Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Escapadinhas de Lisboa: os melhores novos turismos

Escapadinhas de Lisboa: os melhores novos turismos

Quer fugir da cidade e não sabe para onde? Descubra os novos turismos que dão uma escapadinha de Lisboa perfeita

Farmhouse of the Palms
DR
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Diz-se escapadinha de uma viagem de curta duração, normalmente assente nos alicerces de uma ponte de feriado ou construída sobre uns dias subtraídos às férias grandes – mas não negamos que também podem ser as férias uma grande escapadinha. O que interessa aqui é que passámos em revista o último ano e escolhemos as melhores novidades de hotéis, turismos rurais e guesthouses de norte a sul do país, ilhas incluídas. Deixamos-lhe assim uma sugestão de 18 novos turismos que valem a viagem. Já escolheu a sua escapadinha de Lisboa? Agora faça o favor de ir dar uma volta e diga que vai daqui.

Recomendado: Mais sugestões de escapadinhas

Escapadinhas de Lisboa: os melhores novos turismos

Hotéis, Hotéis de charme

Imani Country House

Na pequeníssima localidade de Guadalupe, em Évora, não se imagina existir uma casa com uma das maiores colecções de letreiros néons do país. Em rigor, não se imagina sequer a existência de um hotel rural com o nível de coolness do Imani Country House, onde não se usam pesticidas, a água quente é pré-aquecida por painéis solares e a lenha provém de limpezas florestais. São mais de dez hectares para explorar à vontade, com pomares, jardins e oliveiras centenárias, por onde passeiam dois burros e um rebanho de ovelhas, que poderá ver a partir da cama de rede do alpendre exterior da propriedade.

Hotéis, Hotéis de charme

Cucumbi

O Cucumbi é todo alma e coração. Antes de ser o que é já era uma casa de família. Tem sete quartos e suítes, ainda cheirar a novo. Mantiveram-se as lareiras das antigas cozinhas e as paredes toscas, algumas caiadas outras com o tijolo à mostra, e rechearam-se os interiores com mobiliário rústico, flores campestres colhidas ali à porta, cadeiras de palha, mantas de lã portuguesas e roupa de cama tão branca que branco mais branco não há, e que completam um espólio de peças escolhidas a dedo para não roubar a luz natural dentro de portas. Nas traseiras dos quartos, à excepção da suíte duplex, partilha-se um terraço que parece saído de uma revista de decoração e que embora não esteja delimitado a cada um dos quartos tem espaço de sobra para que cada dupla de ocupantes se possa estender ao sol nas cadeiras de lona ou aproveitar as camas de ferro para para ficar confortavelmente a ver o sol a desaparecer na planície. 

Publicidade
Viagens

Farmhouse of the Palms

Em São Brás de Alportel há uma casa com 200 anos transformada num refúgio de férias de onde não apetece sair. Tem vista para a serra, uma piscina que muda de cor com a luz do sol e vários recantos para preguiçar à sombra. Estivemos lá e descobrimos um Algarve alheio à azáfama turística. Os cinco quartos disponíveis funcionam quase como casas independentes. Amplos, soalheiros e de estilo campestre, têm no branco a cor predominante. Como boa casa de férias que é, a Farmhouse of the Palms tem muita vida dentro de portas, mas estando onde está, no Algarve, soube tirar partido de todos os recantos do jardim para criar vários espaços de descanso ao ar livre, tendo sempre a piscina como ponto de encontro.

Monte do Freixo Poente
DR
Viagens

Monte do Freixo Poente

O Monte do Freixo Poente é o primeiro retiro de natureza do grupo L’And Vineyards com uma casa de luxo escondida num monte alentejano. Numa propriedade de 500 hectares em Montemor-o- Novo, a sua reconstrução foi terminada há cerca de um ano e assim ficou, pronta a habitar, enquanto os donos não decidiam o que fazer com ela. Nunca teve como primeiro objectivo entrar na corrida turística da região mas não passou muito tempo até se perceber que era uma pena não partilhá-la com quem, ano após ano e desesperadamente, procura um refúgio de férias no interior do Alentejo.

Publicidade
Sublime Comporta
NELSON GARRIDO
Hotéis

Sublime Comporta

Depois das villas a lembrar as típicas palhotas da Comporta, o Sublime Comporta inaugurou nove Bio Pool Suites inspiradas na obra magnífica que é o Cais Palafítico da Carrasqueira. Imagine-se um bungalow de madeira de nível excepcional. Acrescente-se uma decoração rústica-chic, uma parede de vidro panorâmica com acesso a um alpendre com espreguiçadeiras que é banhado, de forma muito fabulosa, por uma das maiores piscinas biológicas da Europa. 

Dá Licença
Francisco Nogueira
Hotéis, Hotéis de luxo

Dá Licença

O Dá Licença, antes de ser o sítio magnífico que é, era para ser só uma casa de férias de Victor Borges e Franck Laigneau, que procuravam um pequeno refúgio no campo para onde pudessem fugir quando a vida em Paris se tornasse demasiado frenética. Acabaram por se mudar definitivamente para a antiga Herdade das Freiras, em Estremoz, depois de assistirem àquele que dizem ter sido o pôr-do-sol mais inspirador que viram na vida, e de repente viram-se a braços com uma propriedade de 120 hectares com três edifícios, um olival a perder de vista, muito mato por desbravar e um potencial tremendo para dar vida à ideia acabadinha de surgir: criar uma casa aberta onde se reunissem arte e natureza nas suas formas mais puras e que pudesse ser vivida como uma viagem sensorial pelas artes e ofícios numa perspectiva simultaneamente utilitária e contemplativa.

Publicidade
São Lourenço do Barrocal - Vista Exterior
©Nelson Garrido
Hotéis

São Lourenço do Barrocal

O turismo rural reabilitado por Souto de Moura a partir de uma quinta agrícola já existente, no meio do Alentejo, tem 40 alojamentos, entre quartos, suítes e casas, tem uma piscina, cavalariças e picadeiro, uma horta biológica e um restaurante na linha farm to table, que é como quem diz, da horta para a mesa. Mais: há provas de vinhos e visitas à adega, um spa, passeios de bicicleta, vários trilhos marcados na herdade para andar a pé, monumentosmegalíticos para visitar e, como se tudo isto não fosse já suficiente, podem organizar-se passeios. 

Hotéis

La Maison

Há janelas rasgadas de uma ponta à outra da parede, estruturas modulares a formarem a sala, a cozinha, a zona de refeição e quatro quartos (onde cabem oito pessoas), todos com acesso directo à piscina. A cor não podia ser outra, o branco, e o ornamento exterior é inexistente, daí a referência à escola criada por Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius e restante cambada modernista. A decoração é simples, com peças de madeira em destaque, assim como o macramé de Diana Cunha, da Oficina 166. No exterior, há um escorrega para crianças (ou adultos maneirinhos) e um fire pit (uma lareira, diria Camões) onde pode passar horas à conversa, sobretudo ao anoitecer. Faltou apenas dizer o melhor: além de ter uma piscina aquecida, a La Maison está a cinco minutos da praia.

Publicidade
GRAN CRUZ HOUSE
Luís Ferraz
Hotéis

Gran Cruz House

Tem sete quartos, todos com nomes de vinho do Porto (estava lá o Pink por estrear, o White, o Ruby, o Vintage, o Tawny, o Reserve e o LBV), todos com vista de rio – e todos diferentes entre si. decoração salta à vista, quer seja pela escolha dos azuis ou pelas tonalidades terra que ocupam as paredes e as colchas (a cargo da Nano Design), quer seja pela particularidade das portas da casa de banho: cada uma serviu de tela em branco para um artista nacional. Além de Kruella D’Enfer (Ângela Ferreira), intervieram Tamara Alves, Albuquerque Mendes, João Jales, Jorge Curval, José Emídio e Rui Anahory. Alguns dos quartos têm ainda namoradeiras em pedra, o que torna a Gran Cruz ideal para casais que queiram conversar, namorar ou, quem sabe, jogar xadrez. 

Hotéis

Cocorico Luxury Guest House & Restaurante

A cultura francesa e a portuguesa encontram-se
neste lugar de descanso e gastronomia no Porto. Esta Cocorico integra a rede Millésime Collection, criada em 2015 por Philippe Monnin e Alexandra Patek, um casal francês ligado à área financeira. Começaram por um espaço em Arcachon, perto de Bordéus, e entretanto abriram outros seis, assim como oito restaurantes. O que une todos os projectos é a localização, sempre perto de regiões vínicas, daí a escolha do Porto para a primeira incursão fora das fronteiras francesas. O Cocorico, no Porto, resulta da recuperação de duas casas do século XIX e procura aliar as culturas francesa e portuguesa. A guest house tem dez quartos, sendo três deles duplos e os restantes familiares, todos baptizados com nomes de casais luso-franceses (como José e Josephine ou Catarina e Benoit). 

Publicidade
A Place at Evoramonte
©DR
Viagens

A Place at Evoramonte

O A Place at Evoramonte tem quatro quartos, um deles é uma suíte com casa de banho privada (com direito a uma banheira vitoriana de pés e a vários álbuns do Tintim na parede) e uma vista PALplus sobre a planície – quem precisa de televisão quando se tem um ecrã destes? Há ainda uma área comum com jogos de tabuleiro, um minibar e um terraço onde se podem ver as estrelas enquanto se bebe um copo de vinho (e são vários os produtores que estão a menos de meia hora de distância, como João Portugal Ramos, a Herdade das Servas, Tiago Cabaço ou a Herdade do Freixo). No local onde fica agora a esplanada estava anteriormente um estacionamento de um café. Felizmente inverteram-se os papéis e agora já se pode almoçar ou jantar com uma paisagem desafogada pela frente. É também nesse terraço que os hóspedes podem provar o pequeno-almoço continental até às 11 horas, depois disso a zona passa a estar acessível a quem lá quiser passar.

Viagens

The Pr1me Energize

Além de um ginásio equipado com as melhores máquinas do mercado, este hotel dedicado a desportistas (mas não só) tem um spa com três salas (uma das quais para casais), uma piscina com jacuzzi e uma sauna onde pode relaxar e recarregar baterias – por enquanto, falta apenas finalizar os tanques de criopreservação. O spa combina massagens de relaxamento com outras energizantes, com destaque para a de assinatura (que se chama energize, precisamente), onde o terapeuta herdará todo o seu cansaço, tal é a intensidade que aplica. Para quem procura relaxar, opte pela Bye Bye Stress, uma massagem de pindas com alfazema aquecidas. No final jante no Fuel, o restaurante do hotel. 

Publicidade
Hotéis

Casa Xyza

Os cinco quartos, cada um com uma casa de banho privativa, chegam bem para dez pessoas e uma criança, e todos têm acesso directo à escada que conduz à piscina. No exterior, há ainda espaço para um bar com um “balcão” em cimento simples e elegante, e uma lareira, ambos a convidar para um serão nocturno de copo de vinho na mão e céu estrelado a pairar sobre a cabeça. Há mais uma divisão exterior que se abre noutro terraço (estas tipologias são típicas da arquitectura algarvia), que tem a praia Grande no horizonte – o areal estende--se a 150 metros da Casa. É lá que irá ver, com toda a certeza, pôres-do-sol dignos de ficar na memória (na sua e na da sua máquina fotográfica). Esta luxuosa villa algarvia com 800 metros quadrados contou com o projecto do ateliê StudioArte, que se divide entre Portugal (construindo essencialmente na zona do Algarve) e a Holanda, assinado por Arnold Aarssen, Joana Dalmau Pinto e Catarina Oliveira – com a reabilitação a estar concluída em 2017.

You and the Sea
NUNO ANDRE SANTOS
Hotéis

You and the Sea

icon-location-pin Mafra/Ericeira

Nascer do sol, pôr-so-sol, vento a bater forte nas janelas ou chuvadas sem anúncio prévio, tudo se pode contemplar nas janelas destas casas que vão de estúdios a T5, todos com cozinha equipada e resguardados da confusão. As casas têm quartos luminosos, em tons claros, todos pontuados com elementos marítimos e frases que podiam estar em t-shirts de pescadores do Mar do Norte: “Don’t be shelfish” ou “Be shore of yourself ”, são algumas delas. Jangada, o restaurante irmão do Infame (que fica no 1908 Lisboa Hotel, no Intendente) somente parece à deriva por estar colado à piscina – factor sobretudo importante para quem gosta de almoçar ou jantar sossegado enquanto os filhos dão umas braçadas. 

Publicidade
Outpost Casa da Arriba
Rodrigo Simões Cardoso
Hotéis, Hotéis de charme

Outpost Casa da Arriba

icon-location-pin Grande Lisboa

Seguindo a linha da Praia da Aguda, encontra-se, empoleirada na arriba, uma casa de charme dos anos 40 convertida num retiro de charme. Tem cinco apartamentos, piscina panorâmica, campo de jogos e jardim. Tudo com vista para o mar.

Le Monumental Palace
© Bookingc.com
Hotéis

Le Monumental Palace

O Le Monumental Palace abriu em Novembro sem espalhafato num dos edifícios históricos mais emblemáticos do Porto. A fachada neoclássica permaneceu intocada e lá dentro, onde antes operava o café com o mesmo nome e onde Graça bebeu bons conhaques em chávena de chá, aconteceu uma pequena revolução que pela segunda vez no dia nos fez recuar no tempo até à elegância das estéticas Art Decó e Art Nouveau. A atenção perde-se logo à entrada entre os candeeiros pomposos, os mármores, sofás aveludados e os espelhos. Tudo em (muito) grande e em (muito) bom. 

Publicidade
TOREL 1884_PORTO
Luís Ferraz
Hotéis, Hotéis de charme

Torel 1884

O terceiro "filho" da família Torel junta-se ao famoso Avantgarde para reforçar a presença do grupo no Porto. O novo Torel 1884 Suites & Apartments, no centro histórico da cidade, assenta no cocneito de alojamento exclusivo e por isso tem apenas 12 quartos todos diferentes, cada qual com inspiração trazida dos continentes africano, americano e asiático. Em homenagem às grandes Descobertas portuguesas, propõe uma viagem pelos destinos exóticos por onde passaram os navegadores.Tem um wine bistrô que também serve refeições leves e uma biblioteca com obras dos quatro cantos do mundo.

Tiago de Paula Carvalho
Hotéis, Hotéis de luxo

Grand House

Datado de 1926, o hotel conservou as características arquitectónicas da sua construção, quando foi encomendado ao arquitecto Ernesto Korrodi, um dos pioneiros da Arte Nova em Portugal, vencedor de dois Prémios Valmor. O charme dos anos 20 manteve-se, mas foi atualizado com confortos e requintes do nosso tempo. Tem 30 quartos e suítes, uma Wellness suíte para massagens e tratamentos corporais, um restaurante sazonal comandado pelo alemão Jan Stechmesser e um Beach Club com piscina infinita aberta a hóspedes e membros do clube e promete para breve a inauguração de um espaço cultural com galeria de arte, café e concept store.

À procura de mais sugestões para escapadinhas?

Hotéis

Três quartos de hotel onde tem que dormir uma vez na vida

Quando se finaliza a reserva para uma escapadinha, o sentimento que predomina é mais ou menos este: ir, estar, fazer o menos possível e aproveitar para pôr o sono em dia. Como boa declaração de intenções que é, muitas vezes acaba por ser só isso mesmo, uma ideia idílica que rapidamente se transforma num plano completamente ao lado. Cumpra finalmente o desejo de tirar uns dias para não sair da cama. Nestes três quartos de hotel encontra a desculpa perfeita para desligar, morrer para a vida e ressuscitar ao terceiro dia.

Hotéis

Três hotéis termais em Portugal para ficar de molho

Quem vai religiosamente todos anos às termas jura a pés juntos que é das melhores coisas de sempre e que não há tratamento de spa que consiga bater um banho de imersão com massagem ou as piscinas com jactos aquecidas a 36°C. Imagine-se sete dias de molho a cuidar de si. De repente não parece assim tão descabido tirar uns dias para ir às termas. 

Publicidade
casa mãe
Fotografia: Francisco Santos
Hotéis

Escapadinhas para aprender coisas novas

Entre na onda do turismo em 2019 e aproveite que vai dar uma volta para aprender qualquer coisinha. Dizemos-lhe sete turismos onde vai com toda a certeza aprender alguma coisa nova. 

Publicidade