A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Acampar, Tejadilho do Carro, Tenda, Topo Tents
©DRTopo Tents

Férias sobre rodas: tudo o que precisa para se fazer à estrada

Comece a fazer as malas e faça-se à estrada. Esta lista tem tudo o que precisa de saber para ir conhecer o país por sua conta.

Escrito por
Teresa Castro Viana
,
Raquel Dias da Silva
e
Sebastião Almeida
Publicidade

Comece a fazer as malas e faça-se à estrada. Se a ideia de se fechar noutro sítio que não a sua casa o deixa claustrofóbico e os planos para este ano passam por se fazer à estrada, veio ao sítio certo. De caravana, ou a dormir numa tenda em cima do carro, damos-lhe dicas para manter ou despertar o espírito aventureiro. O importante é ter vontade de sentir a natureza, de a explorar e de aprimorar a técnica de cozinha com o fogão de campismo. Se preferir não pernoitar em parques de campismo ou caravanas, também sugerimos uma rota para atravessar o país de ponta a ponta. 

Relacionado: Entre em harmonia com a Natureza e mergulhe nestas piscinas naturais

Férias sobre rodas

Tendas de tejadilho para qualquer circunstância
©DR

Tendas de tejadilho para qualquer circunstância

Dois amigos viveram dez anos em Moçambique. De volta a Portugal, criaram a Topo Tents, que oferece um serviço de aluguer de tendas rooftop, instaláveis no tejadilho de qualquer carro: basta ter um carro minimamente nivelado para acampar, mesmo que seja em cima de lama ou de pedras. Os aventureiros podem fazer a reserva pelo site e deslocar-se à oficina (em Lisboa, Porto, Chaves, Faro, Caldas da Rainha ou Funchal) no dia e hora marcados. Em menos de 20 minutos, é instalada uma tenda devidamente limpa e desinfectada e pode seguir viagem. Há tendas 2 PAX (dois adultos ou um adulto e duas crianças) e 3 PAX (três adultos ou dois adultos e duas crianças) – as simulações de preços podem ser feitas online.

  • Coisas para fazer

O pão de forma é um culto com muitos anos, um pouco por todo o mundo. Símbolo de paz e de liberdade, muito associado ao movimento hippie, a carrinha da Volkswagen de 1959 continua a ser uma imagem de marca dos surfistas. Talvez por isso tenha também inspirado a popularidade das autocaravanas, que podem ser uma excelente opção para um fim-de-semana na estrada ou férias prolongadas sobre rodas. E, se pensar bem, Portugal tem grande potencial para roadtrips. Primavera ou Outono, Verão ou Inverno, é sempre altura de trocar o apartamento do Airbnb ou o tradicional hotel pela van life. Dizemos-lhe onde alugar autocaravanas.

Publicidade
Pela estrada fora, eu vou bem sozinho
Foto: Cortesía BMW Motorrad Days

Pela estrada fora, eu vou bem sozinho

Se sempre quis percorrer o país de mota, mas nunca o fez, a Rental Motor Bike, empresa de aluguer com lojas no Porto e Lisboa, tem uma vasta gama de veículos para escolher. Desde as mais pequenas scooters aos modelos mais potentes e conhecidos de marcas como a BMW, Harley Davidson ou Honda.

  • Hotéis

Quando pensamos em acampar, é impossível não ficarmos indecisos entre enumerar os lugares bonitos onde o podemos fazer e entrar em pânico com a possibilidade de termos de andar com o papel higiénico atrás ou demorarmos dias a lavar o pó do corpo. Mas a verdade é que passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são tantos os encantos de dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural. De parques dedicados ao ecoturismo aos glampings, o difícil é escolher – se existir acesso directo à praia, melhor. Desligue-se do mundo nestes parques de campismo em Portugal.

Publicidade
Percorra a Estrada Nacional 2
©GoogleMaps

Percorra a Estrada Nacional 2

Sobre duas ou quatro rodas, percorrer a estrada que liga Chaves a Faro, é sempre um passeio e pêras. E como férias são férias, aconselhamos que o faça nas calmas. O ponto de partida será na cidade de Chaves, onde pode atravessar a ponte romana, passear nas margens do Tâmega e devorar um pastel de Chaves verdadeiro. Pelo caminho, pode estacionar para subir as escadas do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, admirar a Albufeira do Cabril, em Pedrógão Grande, e dormir um sono reparador no L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo. Quando fizer o troço de estrada-património, entre Almodôvar e São Brás de Alportel, assim classificado desde 2003, vale a pena estar atento ao nível de conservação das casas dos cantoneiros, dos painéis dos quilómetros e do pavimento. Quando chegar ao marco do último quilómetro da EN2, em Faro, não se esqueça de eternizar o momento com uma fotografia.

Sentir a natureza

  • Hotéis

Optar por estes alojamentos, em vez das unidades hoteleiras tradicionais, permite-lhe, por um lado, reduzir a sua pegada ecológica; por outro, aproveitar para se conectar com a natureza e aproveitar para fazer actividades que só pode fazer no meio de muitas árvores, incluindo ver ovelhas a pastar enquanto apanha banhos de sol à beira de piscinas ecológicas.

  • Coisas para fazer

Apesar de discretos, os astroturistas estão a multiplicar-se e Portugal não está fora da rota: a região do Alqueva, por exemplo, é certificada pela Fundação Starlight, responsável pela qualidade de observação do céu, mas nas cidades também é possível ver com um pouco mais de clareza o que a poluição, atmosférica ou luminosa, nos esconde. Basta encontrar o sítio certo, usar binóculos ou telescópios ou, se é principante, aproveitar o facto das estrelas mais ténues desaparecerem para poder identificar melhor as principais constelações. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade