a pena descobrir no Verão. O Chão do Rio é o destino ideal para quem gosta de estar no meio da natureza – em Junho, tornou-se o primeiro turismo rural português a receber recebeu o certifica do de Biosphere Responsible Tourism.

2
Casa da Urra
Hotéis

Casa da Urra

Fica a poucos quilómetros do Parque Natural da Serra de São Mamede e em pouco mais de meia hora chega a Espanha, onde pode comprar, entre outras coisas com mais salero, um gelado Pie da Frigo — aquele pé em morango que deixou de se ver no cardápio anual de gelados. Também pode não ir a lado nenhum, já que os apartamentos têm cozinha equipada e há uma piscina exterior pronta para receber mergulhos.    

Publicidade
3
Quinta do Fontelo
D.R.
Hotéis

Quinta do Fontelo

Pode lá ir pelos pastéis, ninguém o censura. Mas acrescente uns trilhos pedestres, uma piscina exterior aquecida e um passeio a cavalo. A Quinta do Fontelo, no vale do rio Vouga, em Vouzela, está a 30 quilómetros de Viseu e a 8 das termas de São Pedro do Sul – que valem sempre uma visita –, e é ideal para quem gosta de passar férias na natureza.

4
Casa da Ermida de Santa Catarina
Hotéis

Casa da Ermida de Santa Catarina

A longa janela abre-se para a Barragem do Caia, a maior albufeira do distrito de Portalegre, enquanto as restantes paredes se viram para um olival que protege a Casa da Ermida de Santa Eulália do mundo exterior. De toda a casa se vê água e na natureza que a rodeia vivem perdizes, lebres, cegonhas e várias aves de rapina. Com seis quartos e uma suite, tem também uma espectacular sala com grande alpendre sobre o lago, ideal para aproveitar os finais de dia em grande descanso. Se quiser sair deste casulo paradisíaco, pode visitar Elvas ou Espanha; caso opte por ficar pela herdade pode pôr em prática os três P: piquenicar, pescar ou passear.

Publicidade
5
Abrigo da Montanha Hotel Rural
Hotéis

Abrigo da Montanha Hotel Rural

Nem sempre férias rimam com praia, e nem sempre montanha chama por climas mais amenos. Conheça a Serra da Estrela numa das poucas em alturas em que se pode chegar ao topo, no Verão — longe das estradas interditadas do, e pelo, Inverno. O Abrigo da Montanha fica mesmo no sopé, como poderá ver pela janela do quarto, e tem um spa com uma piscina interior com a mesma vista. Local Sabugueiro Distância 302km Uma sugestão Um passeio até ao lago da Barragem do Vale Rossim Preço A partir de 94,05€

6
Hotéis

Pousada de Viseu

Do antigo Hospital de São Teotónio, em Viseu, surgiu uma pousada de charme. Com projecto arquitectónico de Gonçalo Byrne, a Pousada de Viseu tem 84 quartos, spa, ginásio, uma piscina interior e outra exterior. Tem ainda três sítios onde pode comer: o bar Grão Vasco, para refeições leves, o restaurante Dão Lafões, onde se serve o pequeno-almoço e alguns jantares, e o resistente Viriato, com o melhor da gastronomia local.

Outras sugestões de escapadinhas

white exclusive suites & villas
©Paulo Goulart Photography
Coisas para fazer

Escapadinhas de Lisboa: os melhores novos turismos

Diz-se escapadinha de uma viagem de curta duração, normalmente assente nos alicerces de uma ponte de feriado ou construída sobre uns dias subtraídos às férias grandes – mas  não negamos que também podem ser as férias uma grande escapadinha. O que interessa aqui é que passámos em revista o último ano e escolhemos as melhores novidades de hotéis, turismos rurais e guesthouses de norte a sul do país, ilhas incluídas. Deixamos-lhe assim uma sugestão de 19 novos turismos que valem a viagem. Já escolheu a sua escapadinha de Lisboa? Agora faça o favor de ir dar uma volta e diga que vai daqui. 

Longboard Dancing Sunsets - Sealand Santa Cruz
©Luis Firmo
Coisas para fazer

Escapadinhas de um dia a partir de Lisboa

É para ir e voltar (a opção de ficar a dormir é por sua conta, e também vale a pena) com estes destinos que não ficam a mais de uma hora de distância de Lisboa. De Cascais a Óbidos, siga algumas sugestões para ir num pé e voltar noutro. Apontamentos culturais, sugestões carregadas de história, mesas simpáticas. Está tudo à mão de semear de Lisboa, para ir e voltar no mesmo dia, e ainda assim mudar de ares. Tome nota desta lista de escapadinhas e diga-nos afinal qual vai ser afinal a desculpa para não passear?  

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com