Ohai Resorts, Nazaré
DR | Ohai Resorts, Nazaré
DR

Os melhores parques de campismo para dormir sob as estrelas

Vontade de dormir sob as estrelas? Nestes 17 parques de campismo em Portugal pode reconectar-se com a natureza.

Publicidade

Acampar pode ter diferentes motivações. Desde o ser humano farto da vida urbana que quer escapar aos ruídos mais maquinais e tecnológicos, até à pessoa cansada da posição "cadeira-de-escritório" que quer esticar tendões e músculos 20 horas ao dia. A verdade é que passar férias num parque de campismo já não é só o que era. Dos aburguesados glampings aos parques com o condão da vida natural, as opções são várias, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelos Açores. Nestes parques, há ecoturismo, fornos a lenha, mas também ginásios e tubos para dormir junto à vidraça, sem nunca esquecer as estrelas. O difícil pode ser escolher. Desligue-se do mundo em alguns dos melhores parques de campismo em Portugal.

Recomendado: Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Os melhores parques de campismo em Portugal

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Rodeado da riquíssima flora do Gerês, a montanha e o bosque de carvalhos seculares podiam ser os seus maiores encantos. Mas há muito mais para descobrir, incluindo actividades para fazer em família ou em grupo: canoagem, escalada, tiro ao alvo ou uma prova de chá e mel da região. Além do espaço de campismo convencional, também há tendas nas árvores para duas ou três pessoas e pode levar o seu cão ou gato se não quiser deixar ninguém para trás.

Para se divertir: a uma hora de carro, perto de Lobios (entre Celanova, Espanha, e Terras de Bouro, Portugal), encontra águas termais, parte do circuito ourense.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Neste parque de campismo, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, não precisa de montar uma tenda nem de dormir num saco-cama. Há bungalows, uma casa de abrigo, uma roulote e várias tendas equipadas com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas para tomar o pequeno-almoço, incluído no preço. Para além das paisagens bonitas, vai poder nadar numa das quatro lagoas que se encontram nas proximidades, caminhar por trilhos seculares ou andar a cavalo. E, atente, é pet friendly.

Para se divertir: vá à Lagoa da Ponte da Ermida, a cerca de sete quilómetros do parque, e descubra a cascata de dez metros, perfeita para os mais aventureiros.

Publicidade

Parque de Campismo de Mondim de Basto

Não estamos na Suíça, não, senhor, mas a paisagem fresca, rochosa e montanhosa, graduada pelo rio Cabril, é o cenário dos bungalows e tendas deste parque. Aqui, com sorte, se vai a banhos no Verão – e olhem que estas águas agitam bem as ideias  e se atiram bolas de neve no Inverno. À volta, todo um quadro onde apetece caminhar. 

Para se divertir: os mais aventureiros têm lugar para experimentar ou treinar a escalada. Mas as paisagens valem só pelo olho, das incontornáveis Fisgas de Ermelo à queda de água do rio Olo.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Num dos maiores parques naturais do país, o de Montesinho, está o Cepo Verde,a  funcionar desde 1993. Com percursos sinalizados, mas também piscina, zonas de desporto, para praticar ténis e basquetebol, e até uma churrasqueira, aqui também se montam tendas, claro, e se alugam bungalows (disponíveis durante todo o ano, ao contrário do campismo) e cabanas rotativas ecológicas.

Para se divertir: passeie nos arredores da aldeia de Dine, no centro do parque natural, e encontre os antigos fornos de cal, a gruta do neolítico, o moinho e a zona de banhos.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Grande Porto

Debruçado sobre o rio Douro e protegido pelas encostas da Serra de Montemuro, o Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe é um projecto único na região. Foi inaugurado em Setembro de 2020 e está instalado junto à albufeira da Barragem do Carrapatelo, em Cinfães. Com uma área aproximada de três hectares, o parque foi construído em harmonia com a natureza do Douro. Além de vários lugares para campismo e caravanismo, há seis bungalows com kitchenette e varanda. Tem um parque infantil exterior, zona de piqueniques ao ar livre, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, um espaço destinado ao jogo da malha, posto médico, balneários, sanitários e loja de conveniência.

Para se divertir: a uns 20 minutos de carro tem um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança, bom para mergulhos e caminhadas entre pedras.

  • Hotéis
  • Parques de campismo

Estamos no Parque Florestal do Pisão, com casas de montanha, bungalows e, claro, zona de acampamento, mas também slide, rappel em rocha natural, percursos de orientação e até a oportunidade de acompanhar um dia de pastoreio na serra da Aldeia da Arada. Nos dias de maior calor, não saia do parque: há uma piscina ao ar livre com capacidade para 250 pessoas e um escorrega das rochas para a água.

Para se divertir: visite os Moinhos do Pisão, um marco histórico em Santa Cruz da Trapa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova
Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova

Perto das aldeias históricas de Idanha-a-Nova e Monsanto, este parque de campismo – que costuma funcionar durante todo o ano, sem interrupções – encontra-se nas imediações da imponente Barragem Marechal Carmona, que vale por si só uma visita à região. As actividades aí disponíveis incluem a pesca, a vela, o remo e a canoagem. No parque, que tem piscina, bar e restaurante, destaca-se o campo de jogos.

Para se divertir: vá até à praia fluvial da Albufeira Marechal Carmona (atenção, não é o mesmo que a barragem).

Parque de Campismo O Tamanco

Sombras fartas, animais de quinta, árvores de fruto, piscina, cantina, muita terra, forno a lenha, tendas, tubos, cabanas e yurts. Este parque em Casas Brancas, Pombal, é para quem gosta de voltar a si. Além da experiência de campismo, há um programa de residências para artistas, artesãos e "pessoas que possuem um toque de talento". Em troca, as criações passam a povoar o espaço.

Para se divertir: vale a pena deixar a sensação de Interior por um dia, para conhecer a bela Praia do Osso da Baleia.

Publicidade

Ohai Resorts, Nazaré

Neste parque da Nazaré, há bungalows, faz-se glamping, há lugares para caravanas e apartamentos. Portanto, estamos naquele nível de campismo em que o chão é liso e consistente, sem a probabilidade de uma pedra fazer estragos nas costas, por baixo do fino colchão. Nomeado em 2018 pela Federação Internacional de Campismo como um dos 100 melhores parques da Europa e no top 3 em Portugal, o Ohai mudou, dizem os proprietários, dando "um salto de qualidade". A filosofia não é tanto aliada ao silêncio e à natureza, cumprindo antes os desejos dos espíritos mais agitados. No recinto, há piscinas, parque aquático, zonas desportivas, espaço de cowork, ginásio, parque e clube infantil e restaurante. Só fica aborrecido quem quiser. 

Para se divertir: embora o parque valha por si em termos de diversão, nunca se deve recusar uma experiência gastronómica n'O Santo de Aníbal nem descida do teleférico na Nazaré.

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Mafra/Ericeira
Ericeira Camping
Ericeira Camping

Situado a menos de dois minutos da vila, o Parque de Campismo de Mil Regos, também conhecido como Ericeira Camping, é a melhor forma de descobrir as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de espaço para caravanas e tendas, há zonas de desporto e lazer, serviços de restaurante e lavandarias e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, quatro praias banhadas pelo Atlântico. É ainda possível alugar motas de água e barcos.

Para se divertir: experimente uma aula do Surf Center, exactamente no quilómetro 0 da 2.ª Reserva Mundial de Surf, a primeira da Europa.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Lisboa
Lisboa Camping & Bungalows
Lisboa Camping & Bungalows

Situado no parque florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital, o Lisboa Camping & Bungalows estende-se por uma grande área arborizada e tem acesso directo à cidade através de transportes públicos. É possível alugar, tal como o nome indica, bungalows, mas também há espaço para instalar caravanas e tendas. Melhor ainda é a vantagem de estar igualmente próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.

Para se divertir: dê um salto até ao Parque de Merendas da Cruz das Oliveiras, a um minuto de carro ou sete minutos a pé. Em terreno natural, possui bastante sombra, grelhador duplo e mesas em mó.

  • Hotéis

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mesmo em frente à Ilha do Pessegueiro, em Porto Covo, este parque de campismo já é um clássico. A funcionar desde 1987, destaca-se por ser amigo do ambiente: ETAR biológica, aproveitamento de energia solar, gestão eficiente de água e até de resíduos sólidos com vários ecopontos. E, se o que quer saber é onde pode dormir, desvendamos o mistério: além da área de campismo e caravanismo, há bungalows e apartamentos T0 e T1.

Para se divertir: há muitas coisas para descobrir em Porto Covo, desde ir ao Lamelas comer este Alentejo e outro até aprender a caminhar sobre as águas com a escola de surf Costa Azul.

Publicidade
  • Hotéis
  • Parques de campismo

Tânia e Waldemar tinham um sonho: desenvolver um parque de campismo em regime extensivo, uma tipologia pioneira em Portugal, que permite a cada hóspede ter privacidade e espaço à volta, à semelhança do que acontece em alguns dos acampamentos em parques nacionais dos EUA. Assim nasceu o Bubulcus & Bolotas, no concelho de Arraiolos, num terreno no meio do nada – até as necessidades mais básicas, como água e electricidade, tiveram de ser instaladas do zero. Mas o objectivo, ter o menor impacto ambiental possível e o máximo de independência, foi cumprido. Agora, só tem de escolher onde ficar: no parque de campismo, espaçoso e com locais de acampamento bem separados; numa tenda ou caravana equipada para cozinhar, comer e dormir; ou numa casa de luxo com terraço privado.

Para se divertir: vá visitar um dos três castelos – Estremoz, Evoramonte e Arraiolos – que se avistam a partir do parque.

  • Coisas para fazer

Este camping em Cabanas de Tavira, perto da praia e servido por excelentes acessos, é composto por alvéolos individuais para caravanas e autocaravanas, áreas reservadas a bungalows, a mobile homes e a tendas. Daqui não precisa de sair, porque há minimercado e restaurante, mas também piscinas para adultos e crianças, um parque infantil com zona de jogos, como petanca e malha. Há ainda uma zona de grelhados e até um lago artificial. Convencido? 

Para se divertir: não se esqueça de ir admirar o Parque Natural da Ria Formosa, a mais importante zona húmida do Sul de Portugal.

Publicidade

Quinta de Odelouca

Pouco se passa junto à barragem de Odelouca. Até chegar ao parque de campismo, há uma estrada de terra batida, que suscita dúvidas sobre se estaremos a seguir o caminho certo. Mas para a frente é que se vai. No parque, o espaço é amplo e há uma ligação directa a trilhos deste Algarve longe do mar (mas junto à barragem que, pelo que se conta, esteve sob o olho de investidores chineses, por ter a forma de um dragão) e até a possibilidade de pegar numa canoa e zarpar. Mas, atenção: o espaço só está aberto de 1 de Janeiro a 31 de Maio, e não aceita crianças. Também não há caravanas nem bungalows disponíveis; quem chega tem de ser autossuficiente. Uma espécie de into the wild, com água canalizada, electricidade e piscina.

Para se divertir: dê um salto a São Marcos da Serra, a aldeia mais próxima, ou explore a Mata Nacional da Herdade da Parra pelos trilhos sinalizados.

  • Hotéis

Neste eco campo, que se apresenta como a primeira e única unidade hoteleira do Algarve com Certificado de Neutralidade Carbónica, a água é aquecida com recurso a energia solar térmica, as torneiras têm todas redutores e filtros de carvão e o restaurante Nazari funciona a pensar no desperdício zero. Já no que toca ao alojamento, além da área de campismo livre, para tendas, autocaravanas, caravanas e trailers, há também tendas de glamping, bungalows e até apartamentos e estúdios. Destaca-se ainda a agenda de actividades, que inclui aulas de surf, passeios a cavalos e até saltos de paraquedas.

Para se divertir: se é fã hardcore de caminhadas, experimente fazer o percurso Sagres/Salema, a etapa mais dura do Trilho dos Pescadores, que vale a pena pela grandiosidade das falésias calcárias (aproveite e leve uns binóculos para fazer observação de aves).

Publicidade

Praia Formosa Camping

Praia Formosa, Ilha de Santa Maria. O parque funciona de 15 de Junho a 30 de Setembro, a chamada época alta do Verão, sendo que estamos nos Açores, onde tudo é relativo quanto à meteorologia. Da tenda até ao mar são uns 5 minutos a pé, circunstância altamente desmotivadora para quem planeia fazer mais do que oscilar entre o peixe grelhado e o mergulho (a diferença da temperatura média da água da atmosférica é muito ténue). Além de lugar para tendas, nos devidos socalcos, há casinhas em vários formatos, à escolha do freguês.

Para se divertir: não deixe de ir ao Barreiro da Faneca, conhecido como "o deserto vermelho dos Açores", nem ao Poço da Pedreira.

Prefere hotéis?

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade