Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Nove parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Nove parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Sempre quis dormir à luz das estrelas? Eis seis propostas de parques de campismo onde se pode reconectar com a natureza

Lima Escape Camping, Gerês
©DR
Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Quando pensamos em acampar, a indecisão ataca entre enumerar os lugares bonitos onde o podemos fazer e entrar em pânico com a parte chata de ter de o fazer, como termos de andar com o papel higiénico atrás ou demorarmos dias a lavar o pó do corpo. Mas, a verdade é que passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são muitos os encantos em dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural. Desde parques dedicados ao ecoturismo até aos glampings, o difícil será escolher – se existir acesso directo à praia, melhor. Desligue-se do mundo nestes parques de campismo.

Recomendado: Paraísos perto de Lisboa

Nove parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

1
Lima Escape Camping
DR
Hotéis, Parques de campismo

Lima Escape Camping e Glamping

Neste parque de campismo, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, não precisa de montar uma tenda nem dormir num saco-cama: no Lima Escape há bungalows, uma casa de abrigo, uma roulote e várias tendas equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas para tomar o pequeno-almoço, incluído no preço. Para além das paisagens bonitas, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. Actividades não lhe vão faltar.

Para se divertir: vá à Lagoa da Ponte da Ermida, a cerca de 7 km do parque, e descubra a cascata de dez metros, perfeita para os mais aventureiros.

2
Hotéis, Parques de campismo

Ericeira Camping

icon-location-pin Mafra/Ericeira

Situado a menos de dois minutos da vila, o Parque de Campismo de Mil Regos não podia ser a melhor forma de descobrir as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de espaço para caravanas e tendas, há zonas de desporto e lazer, serviços de restaurante e lavandarias e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, quatro praias banhadas pelo Atlântico. É ainda possível alugar motas de água e barcos. 

Para se divertir: experimente uma aula do Surf Center, exactamente no quilómetro 0 da 2.ª Reserva Mundial de Surf.

Publicidade
3
Hotéis, Parques de campismo

Lisboa Camping

icon-location-pin Lisboa

Situado no parque florestal de Monsanto, o “pulmão verde” da capital, o Lisboa Camping and Bungalows estende-se por uma vasta área totalmente arborizada e tem acesso directo à cidade através de transportes públicos. É possível alugar, tal como o nome indica, bungalows, mas também há espaço para instalar caravanas e tendas. Melhor ainda é a vantagem de estar igualmente próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.

Para se divertir: ou melhor, para se livrar dos miúdos, sugerimos os ateliers de actividades em todos os períodos de férias escolares, para crianças a partir dos quatro anos.

4
João M. Gil
Hotéis, Parques de campismo

Parque Cerdeira

Rodeado da riquíssima flora do Gerês, a montanha e o bosque de carvalhos seculares podiam ser os seus maiores encantos. Mas há muito mais para descobrir, incluindo actividades para fazer em família ou em grupo: canoagem, escalada, tiro ao alvo ou uma prova de chá e mel da região, para adoçar a boca. Para além do espaço de campismo convencional, também há tendas nas árvores para duas ou três pessoas e pode levar o seu cão ou gato se estiver em férias de família e não quiser deixar ninguém para trás.

Para se divertir: a 1h de carro, perto de Lobios (entre Celanova, Espanha e Terras de Bouro, Portugal), encontra águas termais, parte do circuito ourense.

Publicidade
5
Hotéis, Parques de campismo

Vidoeiro Gerês Camping

Situado no lugar do Vidoeiro, na Vila do Gerês, este parque de campismo de montanha proporciona aos campistas um contacto privilegiado com a natureza, entre fauna (corços, garranos, lobos e aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Depois de um percurso acrobático em altura, no Parque das Termas, poderá (até já se ouvem o rufar dos tambores) tomar um banho de água quente para terminar o dia em beleza.

Para se divertir: os percursos acrobáticos em altura, instalados no Parque das Termas.

6
Hotéis, Parques de campismo

Cepo Verde Camping

O Parque Natural do Montesinho é um dos maiores parques naturais do país. A funcionar desde 1993, o parque de campismo, conhecido como Cepo Verde, oferece diferentes percursos sinalizados, mas também piscina, zona de desporto de ténis e basquetebol e até uma churrasqueira. É possível montar tendas ou – para quem desejar um pouco mais de conforto – alugar bungalows (disponíveis durante todo o ano, ao contrário do campismo) e ainda cabanas rotativas ecológicas.

Para se divertir: passeie nos arredores da aldeia de Dine, bem no centro geográfico do parque natural, e encontre os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e zona de banhos.

Publicidade
7
Hotéis, Parques de campismo

Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova

Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Nova e Monsanto, este parque de campismo – que funciona durante todo o ano sem interrupções – encontra-se também nas imediações da imponente Barragem Marechal Carmona. As actividades disponíveis incluem, por isso, a pesca, a vela, o remo e a canoagem. E, por que não, um ou dois mergulhos para refrescar.

Para se divertir: tire partido do parque infantil e do campo de jogos do parque.

8
Hotéis, Parques de campismo

Parque de Campismo das Berlengas

A Ilha das Berlengas é um dos locais mais ricos em fauna do país – é, aliás, o lugar perfeito para quem gosta de observar aves. Mas, dado o espaço limitado, é preciso reservar com bastante antecedência através do Posto de Turismo de Peniche. Para quem tem a sorte de conseguir lá acampar, recomendamos passeios de barco para visitar as grutas. Atenção: leve pelo menos uma lanterna, pois a energia eléctrica é produzida por gerador e desligada durante a noite.

Para se divertir: ande de barco e observe as únicas colónias de aves marinhas pelágicas ao largo de Portugal continental.

Publicidade
9
zmar
©DR
Hotéis, Parques de campismo

Zmar Eco Experience

Em pleno campo alentejo, o Zmar é na verdade um eco resort, próximo da Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes, com construções em madeira adaptadas à natureza. Mas também tem alvéolos para tendas ou caravanas. Para além de restaurante, bar e serviço de picnics, há uma piscina exterior e uma piscina de ondas coberta, bem como actividades para todos os gostos e idades. Desde yoga e relaxamento, circuito de arvorismo ou ténis e padel, até programas para os miúdos, como workshops e visitas à Quinta Pedagógica.

Para se divertir: leve as crianças ao Parque de Diversões, que é construído com materiais naturais e tem vários brinquedos - animais, castelos e casinhas - para todas as idades.

Prefere hotéis?

GRAN CRUZ HOUSE
Luís Ferraz
Coisas para fazer

Escapadinhas de Lisboa: os melhores novos turismos

Diz-se escapadinha de uma viagem de curta duração, normalmente assente nos alicerces de uma ponte de feriado ou construída sobre uns dias subtraídos às férias grandes – mas  não negamos que também podem ser as férias uma grande escapadinha. O que interessa aqui é que passámos em revista o último ano e escolhemos as melhores novidades de hotéis, turismos rurais e guesthouses de norte a sul do país, ilhas incluídas. Deixamos-lhe assim uma sugestão de 19 novos turismos que valem a viagem. Já escolheu a sua escapadinha de Lisboa? Agora faça o favor de ir dar uma volta e diga que vai daqui. 

Quinta dos Murças
Rodrigo Simões Cardoso
Viagens

Sete sugestões de escapadinhas por Portugal

A Equipa Time Out adora a sua cidade do fundo do coração, mas às vezes sabe-lhe bem ir dar uma volta. Vai daí e fez uma selecção de sete hotéis onde a palavra de ordem é descansar. Seja em quartos com vista para o Douro, em casas nas árvores ou em tendas de luxo, seja para entrar em casas modernas de inspiração nórdica, num spa desenhado por Álvaro Siza ou provar um menu de Ljubomir Stanisic, são várias as sugestões que encontrámos para que possa passar uns dias longe de tudo. 

Publicidade